terça-feira, 8 de dezembro de 2020

GEOGRAFIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

PRAZO DE ENTREGA

07/11 A 11/12

 

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 14/12

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 173

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

 

CONTEXTUALIZANDO: FENÔMENOS CLIMÁTICOS

 

FENÔMENOS CLIMÁTICOS

Leia o texto e assista o vídeo indicado a seguir:

 

[...] Alguns dos grandes eventos de mudanças climáticas que aconteceram ao longo da história da Terra são cíclicos. O profundo conhecimento dessas repetições e dos motivos que as impulsionaram pode nos ajudar a perceber, por exemplo, até que ponto as mudanças climáticas das últimas décadas são causadas naturalmente ou influenciadas pela atividade humana. Enfim, conhecer bem o clima do passado aumenta as chances de prevermos corretamente o clima no futuro, dando-nos possibilidade de pensarmos em alternativas no presente. [...] É importante também ressaltar que os cientistas dedicados à Paleoclimatologia estão em busca de um análogo, ou seja, algum período no passado da Terra quando as condições climáticas eram similares às de hoje. Se não encontrado, estaremos vivendo um período de mudanças nunca antes vistas na história do nosso planeta. [...] Será possível separar mudanças climáticas naturais das mudanças climáticas antrópicas? [...]

[...] A ação humana sobre a natureza está promovendo alterações de grande escala há, pelo menos, um século. As mudanças climáticas, o aumento da temperatura média da Terra e todos os desdobramentos desses eventos indicam que estamos vivendo uma nova era, o Antropoceno. O aumento do número de eventos climáticos extremos, as mudanças nos ecossistemas, a ascensão do nível do mar, a migração de populações, o desaparecimento de geleiras de altitude, a redução das calotas polares e as alterações da disponibilidade de recursos já fazem parte da realidade de milhares de pessoas, e a compreensão dos fatores determinantes destes padrões climáticos mundiais desafia, tanto os pesquisadores especializados, como a população em geral.[...]

 

 

 Mudanças Climáticas - apresenta uma síntese sobre o aquecimento global, as mudanças climáticas, as energias renováveis, o efeito estufa e os cenários do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=ssvFqYSlMho&list=ULQCwXuEBDcU0&index=19

 

Agora, pesquise o significado das palavras em destaque no texto e outros conceitos, termos e expressões desconhecidas mencionadas nos vídeos e registre no seu caderno o que encontrou.

Para finalizar, aprofunde os estudos e pesquise em livros didáticos disponíveis na escola e/ ou em sites informações sobre os fenômenos efeito estufa, aquecimento global e mudanças climáticas, indicando o que é, causas e consequências.

 

EFEITO ESTUFA

 

Carbono e vida.

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=ZSiU6N8tBzI

 

MAG - 2/14 - Efeito Estufa.

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=soicSlswjOk

 

Responda:

a) Descreva o ciclo do carbono.

 

b) Qual é a relação do CO2 com o efeito estufa?

 

c) Indique os outros gases que contribuem para o aquecimento global e suas consequentes alterações no clima da Terra.

 

d) Quais práticas humanas contribuem para aumentar a concentração de gases de efeito estufa?

 

e) Pesquise em livros didáticos disponíveis na escola os países que mais emitem gases de efeito estufa.

 

f) Você já ouviu falar em tratados ou acordos estabelecidos entre países para reduzir as emissões de gases de efeito estufa? Comente sua resposta.

 

g) O que é sequestro de carbono?

 

h) O que é pegada de carbono

 

i) Pesquise sites para calcular a sua pegada de carbono, considerando os meios de transporte, a alimentação, o consumo e o descarte, a energia elétrica, a água, entre outras questões que façam parte do seu cotidiano.

 

j) Quais são as ações que podem contribuir para a redução das emissões de gases estufa?

 

 

AQUECIMENTO GLOBAL

 

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Leia o texto referente à pesquisa desenvolvida pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), apresentada na Cúpula de Ação Climática da ONU, em 2019.

 

Cientistas especializados em clima apresentaram, em outubro de 2019, um relatório que expõe a forma como, nos últimos anos, o aquecimento global, o aumento de nível dos mares, a diminuição das geleiras e a poluição por carbono vem se acelerando. Entre outras conclusões, o relatório afirmou que o acelerado derretimento das geleiras e os consequentes aumento do nível dos oceanos e eventos climáticos extremos são provocados pelo aumento recorde da temperatura média global, que está 1,1°C acima dos níveis pré-industriais (1850-1900) e 0,2°C mais quente do que no período de 2011-2015. O relatório apontou que a ocorrência de ondas de calor generalizadas e duradouras, incêndios recordes e outros acontecimentos devastadores como ciclones tropicais, inundações e secas tiveram um impacto significativo no meio ambiente e no desenvolvimento socioeconômico. Além disso, à medida que as alterações climáticas se intensificam, cidades ficam particularmente vulneráveis a impactos como estresse térmico que traz a sensação de cansaço, irritação, tontura e dores de cabeça devido ao calor. Portanto, é fundamental implementar medidas de redução das emissões de CO2 no nível local e global.

 

Com base no texto e em seus conhecimentos, responda às questões propostas no seu caderno.

a) Pesquise os termos, conceitos e expressões desconhecidas e registre o seu significado.

 

b) Indique um exemplo de evento destacado no texto (em negrito) decorrente de fenômenos naturais.

 

c) Identifique no texto os principais alertas feitos pelos cientistas da ONU no relatório sobre o clima.

 

d) Identifique um tipo de ação indicada pelos cientistas para minimizar as alterações climáticas.

 

e) Você já sentiu alguma das consequências provocadas pelas mudanças climáticas? Comente sua resposta.

 

f) Você acha que a tecnologia pode ser usada para reverter ou frear esse processo? Comente sua resposta.

 

 

 

·         APÓS RESPONDER, ENVIAR ATIVIDADE PARA O EMAIL: palomares@prof.educacao.sp.gov.br,

 

·         AS ATIVIDADES SERÃO POSTADAS SEMANALMENTE NO BLOG DA ESCOLA!

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

PRAZO DE ENTREGA

30/11 A 04/12

 

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 07/12

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 173

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA

TIPOS DE SOLOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

 

Leia o texto e o mapa a seguir:

 

A área de pastagem no Estado de São Paulo é de 7,8 milhões de hectares, 40% das terras agrícolas, segundo o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária [...]. Por conta do manejo inadequado, aliado à falta de conhecimento, se estima que 4,6 milhões desses hectares estão degradados em estágios iniciais ou medianos, e 1,5 milhão em estágio avançado.




 


 

Em seguida, responda às questões propostas no seu caderno:

 

a)Por ordem crescente, indique os três tipos de solo com maior predominância no estado de São Paulo.

 

b) O latossolo, também conhecido por terra vermelha, é um tipo de solo que possui coloração avermelhada e alta fertilidade. Com o apoio do mapa político, indique o nome de alguns municípios onde predomina esse tipo de solo.

 

c) Na região onde você mora, qual é o tipo de solo predominante?

 

d) Investigue as principais culturas e os tipos de plantio no seu município e/ou região.

 

e) Indique os tipos de problemas socioambientais decorrentes das atividades agrícolas no seu município e/ou região. Se possível, acrescente imagens.

 

ATIVIDADE 3 – PROBLEMATIZANDO: DEGRADAÇÃO E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS

 

DEGRADAÇÃO DOS SOLOS

 

O solo é um recurso natural finito. Em uma escala de tempo humana, é um recurso não-renovável e sua perda ou deterioração causam danos inestimáveis. O solo é mais do que o chão em que pisamos ou o meio onde cultivamos plantas. Ele suporta a vida no planeta ao servir de filtro natural para limpar o ar e a água, estocar esse líquido, remover poluentes, reciclar nutrientes e constituir um grande reservatório de vida. Em apenas um grama de solo há bilhões de microrganismos e uma enorme biodiversidade. Portanto, além de prover alimentos, é responsável por relevantes serviços ecossistêmicos. Assim, é importante conhecer os solos, sua distribuição na paisagem e suas propriedades e funções, para que sejam preservados2 . A degradação dos solos é um dos problemas ambientais mais sérios em todo o mundo. Mesmo sendo considerados fundamentais para diferentes formas de vida, eles vêm sendo degradados, dia após dia, com a retirada da cobertura vegetal, queimadas, uso excessivo de agrotóxicos na agricultura, compactação, mineração, entre outros.

 

Para aprofundar os estudos sobre a degradação dos solos, leia as manchetes das reportagens a seguir:

 

·         Planeta perde 24 bilhões de toneladas de solo fértil todos os anos, alerta ONU.  17 jun. 2019.

·         Nações Unidas: degradação de terras impacta 3,2 milhões de pessoas no mundo.4 17 jun. 2018.

·         Desertificação cresce e ameaça terras do Nordeste, Minas e Espírito Santo. 20 maio 2018.

·         Erosão causa prejuízos econômicos e ambientais no Paraná. 04 set. 2018.

·         Queimadas no Brasil aumentam 82% em relação a 2018. 20 ago. 2019.

·         Por que a produção de alimentos depende tanto de agrotóxicos?  07 set. 2019.

 

A partir do que foi exposto, dialogue com seus pais ou amigos sobre o processo de degradação dos solos em diferentes lugares e as consequências desse processo para as populações. Registre suas reflexões e conclusões no caderno.

Após registrar as informações, produza um texto sobre  as consequências e exemplos de ações que podem contribuir para prevenir a degradação dos solos. Verifiquem se esse problema pesquisado ocorre no seu município e/ou região, e como o poder público e a sociedade têm lidado com a situação e busque apontar meios para solucionar este problema.

 

6) Solo na Escola - Formação do Solo na Escola.

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=OYgq-95DcP0&t=86s

 

7) Solo na Escola - Infiltração da água no solo.

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=WCdRZBJMzAA

 

Após assistir aos vídeos, converse com seus pais e colegas sobre os objetivos de cada experimento, os fenômenos relacionados e as ações necessárias para a preservação e conservação do solo em diferentes lugares. Para apoiar o desenvolvimento da atividade, apresentamos na imagem 5 um exemplo de maquete que trata da relação solo – vegetação – infiltração da água. Registre as informações relacionadas a cada etapa dos experimentos no seu caderno.




 


 

 

·         APÓS RESPONDER, ENVIAR ATIVIDADE PARA O EMAIL: palomares@prof.educacao.sp.gov.br,

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

23/11 A 27/11

Nome:                              n°                      Série:

 

è As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 30/11

è Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 170

 

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2 – A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS PARA A MANUTENÇÃO DA VIDA

ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: SOLOS (PERFIL, FUNÇÕES E TIPOS)

 

PERFIL DO SOLO

 



A estrutura de um solo compreende várias camadas, como apresentado na imagem 1. A delimitação dessas camadas é feita visualmente no campo, pelo(a) pedólogo(a), especialista em solos. Até o momento, você já teve a oportunidade de conhecer diferentes aspectos sobre esse tema. Converse com sua família ou amigos sobre a Imagem 1 e responda as questões a seguir:

 

1)Como podemos definir o solo?

 

2)Quais são os elementos relacionados com a sua formação?

 

3)Quais são as suas funções?

 

4)Você sabia que o solo possui camadas? Como é estruturado o perfil do solo?

 

5)O que são os horizontes? O solo pode ser diferente dependendo do lugar?

 

 

Assista aos vídeos indicados para ampliar os seus conhecimentos sobre o tema, e registre as suas descobertas no caderno.

 

4) O que é pedologia.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=fjfI6YOifBc

 

5) Aprenda mais sobre Solos.

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=lBRFa_cMfG8

 

Agora, com base em pesquisas em livros didáticos disponíveis na escola e/ou em sites, busque informações adicionais sobre o processo de formação e perfil do solo. Em seguida, relacione as características de cada horizonte com a letra correspondente na imagem 2:




(Imagem 2)

 

Horizonte (___) é caracterizado pela cor forte e pela acumulação de argilas procedentes dos horizontes superiores.

Horizonte (___) caracteriza-se pela rocha-matriz que deu origem ao solo, sem alteração.

Horizonte (___) mistura de solo pouco denso com rocha-matriz pouco alterada.

Horizonte (___) é a zona com mistura de matéria orgânica e substâncias minerais, com bastante influência do clima e alta atividade biológica.

Horizonte (___) é formado pela matéria orgânica em vias de decomposição, razão de sua cor escura.

 

Para identificar os diferentes tipos de solo, é necessário aprofundar o estudo sobre o perfil do solo de uma determinada região e reconhecer suas principais características morfológicas, tais como: cor, textura, estrutura, consistência e espessura. Sendo assim, pesquise sobre essas características em livros didáticos disponíveis, em sites e/ou por meio de observações no entorno da sua casa ou escola.

 

FUNÇÕES DO SOLO

 

Leia a afirmação:

O solo é um sistema aberto entre os diversos geoecossistemas do nosso Planeta, que está constantemente sob ação de fluxos de matéria e energia. Essa condição o torna um sistema dinâmico, ou seja, o solo evolui, se desenvolve e se forma de maneira contínua no ambiente em que está inserido.

Você sabia que, além de fornecer nutrientes e sustentação necessários para o crescimento das plantas, o solo desempenha outras funções? Para saber mais, leia a imagem 3.




 

Em seguida, pesquise em livros didáticos disponíveis na escola e/ou sites, cada uma das funções indicadas. É importante ressaltar que os solos possibilitam a vida no planeta Terra. Para aprofundar os seus conhecimentos, investigue um pouco mais as funções: purificação da água e degradação de contaminantes e regulação do clima, e registre as informações obtidas no seu caderno.

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

09/11 A 13/11

 

As atividades propostas serão corrigidas e a devolutiva para os alunos será por email

palomares@prof.educacao.sp.gov.br

 

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 16/11

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 167

 

 

ATIVIDADE 4 – ORGANIZANDO IDEIAS: DO LOCAL AO GLOBAL

 

ESTUDO DO MEIO

 

Para realizar esta atividade, faça um diagnóstico socioambiental no entorno da sua escola ou em outro lugar de sua preferencia. Utilizando os materiais disponíveis, livros didáticos ou pesquisas na internet e registre características da vegetação, do relevo, do clima, da hidrografia, da biodiversidade e das atividades humanas presentes nos lugares escolhidos. Busque também identificar ações que contribuem para a degradação, assim como para a proteção do meio. Depois, registre todas essas informações em seu caderno.

 

PROJETO DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 Leia a imagem e assista ao vídeo  a seguir. Em seguida, pense sobre as principais ideias, termos e conceitos apresentados nos materiais e registre no seu caderno.

 

Imagem:




 

Vídeo:  Cerrado, a ‘floresta de cabeça para baixo’ que leva água à boa parte do Brasil – vídeo apresenta uma reportagem sobre o bioma que abriga centenas de espécies únicas de animais e plantas.

Link:  https://www.youtube.com/watch?v=wIQ4yIiowHw

 

 

Por meio das observações na sua comunidade, dos materiais indicados e de notícias veiculadas, podemos perceber que o patrimônio natural vem sendo degradado cotidianamente. Aprofunde seus conhecimentos e pesquise:

1) exemplos de ações que contribuem para degradar os biomas existentes no Estado de São Paulo (a Mata Atlântica e o Cerrado);

2) iniciativas que visam a preservação e conservação desses biomas.

 

 Com apoio nas pesquisas realizadas e com as atividades desenvolvidas até agora, faça um texto indicando todas essas informações. Considere o bioma que abrange a região em que está localizada a escola e identifique os fatores de degradação locais (como desmatamento, queimadas, agronegócio etc.).

 

 

 

Para finalizar esta Situação de Aprendizagem, responda as questões a seguir e identifique palavras no caça-palavras a seguir:

 

1)       Qual é o país com a maior biodiversidade do mundo?

 

2) Bioma encontrado pouco abaixo do Polo Norte, onde há renas e muitos musgos na vegetação. É bastante sensível a mudanças climáticas.

 

3) Em qual bioma a paisagem é formada basicamente por pinheiros?

 

4) É um dos biomas mais comuns na Europa e na China, com árvores que perdem suas folhas no Outono.

 

5) Presente em várias regiões do mundo, esse bioma pode ser chamado de Campos, Pampas ou Pradarias. Qual é o outro nome dele?

 

6) Geralmente tem um verão chuvoso e um inverno seco. A paisagem é diversificada, incluindo áreas de campo e de floresta.

 

7) A Floresta Amazônica faz parte de qual bioma mundial?

 

8) O Saara é o maior do mundo. Sabe qual é esse bioma? Dica: não temos no Brasil.

 

 


 


 

Escreva as palavras identificadas nesta atividade ou em seu caderno.

 

 

 

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 09/11

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 165

 

ATIVIDADE 3 – PROBLEMATIZANDO: BIODIVERSIDADE NOS BIOMAS BRASILEIROS

 

A IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE

 

A biodiversidade refere-se à variedade de formas de vida. Ela pode ser usada para descrever a variedade em determinado ecossistema, uma região geográfica, ou em todo o planeta. De modo geral, a biodiversidade é um aspecto importante para a sustentabilidade e, quanto mais biodiversa é uma região, mais saudável ela é. Como regra geral, a biodiversidade é maior em torno do equador e menos acentuada nos polos, devido a seu ambiente mais exigente.

Um dos maiores benefícios associados à biodiversidade é a flexibilidade. Um grande número de espécies diferentes representa mais chances de sobreviver a mudanças, uma vez que a quantidade de indivíduos aumenta ou diminui de acordo com as demandas ambientais. A biodiversidade também ajuda a tornar as populações naturais mais fortes e saudáveis, promovendo os melhores indivíduos por meio da concorrência e predação.

A conservação da biodiversidade é um campo de estudo que envolve a participação de cientistas, políticos, defensores da preservação ambiental e proprietários de terras. As melhores dicas para a conservação da biodiversidade incluem o envolvimento de todos esses grupos. As leis podem ser ótimas aliadas para a conservação da biodiversidade, já que a legislação pode ser promulgada para proteger espécies e habitats. Apoiar os esforços para educar a população sobre as formas específicas para a conservação da biodiversidade é outra dica importante.

Considerando o planeta como um todo, a Terra é incrivelmente biodiversa. Muitos biólogos defendem a adoção de medidas mais agressivas para a preservação da biodiversidade para garantir a saúde e preservação da continuidade da vida terrestre. Nesse sentido, conservar e respeitar a natureza é a ação prioritária para garantir um ambiente próspero e saudável.

 

Para conhecer um pouco mais sobre a biodiversidade nos biomas brasileiros, leia os textos 1 e 2 a seguir:

 

Texto 1

O território brasileiro abriga cerca de um terço de todas as florestas tropicais do planeta e o maior sistema fluvial do mundo, além de reunir cerca de 1,8 milhão de espécies em seis biomas. Tal magnitude faz com que o Brasil esteja entre os cinco países que possuem maior diversidade biológica na Terra. Os biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa são sistemas naturais que ao longo da história sofreram o impacto dos ciclos econômicos e do processo de ocupação do espaço brasileiro.

 

Texto 2

O Brasil tem a maior biodiversidade do mundo. [...] Maior segurança alimentar, energética, hídrica e climática; proteção contra erosão, enchentes, deslizamentos e outros desastres socioambientais; proteção natural contra pragas no campo e doenças nas cidades; potencial para a descoberta de novos fármacos, cosméticos e outros produtos naturais; preservação de culturas, saberes e costumes de populações tradicionais; paisagens belíssimas; incontáveis oportunidades de negócios ligadas ao ecoturismo, lazer e bem-estar social. [...] Esses são alguns exemplos dos serviços prestados gratuitamente pela natureza à sociedade. [...] Por outro lado, e ao mesmo tempo, é um país que se aproveita e cuida muito mal desse patrimônio natural único, com taxas elevadas de perda, degradação e fragmentação ambiental. Estudos indicam, por exemplo, que o Brasil poderá perder entre 20% e 25% de sua biodiversidade até 2050 [...].

 

 

Dialogue com os(as) seus pais ou colegas sobre as principais ideias, termos e conceitos apresentados nos textos 1 e 2, e registre as anotações no seu caderno. Depois pesquise em livros didáticos, jornais, revistas e/ou sites outras informações para responder às questões propostas:

a)       Por que a biodiversidade é importante?

 

b)       O que ameaça a biodiversidade?

 

c)       Quais atividades contribuem para a perda de biodiversidade?

 

d)       Segundo o texto 2, o Brasil poderá perder até 25% da sua biodiversidade até 2050. O que isso significa?

 

e)       Quais biomas brasileiros apresentam maior redução da sua biodiversidade?

 

f)        Como proteger a biodiversidade nos biomas brasileiros?

 

 

Agora, imagine que você trabalha para uma editora que publica uma revista sobre meio ambiente. A revista terá uma matéria sobre a importância da biodiversidade no Brasil. A partir das informações que você obteve nesta atividade, elabore uma manchete para essa matéria, apresentando alguma informação que desperte o interesse do(a) leitor(a).  Caso tenha dúvidas de como elaborar uma manchete pesquise no Google exemplos de manchetes para construir a sua.

 

 

Para finalizar a atividade, escolha um dos tópicos a seguir e construa um texto para indicar ações que podem evitar e/ou reduzir a perda da biodiversidade nos biomas brasileiros

 

1) Cientistas

2) Pescadores(as)

3) Políticos(as)

4) Professores(as)

5) Comerciantes

6) Agricultores(as)

 7) Empresários(as)

8) Jornalistas

 9) Estudantes

 10) Indígenas

 

 

 

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 02/11

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 164

 

ATIVIDADE 2 – CONTEXTUALIZANDO: BIOMAS BRASILEIROS

 

Para saber um pouco mais sobre os biomas brasileiros, leia o texto a seguir:

O Brasil é formado por biomas de características distintas [...] Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna. Como a vegetação é um dos componentes mais importantes da biota, seu estado de conservação e de continuidade definem a existência ou não de habitats para as espécies, a manutenção de serviços ambientais e o fornecimento de bens essenciais à sobrevivência de populações humanas. Para a perpetuação da vida nos biomas, é necessário o estabelecimento de políticas públicas ambientais, a identificação de oportunidades para a conservação, o uso sustentável e a repartição de benefícios da biodiversidade.

 

Pesquise o significado das palavras destacadas no texto e de outros conceitos, termos e expressões que vocês desconhecem. Conversem sobre as descobertas feitas e as registrem no caderno.

Agora responda as seguintes questões:

 

a)       Quais são os biomas brasileiros?

 

b)       O Sistema Costeiro-Marinho é considerado um bioma? Explique sua resposta.

 

 

c)       Liste três características de cada bioma brasileiro.

 

 

d)       Qual é a distribuição geográfica dos biomas no território brasileiro?

 

 

e)       Você conhece todos os biomas? Comente sua resposta.

 

 

f)        Qual(is) bioma(s) abrange(m) o estado em que você mora?

 

 

g)       Qual(is) bioma(s) abrange(m) a cidade e/ou região em que você mora?

 

h)       Quais são as principais características desse(s) bioma(s)?

 

 

i)         Quais são os principais problemas socioambientais identificados no(s) bioma(s) da sua região?

 

 j) Existem iniciativas locais para a proteção do(s) bioma(s)? Se sim, comente sua resposta.

 

 

Após responder as questões, imprima ou desenhe o mapa do brasil em seu caderno. Neste mapa, indique a localização de cada bioma. Lembre-se de criar a legenda, inserir o título e outros elementos cartográficos no seu mapa.

 

Depois de feito o mapa, faça uma leitura do mesmo e responda:

1. Quais são os dois maiores biomas do Brasil? registre no caderno os aprendizados obtidos nesta atividade.

 

 

Para finalizar esta atividade, escreva um pequeno texto sobre as principais  características dos diferentes biomas do Brasil. Se necessário, faça pesquisas na internet e livros didáticos para ajudar na construção do texto.

 

 

 

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

 Nome:                              n°                      Série:


è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 26/10

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

 

CADERNO DO ALUNO – 4º BIMESTRE – PÁGINA 162

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – CONHECER PARA PROTEGER: BIOMAS BRASILEIROS

 

Este volume impresso três Situações de Aprendizagem, que visam contribuir com esse processo: S.A. 1 – Conhecer para proteger: Biomas Brasileiros; S.A. 2 – A importância dos solos para a manutenção da vida; e S.A. 3 - Dinâmica Climática e as práticas humanas. As unidades temáticas “Conexões e escalas” e “Natureza, ambientes e qualidade de vida” contemplam os objetos de conhecimento relacionados a componentes físico-naturais, biodiversidade, ciclo hidrológico, identidade sociocultural, atividades humanas e dinâmica climática. As Situações de Aprendizagem apresentam alinhamento com outros componentes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, outras áreas do conhecimento, temas contemporâneos transversais e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

A Situação de Aprendizagem 1 visa contribuir com a ampliação dos seus estudos sobre a interação das diferentes sociedades com a natureza e as dinâmicas físico-naturais. As atividades tratam dos ecossistemas e biomas brasileiros, destacando relações entre os componentes do clima, da hidrografia, do relevo, do solo e da biosfera, e as ações antrópicas em diferentes lugares.

 

ATIVIDADE 1 – VAMOS DIALOGAR?

Definição de Bioma

O bioma é a maior unidade biótica geográfica, constituída pelo agrupamento de tipos de vegetação semelhantes em níveis regionais. Embora os componentes abióticos estejam implícitos como fatores modeladores de um bioma, eles não são explicitamente mencionados do mesmo modo como ocorre no ecossistema.

Sua definição considera as condições ambientais comuns, como padrões de clima e geologia, que historicamente passaram pelos mesmos processos de formação.

Um único bioma pode ser amplamente espalhado pela Terra, e devido a padrões semelhantes de seleção natural, espécies em diferentes partes de um bioma podem ser semelhantes na aparência e no comportamento.

Porém, um bioma global pode possuir ecossistemas únicos. Por exemplo, o bioma das florestas tropicais faz referência a esta comunidade ecológica em todo o planeta, da América do Sul ao sudeste da Ásia. Por outro lado, você pode falar da floresta amazônica como um ecossistema específico distinto, se tratando da composição de espécies, hidrologia e outros fatores.

Os biomas são definidos com base nas principais formas de vida, mas são dinâmicos em uma escala de tempo maior. As bordas dos biomas podem se mover com o aquecimento ou resfriamento global, mudanças na precipitação, movimento das geleiras e aumento do nível do mar, etc.

 

Mapa dos Biomas do Brasil

 

O que é ecossistema?

Um ecossistema é uma unidade funcional ou um sistema no ambiente onde componentes não-vivos (abióticos) e organismos vivos (bióticos) interagem.

Os fatores bióticos incluem todos os tipos de seres vivos, interagindo com fatores abióticos como o solo, água, atmosfera, luz, temperatura, umidade, pH, etc. A função essencial de tal sistema é capturar e distribuir energia entre os organismos vivos e o ambiente.

Os organismos vivos têm uma hierarquia interna dentro de um ecossistema, formando cadeias alimentares. Essas cadeias alimentares contribuem para a existência de um ecossistema, assim como substâncias não vivas (como a energia solar). Os ecossistemas do mundo podem ser separados em dois grupos: os terrestres e os aquáticos.

Um determinado ecossistema pode variar ao longo do tempo, com sucessão ecológica, movimentos de riachos, seca e extinção de espécies, introdução de espécies exóticas, interferências humanas e outros fatores.

Cada ecossistema é único em si, mas possuem componentes padrão na cadeia alimentar, que são:

·         Produtores: são os principais produtores de energia, que produzem o próprio alimento com a ajuda da luz solar ou reações químicas. O melhor exemplo são as plantas que produzem a própria energia por meio da fotossíntese.

·         Consumidores: estes tipos dependem totalmente do produtor para o alimento, como os animais.

·         Decompositores: os maiores exemplos são bactérias e fungos, que decompõem matéria orgânica e a converte em solo.

Alguns dos ecossistemas encontrados no Brasil incluem:

·         Floresta ombrófila densa;

·         Mata de araucária;

·         Campos de altitude;

·         Restinga;

·         Manguezais;

·         Floresta ombrófila mista;

·         Floresta ombrófila aberta.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui uma área total1 de 8.515.767,049 km². No território brasileiro encontramos diferentes paisagens, ecossistemas e biomas que apresentam distintas características de vegetação, relevo, clima, hidrografia e biodiversidade.

Para saber mais sobre os ecossistemas e biomas brasileiros, assista aos vídeos 1, 2 e 3, e registre as principais ideias no seu caderno.

 

1) ODS #14: Vida na água • IBGE Explica – apresenta informações sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 que integra a Agenda 2030.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-Qy6HtE0GZU

 

2) ODS #15: Vida terrestre - IBGE Explica – apresenta informações sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 15 que integra a Agenda 2030.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Q5TYYyD7HB8&t

 

3) Biomas Brasileiros – apresenta o personagem Zeca, adolescente brasileiro que “curte” percorrer o país e pesquisar/aprender. Nas suas pesquisas, tem descoberto modificações nos biomas brasileiros.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0dlXce3s4mo

 

Agora, responda em seu caderno:

1) O que você sabe sobre os ecossistemas?

2) O que é bioma?

 3) Qual é a diferença entre ecossistemas e biomas?

 4) O que são recursos naturais? E ações antrópicas? Cite exemplos de ações antrópicas que têm provocado a degradação dos ecossistemas e biomas brasileiros.

5) O que você entendeu sobre os oDs 14 e 15? Como os oDs podem contribuir para resolver os problemas verificados nos ecossistemas e biomas brasileiros?

 6) Que tipo de ações podem colaborar para proteger os ecossistemas e biomas em diferentes lugares?

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 19/10

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

 

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 29

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – PLANETA TERRA:

MOVIMENTOS E DINÂMICA CLIMÁTICA

 

 

ATIVIDADE 4 – ORGANIZANDO IDEIAS: TEMPO ATMOSFÉRICO

4.1 – ESTAÇÕES DO ANO E FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS Leia o texto e o mapa a seguir.

 

Sendo uma estação de transição entre o verão e o inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das Regiões Sudeste e Sul. Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm no extremo norte das Regiões Norte e Nordeste, e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso. No restante do País, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm. Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.

 



 

 

Com base nas informações extraídas do texto, do mapa e em pesquisas adicionais em livros didáticos, responda às questões propostas.

a) Identifique qual estação do ano é descrita no texto.

b) Identifique os fenômenos atmosféricos citados no texto.

c) Compare as diferenças nos valores históricos relativos ao regime de chuvas e recordes de temperatura mínima durante essa estação. Em seguida, construa um gráfico para cada situação.

d) A descrição dessa estação do ano é semelhante com o que acontece na sua cidade? Comente sua resposta com exemplos. e) Pesquise a caracterização geral das outras três estações do ano. Represente, por meio de um desenho ou colagem de imagens, as diferenças das estações.

 

4.2 – PREVISÃO DO TEMPO

Leia o texto a seguir:

 

Então, a previsão do tempo hoje, de um dia para outro, tem um nível de acerto muito alto, mas há aspectos que ainda não são muito bem previstos, em particular aqueles que chamamos de escala local, que dependem de informações muito específicas e que não estão à disposição [...] É preciso saber também que a meteorologia é uma atividade cooperativa, pois “todos os países têm sistemas de medição das variáveis meteorológicas, como temperatura, umidade do ar, vento, variação solar, precipitação”. Esses dados são enviados para centros de previsão mundial, nos EUA e Inglaterra, e inseridos em modelos que representam o sistema como um todo. A partir de uma previsão globalizada, os países usam essas informações para afiná-las com seus modelos regionais. As previsões assim geradas são utilizadas pela mídia, por órgãos governamentais e pela iniciativa privada, encontrando aplicações em recursos hídricos, saúde pública, proteção ambiental, agricultura etc. [...] “Há duas ou três décadas já se sabe que o nosso sistema atmosférico é caótico: uma pequena variação no estado da atmosfera produz uma situação completamente nova e diferente da anterior”, diz o professor Pereira Filho. É por isso que não se pode atingir a máxima precisão, pois, mesmo com toda a tecnologia à disposição, não se pode descartar esse aspecto caótico da atmosfera. “É muito difícil trabalhar com uma solução em que, dada uma pequena variação, há uma grande mudança no sistema.” Isso significa que, mesmo sendo possível hoje, por meio de radar meteorológico, fazer uma boa previsão de curtíssimo prazo, ou seja, de um dia para o outro, torna-se complicado realizar previsões de médio ou longo prazo – para o mês que vem, por exemplo – justamente por conta do imponderável que rege as regras atmosféricas.

 



 

Com base no texto, imagem e em pesquisas adicionais em livros didáticos e materiais de apoio disponíveis em sites, responda às questões propostas no seu caderno.

a) Qual é o campo da ciência que estuda a atmosfera?

b) Por que a previsão do tempo não é precisa em médio e longo prazo?

c) Explique quais são as variáveis meteorológicas envolvidas na previsão.

d) Quais equipamentos são utilizados na previsão do tempo?

e) Descreva a Imagem 3, que acompanha o texto, e indique o tipo de equipamento sendo utilizado.

 

 

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 05/10

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

 

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 27

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – PLANETA TERRA:

MOVIMENTOS E DINÂMICA CLIMÁTICA

 

 

ZONAS CLIMÁTICAS DA TERRA: INCIDÊNCIA DE RAIOS SOLARES

 

Para finalizar a atividade que foi iniciada na semana passada, responda as seguintes questões:

 

1)Qual é a importância das esferas (atmosfera, litosfera, hidrosfera, biosfera e criosfera) para as diferentes formas de vida no planeta Terra?

 

2)Como estão interligadas?

 

3)Como a ação antrópica tem interferido no equilíbrio das esferas terrestres ao longo da história?

 

Lembrando que, sempre que necessário, faça pesquisas na internet  ou pergunte para o professor para responder as questões da atividade.

 

ATIVIDADE 3 – PROBLEMATIZANDO: DINÂMICA CLIMÁTICA

Leia o texto a seguir.

 

Como a atmosfera terrestre foi formada?

A atmosfera do Planeta Terra começou a se formar há 4,5 bilhões de anos. Neste período, apesar de haver um processo de resfriamento da crosta, a atividade vulcânica era intensa e responsável por liberar uma série de componentes químicos presente no magma do interior do planeta.

Dessa forma, com o passar do tempo, partículas de vapor d’agua, dióxido de carbono, nitrogênio e uma série de substâncias tóxicas passaram a se acumular junto a superfície pela ação da gravidade.

As bactérias anaeróbicas, que foram as primeiras formas de vida a surgir no planeta, deram origem às primeiras plantas marinhas primitivas. Essas plantas começaram a utilizar o dióxido de carbono presente na atmosfera primitiva para realizar fotossíntese e, assim, pouco a pouco a constituição do ar da atmosfera foi sendo alterada conforme as plantas liberavam oxigênio na atmosfera.

Porém, a transformação da atmosfera foi um processo muito lento. Para que os níveis de oxigênio chegassem aos atuais 21% do volume total da atmosfera foram necessários 2 bilhões.

Qual a importância da atmosfera terrestre para a vida na Terra?

Além de garantir os gases necessários para a manutenção da vida no Planeta, a atmosfera terrestre é responsável por uma série de funções que protegem a superfície terrestre, como a manutenção da temperatura média, defesa contra o ataque de meteoritos e bloqueio dos raios ultravioleta.

Quais são os gases que compõe a atmosfera terrestre?

78% do volume da atmosfera é composto de nitrogênio; 21% de oxigênio; 0,93% de argônio; 0,039% de dióxido de carbono; e, 4% de vapor d’agua, que apesar de não ser um gás, desempenha papel importante na manutenção da temperatura média do Planeta.

Quais são as camadas que compõe a atmosfera terrestre?

A atmosfera é um meio fluido e, portanto, a diferenciação entre as camadas ocorre de forma gradual, não existindo um limite físico entre elas. Entretanto, convencionou-se dividir a atmosfera em cinco camadas. São elas:

Troposfera

É a camada mais próxima da superfície terrestre e onde o ar é mais concentrado. Pode chegar até 17 km em seu limite superior. Na troposfera, conforme aumenta a altitude há uma redução da temperatura atmosférica.

Estratosfera

A Estratosfera é a segunda camada da atmosfera, está entre aproximadamente 17 km e 50 km da superfície. A camada de ozônio, responsável por filtrar os raios ultravioleta emitidos pelo sol, está entre 20 km e 35 km de distância da superfície, ou seja, localizada na estratosfera.

Mesosfera

Localiza-se aproximadamente entre 50 km e 80 km de distância da superfície. É a camada mais fria da atmosfera com temperatura que podem chegar a -90º C em virtude do ar rarefeito. Nessa camada, os meteoritos que atingem o planeta são fragmentados e entram em processo de combustão.

Termosfera

Localizada aproximadamente entre 80 km e 500 km de distância da superfície, a temperatura na termosfera pode chegar aos 1500 ºC. É também chamada de ionosfera, por causa da grande concentração de íons.

Exosfera

É a última camada da atmosfera terrestre. Localiza-se, aproximadamente, entre 500 km e 800 km de distância da superfície. Nessa camada o ar é muito rarefeito e quase não há presença de outros gases atmosféricos com exceção do hélio e hidrogênio. Sua temperatura atinge os 1000 ºC.

camadas-das-atmosfera

 

Agora responda as questões a seguir.

 

a)       Quais dinâmicas estão relacionadas com a atmosfera?

 

 

b)       Qual é a relação entre as camadas da atmosfera e a temperatura?

 

 

c)       Qual é a diferença entre clima e tempo atmosférico?

 

 

d) Como é feita a previsão do tempo e do clima? o que você sabe sobre as mudanças climáticas?

 

 

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

Nome:                              n°                      Série:

 

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 28/09

è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!

 

 

 

CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 26

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – PLANETA TERRA:

MOVIMENTOS E DINÂMICA CLIMÁTICA

 

 

ZONAS CLIMÁTICAS DA TERRA: INCIDÊNCIA DE RAIOS SOLARES

 

Leia o texto:

Zonas climáticas 

São áreas com climas distintos, que ocorrem em direção a leste-oeste em torno da Terra e podem ser classificadas utilizando diferentes parâmetros climáticos. Geralmente, as zonas climáticas são em forma de cinto e circular em torno dos Polos (ver imagem à direita). Em algumas áreas, as zonas climáticas podem ser interrompidas por montanhas ou oceanos.

radiação solar atinge o solo em diferentes partes da Terra com ângulos diferentes. No Equador, a luz do sol atinge o solo quase perpendicularmente, enquanto que nos polos o ângulo do Sol é menor ou até está mesmo sob o horizonte durante a noite polar.

Ao longo das estações, a posição do Sol à Terra e, assim, o ângulo de incidência da luz do sol também mudam. O ângulo do Sol ao meio-dia varia de perpendicular (90°) dentro dos trópicos até horizontal (0° = sem sol ou aparece apenas parcialmente no horizonte) dentro do círculo polar.


       Assim, a luz solar aquece a Terra em torno do Equador muito mais fortemente do que nos polos. Devido às diferenças de temperatura causadas pelas diferenças de radiação, as condições climáticas recorrentes tais como, Inverno e Verão, desenvolvem-se. Estas condições caracterizam-se por uma certa quantidade de precipitação no Verão ou por uma determinada temperatura média do ar.

 

Existem 4 zonas climáticas principais:

 

Zona tropical de 0 ° -23,5 ° (entre os trópicos): Nas regiões entre o equador e os trópicos (região equatorial), a radiação solar atinge o solo quase verticalmente ao meio-dia durante quase todo o ano. Por isso, é muito quente nessas regiões. Através de altas temperaturas, mais água se evapora e o ar geralmente está úmido. A cobertura de nuvem freqüente e densa resultante reduz o efeito da radiação solar na temperatura do solo.

Subtropicais de 23,5 ° -40 °: Os subtropicais recebem a maior radiação no verão, já que o ângulo do Sol ao meio-dia é quase vertical para a Terra, enquanto a cobertura da nuvem é relativamente fina. Essas regiões recebem menos umidade (ver ventos comerciais ), o que aumenta o efeito da radiação. Portanto, a maioria dos desertos no mundo está situada nesta zona. No inverno, a radiação nessas regiões diminui significativamente, e pode ser temporariamente muito legal e úmida.

Zona temperada de 40 ° -60 °: Na zona temperada, a radiação solar chega com um ângulo menor, e as temperaturas médias aqui são muito mais frias que as subtropicais. As estações e o período de dia diferem significativamente ao longo de um ano. O clima é caracterizado por extremos menos freqüentes, uma distribuição mais regular da precipitação ao longo do ano e um período de vegetação mais longo – portanto, o nome “temperado”.

Zona fria de 60 ° -90 °: As áreas polares entre 60 ° de latitude e os pólos recebem menos calor através da radiação solar, uma vez que o Sol tem um ângulo muito plano em direção ao solo. Devido às mudanças do ângulo do eixo da Terra para o Sol, o comprimento do dia varia mais nesta zona. No verão, ocorrem dias polares. A vegetação só é possível durante alguns meses por ano e, mesmo assim, muitas vezes é escasso. As condições para a vida nessas regiões são muito difíceis.

 

 

Através de pesquisas feitas na internet e livros didáticos, procure saber mais sobre Zonas Climáticas e escreva quais são as zonas climáticas dos espaços em branco da imagem abaixo.




     

 

Responda as perguntas a seguir. Caso necessário, realize pesquisas na internet ou livros didáticos para responder.

 

a)       incidência de raios solares é igualmente distribuída no planeta Terra?

 

b)        o que são as Zonas Climáticas da Terra?

 

c)       Como definir o clima?

 

d)       o que é um padrão climático?

 

 

 

Agora, elabore um roteiro de viagem, considerando a sua cidade como ponto de partida e, como destino, a capital de um país asiático ou africano, e relacione com os respectivos fusos horários.  Utilize os seguintes sites:

Fuso Horário Mundial, que apresenta um mapa digital com os fusos horários de todos os países do mundo,

disponível em:  https://fusohorariomundial.com.br

Divisão Serviço da Hora – DSHO, que apresenta informações sobre os fusos relativos ao UTC e a Hora Legal de Brasília.

disponível em:  https://pcdsh01. com.br

 

Escreva aqui os resultados de seu roteiro:

 

 

 

 

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Nome:                              n°                      Série:

è As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 21/09
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CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 21

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – PLANETA TERRA:
MOVIMENTOS E DINÂMICA CLIMÁTICA


PERCEPÇÃO DAS SOCIEDADES ANTIGAS E POVOS INDÍGENAS SOBRE OS MOVIMENTOS DA TERRA
Pesquise em livros didáticos, revistas, jornais e sites, evidências da percepção das sociedades antigas e povos indígenas sobre os movimentos da Terra. Para apoiá-lo(a) no desenvolvimento da pesquisa, sugerimos o roteiro inicial:
·         Como as sociedades antigas e os povos indígenas relacionavam os movimentos da Terra e a percepção da passagem do tempo?
·         Como observavam os fenômenos cíclicos resultantes desses movimentos?
·         Qual a importância de compreender esses fenômenos em diferentes períodos da história?
·         Quais foram as contribuições das sociedades antigas e povos indígenas para o desenvolvimento da ciência no que se refere a esse tema?
 Para complementar a sua pesquisa, sugerimos que busque informações sobre exemplos de monumentos em diferentes regiões do mundo relacionados ao registro dos movimentos da Terra, como, por exemplo, o Templo do Sol, em Machu Picchu, no Peru.

Registre as informações da sua pesquisa aqui:



Leia o texto e assista ao vídeo indicado a seguir

As estações do ano são decorrentes principalmente da posição do eixo inclinado da Terra. Devido à inclinação aproximada de 23,5º do eixo de rotação da Terra em relação ao eixo perpendicular ao plano de sua órbita em torno do Sol, a luz solar não atinge igualmente os dois hemisférios: numa dada época do ano, um dos hemisférios fica mais voltado para o Sol. Isso resulta em estações do ano opostas: quando é verão no hemisfério norte, é inverno no sul; quando é primavera no norte, é outono no sul, e assim sucessivamente. As estações do ano, portanto, também podem ser consideradas uma das consequências do movimento de translação da Terra.
Fonte: Atlas Escolar IBGE (A Terra – nosso planeta no universo). Disponível em: e/ou por meio do QR Code ao lado (acesso em: 29 jan. 2020).

Assista o vídeo.

Sugerimos que ouça trechos da composição de Antonio Vivaldi (1678-1741) e perceba no repertório como cada estação do ano é representada. Você acha que a música representa bem cada estação do ano? Você mudaria alguma coisa nela?
Com base nos materiais de apoio, nos seus conhecimentos e em pesquisas adicionais na internet, responda às questões propostas no seu caderno ou aqui.
a) Por que as estações do ano são diferentes nos hemisférios?

 b) Explique qual é a relação entre a inclinação do eixo da Terra e a distribuição dos raios solares sobre o planeta.

c) Quais são as características relacionadas às variações climáticas proporcionadas pelas estações do ano?

d) Você já ouviu falar em Solstício e Equinócio? O que você sabe sobre isso?

 e) Registre as suas percepções com relação a cada uma das estações do ano, a partir do seu lugar de vivência, por meio de um desenho, poema, música, fotografia ou outras formas de expressão.

FUSOS HORÁRIOS

Você já teve a oportunidade de estudar o sistema de coordenadas geográficas e conhecer a origem dos fusos horários. Nesta atividade, vamos aprofundar um pouco mais esse tema por meio de uma pesquisa com base nas seguintes questões: como definir os fusos horários? Qual é o critério de divisão dos fusos horários? O que significa horário UTC? Como calcular o horário GMT para o horário de Brasília? Quantos fusos horários temos no Brasil? Qual país tem mais fusos horários? O que aconteceria se o mundo inteiro tivesse a mesma hora? Como os fusos horários afetam a vida das pessoas? E a sua?. Lembre-se de registrar as suas anotações no caderno. Em seguida, com base nas informações do texto e do mapa, analise o roteiro de viagem de uma brasileira que foi para Sidney na Austrália:




Em seguida, responda às questões propostas no seu caderno.
a)      Indique por quantos fusos horários a pesquisadora passou durante a sua viagem de ida para a Austrália.

b)      Indique por quantos fusos horários ela passou na sua viagem de volta à São Paulo, no Brasil.


c)       Indique quantos fusos horários existem da capital Rio Branco à São Paulo.


d)      Em qual dia e horário a pesquisadora Beatriz chegou em Sidney, na Austrália?


e)      Em qual dia e horário ela chegou em São Paulo, em sua viagem de volta?

f) Nesta viagem, o voo de Beatriz sobrevoou o oceano Atlântico. Ela poderia chegar à Sidney por outra rota? Justifique a sua resposta.


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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
Nome:                              n°                      Série:

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 14/09
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CADERNO DO ALUNO – 3º BIMESTRE – PÁGINA 21

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – PLANETA TERRA:
MOVIMENTOS E DINÂMICA CLIMÁTICA


Assista a esses dois vídeos para ampliar seus conhecimentos:


Agora, após assistir os dois vídeos propostos, escreva um texto sobre as informações obtidas nos filmes. Relate as principais informações, fatos interessantes, o que aparece nos dois vídeos e tudo o que você lembrar!
Texto:





HISTÓRIA DO UNIVERSO E DO PLANETA TERRA
Agora construa uma linha do tempo com a indicação de referências sobre a história do Universo, desde o Big Bang até a formação do planeta Terra. Para ilustrar a linha do tempo, sugerimos que acrescente imagens, informações e dados extraídos de artigos científicos e indicações de vídeos/documentários sobre o tema que podem ser encontradas na internet, através de pesquisas no Google. Apresente o resultado no espaço abaixo:



Com base nos seus conhecimentos e pesquisas adicionais em livros didáticos e outros materiais de apoio disponíveis em sites, responda as seguinte questões:
a)       Represente por meio de desenhos ou colagem de imagens os principais movimentos da Terra.

b)       Descreva os principais movimentos do planeta Terra e explique as suas consequências.


c)       Se a Terra gira em torno de um eixo imaginário (movimento de rotação), por que não percebemos esse movimento?

d) Se o planeta Terra girasse mais devagar em torno de seu eixo, o dia seria mais longo ou mais curto? Justifique sua resposta.

e)       Em decorrência desses movimentos, indique qual(is) parte(s) da superfície terrestre recebe(m) mais luz solar.

f)         f) Quais outros movimentos o planeta Terra realiza?

g)       O que é, onde, quando e por que ocorre o Sol da meia-noite?


h) Observe o nascer ou o pôr do sol a partir do seu lugar de vivência em um período de um mês e relate se o sol nasce ou se põe sempre na mesma posição. Você sabe dizer qual movimento do planeta Terra causa o nascer e o pôr do Sol? Aproveite e formule hipóteses sobre o que foi observado e.


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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09

Nome:                              n°                      Série:

è As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 24/08
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Atividade 1
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 – PLANETA TERRA: MOVIMENTOS E DINÂMICA CLIMÁTICA

Esta Situação de Aprendizagem propõe atividades relacionadas ao planeta Terra e as suas diferentes dinâmicas naturais. Esperamos que você amplie os seus conhecimentos sobre os principais movimentos do planeta e que identifique suas consequências (sucessão de dia e noite, as estações do ano e os fusos horários) no seu cotidiano e para outras populações em diferentes lugares do mundo.
Destacamos que os conteúdos e temas abordados nesta Situação de Aprendizagem são fundamentais para a compreensão de um conjunto de dinâmicas, processos e fenômenos que ocorrem no planeta Terra, e que você terá a oportunidade de conhecê-los um pouco mais ao longo dos próximos anos no Ensino Fundamental.
Para iniciar os estudos relacionados aos movimentos do planeta Terra e à dinâmica climática, dialogue com os seus pais ou pessoas mais próximas e responda as seguintes questões: 

1)Você conhece a história da formação do Sistema Solar e do planeta Terra?

2)Quais são as principais características do nosso planeta?

3)Qual é o formato do planeta Terra? Você sabe quais movimentos o planeta Terra realiza?

4)Quais são as principais consequências desses movimentos no seu dia a dia?

5)O que aconteceria se não existissem os movimentos terrestres?


A Terra realiza dois movimentos de grande importância para nós: rotação e translação.
Rotação: é o movimento que a Terra realiza em torno do próprio eixo, tendo como consequência a sucessão dos dias e das noites. Isso ocorre porque devido ao formato da Terra, nem todas as partes do nosso planeta serão iluminadas ao mesmo momento.
Observe a imagem a seguir e pinte a metade iluminada pelo Sol com uma cor clara de forma a representar o dia e a outra metade com uma cor escura, representando a noite.




Figura 1: Como consequência do movimento de rotação da Terra há a sucessão dos dias e noites. O período de rotação é de aproximadamente 24h.
Observe que na figura 1 a Terra foi representada inclinada. Não é um erro, na verdade a Terra tem uma inclinação de aproximadamente 23,5o em relação ao seu eixo perpendicular.
Translação: é o movimento que a Terra realiza ao redor do Sol. A Terra leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta completa e esse período nós chamamos de ano. Para corrigir o nosso calendário com a órbita ao redor do Sol, a cada quatro anos é acrescentado um dia a mais no mês de fevereiro (ano bissexto).
As estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) são decorrentes do eixo inclinado da Terra e o movimento de translação. Esta inclinação faz com que a orientação da Terra em relação ao Sol mude continuamente enquanto a Terra gira em torno do Sol. Portanto, a luz do Sol não atinge igualmente os hemisférios Sul e Norte. Por isso quando é inverno no hemisfério norte, é verão no hemisfério sul. Observe a imagem a seguir.


Figura 2: As estações do ano são consequência da inclinação do eixo da Terra e de seu movimento ao redor do Sol.
Observando a figura 2, qual a estação do ano no hemisfério Sul quando a Terra está no ponto A? Se você respondeu inverno, acertou. No ponto A o hemisfério Sul se inclina para longe do Sol, recebendo menos energia.
Vamos repetir o raciocínio observando a Terra no ponto B. Qual a estação do ano no hemisfério Norte? Novamente a resposta é inverno. Desta vez é o hemisfério Norte que está inclinado para longe do Sol, recebendo menos energia.

1.       Qual o movimento que a Terra realiza é responsável pela sucessão dos dias e das noites?

2.       Qual a duração desse movimento?


3.       Qual o nome do movimento que a Terra realiza em torno do Sol?

4.       Qual a duração desse movimento?


5. A inclinação do eixo da Terra junto com o movimento em torno do Sol é responsável pelas _______________ .



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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

Nome:                              n°                      Série:

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 24/08
è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!



LEITURA DE TEXTOS E ANÁLISE DE IMAGENS: GPS E SIG
Texto 1: Sistema de posicionamento global - GPS
Este sistema foi projetado para fornecer o posicionamento instantâneo e a velocidade de um ponto na superfície terrestre ou próximo dela, através das coordenadas geográficas. O GPS é baseado numa constelação de 24 satélites, distribuídos por seis órbitas em torno da Terra. A altitude da órbita, 20 200 km, foi calculada de modo que cada satélite passe sobre o mesmo ponto da Terra num intervalo de 24 horas. O GPS pode ser aplicado em vários ramos de atividade, nos quais a localização geográfica seja uma informação necessária. Foi originalmente concebido para ser utilizado nas navegações aérea, marítima e terrestre, e também para a localização de expedições exploradoras. Tornou-se importante instrumento para a realização de levantamentos topográficos e geodésicos, demarcação de fronteiras, unidades de conservação e terras indígenas, implantação de eixos rodoviários, bem como para o monitoramento de caminhões de cargas, carros ou qualquer outro tipo de transporte. O IBGE opera uma rede de estações GPS (Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo) permanentes composta por nove estações, sendo, portanto, uma ferramenta de suporte para a utilização desta tecnologia no Brasil e o principal elo de ligação com os sistemas de referência internacionais.
Fonte: IBGE, Diretoria de Geociências, Departamento de Cartografia; Departamento de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv44152_cap2.pdf>

Texto 2: Sensoriamento Remoto
O sensoriamento remoto é a técnica de obtenção de informações acerca de um objeto, área ou fenômeno localizado na Terra, sem que haja contato físico com o mesmo. As informações podem ser obtidas através de radiação eletromagnética, gerada por fontes naturais (sensor passivo), como o Sol, ou por fontes artificiais (sensor ativo), como o radar. São representadas na forma de imagens, sendo mais utilizadas, atualmente, aquelas captadas por sensores ópticos orbitais localizados em satélites. Os satélites, girando numa órbita em torno da Terra, levam consigo um sensor capaz de emitir e/ou receber a energia eletromagnética refletida da Terra. As imagens orbitais possibilitam muitas aplicações, como o mapeamento e a atualização de dados cartográficos e temáticos, a produção de dados meteorológicos e a avaliação de impactos ambientais.
Fonte: IBGE, Diretoria de Geociências, Departamento de Cartografia; Departamento de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv44152_cap2.pdf>

Em seguida, responda às questões propostas.
a) Identifique nos textos as palavras, termos e/ou expressões que você não conhece o significado e pesquise em livros didáticos e/ou diferentes sites da internet. Em seguida, escreva abaixo quais foram essas palavras.

b) Considere o seguinte trecho do texto 1: “Este sistema foi projetado para fornecer o posicionamento instantâneo e a velocidade de um ponto na superfície terrestre ou próximo dela, através das coordenadas geográficas”. Com base nessa afirmação e em seus conhecimentos sobre o tema, explique qual a importância das coordenadas geográficas no uso do Sistema de Posicionamento Global – GPS.

c) Indique quantos satélites e órbitas têm ao redor da Terra para atender o sistema GPS.

d) Qual a primeira forma de utilização do GPS? E qual a sua função hoje?

e) O texto 1 refere-se a qual imagem? Justifique sua resposta.

 f) Com base no texto 2, explique o que é sensoriamento remoto e como as informações são obtidas.

g) Considere o trecho do texto 2: “as imagens orbitais possibilitam muitas aplicações, como o mapeamento e a atualização de dados cartográficos e temáticos, a produção de dados meteorológicos e a avaliação de impactos ambientais”. Com base na explicação do(a) professor(a), e ao acompanhar a previsão do tempo por meio dos jornais e dos aplicativos, pesquise na internet um exemplo de uma imagem de satélite para representar uma frente fria no Sul do Brasil.

h) Que tipos de dados e informações as imagens de satélites orbitais fornecem aos diferentes países, em especial ao Brasil?

POSIÇÃO RELATIVA ENTRE MUNICÍPIOS

Dentre diversas finalidades, os mapas são utilizados para auxiliar na identificação da posição dos lugares na superfície da Terra. Para determinar a posição relativa das cidades indicadas, sugerimos que você utilize o Mapa Político do Estado de São Paulo, disponível em livros didáticos e/ou Atlas Geográfico Escolar e/ou por meio do site do IBGE: Disponível em: https://mapas.ibge.gov.br/politico-administrativo/estaduais
Ou pelo site do Google Earth. Disponível em:


Mapa 3 – Municípios do Estado de São Paulo Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

a) Penápolis está a(o)                     de Itapetininga e a(o)                       de Guaratinguetá.
b) São Joaquim da Barra está a(o)                       de São Vicente e a(o)  de Bernardino de Campos.
 c) São José dos Campos está a(o)                  de São Paulo e a(o)  de Mogi Mirim.
d) Jales e Indiaporã estão situadas no                           do Estado de São Paulo. e) Cananéia situa-se no                        do Estado de São Paulo.


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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
Nome:                              n°                      Série:

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 17/08
è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!


Leia o texto:

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.


Os meridianos são linhas traçadas verticalmente com relação à Linha do Equador. O meridiano mais conhecido é o Meridiano de Greenwich, posicionado no meio de todos os meridianos.



Os paralelos vão dar origem àquilo que chamamos de latitudes. Já os meridianos vão dar origem àquilo que chamamos de longitudes.
Juntas, as latitudes longitudes formam as coordenadas geográficas. A partir das coordenadas geográficas é possível localizar qualquer ponto existente na Terra, o que é muito útil para viajantes, marinheiros, e para quem gosta de saber exatamente onde está.



CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 34

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: A Cartografia e suas ternologias - Atividade 4


ANÁLISE DE MAPA: COORDENADAS GEOGRÁFICAS
O que fazer quando não encontramos no espaço geográfico um ponto de referência para nos localizarmos? Devido à imensa superfície do Planeta Terra, a localização se torna complexa e, por conta disso, para facilitar, o ser humano criou linhas imaginárias. Você sabe como são conhecidas essas linhas e a diferença entre elas?


Com base no mapa, faça pesquisas na internet para responder às questões propostas.
a)       Identifique no mapa o principal paralelo e meridiano.

b)       Identifique a latitude e longitude dos pontos A, B, C e D. c) Os pontos destacados no mapa estão localizados em quais continentes?


c)       Considerando a Linha do Equador e o Meridiano de Greenwich, o Brasil tem a maioria das suas terras em quais hemisférios? Indique qual é a alternativa correta.
a) norte e sul.
b) sul e ocidental.
c) sul e oriental.
d) oriental e ocidental.
e) ocidental e norte.
Resposta:

PLATAFORMAS DIGITAIS: INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS
Praticamente todos os lugares do mundo estão acessíveis aos olhares curiosos. As plataformas digitais apresentam ferramentas que possibilitam a visualização da superfície do globo, imagens de satélite, fotos aéreas e até simulações em 3D - algumas vezes, com uma resolução que permite perceber características das construções, quantidade de árvores, carros em uma paisagem entre outros elementos., explore as ferramentas das plataformas digitais e, se possível, localize sua casa, seu bairro e município. Registre as suas percepções aqui .

Plataforma digital para pesquisa:  https://www.google.com.br/intl/pt-BR/earth/


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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Nome:                              n°                      Série:

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 10/08
è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas!


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 31

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: A Cartografia e suas ternologias - Atividade 3 e 4

FORMAS DE ORIENTAÇÃO

Você percebeu que as formas de orientação fazem parte da nossa vida? Como podemos nos orientar no espaço geográfico quando não temos mapas, pontos de referência, placas de sinalização, GPs e nomes de ruas? E, no caso dos povos que vivem no deserto, como eles se orientam e se deslocam? E os navegantes?

Considerando os diversos lugares, os deslocamentos das pessoas e a necessidade de encontrar estratégias para chegar a algum destino, a próxima atividade apresenta um desafio para a turma. Analise a situação problema.
De acordo com as informações contidas no texto, reflitam e criem estratégias para apoiar Daniel a chegar ao banco localizado na Avenida Paulista. Como ponto de partida, considerem as seguintes etapas: definir o ponto de partida – cidade de origem; verificar meio de transporte; identificar o endereço da rodoviária ou aeroporto; definir o local da hospedagem; identificar o endereço do prédio do banco/entrevista. Enfim, tracem as rotas possíveis de deslocamento até a cidade de São Paulo e dentro da cidade e apontem os recursos utilizados para apoiar Daniel neste desafio.
Essa atividade pode ser respondida aqui e no caderno.
Resposta:




ANÁLISE DE IMAGENS E CONSTRUÇÃO DE ROSA-DOS-VENTOS  E BÚSSOLA: ORIENTAÇÃO RELATIVA           
 Com base na leitura do texto, observação das imagens, seus conhecimentos e pesquisas adicionais em livros didáticos ou pesquisas na internet, responda às questões propostas no seu caderno.


a)       Você sabe explicar as características do movimento aparente do sol?


b) Quais evidências indicam que o planeta Terra gira em torno do sol? Justifique sua resposta.


c) Qual movimento está representado na segunda imagem? Esse movimento interfere nas estações do ano? Justifique sua resposta.



d) Além dos pontos cardeais, a rosa dos ventos apresenta também os pontos colaterais. Quais são eles?

e) Considerando a sua sala de aula como referência, indique a direção (E - Leste, W - Oeste, N - Norte e S - Sul) de alguns espaços da sua escola: 
Refeitório:
 Quadra: 
Banheiros: 
Sala dos professores:
 Portão de entrada:




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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Nome:                              n°                      Série:

è  As atividades devem ser realizadas e entregues até dia 29/07 (quarta feira) para fechamento do bimestre
è  Os alunos que não realizaram a primeira atividade devem entregar todas até quarta feira dia 29/07
è  Os alunos que não enviarem as atividades ficarão sem notas e faltas!


CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 28

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: A Cartografia e suas ternologias - Atividade 2

A – ANÁLISE E PRODUÇÃO DE CROQUI
O que é um mapa para você?
R:
Como você se orienta para ir à escola?
R:
Quando você precisa se orientar, que instrumento usa?
R:

Agora, observe a atividade a seguir e responda às questões logo abaixo:

a)       Essa apresentação por meio de um croqui facilita ou dificulta o entendimento dos jogadores sobre o posicionamento, a distribuição e as jogadas necessárias para a vitória do time? Justifique sua resposta.


b)        Nesta representação, a bola está com o jogador B e deve chegar até o jogador H. Quais são as possíveis estratégias para realizar esta jogada?


c)       Uma estratégia parecida pode ser utilizada na leitura de um mapa quando queremos chegar a um determinado lugar. Considere por exemplo o croqui a seguir. Supondo que você está no banco e necessita ir até o shopping, qual trajeto deve percorrer?

d)       Descreva no seu caderno os percursos possíveis para os seguintes deslocamentos:
• Farmácia à escola

• Livraria à banca de jornal

• Academia à área verde

e)       Você notou alguma semelhança entre o croqui do campo de futebol e o croqui do bairro? Justifique sua resposta.



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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
CADERNO DO ALUNO – 2º BIMESTRE – PÁGINA 24

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1: A Cartografia e suas ternologias - Atividade 1

As linguagens são uma construção humana, que se realizam em contextos históricos e culturais e por isso são portadoras e constitutivas de identidade, que fazem a interação entre sujeitos que podem comunicar sentimentos, conhecimentos científicos, culturais, cibernéticos, entre outros, por meio de diferentes formas de linguagem.
A – VAMOS DIALOGAR?
Visualize e pense sobre os exemplos de formas de linguagem apresentados a seguir e indique abaixo outras formas estão presentes no cotidiano.

R:

Você já ouviu falar em cartografia?
R:


 Para aprofundar os conhecimentos sobre o tema, leia e analise as imagens 4, 5 e 6 em seguida, responda às questões.




a)       Descreva as imagens 4, 5 e 6.




b)      Compare as três imagens e indique as semelhanças e diferenças entre elas.


c)       Indique em quais situações do seu cotidiano a cartografia está presente.


B – LEITURA E ANALISE DE TEXTOS E VÍDEO: CARTOGRAFIA
Leia os textos e assista ao vídeo indicado.





Para responder às questões realize pesquisas adicionais em livros didáticos e/ou sites da internet, se necessário.

a) Identifique nos textos as palavras, termos e/ou expressões que você não conhece e pesquise o significado.



b) Segundo o texto 1 “não se pode esquecer, no entanto, que os mapas, como meios de representação, traduzem os interesses e objetivos de quem os propõe, podendo se aproximar ou se afastar da realidade representada”. O que isso quer dizer?



c) Pesquise informações adicionais sobre as influências de Ptolomeu (90-168 d.C.) e Mercator (1512-1594) para os avanços da Cartografia. 



d) Pesquise dois exemplos de mapas antigos (históricos) referentes ao continente americano e ao Brasil, e descreva as suas principais características.  



e) Com base no texto 3 e 4 (vídeo), comente como os mapas são feitos na atualidade e os desafios para a representação de informações. 


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 Leia com atenção o texto, e responda as questões 1,2, 3, 4:

ESPAÇO GEOGRÁFICO é o espaço ocupado e transformado pelas sociedades humanas através dos tempos. Por isso, encontramos nele, marcas de tempos passados e do tempo presente.
Os ambientes, onde não se percebe a ação humana, são chamados de espaços naturais.
Aqueles onde as ações humanas estão evidentes, são chamados espaços humanizados.
A paisagem é natural quando nela se destacam elementos da natureza, como montanhas, florestas, rios, mares, lagoas,
É humanizada quando dominam elementos relacionados às atividades humanas, como pontes, cidades, parques, aeroportos, estradas, construções, prédios, favelas etc


1 Segundo o texto, espaço geográfico é
(a) o espaço que não é ocupado pelas sociedades humanas.
(b) o ambiente comum entre os seres.
(c) o espaço ocupado e transformado pelas sociedades humanas através dos tempos.
(d) algo que deve ser destruído pela ação humana.  

2 “Aqueles onde as ações humanas estão evidentes, são chamados espaços humanizados.”
Essa frase nos reveste que
(a) o ambiente humanizado nunca foi mexido.
(b) o ambiente humanizado (também conhecido como ambiente cultural) é transformado pela ação humana.
(c) o ambiente humanizado é o que busca imitar a natureza.
(d) o ambiente natural é aquele que foi transformado pelo homem.

3 A paisagem em que predominam os aspectos originais da natureza como a vegetação, o relevo e a hidrografia é chamada de paisagem natural. Assinale a alternativa abaixo que contenha apenas paisagens naturais.
      (a)  Rodovia, edifícios e represa;
      (b)   Oceano, floresta e montanhas;
      (c)  Hidrelétrica, cidade e lago;
      (d)  Cachoeira, lago e Casas.

4 O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia, segundo essa afirmativa, para que fim os seres humanos transformam o meio ambiente. Assinale a resposta correta.
     (a)  Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para preservar a beleza das praias e florestas
   (b)  Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para adquirirem conhecimento
   (c)  Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente por razões puramente psicológicas, étnicas e sociais
  (d)  Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para suprir suas necessidades de moradia e alimentação, bem como para terem uma melhor qualidade de vida e conforto.
Leia atentamente o texto, e responda as questões 5 e 6:

A BÚSSOLA E O MAGNETISMO TERRESTRE
Nosso planeta é uma espécie de ímã gigante. Um ímã é um objeto capaz de atrair materiais metálicos como o ferro, devido à atuação de um campo magnético.
Alexandre Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que esse campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta – uma bola de ferro sólida, sob alta pressão e temperatura, que “flutua” no magma (lava em estado líquido).
Segundo o pesquisador, o campo magnético terrestre exerce uma atração sobre materiais magnetizados, e é por isso que, se suspendermos um ímã por um pedaço de barbante, por exemplo, ele se orienta na direção dos polos magnéticos, ou seja, do eixo Norte-Sul.
Por convenção, denomina-se norte do ímã o lado que aponta para o polo norte magnético terrestre e sul do imã o que aponta para o polo sul magnético terrestre.
É exatamente isso o que chamamos de bússola – um ímã orientado no campo magnético terrestre que indica a direção norte ou sul.
(Adaptado de http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=798&sid=7)

5 De acordo com o texto, marque ( V ) para verdadeiro e (F ) para falso, depois escolha a alternativa correta:
(      ) Nosso planeta é uma espécie de ímã gigante.
(      ) o campo magnético terrestre não exerce uma atração sobre materiais magnetizados.
(      ) Por convenção, denomina-se norte do ímã o lado que aponta para o polo sul magnético terrestre.
(      ) Alexandre Cherman, astrônomo da Fundação Planetário do Rio de Janeiro, explica que esse campo é gerado principalmente pelo núcleo do planeta.
A sequência correta é
(a) V, V, V, F.
(b) V, F, F, V.
(c) F, V, V, V.
(d) V, F, F, F.

6 Segundo Alexandre Cherman,
(a) a Terra não tem norte magnético.
(b) o núcleo da Terra não exerce nenhuma influencia nos polos magnéticos da terra.
(c) o campo magnético terrestre exerce uma atração sobre materiais magnetizados.
(d) a bússola sempre aponta o Leste magnético.

Sobre a diferença entre paisagem natural e paisagem social (ou cultural), podemos destacar que
    (a)  A paisagem natural não foi modificada pela ação do homem, e a paisagem social foi transformada, alterada pelos seres humanos.
    (b)  A paisagem social é tal como Deus criou, e a paisagem natural foi transformada, alterada pela ação do homem.
    (c)  A paisagem social é aquela que nossa visão alcança, como, por exemplo, as cachoeiras, as florestas, sem a ação antrópica, e as paisagens naturais são feitas pela natureza.
  (d)  A paisagem natural retrata as cidades e todos ambientes construídos, alterados, transformados pelos seres humanos, com objetivo de suprir suas necessidades básicas, e a paisagem geográfica nos mostra as belezas da natureza, tal qual Deus criou.

8 Observe a figura:























Considerando a ESCOLA como ponto de referência, e utilizando somente os pontos cardeais e colaterais, podemos destacar que
(a) O teatro localiza-se a LESTE da escola.
(b) O estádio de futebol localiza-se a NORTE da escola.
(c) A lanchonete localiza-se a SUDOESTE da escola.
(d) A igreja localiza-se a SUDESTE da escola.

QUESTÃO BÔNUS observe a figura:



















A figura acima representa
(a) uma rosa dos ventos.
(b) uma bola de futebol.
(c) uma bússola.
         (d) um mapa

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