segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA

        ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

SEMANA 14/12 A 18/12 – 6ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 16/12

 

ATENÇÃO: SEMANA RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

 

https://forms.gle/dPi18j6Qb3LXBWsu7

 

OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

 

SEMANA 07/12 A 11/12 – 6ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 16/12

 

ATENÇÃO: SEMANA DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

 

https://forms.gle/dPi18j6Qb3LXBWsu7

 

OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 30/11 A 04/12 – 6ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 08/12

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 44 A 47.

 

    ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 23/11 A 27/11 – 6ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 01/12

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 34 A 40 (até o exercício 8 da página 40).

 

 

   ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

Atividade Língua Portuguesa

 

SEMANA 09/11 A 13/11 – 6ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 17/11

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 26 A 30 (até o exercício 12).

 

 

 

  ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

SEMANA 03/11 A 06/11 – 6ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 11/11

 

ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

 

APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 22 A 25.

 

(A ESCOLA ESTARÁ ABERTA ATÉ ÀS 20H00 PARA VOCÊ BUSCAR AS SUAS APOSTILAS DO 4º BIMESTRE)

 

 

    ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 26/10 A 30/10 – 6ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 03/11

 

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 

A tartaruga

 

Numa manhã de suas férias, o menino brincava no córrego da fazenda de seu avô, quando avistou uma pedra diferente. Pegou a pedra e se surpreendeu ao perceber que era um animalzinho, uma tartaruga.

O menino nunca tinha visto uma tartaruga. Colocou o bichinho no chão. Ela, assustada, encolheu-se toda. Colocou sua cabeça na carapaça e ficou inerte.

O menino não se conformava! Começou a mexer no animalzinho cutucando-o, batendo em seu casco.

O avô, que procurava o menino para o almoço, avistou a cena e chamou a atenção do neto:

 – Não maltratamos os bichos aqui na fazenda! Pare já com isso!

 – Não estava maltratando – resmungou o menino – só quero que ela coloque a cabeça para fora.

 – Ah, é isso? Mas assim, ela nunca vai colocar a cabeça para fora!

Apanhou o animal e o levou para um lugar que tinha sol e ficaram bem quietinhos observando.

O sol ardia, ardia... E quando ficou bastante quente, a tartaruga colocou a cabeça para fora!

 – Viu, meu filho? Não precisamos de violência para conseguir nossos objetivos. Foi o calor do sol que a venceu.

O menino ouvia o avô atentamente:

 – Temos muito em comum com as tartarugas. Principalmente, vocês, as crianças. É preciso lidar com jeito, paciência.

O calor das nossas palavras, das nossas ações deve aquecer o coração das pessoas e fazê-las agir, como aconteceu com a tartaruga, mostrando-se para os outros.

 

Disponível em: <https://metaforas.com.br/2019-07-06/a-tartaruga.htm>.

 

Questão 1 – Identifique o fato que motivou a história “A tartaruga”:

 

Questão 2 – Segundo o narrador, “o menino não se conformava” com o fato:

(     ) de nunca ter visto uma tartaruga.

(     ) de ter colocado a tartaruga no chão.

(     ) de a tartaruga ter escondido a cabeça e ficado inerte.

 

Questão 3 – Na parte “Começou a mexer no animalzinho [...]”, a expressão destacada:

(     ) retoma a tartaruga.

(     ) apresenta a tartaruga.

(     ) caracteriza a tartaruga.

 

Questão 4 – Na oração “Pare já com isso!”, o avô:

(     ) dá uma ordem ao menino.

(     ) dá um conselho ao menino.

(     ) dá uma sugestão ao menino.

 

Questão 5 – No segmento “Apanhou o animal e o levou para um lugar que tinha sol [...]”, o texto narra as ações:

(     ) do avô.

(     ) do menino.

(     ) da tartaruga.

 

Questão 6 – Os travessões foram usados para:

(     ) anunciar as falas dos personagens da história.

(     ) assinalar o início das falas dos personagens da história.

(     ) marcar uma pausa nas falas dos personagens da história.

 

Questão 7 – Na passagem “O menino ouvia o avô atentamente [...]”, o termo grifado indica uma circunstância de:

(     ) lugar.

(     ) modo.

(     ) tempo.

 

Questão 8 – Em “O calor das nossas palavras, das nossas ações deve aquecer o coração das pessoas e fazê-las agir, como aconteceu com a tartaruga, mostrando-se para os outros.”, o texto:

(     ) faz uma crítica.

(     ) levanta uma hipótese.

(     ) partilha um ensinamento.

 

 

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10 

Atividade Língua Portuguesa

 

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 19/10 A 23/10 – 6ºC

 

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 27/10

 

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.

 

Discurso Direto e Indireto (Texto explicativo para leitura NÃO PRECISA COPIAR)

Discurso direto e indireto são tipos de discursos para inserir falas e pensamentos de personagens no gênero narrativo.

 

Discurso direto

Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso. Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do narrador.

É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o leitor ficar mais interessado e mergulhar na história. No discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Exemplos:

O aluno afirmou:
- Preciso estudar muito para a prova.

O réu afirmou: "Sou inocente!"

No discurso direto, são utilizados os "verbos de elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre outros.

Discurso indireto

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos:

O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

O réu afirmou que era inocente.

Além disso, também são utilizados verbos de elocução para anunciar o discurso, além de conjunções que separam a fala do narrador das falas dos personagens (que e se).

 

EXERCÍCIOS (SÓ RESPONDER)

 

TEREZA

 

          A Teresa voltou da praia, e estive a pique de lhe dizer que queria acabar o namoro. Mas ela estava tão contente, contando as novidades, que terminei ficando com dó e adiei a decisão. Sem contar que o sol lhe tinha feito muito bem. Os olhos de Teresa pareciam mais bonitos com a pele bronzeada.

          A Teresa não parava de falar, e eu só escutando, com vontade de estar longe dali. Mas chegou uma hora em que ela percebeu que eu estava triste e perguntou por quê.

          --- Estou triste por sua causa.

          --- Por minha causa? Por quê?

          Hesitei um pouco. Dizia ou não dizia que não gostava mais dela?

          --- Estava com saudades.

          Na hora em que disse aquilo, me senti o pior sujeito do mundo. Mas o que podia fazer, se já tinha falado?

          --- Mas eu estou aqui, Sérgio.

          --- Pois é, você voltou.

          --- O que você está querendo dizer com isso?

          --- Nada, Tereza, nada...

          --- Serginhooô...

          O difícil era que a Teresa não entendia nada do que lhe dizia. Ainda por cima, vinha com aquele jeito enjoado de dizer “Serginhooô”, que me deixava com mais raiva. Mas ela logo esqueceu do que estávamos falando e começou a contar do biquíni que havia comprado, das praias de Santos, do novo carro do pai etc. E eu com a cabeça em outro lugar, só pensando na Cybelle e nas coisas que ela tinha me dito. “Você tem razão, garota, eu não presto mesmo. Não mereço você”, falei baixinho.

          --- O que foi que você disse? --- Teresa perguntou.

          --- Nada não...

          Fiquei torcendo para que ela dissesse que eu não estava prestando atenção na conversa. Seria mais um motivo para uma briga. E dessa vez eu terminaria com aquele namoro que já me chateava. Mas a Tereza não disse nada e continuou a falar de Santos, dos passeios na praia. E eu ali a seu lado com a cabeça nas nuvens, que tomavam a forma da Cybelle, do sorriso da Cybelle. “Tão bela...”

          --- Serginho, você ficou maluco?

          --- Maluco por quê?

          --- Você não para de falar sozinho.

          Olhei bem para a Teresa, para aqueles olhos verdes, e dei-lhe um beijo.

          --- Tem razão, Tereza, estou completamente maluco.

                                         Amor & cuba-libre. São Paulo, FTD, 1980.

 

1.Escreva nos parênteses DD para discurso direto e DI para discurso indireto.

(    ) “...estive a pique de lhe dizer que queria acabar nosso namoro”.

(    ) “Mas chegou uma hora em que ela percebeu que eu estava triste e perguntou por quê”.

(    ) “--- O que foi que você disse?”

(    ) “--- Estou triste por sua causa”.

(    ) “Dizia ou não dizia que não gostava mais dela”?

 

2.Retire do texto mais três exemplos de discurso direto.

 

3.Diga se há discurso direto ou indireto no período abaixo.

      “Você tem razão, garota, eu não presto mesmo. Não mereço você”, Falei baixinho.

 

4.Procure no texto dois verbos de elocução empregados no discurso direto e escreva-os abaixo.

 

 

 

 

 

 

                  

                       ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 13/10 ATÉ 19/10


Atividade Língua Portuguesa

 

Atividade para entregar até dia 20/10/2020

 

Atenção: Esta Atividade de Revisão é referente às atividades dos meses de Agosto e Setembro/2020.

Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividades feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail   geisa19@hotmail.com

 

Atividade de Revisão (Clique no link abaixo e responda às questões)

 

https://forms.gle/GNJGx6AfQqf4bF7V8

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.

 

 




ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

 

Atividade Língua Portuguesa

 

Atividade para entregar até dia 07/10/2020

 

ATENÇÃO: ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E O NÚMERO.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

- Atividade na apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3.

Atividade 5 nas páginas 31 e 32.

Atividade 6 nas páginas 33.

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.

 

 

 

 

 

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09


 

Atividade Língua Portuguesa

 

Atividade para entregar até dia 29/09/2020

 

ATENÇÃO: A PRODUÇÃO DE TEXTO DEVE SER FEITA EM FOLHA SEPARADA COM NOME COMPLETO E SÉRIE DO ALUNO.

 

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DE TODO O TEXTO DE FORMA LEGÍVEL E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

 

PRODUÇÃO DE TEXTO

 

            Escreva um conto de mistério (narrativa de enigma) conforme estudado em atividades anteriores. Sem limite de linhas para a sua criatividade.

            Lembre-se que a narrativa de enigma tem essas características:

-Há sempre um mistério a ser desvendado.

-A investigação do enigma corresponde ao foco principal da história.

-Caso o mistério corresponda a um crime, no início da narrativa são apresentados alguns indícios deixados pelo culpado.

-Conforme surgem pistas sobre o crime, possíveis culpados e novos suspeitos ganham destaque na narrativa.

-Os enigmas são desvendados por meio de raciocínio lógico.

-O suspense, o medo e o desejo de saber são ingredientes importantes na trama.

-Os contos de enigma estabelecem um jogo entre o leitor e a narrativa.

-Por meio do texto, o leitor assume uma postura investigativa.

 

NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR UM TÍTULO ATRATIVO PARA A SUA HISTÓRIA.

SE QUISER, PODE FAZER UMA ILUSTRAÇÃO.

 

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.

 

 

 








Atividade para entregar até dia 22/09/2020

ATENÇÃO: ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA - CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E O NÚMERO.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

- Atividade na apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3.
Atividade 1 nas páginas 21 a 26 (até o exercício 6 da página 26).
Atividades 2, 3 e 4 nas páginas 28 a 30.

Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ  11/09


Atividade para entregar até dia 15/09/2020

Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às atividades do mês de Agosto/2020.
Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail geisa19@hotmail.com

Atividade Avaliativa Mensal (Clique no link abaixo e responda às questões)


Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola


ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 08/09/20

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO, FAÇA AS CONJUGAÇÕES E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).


TEMPOS VERBAIS DO INDICATIVO (PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO, FUTURO DO PRESENTE E FUTURO DO PRETÉRITO)

Nós já estudamos o que são verbos e sua finalidade. Também estudamos no modo indicativo os tempos verbais: Presente, Pretérito Perfeito e Pretérito Imperfeito. Agora terminaremos os tempos verbais do modo indicativo. Veremos o uso dos tempos: Pretérito Mais-Que-Perfeito, Futuro do Presente e Futuro do Pretérito.

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO

Por que o pretérito mais-que-perfeito tem esse nome? Seria porque ele é mais perfeito do que os outros? A resposta é não. O pretérito mais-que-perfeito é mais-que-perfeito porque indica uma ação do passado que aconteceu antes do pretérito perfeito. No pretérito perfeito, a ação acontece em um momento determinado do passado. Observe o exemplo:

EX: Quando ela chegou ao cinema, o filme já começara.
Chegou – Ação ocorrida no passado (Pretérito Perfeito).
Começara – Ação ocorrida no passado antes de “chegar”. (Pretérito mais-que-perfeito).

Esse tempo verbal é usado na norma culta, pois na linguagem coloquial (popular) é comum trocarmos por uma forma composta.
EX: Quando ela chegou ao cinema, o filme já tinha começado.

Como é conjugado?

PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO
AMAR
BEBER
PARTIR
Eu AMARA
Eu BEBERA
Eu PARTIRA
Tu AMARAS
Tu BEBERAS
Tu PARTIRAS
Ele AMARA
Ele BEBERA
Ele PARTIRA
Nós AMÁRAMOS
Nós BEBÊRAMOS
Nós PARTÍRAMOS
Vós AMÁREIS
Vós BEBÊREIS
Vós PARTÍREIS
Eles AMARAM
Eles BEBERAM
Eles PARTIRAM

Agora é sua vez! Conjugue os verbos Falar, Comer e Abrir no pretérito mais-que-perfeito, conforme o exemplo.

FUTURO DO PRESENTE
Expressa a ideia de uma ação que ocorrerá (com certeza) num tempo futuro em relação ao tempo atual.
EX: Viajarei para Bahia na próxima semana.

Como é conjugado?

FUTURO DO PRESENTE
AMAR
BEBER
PARTIR
Eu AMAREI
Eu BEBEREI
Eu PARTIREI
Tu AMARÁS
Tu BEBERÁS
Tu PARTIRÁS
Ele AMARÁ
Ele BEBERÁ
Ele PARTIRÁ
Nós AMAREMOS
Nós BEBEREMOS
Nós PARTÍREMOS
Vós AMAREIS
Vós BEBEREIS
Vós PARTIREIS
Eles AMARÃO
Eles BEBERÃO
Eles PARTIRÃO


Agora é sua vez! Conjugue os verbos Falar, Comer e Abrir no Futuro do Presente, conforme o exemplo.

FUTURO DO PRETÉRITO

Expressa a ideia de uma ação futura que ocorreria desde que uma condição tivesse sido atendida antes.
EX: Ela viria no próximo sábado, se pudesse.

Como é conjugado?

FUTURO DO PRETÉRITO
AMAR
BEBER
PARTIR
Eu AMARIA
Eu BEBERIA
Eu PARTIRIA
Tu AMARIAS
Tu BEBERIAS
Tu PARTIRIAS
Ele AMARIÁ
Ele BEBERÍA
Ele PARTIRIA
Nós AMARÍAMOS
Nós BEBERÍAMOS
Nós PARTÍRÍAMOS
Vós AMARÍEIS
Vós BEBERÍEIS
Vós PARTIRÍEIS
Eles AMARIAM
Eles BEBERIAM
Eles PARTIRIAM


Agora é sua vez! Conjugue os verbos Falar, Comer e Abrir no Futuro do pretérito, conforme o exemplo:


Exercícios

Leia:
O eclipse que mudou nossa visão do Universo

Em 29 de maio de 1919, a cidade cearense de Sobral entrou para a história como o local que permitiu confirmar a Teoria da Relatividade Geral, desenvolvida pelo físico alemão Albert Einstein alguns anos antes.
Einstein previra que, ao passar pela borda do Sol, a luz das estrelas seria encurvada na direção do astro-rei. E sugerira que isso poderia ser observado e medido durante um eclipse total do Sol.
Era uma manhã de quinta-feira. O dia havia amanhecido nublado, para a preocupação dos pesquisadores britânicos e brasileiros, que há mais de um mês se preparavam para observar o eclipse, com grandes telescópios e equipamentos fotográficos.
Mas, pouco antes das 9 horas da manhã, o céu se abriu e o eclipse total pôde ser observado por todos. Muitas fotografias do Sol e das estrelas próximas de sua borda foram tiradas.
Disponível em: <"plenarinho.leg.br - Câmara dos Deputados">. (Fragmento).

1.Grife o verbo no tempo pretérito a seguir:

“O eclipse que mudou nossa visão do Universo”.

2.Pode-se afirmar que o verbo, grifado na questão anterior, foi empregado no pretérito perfeito para indicar:
a)um fato concluído.
b)um fato hipotético.
c)um fato inacabado.

3.No primeiro parágrafo do texto, o verbo no pretérito “permitiu” refere-se ao sujeito:
a)“a cidade cearense de Sobral”.
b)“a história”.
c)“o local”.

4.Aponte o tempo do verbo destacado, numerando conforme a orientação:
(  1 ) Pretérito perfeito
(  2 ) Pretérito imperfeito
(  3 ) Pretérito mais-que-perfeito

a)“[...] a cidade cearense de Sobral entrou para a história [...]”
b)“Einstein previra que, ao passar pela borda do Sol, a luz das estrelas [...]”
c)“Era uma manhã de quinta-feira.”

5.Os verbos no tempo pretérito, que compõem o texto, foram flexionados no modo indicativo, pois exprimem:
a)certezas.
b)possibilidades.
c)recomendações.

Leia:
O mistério do caderninho preto

Maria Emília tem quinze anos e resolveu escrever um livro baseado na sua vida escolar. Como um dos seus professores, o Batista, vivia rabiscando coisas num caderninho preto, ela teve a ideia de criar um mistério em torno disso. O que será que o Batista tanto anotava? As más criações dos alunos? Ou não tinha nada a ver com a escola? E se os personagens roubassem o caderninho pra descobrir o que tinha nele?
Acontece que muitas vezes a vida imita a arte: um dia o caderninho do Batista sumiu e fatos estranhos começaram a acontecer. Maria Emília e Miguel, seu amigo que lia tudo o que ela escrevia e dava palpites para ajudá-la, ficaram espantados — como podia ser? — e decidiram resolver o mistério…
Neste romance saboroso — em que se trata com naturalidade de Julio Cortázar, J. D. Salinger e Clarice Lispector, da mesma forma que de ideias aparentemente cabeludas como narrador e coerência textual —, Ruth Rocha coloca o leitor dentro da cabeça dos escritores, estabelece relações complexas entre ficção e realidade e abre sem dúvida muitas portas no mundo (verdadeiro, imaginado) dos adolescentes.
Disponível em: <http://www.ruthrocha.com.br>.

6.Na passagem “Como um dos seus professores, o Batista, vivia rabiscando coisas num caderninho preto [...]”, o verbo no pretérito “vivia” aponta:
a) para uma ação hipotética do professor Batista.
b) para uma ação previsível do professor Batista.
c) para uma ação contínua do professor Batista.
d) para uma ação encerrada pelo professor Batista.

7.No segmento “E se os personagens roubassem o caderninho pra descobrir o que tinha nele?”, o verbo “roubassem” exprime:
a) uma suposição
b) uma ordem
c) uma dúvida
d) uma certeza

8.Observe os verbos sublinhados neste fragmento do texto:

“[...] um dia o caderninho do Batista sumiu e fatos estranhos começaram a acontecer.”

Pode-se afirmar que esses verbos foram flexionados no tempo:
a) futuro do pretérito
b) pretérito mais-que-perfeito
c) pretérito perfeito
d) pretérito imperfeito

9.Na oração “[...] ficaram espantados [...]”, o verbo no pretérito “ficaram” indica:
a) uma ação de Maria Emília e Miguel.
b) um estado de Maria Emília e Miguel.
c) uma característica de Maria Emília e Miguel.
d) um modo de ser de Maria Emília e Miguel.

10.Analise com atenção as frases. Em seguida, assinale aquela que apresenta um verbo no futuro:
a) “Maria Emília tem quinze anos e resolveu escrever um livro baseado na sua vida escolar.”
b) “[...] ela teve a ideia de criar um mistério em torno disso.”
c) “O que será que o Batista tanto anotava?”
d) “Ou não tinha nada a ver com a escola?”






ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08

ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 31/08/20

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).

TIPO: NARRATIVA DE ENIGMA
GÊNERO: CONTO DE ENIGMA (MISTÉRIO)

Em geral, os contos de enigma "apresentam" ao leitor algumas informações iniciais relacionadas ao tempo e ao espaço da narrativa.
As narrativas de enigma se caracterizam, entre outros elementos, por apresentar um crime ou um mistério a ser desvendado. Por esse motivo, essas histórias, geralmente, apresentam a figura de um detetive ou de alguém que desempenha o papel de esclarecer o enigma, tornando-se um herói após desmembrar todo o "problema".
Alguns elementos do gênero:
-Há sempre um mistério a ser desvendado.
-A investigação do enigma corresponde ao foco principal da história.
-Caso o mistério corresponda a um crime, no início da narrativa são apresentados alguns indícios deixados pelo culpado.
-Conforme surgem pistas sobre o crime, possíveis culpados e novos suspeitos ganham destaque na narrativa.
-Os enigmas são desvendados por meio de raciocínio lógico.
-O suspense, o medo e o desejo de saber são ingredientes importantes na trama.
-Os contos de enigma estabelecem um jogo entre o leitor e a narrativa.
-Por meio do texto, o leitor assume uma postura investigativa.

EXERCÍCIOS

LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTO

Conto: O incrível enigma do galinheiro


Isso aconteceu numa época em que o grande detetive Sherlock Holmes estava aposentado e um tanto esquecido. Em Londres, onde morava, ninguém mais o chamava para elucidar mistérios. Conformava-se, dizendo: não se fazem mais bandidos como antigamente.
Meu tio Clarimundo, leitor das aventuras de Sherlock, foi quem decidiu contratá-lo. Mas que não trouxesse seu secretário Dr. Watson, que só servia para ouvir no final de cada caso a mesma frase: “Elementar, Watson”.
– Mas se trata dum caso tão insignificante – protestou mamãe.
            – Insignificante? Esse enigma está nos pondo malucos.
Alguém andava assaltando nosso galinheiro. A cada dia sumia uma galinha. Quem faria isso, estando a casa cercada por paredes de imensos edifícios? Não havia muro para saltar. Nem grades para pular. E na casa só morávamos eu, meus pais, tio Clarimundo e Noca, a velha empregada. Um enigma muito enigmático, sim.
Sherlock Holmes chegou e hospedou-se no quarto dos fundos. Ele, seu boné xadrez, seu cachimbo, lógico, e mais logicamente sua lupa, que aumentava tudo. Chegou anunciando:
– Chamarei esta aventura “O caso das galinhas desaparecidas”. Ou ficaria melhor “O incrível enigma do galinheiro”?
– Ambos são bons, mas...
– Na maior parte das vezes o culpado é o mordomo – informou Sherlock.
– Onde está o suspeito?
– Não temos mordomo – lamentou tio Clarimundo.
– Então me levem à cena do crime.
Levamos Sherlock ao quintal, pequeno e espremido entre os prédios. Ele tirou a lupa do bolso. Um palito ou folha de árvore, examinava concentradamente. Depois, tomava notas num caderno. Mas, como a viagem o cansara, foi dormir cedo. Na manhã seguinte minha mãe acordou-o com uma informação:
– Sumiu outra galinha.
– Esta noite dormirei no galinheiro.
E dormiu mesmo, sentado numa poltrona. Desta vez eu que o acordei.
– Mister Holmes, roubaram mais uma galinha.
A notícia fez com que se decidisse:
– A história se chamará mesmo “O incrível enigma do galinheiro”.
– Não estamos preocupados com títulos – rebateu meu tio.
– Mas meu editor está.
Neste dia consegui ler o caderno de anotações do detetive. Li: nada, nada, nada. Um nada em cada página. Organizado, não? Também nesse dia Sherlock telefonou a Londres para trocar impressões com o fiel Dr. Watson. Uma fortuninha em chamados internacionais.
E as galinhas continuavam desaparecendo, apesar de Sherlock Holmes dormir no galinheiro. Ele já andava falando sozinho.
– Nem sinal de gato, cachorro, raposa, gambá. Todo o meu prestígio está em jogo.
Por fim, restou apenas uma galinha.
À hora do almoço o famoso detetive, sentindo-se velho e fracassado, sofreu uma crise, chorando na frente de todos. Nós nos comovemos muito com a situação. Um homem daqueles derramar lágrimas... Noca, então, deu um passo à frente e confessou:
– Eu que roubava as galinhas. Dava às famílias pobres duma favela.
Sherlock enxugou imediatamente as lágrimas na manga do paletó.
– Já sabia. Fingi chorar para que ela confessasse.
– Então desconfiava de Noca? – perguntou tio Clarimundo.
– Encontrei penas de galinha no quarto dela. Elementar, Clarimundo. E o que dizem de comermos a penosa que resta no galinheiro?
Não sei se foi escrito “O incrível enigma do galinheiro”. Se foi, pobres leitores. Na verdade eu que roubava as galinhas para dar aos favelados. Inclusive quando o detetive dormia no galinheiro. Noca sabia disso e assumiu a culpa em meu lugar.
Elementar, Mister Sherlock Holmes.

(Marcos Rey, Em Vice-Versa ao Contrário. Org. Heloísa Prieto. São Paulo, Companhia das Letrinhas, 1993.)

Sir Arthur Conan Doyle Médico, escritor e detetive
 Sir Arthur Conan Doyle nasceu na Escócia, em 1859. Estudou medicina e estabeleceu-se em Londres, na Inglaterra. Foi então que começou a escrever sobre o detetive Sherlock Holmes. As pessoas gostaram tanto de suas histórias que ele abandonou a carreira de médico e se tornou escritor. Foi também historiador, atleta, navegante, jornalista e detetive. Defendeu duas vítimas de falsas acusações, provando a inocência delas no tribunal mediante suas próprias investigações.


QUESTÕES

1.Marque a alternativa correta, o narrador desse texto é:
a)Sherlock Homes.
b)Tio Clarimundo.
c)Noca.
d)Sobrinho do tio Clarimundo.
e)O narrador não é personagem da história

2.Releia este trecho do texto:

“– Mas se trata dum caso tão insignificante – protestou mamãe.
– Insignificante? Esse enigma está nos pondo malucos.”

A que caso eles se referem?
a)À injusta aposentadoria precoce de Sherlock Holmes.
b)Ao sumiço das galinhas do galinheiro.
c)Ao desaparecimento do mordomo da família.
d)Ao sumiço do caderno de anotações do detetive.
e)Ao desaparecimento de Noca, a velha empregada da família.

3.Num texto narrativo, os fatos ocorrem numa progressão temporal, marcada pela relação de anterioridade e posterioridade entre os eventos relatados. Alguns deles são apresentados a seguir. Observe:
I.Mesmo com Sherlock na casa, e fazendo questão de dormir na “cena do crime”, as galinhas continuavam sumindo do galinheiro.
II.Sherlock Holmes começa sua investigação pelo quintal da casa, examinando concentradamente todas as pistas que encontrava.
III.Tio Clarimundo contrata Sherlock Holmes para solucionar o enigma do galinheiro.
IV.Noca confessou ser a culpada pelo sumiço das galinhas, justificando que as roubava para doá-las às famílias pobres de uma favela.
V.Quando restava apenas uma galinha no galinheiro, Sherlock decide chorar na frente de todos, como parte de sua estratégia para solucionar o caso.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta desse trecho da história, com a adequada progressão dos fatos narrados.
a)III – II – I – V – IV
b)II – III – V – I – IV
c)III – II – V – I – IV
d)III – I – V – IV – II
e)II – IV – V – III – I

4.Releia os parágrafos finais do texto.

“Não sei se foi escrito “O incrível enigma do galinheiro”. Se foi, pobres leitores. Na verdade eu que roubava as galinhas para dar aos favelados. Inclusive quando o detetive dormia no galinheiro. Noca sabia disso e assumiu a culpa em meu lugar.
Elementar, Mister Sherlock Holmes.”

Ao escrever “pobres leitores”, o narrador:
a)lamenta o fato de Sherlock Homes, já aposentado e um tanto esquecido na cidade onde mora, não ter sido capaz de solucionar o “incrível enigma do galinheiro”.
b)lamenta que, caso o livro “O incrível enigma do galinheiro” tenha sido publicado, o leitor não teve acesso à verdadeira solução do caso, isto é, não ficou sabendo que quem pegava as galinhas do galinheiro era o próprio narrador.
c)lamenta que, caso o livro “O incrível enigma do galinheiro” tenha sido publicado, o leitor não teve acesso à verdadeira solução do caso, isto é, não ficou sabendo que quem pegava as galinhas do galinheiro era o próprio tio Clarimundo.
d)lamenta que, caso o livro “O incrível enigma do galinheiro” tenha sido publicado, o leitor não teve acesso à verdadeira solução do caso, isto é, não ficou sabendo que Noca era a verdadeira culpada.
e)lamenta o fato de o livro “O incrível enigma do galinheiro” jamais ter sido escrito.

5)Leia o trecho abaixo, retirado do texto:

“Alguém andava assaltando nosso galinheiro. A cada dia sumia uma galinha. Quem faria isso, estando a casa cercada por paredes de imensos edifícios? Não havia muro para saltar. Nem grades para pular. E na casa só morávamos eu, meus pais, tio Clarimundo e Noca, a velha empregada. Um enigma muito enigmático, sim.”

Leia as afirmações feitas:
I.Os adjetivos imensos e enigmático referem-se, respectivamente, aos substantivos edifícios e enigma.
II.No trecho, palavra velha, em destaque, é um substantivo.
III.No trecho, não há adjetivo que caracterize o substantivo paredes.

Estão corretas as afirmações:
a)I, apenas.
b)I e II, apenas.
c)I e III, apenas.
d)II e III, apenas.
e)I, II e III.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 18/08/20

ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.

COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).


TEXTOS EXPLICATIVO: Classes de Palavras

            Todas as palavras da língua portuguesa são categorizadas, ou seja, elas podem ser agrupadas e analisadas por diferentes critérios. Um deles, por exemplo, pode ser agrupá-las de acordo com o modo como são criadas e formadas. Veja:

Classificação
Explicação
Exemplo
Primitiva
Serve de ponto de partida para formar novas palavras.
Papel, banana, calor, sol.
Derivada
Formada a partir de uma palavra primitiva.
Papelaria, bananeira, caloria, ensolarado.
Simples
Possui apenas uma palavra em sua formação.
Papel, banana, calor, sol.
Composta
Possui duas ou mais palavras na sua formação.
Papel-alumínio, banana-da-terra, caloria-grama, girassol.

            Outra forma de categorizar as palavras pode ser organizá-las de acordo com a sua finalidade na língua. Por exemplo, há palavras que foram criadas para dar nome às coisas (substantivos); outras para dar características a essas coisas (adjetivos); há as que indicam quantidade ou ordem das coisas (numerais) e há ainda as que indicam um processo, uma ação ou estado (verbo).
            Observe a frase a seguir:

Três meninas lindas sorriram.
Quantidadenomecaracterísticaação

            Quando organizamos as palavras dessa forma, considerando seus traços em comum, podemos classificá-las em dez categorias ou classes gramaticais.

Substantivo:
Dá nome aos seres, sentimentos, sensações etc.
Ex: Cadeira, amor.
Adjetivo:
Dá características, qualidades.
Ex: Querido, frio.
Verbo:
Expressam ações, estados.
Ex: Limpar, comer, abrir.
Artigo:
Antecede os substantivos determinando-os ou indeterminando-os
Ex: O, A, Um, Uma.
Pronome:
Substitui, acompanha o nome e determina a pessoa do discurso.
Ex: Eu, Nossa.
Advérbio:
Modifica os verbos, adjetivos ou outros advérbios.
Ex: Não, muito, sempre.
Numeral:
Expressam quantidades, frações, múltiplos e ordem.
Ex: Primeiro, vinte, metade, triplo.
Preposição:
Liga uma palavra a outra para completar o sentido.
Ex: De, em, para, por.
Conjunção:
Ligam orações (frases com verbos).
Ex: Mas, porém, e, que, portanto.
Interjeição:
Palavras ou expressões que evocam emoções.
Ex: Nossa! Uau! Que pena!

Exercícios

1.Observe a lista de palavras a seguir:

Coluna A
Coluna B
Coluna C
Coluna D
Coluna E
Casa
Bonito
Brincaram
Eu
Dezenove
Sapato
Grande
Andou
Ele
Terceiro
Limão
Magro
Estava
Nós
Dobro
Anel
Pálido
Amamos
Meu
Metade
Sofia
baixo
queria
nosso
mil

Em qual coluna as palavras têm a função de:

a)apontar uma característica?
b)indicar uma quantidade?
c)indicar um processo, uma ação ou um estado?
d)nomear algo ou alguém?
e)substituir ou acompanhar um nome?

2) Leia:

Caramba!!!! Paulinho comeu três sorvetes de uma só vez!

-Que palavra da frase indica:

a)ideia de tempo?
b)uma surpresa?

3)Nas duas atividades anteriores, você teve contado com palavras que pertencem a sete classes diferentes: substantivo, advérbio, numeral, interjeição, adjetivo, pronome e verbo. No texto explicativo, a professora colocou a definição e exemplos de todas essas classes, leia novamente o quadro explicativo. Em seguida, responda:

a)Qual coluna de palavras da atividade 1 apresenta uma relação de numerais?
b)Se você quisesse acrescentar mais um verbo à atividade 1, em que coluna você o colocaria?
c)Que interjeição foi usada na frase da atividade 2?
d)Se você tivesse de substituir essa palavra, que outra interjeição usaria?

Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou classroom.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 11/08/2020

Atenção: As atividades estão divididas em 2 partes. Atividade 1 é para ser feita na apostila “Aprender Sempre” tire as fotos das atividades, Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou classroom.

Atividade 1:
Na apostila “Aprender Sempre” fazer os exercícios número 10 ao 20 das páginas 7 à 16.

Atividade 2:
PROVA AAP (Avaliação de Aprendizagem e Processo) do 2º Bimestre
Retirar avaliação na escola, na semana de 03/08 A 07/08
Das 10 às 16:00 horas.
Responder e devolver até o dia 11/08. Através de WhatsApp privado (foto do gabarito com seu nome e série) ou email geisa19@hotmail.com


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 29/07/2020

Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às atividades do mês de Junho e Julho/2020. Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem no privado via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com

Atividade Avaliativa Bimestral (Clique no link abaixo e responda às questões)

SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS- 27 A 31/07
Coloquem as atividades em dia, entreguem até quarta-feira (29/07) para fechamento da nota do bimestre.

Os alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem reavaliar atividades que ainda haja dúvidas.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 28/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no caderno do aluno (copiar o texto explicativo e responder às questões), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou e-mail geisa19@hotmail.com , ou na plataforma Classroom.

Pretérito Imperfeito do Indicativo (copiar este texto explicativo)

Em aulas anteriores vimos o tempo Pretérito Perfeito do Indicativo, agora vamos ver outro tempo passado do modo indicativo, o PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO.

O PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO transmite a ideia de ação passada habitual ou contínua.

Exemplo: Quando era criança, viajava para a casa dos meus avós e comia muitos doces.

-Vamos ver como se conjuga este verbo!

PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO
AMAR
BEBER
PARTIR
Eu AMAVA
Eu BEBIA
Eu PARTIA
Tu AMAVAS
Tu BEBIAS
Tu PARTIAS
Ele AMAVA
Ele BEBIA
Ele PARTIA
Nós AMÁVAMOS
Nós BEBÍAMOS
Nós PARTÍAMOS
Vós AMÁVEIS
Vós BEBÍEIS
Vós PARTÍEIS
Eles AMAVAM
Eles BEBIAM
Eles PARTIAM

-Agora é sua vez, conjugue os verbos ANDAR, COMER e ABRIR, no seu caderno, igual aos verbos do exemplo do quadro.

-Leia a reportagem e responda às questões (Não precisa copiar o texto e as questões):

Ziraldo: Criança gosta de ser levada a sério

Quando pequeno, o filho de Zizinha e Geraldo adorava as histórias de Gulliver, Alice no País das Maravilhas e os contos dos irmãos Grimm lidos pela mãe. Até que caiu em suas mãos um gibi do Super-Homem, em um tempo em que quadrinhos eram considerados inimigos da leitura. “Entendi aí o meu futuro”, afirma um dos maiores escritores infantis do País.
A literatura para crianças foi quase um acaso, mas ele estava preparado: sabe encarar os pequenos de igual para igual. “Para falar com eles não é preciso usar diminutivo nem ficar de nhe-nhe-nhem. Criança gosta de ser levada a sério”, ensina ele. A teoria deu certo.
Conhecido pela fundação e engajamento no Pasquim durante a ditadura, o mineiro de Caratinga mudou o enfoque da sua vida profissional depois do sucesso de O Menino Maluquinho, em 1980. Aos 80 anos, completados em 24 de outubro (apropriadamente, mês das crianças), acumula cerca de 150 obras publicadas. Vendeu aproximadamente oito milhões de livros no mundo inteiro, 350 mil só no exterior. Sem falar nos filmes, peças teatrais e séries baseados em suas histórias. Até apresentador de programa ele virou, com o ABZ do Ziraldo, que vai ao ar na TV Brasil. O fã do menino-prodígio Robin, dono de uma coleção de 300 coletes, adorador do “era uma vez” e profundo conhecedor do código alfabético da Zizinha continua achando que uma criança maluquinha torna-se um adulto bacana. E segue insistindo na equação que o norteia: quanto mais os pequenos gostarem de ler, melhor o País será.

Disponível em: <https://almanaquebrasil.com.br>.

-Responda às questões no caderno (Não precisa copiar as perguntas)

1)Identifique com um traço o verbo no pretérito que compõe este trecho:

“Quando pequeno, o filho de Zizinha e Geraldo adorava as histórias de Gulliver, Alice [...]”

2)O verbo, identificado na questão anterior, exprime:
a) um fato habitual na infância de Ziraldo.
b) um fato duvidoso na infância de Ziraldo.
c) um fato passageiro na infância de Ziraldo.

3)O verbo, identificado na questão 1, pertence a qual pretérito?
a) Pretérito Perfeito do Indicativo.
b) Pretérito Imperfeito do Indicativo.
c) Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.

4)Na passagem “Até que caiu em suas mãos um gibi do Super-Homem [...]”, o verbo no pretérito “caiu” foi empregado no modo indicativo para expressar:
a) um desejo  
b) uma certeza
c) uma suposição

5)A oração com o verbo no pretérito “Entendi” foi colocada entre aspas porque:
a) é uma fala de autoria alheia.
b) é um trecho escrito em linguagem informal.
c) é uma opinião de quem escreveu o texto acima.

6)No período “A teoria deu certo.”, o verbo “deu” está conjugado no pretérito perfeito do indicativo em que pessoa?
a) 1ª pessoa (Eu)
b) 2ª pessoa (Tu)
c) 3ª pessoa (Ele)

7)Na oração “[...] o mineiro de Caratinga mudou o enfoque da sua vida profissional [...]”, o verbo no pretérito “mudou” indica:
a) uma ação do mineiro de Caratinga.
b) um estado do mineiro de Caratinga.

8)Observe o verbo no pretérito grifado a seguir:
“Até apresentador de programa ele virou [...]”

O referido verbo no pretérito poderia ser substituído por:
a) adaptou  
b) tornou-se
c) influenciou

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 21/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no caderno do aluno (copiar o texto explicativo e responder às questões), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou e-mail geisa19@hotmail.com , ou na plataforma Classroom.

ESTUDO DOS TEXTOS JORNALÍSTICOS (COPIAR ESTE TEXTO NO CADERNO)

            São textos do tipo informativo, veiculados pelos jornais, revistas e sites informativos. Os gêneros mais comuns são Notícia e Reportagem. O objetivo é informar sobre um assunto de interesse público.
            Notícia: somente relata os acontecimentos do cotidiano e exige apuração dos fatos.
            Reportagem: extrapola os limites da notícia, é mais aprofundada e longa, apresenta mais informações de especialistas no assunto e tenta entender as causas do fato.
Estrutura do texto jornalístico:
MANCHETE (Título): resume o que será dito e deve despertar o interesse do leitor.
LEAD (lide): pequeno resumo, primeiro parágrafo e que apresenta “o quê aconteceu?”, “quem foi envolvido?”, “onde aconteceu?” e “quando ocorreu o fato?”.
CORPO DO TEXTO (o texto da notícia): é o desenvolvimento do assunto e apresenta “como aconteceu?” e “por quê?”.
CARACTERÍSTICAS DO TEXTO JORNALÍSTICO:
-Linguagem simples e clara (formal);
-Imparcialidade (quando o jornalista não expõe suas opiniões e só relata os fatos ocorridos);
-Objetividade (vai direto ao assunto);
-Predomínio da linguagem denotativa (sentido real);
-Uso dos verbos na 3ª pessoa;
-Ordem direta das frases (sujeito, verbo, complemento). Exemplo de frase na ordem direta: “O Presidente visitou cidades do Paraná este final de semana.” Exemplo de frase na ordem inversa: “Neste final de semana, o Presidente visitou cidades do Paraná.” Percebeu a mudança? Na primeira frase o sujeito (Presidente) foi colocado na frente, na segunda frase foi colocado o tempo (Neste final de semana) e depois uma vírgula para enfatizar, ou seja, dar mais importância ao período.
PARA PRODUZIR UM TEXTO JORNALÍSTICO:
Um jornalista precisa seguir alguns pontos para dar mais credibilidade (dar confiança sobre) nos textos que escreve. Para isso segue o roteiro:
-PAUTA (seleção do assunto): em uma reunião os editores de um jornal ou revista decidem sobre o que irão escrever de interesse público.
-APURAÇÃO: seleção e verificação de informações sobre o assunto (pessoas envolvidas, veracidade de informações).
-REDAÇÃO: planejamento, organização e escrita dos assuntos no texto.
-EDIÇÃO: correção e revisão do texto.

Agora, leia o texto a seguir e responda às questões no caderno: (NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E AS QUESTÕES)

1)A qual gênero textual pertence o texto?
2)A qual tipo textual pertence o texto?
3)Qual a Manchete?
4) ”Um jacaré foi encontrado nesta sexta-feira (15) nas obras de restauração do Córrego Mané Pinto (8 de Abril), entre a Avenida 8 de Abril e Rua Barão de Melgaço, no Bairro do Porto, em Cuiabá.” Este trecho apresenta características do Lead da notícia, responda abaixo as informações que ele traz:
a)O quê aconteceu?
b)Quem?
c)Onde?
d)Quando?
5)Marque as características dos textos jornalísticos presentes no texto (pode ser mais de uma):
a.(   ) Linguagem clara e formal.
b.(   ) Uso de verbos na 3ª pessoa.
c.(   ) Linguagem conotativa.
d.(   ) Linguagem denotativa.







 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 14/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita no formulário do Google no link abaixo (se conseguir abrir e enviar as respostas, não precisa tirar foto porque suas respostas já aparecem automaticamente para a professora).
Se não conseguir abrir o formulário do Google, deve ser feita no caderno do aluno (gabarito com número das perguntas e a letra das respostas), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou email geisa19@hotmail.com , ou na plataforma Classroom.

Atividade avaliativa mensal

A atividade pode ser feita e enviada pelo formulário do Google acessando o link: https://forms.gle/ffDYBj2ntg3RXtTD7

Se não conseguir abrir o link e realizar a atividade, você pode fazer no caderno um gabarito com número das perguntas e a letra das respostas. Depois enviar via WhatsApp, ou email.

1.O que é Denotação?
a)Quando as palavras são usadas no sentido literal (do dicionário).
b)Quando as palavras são usadas no sentido criativo.
c)Quando as palavras são usadas no sentido não verbal.
d)Quando as palavras são usadas no sentido figurado.

2.Qual o gênero textual que tem balões marcando as falas dos personagens, interjeições e onomatopeias?
a)Fábula
b)Histórias em quadrinhos (HQs)
c)Conto
d)Crônica

3)O que é Conotação?
a)Quando as palavras são usadas fora do contexto.
b)Quando as palavras são usadas no sentido figurado (criativo).
c)Quando as palavras são usadas no sentido não verbal.
d)Quando as palavras são usadas no sentido literal (do dicionário).

4)Biografia é...
a)um texto informativo.
b)uma poesia.
c)um texto narrativo em que um narrador conta a história da vida de outra pessoa.
d)uma fábula.

5)Autobiografia é...
a)um texto narrativo em que o narrador conta a história da sua própria vida.
b)um texto informativo.
c)uma poesia.
d)uma fábula.

6)O que são Variações Linguísticas?
a)Tipos de palavras.
b)Tipos de textos.
c)Mudanças nos verbos das frases.
d)Mudanças naturais na língua por fatores históricos e culturais.

7)”Um dos curumins que o ouviam, perguntou ao velho de onde vinham as estrelas que luziam no céu.” (“A vitória-régia” – Theobaldo Miranda Santos). As palavras destacadas são verbos e estão em que tempo verbal?
a)Presente
b)Futuro
c)Subjuntivo
d)Pretérito

8)”Transformou o corpo da índia numa flor imensa e bela.” (“A vitória-régia” – Theobaldo Miranda Santos). O verbo destacado está conjugado em que tempo e modo verbal, especificamente?
a)Pretérito Perfeito do Indicativo
b)Pretérito Imperfeito do Indicativo
c)Presente do Indicativo
d)Futuro do Subjuntivo

9)Marque a alternativa que tem todos os tipos de variações linguísticas.
a)diacrônica, coloquial, denotativa, conotativa.
b)diacrônica, diastrática, diatópica, diafásica.
c)diastrática, diatópica, não verbal, conotativa.
d)diafásica, diastrática, denotativa, coloquial.

10)      ”Furaro os óio do Assum Preto
           Pra eles assim, ai, cantá mió
As palavras destacadas são marcas de:
a)Linguagem não verbal.
b)Variações linguísticas.
c)Classes de palavras.
d)Verbos


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07


Atividade para ser entregue até dia 07/07/2020

Atenção: Esta atividade deve ser feita na Apostila (Caderno do Aluno Volume 2), depois tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou email geisa19@hotmail.com , ou na plataforma Classroom.

Produção de texto: Biografia

Na Apostila (Caderno do Aluno - Volume 2), página 30, Atividade 6, leia as instruções e escreva no quadro uma pequena Biografia sobre seu super-herói favorito e, ao lado, colocar uma figura ou fazer um desenho do seu super-herói escolhido.



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
    

Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 30/06/2020

Atenção: Copie a atividade no caderno (menos os textos 1 e 2) e as questões com suas devidas respostas, depois tire uma foto e envie no privado do Whatsapp ou email geisa19@hotmail.com

Gêneros: Biografia X Autobiografia

Você sabe a diferença entre esses dois gêneros textuais?
Observe suas características.
- Biografia:
- O autor narra cronologicamente a vida de alguém;
- Escrita em Terceira Pessoa (Ele/Ela/Eles/Elas);
- Uso de verbos no passado;
- Texto do tipo Narrativo.

- AUTOBIOGRAFIA:
- O próprio autor narra acontecimentos da sua vida;
- Escrita em Primeira Pessoa (Eu);
- Uso de verbos no passado;
- Texto do tipo Narrativo.

Agora leia os textos (não precisa copiar):

Texto 1
Clarice Lispector
Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, no dia 10 de dezembro de 1920. Chegou ao Brasil em março de 1922, passou a infância na cidade do Recife e em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito.
Clarice Lispector estreou na literatura ainda muito jovem com o romance "Perto do Coração Selvagem" (1943), que teve calorosa acolhida da crítica e recebeu o Prêmio Graça Aranha.
Em 1944, recém-casada com um diplomata, viajou para Nápoles, onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois de uma longa estada na Suíça e Estados Unidos, voltou a morar no Rio de Janeiro.
Clarice Lispector começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo. Trabalhou na Agência Nacional e nos jornais A Noite e Diário da Noite. Foi colunista do Correio da Manhã e realizou diversas entrevistas para a revista Manchete. A autora foi cronista do Jornal do Brasil. Produzidos entre 1967 e 1973, esses textos estão reunidos no volume "A Descoberta do Mundo".
Entre suas obras mais importantes estão a reunião de contos em "A Legião Estrangeira" (1964), "Laços de Família" (1972), os romances "A Paixão Segundo G.H." (1964) e "A Hora da Estrela" (1977). Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro no dia 9 de dezembro de 1977.

Texto 2
Carlos Drummond de Andrade

“(...) declaro que nasci em Itabira, Minas Gerais, no ano de 1902, filho de pais burgueses, que me criaram no temor de Deus. Ao sair do grupo escolar, tomei parte da guerra europeia (pesa-me dizê-lo) ao lado dos alemães. Quando o primeiro navio mercante brasileiro foi torpedeado, tive que retirar a minha posição. A esse tempo já conhecia os padres alemães do Verbo Divino (rápida passagem pelo Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte). Dois anos em Friburgo, com os jesuítas. Primeiro aluno da classe, é verdade que mais velho que a maioria dos colegas, comportava-me como um anjo, tinha saudades da família, e todos os outros bons sentimentos, mas expulsaram-me por “insubordinação mental”. O bom reitor que me fulminou com essa sentença condenatória morreu, alguns anos depois, num desastre de bonde na Rua São Clemente. A saída brusca do colégio teve influência enorme no desenvolvimento dos meus estudos e de toda minha vida. Perdi a Fé. Perdi tempo. E ,sobretudo, perdi a confiança na justiça dos que me julgavam. Mas ganhei vida e fiz amigos inesquecíveis.
Casado, fui lecionar geografia no interior. Voltei a Belo Horizonte, como redator de jornais oficiais e oficiosos. Mário Casassanta levou-me para a burocracia, de que tenho tirado o meu sustento. De repente, a vida começou a impor-se, a desafiar-me com seus pontos de interrogação, que se desmanchavam para dar lugar a outros. Eu liquidava esses outros, mas apareciam novos. (...)”

Copie as questões e responda no caderno:

1.A partir da leitura das características da Biografia e da Autobiografia, os textos 1 e 2 pertencem a que gêneros?
Texto 1:
Texto 2:

2.A que tempo verbal (presente, passado e futuro) pertencem os verbos presentes nos dois textos?

3.Qual o foco narrativo (tipo de narrador) dos textos?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06


Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 23/06/2020

Atenção: A pesquisa deve ser feita no caderno, copiar as questões e respondê-las, depois fazer os exercícios da Apostila “Aprender Sempre”, tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou email geisa19@hotmail.com

Faça uma pesquisa na internet (Google) ou algum outro livro de língua portuguesa sobre o tema “Variação Linguística” e responda às seguintes questões:

1.O que é Variação Linguística?
2.Quais são os tipos de variações linguísticas existentes?
3.O que é Preconceito Linguístico?

Na Apostila “Aprender Sempre”, após a pesquisa, fazer os exercícios de 1 a 9 (responder na própria apostila).


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06



Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 16/06/2020

Atenção: Não precisa copiar o texto, você deve colocar o título da história no caderno, copiar as questões e respondê-las, depois tirar uma foto e enviar via Whatsapp privado ou email geisa19@hotmail.com

Leia a lenda:
A vitória-régia

Era uma noite de luar. As estrelas brilhavam no céu como diamantes. E a lua iluminava a terra com seus raios prateados. Um velho cacique contava às crianças as histórias maravilhosas de sua tribo. Ele era também feiticeiro e conhecia todos os mistérios da natureza. Um dos curumins que o ouviam, perguntou ao velho de onde vinham as estrelas que luziam no céu. E o cacique respondeu:
— Eu as conheço todas. Cada estrela é uma índia que se casou com a lua. Não sabiam? A lua é um guerreiro belo e forte. Nas noites de luar, ele desce à terra para se casar com uma índia. Aquela estrela que estão vendo é Nacaíra, a índia mais formosa da tribo dos Maués. A outra é Janã, a flor mais graciosa da tribo dos Aruaques. A respeito disso, vou contar a vocês uma história que aconteceu , há muitos anos, em nossa tribo.
Havia, entre nós, uma índia jovem e bonita, chamada Naiá. Sabendo que a lua era um guerreiro belo e poderoso, Naiá por ele se apaixonou. Por isso, recusou as propostas de casamento que lhe fizeram os jovens mais fortes e bravos de nossa tribo.
Todas as noites, Naiá ia para a floresta e ficava admirando a lua com seus raios prateados. Às vezes, ela saía correndo através da mata, para ver se conseguia alcançar a lua com seus braços. Mas esta continuava sempre afastada e indiferente, apesar dos esforços da índia para atingi-la.
Uma noite, Naiá chegou à beira de um lago. Viu nele, refletida, a imagem da lua. Ficou radiante! Pensou que era o guerreiro branco que amava. E, para não perdê-lo, lançou-se nas águas profundas do lago. Coitada! Morreu afogada.
Então a lua, que não quisera fazer de Naiá uma estrela do céu, resolveu torná-la uma estrela das águas. Transformou o corpo da índia numa flor imensa e bela. Todas as noites, essa flor abre suas pétalas enormes, para que a lua ilumine sua corola rosada.
Sabem qual flor é essa? É a vitória-régia!

SANTOS, Theobaldo Miranda. Lendas e mitos do Brasil. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

Copie e responda às questões:

1.Qual o tipo de texto?
2.A que gênero textual pertence?
3.Qual o foco narrativo (tipo de narrador)?
4.Reescreva os verbos do texto que estão no passado.
5.Dos verbos que você encontrou na questão anterior, quais estão conjugados no Pretérito Perfeito do Indicativo?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05


Atividade Língua Portuguesa

Atividade para ser entregue até dia 25/05/2020

Atenção: Vocês devem copiar toda essa atividade nos seus cadernos, tirar uma foto e enviar via Whats ou email (geisa19@hotmail.com).

Verbos no Passado

Pretérito Perfeito do Indicativo: transmite a ideia de ação completamente concluída.

Exemplo: Semana passada comi algo estragado e passei mal.

Você se lembra de como fazemos para conjugar um verbo?
O que é Conjugar?
É você pegar o verbo no infinitivo: AMAR
Tirar a terminação: AM
Colocar a terminação de cada pronome: EU AMEI

Como no quadro abaixo:

AMAR
BEBER
PARTIR
Eu Amei
Eu Bebi
Eu Parti
Tu Amaste
Tu Bebeste
Tu Partiste
Ele Amou
Ele Bebeu
Ele Partiu
Nós Amamos
Nós Bebemos
Nós Partimos
Vós Amastes
Vós Bebestes
Vós Partistes
Eles Amaram
Eles Bebem
Eles Partiram

Agora é a sua vez! Conjugue os verbos CANTAR, COMER e ABRIR, como no exemplo acima.


OBSERVAÇAO: Não se esqueça de fazer a sua AAP de língua portuguesa e tirar a foto do gabarito com o seu nome para enviar no whats da professora, ou pelo e-mail geisa19@hotmail.com . Até o dia 22/05/2020.




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


ATIVIDADES

Produzir uma história em quadrinhos com o tema “Coronavírus”.

Atividade: Produção de uma História em Quadrinhos
Para ser entregue até dia 19/05/2020
Tema: Coronavírus
Faça uma história em quadrinhos, conforme o exemplo, sobre o tema Coronavírus, em uma folha sulfite (ou do caderno de Arte), não se esqueça de colocar os balões, as interjeições e as onomatopeias. Depois de fazer mandar a foto da história via whats.
Segue imagem de exemplo:





ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05


Anexe aqui as atividades que os alunos desenvolverão e serão postadas no BLOG da escola

Responda às questões no caderno (copiar a questão):







ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Pesquisa: Fazer pesquisa sobre o que é Línguagem Denotativa (Denotação) e Linguagem Conotativa (Conotação).





As atividades que seguem estão no Caderno do Aluno (Apostila) do 1º Bimestre. Seguem as atividades pedidas:

ATENÇÃO: O trabalho de leitura sobre o conto que deveria ser entregue no dia 20/03, ficará para quando voltarmos às aulas normais, por isso, aproveite para fazer o trabalho com calma e aproveite a leitura dos contos do livro.

  v  Atividade 1

ü  Em aulas passadas, os alunos leram o texto “Conto ou não conto?” da página 9 do caderno do aluno e responderam às questões 1 e 2 (quem não terminou, agora é hora de terminar!);
ü  Agora, farão os exercícios 3, 4 e 5 das páginas 12 e 13.

  v  Atividade 2


Ler “atividade 4 – Entre contos e fábulas” das páginas 15 e 16 do caderno do aluno e fazer as atividades 1 e 2.

  v  Atividade 3

“Atividade 5 – Quem escreve um conto aumenta um ponto” da página 17 do caderno do aluno (apostila). A atividade é dar um final ao conto da atividade 1 da apostila partindo do ponto:

“[...]
E fez suspense – disse, repentinamente, que estava com sede e foi buscar água na cozinha...”

ü  Essa atividade deve ser feita no caderno.

  v  Atividade 4

Estudo do Gênero textual: Histórias em Quadrinhos
  ü  Leia os textos que seguem para saber mais sobre a História em quadrinhos.


As histórias em quadrinhos são cheias de recursos gráficos como interjeições e onomatopeias para deixar as histórias ainda mais atrativas. Sendo assim, utiliza a linguagem verbal e não verbal.







Neste link você poderá baixar um gibi da Turma da Mônica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Faça a leitura e observe os elementos das HQs como os tipos de balões, as onomatopeias e as interjeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário