SEMANA
14/12 A 18/12 – 6ºC
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 16/12
ATENÇÃO: SEMANA RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA SEMANA OS
ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS EXERCÍCIOS DE
RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE RECUPERAÇÃO, CLIQUE NO
LINK ABAIXO:
https://forms.gle/dPi18j6Qb3LXBWsu7
OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA
NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE.
|
SEMANA
07/12 A 11/12 – 6ºC
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 16/12
ATENÇÃO: SEMANA DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE. ESTA
SEMANA OS ALUNOS VERÃO AS ATIVIDADES QUE FALTAM ENTREGAR E FARÃO OS
EXERCÍCIOS DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO DO 4º BIMESTRE.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
PARA RESPONDER O EXERCÍCIO DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO,
CLIQUE NO LINK ABAIXO:
https://forms.gle/dPi18j6Qb3LXBWsu7
OBSERVAÇÃO: ESSA ATIVIDADE VALE NOTA 5. PARA OBTER UMA
NOTA MAIOR FAÇA AS OUTRAS ATIVIDADES DO BIMESTRE. |
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA
30/11 A 04/12 – 6ºC
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 08/12
ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO
PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE
SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 44 A 47.
|
SEMANA 23/11 A
27/11 – 6ºC
ATIVIDADE PARA
ENTREGAR ATÉ 01/12
ATENÇÃO:
RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR
OS EXERCÍCIOS.
COMO
ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU
APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE
TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ
ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO – VOLUME 4 ATIVIDADES DAS
PÁGINAS 34 A 40 (até o exercício 8 da página 40).
|
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
Atividade Língua
Portuguesa
SEMANA 09/11 A 13/11 – 6ºC
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 17/11
ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO
OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU
APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS
ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO
– VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 26 A 30 (até o
exercício 12). |
SEMANA 03/11 A 06/11 – 6ºC
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 11/11
ATENÇÃO: RESPONDA AOS EXERCÍCIOS NO CADERNO
OU NA APOSTILA. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO OU
APOSTILA IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS
ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
APOSTILA “SP FAZ ESCOLA” – CADERNO DO ALUNO
– VOLUME 4 ATIVIDADES DAS PÁGINAS 22 A 25.
(A ESCOLA ESTARÁ ABERTA ATÉ ÀS 20H00
PARA VOCÊ BUSCAR AS SUAS APOSTILAS DO 4º BIMESTRE)
|
Atividade Língua
Portuguesa
ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA – SEMANA 26/10
A 30/10 – 6ºC
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 03/11
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO E
RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS
EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO
SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP
(PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER DÚVIDAS ATENDEREI VIA
WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
LEITURA E
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
A tartaruga
Numa
manhã de suas férias, o menino brincava no córrego da fazenda de seu avô,
quando avistou uma pedra diferente. Pegou a pedra e se surpreendeu ao
perceber que era um animalzinho, uma tartaruga. O
menino nunca tinha visto uma tartaruga. Colocou o bichinho no chão. Ela,
assustada, encolheu-se toda. Colocou sua cabeça na carapaça e ficou inerte. O
menino não se conformava! Começou a mexer no animalzinho cutucando-o, batendo
em seu casco. O
avô, que procurava o menino para o almoço, avistou a cena e chamou a atenção
do neto: – Não maltratamos os bichos aqui na fazenda!
Pare já com isso! – Não estava maltratando – resmungou o
menino – só quero que ela coloque a cabeça para fora. – Ah, é isso? Mas assim, ela nunca vai
colocar a cabeça para fora! Apanhou
o animal e o levou para um lugar que tinha sol e ficaram bem quietinhos
observando. O sol
ardia, ardia... E quando ficou bastante quente, a tartaruga colocou a cabeça
para fora! – Viu, meu filho? Não precisamos de
violência para conseguir nossos objetivos. Foi o calor do sol que a venceu. O
menino ouvia o avô atentamente: – Temos muito em comum com as tartarugas.
Principalmente, vocês, as crianças. É preciso lidar com jeito, paciência. O
calor das nossas palavras, das nossas ações deve aquecer o coração das
pessoas e fazê-las agir, como aconteceu com a tartaruga, mostrando-se para os
outros.
Disponível
em: <https://metaforas.com.br/2019-07-06/a-tartaruga.htm>.
Questão 1 – Identifique o fato
que motivou a história “A tartaruga”:
Questão 2 – Segundo o narrador,
“o menino não se conformava” com o fato: ( ) de nunca ter visto uma tartaruga. ( ) de ter colocado a tartaruga no chão. ( ) de a tartaruga ter escondido a cabeça
e ficado inerte.
Questão 3 – Na parte “Começou a
mexer no animalzinho [...]”, a expressão destacada: ( ) retoma a tartaruga. ( ) apresenta a tartaruga. ( ) caracteriza a tartaruga.
Questão 4 – Na oração “Pare já
com isso!”, o avô: ( ) dá uma ordem ao menino. ( ) dá um conselho ao menino. ( ) dá uma sugestão ao menino.
Questão 5 – No segmento
“Apanhou o animal e o levou para um lugar que tinha sol [...]”, o texto narra
as ações: ( ) do avô. ( ) do menino. ( ) da tartaruga.
Questão 6 – Os travessões foram
usados para: ( ) anunciar as falas dos personagens da
história. ( ) assinalar o início das falas dos
personagens da história. ( ) marcar uma pausa nas falas dos
personagens da história.
Questão 7 – Na passagem “O
menino ouvia o avô atentamente [...]”, o termo grifado indica uma
circunstância de: ( ) lugar. ( ) modo. ( ) tempo.
Questão 8 – Em “O calor das
nossas palavras, das nossas ações deve aquecer o coração das pessoas e
fazê-las agir, como aconteceu com a tartaruga, mostrando-se para os outros.”,
o texto: ( ) faz uma crítica. ( ) levanta uma hipótese. ( ) partilha um ensinamento. |
Atividade Língua Portuguesa
ATIVIDADE LINGUA
PORTUGUESA – SEMANA 19/10 A 23/10 – 6ºC
ATIVIDADE PARA
ENTREGAR ATÉ 27/10
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA
OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
SE TIVER
DÚVIDAS ATENDEREI VIA WHATSAPP DE SEGUNDA A SEXTA DAS 7H30 ÀS 18 HORAS.
Discurso
Direto e Indireto (Texto explicativo para leitura NÃO PRECISA COPIAR) Discurso direto e indireto são tipos de discursos para inserir
falas e pensamentos de personagens no gênero narrativo.
Discurso direto Este é o mais comum e natural entre os tipos de discurso.
Consiste na transcrição exata da fala dos personagens, sem participação do
narrador. É uma forma de dar vida própria aos personagens, fazendo o
leitor ficar mais interessado e mergulhar na história. No discurso direto são
utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Exemplos: O aluno afirmou: O réu afirmou: "Sou inocente!" No discurso direto, são utilizados os "verbos de
elocução", ou seja, relacionados ao verbo "dizer", como por
exemplo: falar, afirmar, perguntar, declarar, responder, indagar, entre
outros. Discurso indireto O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador
no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas
dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova. O réu afirmou que era inocente. Além disso, também são utilizados verbos de elocução para
anunciar o discurso, além de conjunções que separam a fala do narrador das
falas dos personagens (que e se).
EXERCÍCIOS (SÓ
RESPONDER)
TEREZA
A Teresa voltou da praia, e estive a pique de lhe dizer que queria acabar o
namoro. Mas ela estava tão contente, contando as novidades, que terminei
ficando com dó e adiei a decisão. Sem contar que o sol lhe tinha feito muito
bem. Os olhos de Teresa pareciam mais bonitos com a pele bronzeada.
A Teresa não parava de falar, e eu só escutando, com vontade de estar longe
dali. Mas chegou uma hora em que ela percebeu que eu estava triste e
perguntou por quê.
--- Estou triste por sua causa.
--- Por minha causa? Por quê?
Hesitei um pouco. Dizia ou não dizia que não gostava mais dela?
--- Estava com saudades.
Na hora em que disse aquilo, me senti o pior sujeito do mundo. Mas o que
podia fazer, se já tinha falado?
--- Mas eu estou aqui, Sérgio.
--- Pois é, você voltou.
--- O que você está querendo dizer com isso?
--- Nada, Tereza, nada...
--- Serginhooô...
O difícil era que a Teresa não entendia nada do que lhe dizia. Ainda por
cima, vinha com aquele jeito enjoado de dizer “Serginhooô”, que me deixava
com mais raiva. Mas ela logo esqueceu do que estávamos falando e começou a
contar do biquíni que havia comprado, das praias de Santos, do novo carro do
pai etc. E eu com a cabeça em outro lugar, só pensando na Cybelle e nas
coisas que ela tinha me dito. “Você tem razão, garota, eu não presto mesmo.
Não mereço você”, falei baixinho.
--- O que foi que você disse? --- Teresa perguntou.
--- Nada não...
Fiquei torcendo para que ela dissesse que eu não estava prestando atenção na
conversa. Seria mais um motivo para uma briga. E dessa vez eu terminaria com
aquele namoro que já me chateava. Mas a Tereza não disse nada e continuou a
falar de Santos, dos passeios na praia. E eu ali a seu lado com a cabeça nas
nuvens, que tomavam a forma da Cybelle, do sorriso da Cybelle. “Tão bela...”
--- Serginho, você ficou maluco?
--- Maluco por quê?
--- Você não para de falar sozinho.
Olhei bem para a Teresa, para aqueles olhos verdes, e dei-lhe um beijo.
--- Tem razão, Tereza, estou completamente maluco.
Amor
& cuba-libre. São Paulo, FTD, 1980.
1.Escreva
nos parênteses DD para discurso direto e DI para discurso indireto. ( ) “...estive a pique de lhe
dizer que queria acabar nosso namoro”. ( ) “Mas chegou uma hora em que
ela percebeu que eu estava triste e perguntou por quê”. ( ) “--- O que foi que você
disse?” ( ) “--- Estou triste por sua
causa”. ( ) “Dizia ou não dizia que não
gostava mais dela”?
2.Retire
do texto mais três exemplos de discurso direto.
3.Diga
se há discurso direto ou indireto no período abaixo.
“Você tem razão, garota, eu não presto mesmo. Não mereço você”, Falei
baixinho.
4.Procure no texto dois verbos de elocução
empregados no discurso direto e escreva-os abaixo.
|
Atividade Língua Portuguesa
Atividade para entregar até dia 20/10/2020
Atenção: Esta Atividade de Revisão é referente às atividades dos meses de Agosto e Setembro/2020. Há somente uma resposta correta e você pode usar suas anotações e atividades feitas para consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail geisa19@hotmail.com
Atividade de Revisão (Clique no link abaixo e responda às questões)
https://forms.gle/GNJGx6AfQqf4bF7V8
Se tiver dúvidas, atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Atividade para
entregar até dia 07/10/2020
ATENÇÃO: ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA -
CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE
TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM
ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E
O NÚMERO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
- Atividade na
apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3. Atividade 5 nas
páginas 31 e 32. Atividade 6 nas
páginas 33.
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
Atividade para
entregar até dia 29/09/2020
ATENÇÃO: A PRODUÇÃO DE TEXTO DEVE SER FEITA EM
FOLHA SEPARADA COM NOME COMPLETO E SÉRIE DO ALUNO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DE TODO O TEXTO DE FORMA
LEGÍVEL E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL
(geisa19@hotmail.com).
PRODUÇÃO DE TEXTO
Escreva um conto de mistério
(narrativa de enigma) conforme estudado em atividades anteriores. Sem
limite de linhas para a sua criatividade. Lembre-se que a narrativa de
enigma tem essas características: -Há sempre um
mistério a ser desvendado. -A investigação do
enigma corresponde ao foco principal da história. -Caso o mistério
corresponda a um crime, no início da narrativa são apresentados alguns
indícios deixados pelo culpado. -Conforme surgem
pistas sobre o crime, possíveis culpados e novos suspeitos ganham destaque na
narrativa. -Os enigmas são
desvendados por meio de raciocínio lógico. -O suspense, o medo
e o desejo de saber são ingredientes importantes na trama. -Os contos de
enigma estabelecem um jogo entre o leitor e a narrativa. -Por meio do texto,
o leitor assume uma postura investigativa.
NÃO SE ESQUEÇA DE
COLOCAR UM TÍTULO ATRATIVO PARA A SUA HISTÓRIA. SE QUISER, PODE
FAZER UMA ILUSTRAÇÃO.
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
Atividade para
entregar até dia 22/09/2020
ATENÇÃO: ATIVIDADES DA APOSTILA “SP FAZ ESCOLA -
CADERNO DO ALUNO”. NÃO PRECISA COPIAR OS EXERCÍCIOS. AS ATIVIDADES QUE
TÊM ESPAÇO PARA FAZER NA APOSTILA, DEVEM SER FEITAS LÁ, AQUELAS QUE NÃO TÊM
ESPAÇO DEVEM SER RESPONDIDAS NO CADERNO IDENTIFICANDO A PÁGINA DA ATIVIDADE E
O NÚMERO.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO E APOSTILA
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
- Atividade na
apostila SP Faz Escola – Caderno do Aluno – Volume 3.
Atividade 1 nas
páginas 21 a 26 (até o exercício 6 da página 26).
Atividades 2, 3 e 4
nas páginas 28 a 30.
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
Atividade para
entregar até dia 15/09/2020
Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às
atividades do mês de Agosto/2020.
Há somente uma
resposta correta e você pode usar suas anotações e atividade feitas para
consultar suas respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma
mensagem via WhatsApp (privado) ou e-mail geisa19@hotmail.com
Atividade Avaliativa Mensal (Clique no link abaixo e
responda às questões)
Se tiver dúvidas,
atenderei via WhatsApp das 7h30 às 18horas de segunda a sexta.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
PRETÉRITO
MAIS-QUE-PERFEITO
|
||
AMAR
|
BEBER
|
PARTIR
|
Eu AMARA
|
Eu BEBERA
|
Eu PARTIRA
|
Tu AMARAS
|
Tu BEBERAS
|
Tu PARTIRAS
|
Ele AMARA
|
Ele BEBERA
|
Ele PARTIRA
|
Nós AMÁRAMOS
|
Nós BEBÊRAMOS
|
Nós PARTÍRAMOS
|
Vós AMÁREIS
|
Vós BEBÊREIS
|
Vós PARTÍREIS
|
Eles AMARAM
|
Eles BEBERAM
|
Eles PARTIRAM
|
FUTURO
DO PRESENTE
|
||
AMAR
|
BEBER
|
PARTIR
|
Eu AMAREI
|
Eu BEBEREI
|
Eu PARTIREI
|
Tu AMARÁS
|
Tu BEBERÁS
|
Tu PARTIRÁS
|
Ele AMARÁ
|
Ele BEBERÁ
|
Ele PARTIRÁ
|
Nós AMAREMOS
|
Nós BEBEREMOS
|
Nós PARTÍREMOS
|
Vós AMAREIS
|
Vós BEBEREIS
|
Vós PARTIREIS
|
Eles AMARÃO
|
Eles BEBERÃO
|
Eles PARTIRÃO
|
FUTURO
DO PRETÉRITO
|
||
AMAR
|
BEBER
|
PARTIR
|
Eu AMARIA
|
Eu BEBERIA
|
Eu PARTIRIA
|
Tu AMARIAS
|
Tu BEBERIAS
|
Tu PARTIRIAS
|
Ele AMARIÁ
|
Ele BEBERÍA
|
Ele PARTIRIA
|
Nós AMARÍAMOS
|
Nós BEBERÍAMOS
|
Nós PARTÍRÍAMOS
|
Vós AMARÍEIS
|
Vós BEBERÍEIS
|
Vós PARTIRÍEIS
|
Eles AMARIAM
|
Eles BEBERIAM
|
Eles PARTIRIAM
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADE LINGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE PARA ENTREGAR ATÉ 31/08/20
ATENÇÃO: LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA
OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR: TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO
IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR VIA WHATSAPP (PRIVADO),
CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
TIPO: NARRATIVA DE ENIGMA
GÊNERO: CONTO DE ENIGMA (MISTÉRIO)
Em
geral, os contos de enigma "apresentam" ao leitor algumas
informações iniciais relacionadas ao tempo e ao espaço da narrativa.
As
narrativas de enigma se caracterizam, entre outros elementos, por apresentar
um crime ou um mistério a ser desvendado. Por esse motivo, essas histórias,
geralmente, apresentam a figura de um detetive ou de alguém que desempenha o
papel de esclarecer o enigma, tornando-se um herói após desmembrar todo o
"problema".
Alguns
elementos do gênero:
-Há sempre um mistério a
ser desvendado.
-A investigação do
enigma corresponde ao foco principal da história.
-Caso o mistério
corresponda a um crime, no início da narrativa são apresentados alguns
indícios deixados pelo culpado.
-Conforme surgem pistas
sobre o crime, possíveis culpados e novos suspeitos ganham destaque na
narrativa.
-Os enigmas são
desvendados por meio de raciocínio lógico.
-O suspense, o medo e o
desejo de saber são ingredientes importantes na trama.
-Os contos de enigma
estabelecem um jogo entre o leitor e a narrativa.
-Por meio do texto, o
leitor assume uma postura investigativa.
EXERCÍCIOS
LEITURA
E COMPREENSÃO DE TEXTO
Conto:
O incrível enigma do galinheiro
Isso
aconteceu numa época em que o grande detetive Sherlock Holmes estava
aposentado e um tanto esquecido. Em Londres, onde morava, ninguém mais o
chamava para elucidar mistérios. Conformava-se, dizendo: não se fazem mais
bandidos como antigamente.
Meu
tio Clarimundo, leitor das aventuras de Sherlock, foi quem decidiu
contratá-lo. Mas que não trouxesse seu secretário Dr. Watson, que só servia
para ouvir no final de cada caso a mesma frase: “Elementar, Watson”.
– Mas
se trata dum caso tão insignificante – protestou mamãe.
–
Insignificante? Esse enigma está nos pondo malucos.
Alguém
andava assaltando nosso galinheiro. A cada dia sumia uma galinha. Quem faria
isso, estando a casa cercada por paredes de imensos edifícios? Não havia muro
para saltar. Nem grades para pular. E na casa só morávamos eu, meus pais, tio
Clarimundo e Noca, a velha empregada. Um enigma muito enigmático, sim.
Sherlock
Holmes chegou e hospedou-se no quarto dos fundos. Ele, seu boné xadrez, seu
cachimbo, lógico, e mais logicamente sua lupa, que aumentava tudo. Chegou
anunciando:
–
Chamarei esta aventura “O caso das galinhas desaparecidas”. Ou ficaria melhor
“O incrível enigma do galinheiro”?
–
Ambos são bons, mas...
– Na
maior parte das vezes o culpado é o mordomo – informou Sherlock.
–
Onde está o suspeito?
– Não
temos mordomo – lamentou tio Clarimundo.
–
Então me levem à cena do crime.
Levamos
Sherlock ao quintal, pequeno e espremido entre os prédios. Ele tirou a lupa
do bolso. Um palito ou folha de árvore, examinava concentradamente. Depois,
tomava notas num caderno. Mas, como a viagem o cansara, foi dormir cedo. Na
manhã seguinte minha mãe acordou-o com uma informação:
–
Sumiu outra galinha.
–
Esta noite dormirei no galinheiro.
E
dormiu mesmo, sentado numa poltrona. Desta vez eu que o acordei.
–
Mister Holmes, roubaram mais uma galinha.
A
notícia fez com que se decidisse:
– A
história se chamará mesmo “O incrível enigma do galinheiro”.
– Não
estamos preocupados com títulos – rebateu meu tio.
– Mas
meu editor está.
Neste
dia consegui ler o caderno de anotações do detetive. Li: nada, nada, nada. Um
nada em cada página. Organizado, não? Também nesse dia Sherlock telefonou a
Londres para trocar impressões com o fiel Dr. Watson. Uma fortuninha em
chamados internacionais.
E as
galinhas continuavam desaparecendo, apesar de Sherlock Holmes dormir no galinheiro.
Ele já andava falando sozinho.
– Nem
sinal de gato, cachorro, raposa, gambá. Todo o meu prestígio está em jogo.
Por
fim, restou apenas uma galinha.
À
hora do almoço o famoso detetive, sentindo-se velho e fracassado, sofreu uma
crise, chorando na frente de todos. Nós nos comovemos muito com a situação.
Um homem daqueles derramar lágrimas... Noca, então, deu um passo à frente e
confessou:
– Eu
que roubava as galinhas. Dava às famílias pobres duma favela.
Sherlock
enxugou imediatamente as lágrimas na manga do paletó.
– Já
sabia. Fingi chorar para que ela confessasse.
–
Então desconfiava de Noca? – perguntou tio Clarimundo.
–
Encontrei penas de galinha no quarto dela. Elementar, Clarimundo. E o que
dizem de comermos a penosa que resta no galinheiro?
Não
sei se foi escrito “O incrível enigma do galinheiro”. Se foi, pobres
leitores. Na verdade eu que roubava as galinhas para dar aos favelados.
Inclusive quando o detetive dormia no galinheiro. Noca sabia disso e assumiu
a culpa em meu lugar.
Elementar,
Mister Sherlock Holmes.
(Marcos Rey, Em
Vice-Versa ao Contrário. Org. Heloísa Prieto. São Paulo, Companhia das
Letrinhas, 1993.)
Sir
Arthur Conan Doyle Médico, escritor e detetive
Sir Arthur Conan Doyle nasceu na Escócia, em
1859. Estudou medicina e estabeleceu-se em Londres, na Inglaterra. Foi então
que começou a escrever sobre o detetive Sherlock Holmes. As pessoas gostaram
tanto de suas histórias que ele abandonou a carreira de médico e se tornou
escritor. Foi também historiador, atleta, navegante, jornalista e detetive.
Defendeu duas vítimas de falsas acusações, provando a inocência delas no
tribunal mediante suas próprias investigações.
QUESTÕES
1.Marque a
alternativa correta, o narrador desse texto é:
a)Sherlock Homes.
b)Tio Clarimundo.
c)Noca.
d)Sobrinho do tio
Clarimundo.
e)O narrador não é
personagem da história
2.Releia este trecho
do texto:
“–
Mas se trata dum caso tão insignificante – protestou mamãe.
–
Insignificante? Esse enigma está nos pondo malucos.”
A que caso eles se
referem?
a)À injusta
aposentadoria precoce de Sherlock Holmes.
b)Ao sumiço das galinhas
do galinheiro.
c)Ao desaparecimento do
mordomo da família.
d)Ao sumiço do caderno
de anotações do detetive.
e)Ao desaparecimento de
Noca, a velha empregada da família.
3.Num texto
narrativo, os fatos ocorrem numa progressão temporal, marcada pela relação de
anterioridade e posterioridade entre os eventos relatados. Alguns deles são
apresentados a seguir. Observe:
I.Mesmo com Sherlock na casa, e fazendo
questão de dormir na “cena do crime”, as galinhas continuavam sumindo do
galinheiro.
II.Sherlock Holmes começa sua
investigação pelo quintal da casa, examinando concentradamente todas as
pistas que encontrava.
III.Tio Clarimundo contrata Sherlock
Holmes para solucionar o enigma do galinheiro.
IV.Noca confessou ser a culpada pelo
sumiço das galinhas, justificando que as roubava para doá-las às famílias
pobres de uma favela.
V.Quando restava apenas uma galinha no
galinheiro, Sherlock decide chorar na frente de todos, como parte de sua
estratégia para solucionar o caso.
Assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta desse trecho da história, com a
adequada progressão dos fatos narrados.
a)III – II – I – V – IV
b)II – III – V – I – IV
c)III – II – V – I – IV
d)III – I – V – IV – II
e)II – IV – V – III – I
4.Releia os
parágrafos finais do texto.
“Não
sei se foi escrito “O incrível enigma do galinheiro”. Se foi, pobres
leitores. Na verdade eu que roubava as galinhas para dar aos favelados.
Inclusive quando o detetive dormia no galinheiro. Noca sabia disso e assumiu
a culpa em meu lugar.
Elementar,
Mister Sherlock Holmes.”
Ao escrever “pobres
leitores”, o narrador:
a)lamenta o fato de
Sherlock Homes, já aposentado e um tanto esquecido na cidade onde mora, não
ter sido capaz de solucionar o “incrível enigma do galinheiro”.
b)lamenta que, caso o
livro “O incrível enigma do galinheiro” tenha sido publicado, o leitor não
teve acesso à verdadeira solução do caso, isto é, não ficou sabendo que quem
pegava as galinhas do galinheiro era o próprio narrador.
c)lamenta que, caso o
livro “O incrível enigma do galinheiro” tenha sido publicado, o leitor não
teve acesso à verdadeira solução do caso, isto é, não ficou sabendo que quem
pegava as galinhas do galinheiro era o próprio tio Clarimundo.
d)lamenta que, caso o
livro “O incrível enigma do galinheiro” tenha sido publicado, o leitor não
teve acesso à verdadeira solução do caso, isto é, não ficou sabendo que Noca
era a verdadeira culpada.
e)lamenta o fato de o
livro “O incrível enigma do galinheiro” jamais ter sido escrito.
5)Leia o trecho
abaixo, retirado do texto:
“Alguém
andava assaltando nosso galinheiro. A cada dia sumia uma galinha. Quem faria
isso, estando a casa cercada por paredes de imensos edifícios? Não havia muro
para saltar. Nem grades para pular. E na casa só morávamos eu, meus pais, tio
Clarimundo e Noca, a velha empregada. Um enigma muito enigmático, sim.”
Leia as afirmações
feitas:
I.Os adjetivos imensos e enigmático
referem-se, respectivamente, aos substantivos edifícios e enigma.
II.No trecho, palavra velha, em destaque,
é um substantivo.
III.No trecho, não há adjetivo que
caracterize o substantivo paredes.
Estão corretas as
afirmações:
a)I, apenas.
b)I e II, apenas.
c)I e III, apenas.
d)II e III, apenas.
e)I, II e III.
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ATIVIDADE
LINGUA PORTUGUESA
ATIVIDADE
PARA ENTREGAR ATÉ 18/08/20
ATENÇÃO:
LEIA O TEXTO EXPLICATIVO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS NO CADERNO. NÃO PRECISA
COPIAR O TEXTO E OS EXERCÍCIOS.
COMO ENTREGAR:
TIRAR UMA FOTO DO SEU CADERNO IDENTIFICANDO A SEMANA DA ATIVIDADE E ENVIAR
VIA WHATSAPP (PRIVADO), CLASSROOM OU E-MAIL (geisa19@hotmail.com).
TEXTOS
EXPLICATIVO: Classes de Palavras
Todas as palavras da língua portuguesa são categorizadas,
ou seja, elas podem ser agrupadas e analisadas por diferentes
critérios. Um deles, por exemplo, pode ser agrupá-las de acordo com o modo
como são criadas e formadas. Veja:
Outra forma de categorizar as palavras pode ser
organizá-las de acordo com a sua finalidade na língua. Por exemplo, há
palavras que foram criadas para dar nome às coisas (substantivos);
outras para dar características a essas coisas (adjetivos); há as que
indicam quantidade ou ordem das coisas (numerais) e há ainda as que
indicam um processo, uma ação ou estado (verbo).
Observe a frase a seguir:
Três
meninas
lindas
sorriram.
Quantidade
– nome
– característica
– ação
Quando organizamos as palavras dessa forma,
considerando seus traços em comum, podemos classificá-las em dez categorias
ou classes gramaticais.
Exercícios
1.Observe a lista de
palavras a seguir:
Em qual coluna as
palavras têm a função de:
a)apontar uma
característica?
b)indicar uma
quantidade?
c)indicar um processo,
uma ação ou um estado?
d)nomear algo ou alguém?
e)substituir ou
acompanhar um nome?
2) Leia:
Caramba!!!!
Paulinho comeu três sorvetes de uma só vez!
-Que palavra da frase
indica:
a)ideia de tempo?
b)uma surpresa?
3)Nas duas atividades
anteriores, você teve contado com palavras que pertencem a sete classes
diferentes: substantivo, advérbio, numeral, interjeição, adjetivo, pronome e
verbo. No texto explicativo, a professora colocou a definição e exemplos de
todas essas classes, leia novamente o quadro explicativo. Em seguida, responda:
a)Qual coluna de
palavras da atividade 1 apresenta uma relação de numerais?
b)Se você quisesse
acrescentar mais um verbo à atividade 1, em que coluna você o colocaria?
c)Que interjeição foi
usada na frase da atividade 2?
d)Se você tivesse de
substituir essa palavra, que outra interjeição usaria?
Atividade 2 é a prova AAP, tire a foto do gabarito com
seu nome (capa) me envie via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com ou
classroom.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 11/08/2020
Atenção: As atividades estão divididas em 2
partes. Atividade 1 é
para ser feita na apostila “Aprender Sempre” tire as fotos das
atividades, Atividade 2 é a prova
AAP, tire a foto do gabarito com seu nome (capa) me envie via WhatsApp
(privado) ou email geisa19@hotmail.com ou
classroom.
Atividade 1:
Na apostila “Aprender Sempre” fazer os
exercícios número 10 ao 20 das páginas 7 à 16.
Atividade 2:
PROVA AAP (Avaliação de Aprendizagem e
Processo) do 2º Bimestre
Retirar avaliação na escola, na semana de
03/08 A 07/08
Das 10 às 16:00 horas.
Responder e devolver até o dia 11/08. Através
de WhatsApp privado (foto do gabarito com seu nome e série) ou email geisa19@hotmail.com
|
Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 29/07/2020
Atenção: Esta Atividade Avaliativa é referente às
atividades do mês de Junho e Julho/2020. Há somente uma resposta correta e
você pode usar suas anotações e atividade feitas para consultar suas
respostas. Se não conseguir abrir o formulário me envie uma mensagem no
privado via WhatsApp (privado) ou email geisa19@hotmail.com
Atividade Avaliativa Bimestral (Clique no
link abaixo e responda às questões)
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS- 27 A 31/07
Coloquem
as atividades em dia, entreguem até quarta-feira (29/07) para fechamento da
nota do bimestre.
Os
alunos que desenvolveram o que foi solicitado, devem reavaliar atividades que
ainda haja dúvidas.
|
Atividade para ser
entregue até dia 28/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no
caderno do aluno (copiar o texto explicativo e responder às questões), depois
tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou e-mail geisa19@hotmail.com , ou na
plataforma Classroom.
Pretérito Imperfeito
do Indicativo
(copiar
este texto explicativo)
Em
aulas anteriores vimos o tempo Pretérito Perfeito do Indicativo, agora vamos
ver outro tempo passado do modo indicativo, o PRETÉRITO IMPERFEITO DO
INDICATIVO.
O
PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO
transmite a ideia de ação passada habitual ou contínua.
Exemplo: Quando era criança, viajava
para a casa dos meus avós e comia
muitos doces.
-Vamos
ver como se conjuga este verbo!
-Agora
é sua vez, conjugue os verbos ANDAR, COMER e ABRIR, no seu
caderno, igual aos verbos do exemplo do quadro.
-Leia
a reportagem e responda às questões (Não precisa copiar o texto e as
questões):
Ziraldo: Criança
gosta de ser levada a sério
Quando
pequeno, o filho de Zizinha e Geraldo adorava as histórias de Gulliver, Alice
no País das Maravilhas e os contos dos irmãos Grimm lidos pela mãe. Até que
caiu em suas mãos um gibi do Super-Homem, em um tempo em que quadrinhos eram
considerados inimigos da leitura. “Entendi aí o meu futuro”, afirma um dos
maiores escritores infantis do País.
A
literatura para crianças foi quase um acaso, mas ele estava preparado: sabe
encarar os pequenos de igual para igual. “Para falar com eles não é preciso
usar diminutivo nem ficar de nhe-nhe-nhem. Criança gosta de ser levada a
sério”, ensina ele. A teoria deu certo.
Conhecido
pela fundação e engajamento no Pasquim durante a ditadura, o mineiro de
Caratinga mudou o enfoque da sua vida profissional depois do sucesso de O
Menino Maluquinho, em 1980. Aos 80 anos, completados em 24 de outubro
(apropriadamente, mês das crianças), acumula cerca de 150 obras publicadas.
Vendeu aproximadamente oito milhões de livros no mundo inteiro, 350 mil só no
exterior. Sem falar nos filmes, peças teatrais e séries baseados em suas
histórias. Até apresentador de programa ele virou, com o ABZ do Ziraldo, que
vai ao ar na TV Brasil. O fã do menino-prodígio Robin, dono de uma coleção de
300 coletes, adorador do “era uma vez” e profundo conhecedor do código
alfabético da Zizinha continua achando que uma criança maluquinha torna-se um
adulto bacana. E segue insistindo na equação que o norteia: quanto mais os
pequenos gostarem de ler, melhor o País será.
Disponível em:
<https://almanaquebrasil.com.br>.
-Responda
às questões no caderno (Não precisa copiar as perguntas)
1)Identifique
com um traço o verbo no pretérito que compõe este trecho:
“Quando
pequeno, o filho de Zizinha e Geraldo adorava as histórias de Gulliver, Alice
[...]”
2)O
verbo, identificado na questão anterior, exprime:
a) um
fato habitual na infância de Ziraldo.
b) um
fato duvidoso na infância de Ziraldo.
c) um
fato passageiro na infância de Ziraldo.
3)O
verbo, identificado na questão 1, pertence a qual pretérito?
a) Pretérito
Perfeito do Indicativo.
b)
Pretérito Imperfeito do Indicativo.
c)
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.
4)Na
passagem “Até que caiu em suas mãos um gibi do Super-Homem [...]”, o verbo no
pretérito “caiu” foi empregado no modo indicativo para expressar:
a) um
desejo
b) uma
certeza
c) uma
suposição
5)A
oração com o verbo no pretérito “Entendi” foi colocada entre aspas porque:
a) é
uma fala de autoria alheia.
b) é um
trecho escrito em linguagem informal.
c) é
uma opinião de quem escreveu o texto acima.
6)No
período “A teoria deu certo.”, o verbo “deu” está conjugado no pretérito
perfeito do indicativo em que pessoa?
a) 1ª
pessoa (Eu)
b) 2ª
pessoa (Tu)
c) 3ª
pessoa (Ele)
7)Na
oração “[...] o mineiro de Caratinga mudou o enfoque da sua vida profissional
[...]”, o verbo no pretérito “mudou” indica:
a) uma
ação do mineiro de Caratinga.
b) um
estado do mineiro de Caratinga.
8)Observe
o verbo no pretérito grifado a seguir:
“Até
apresentador de programa ele virou [...]”
O
referido verbo no pretérito poderia ser substituído por:
a)
adaptou
b)
tornou-se
c)
influenciou
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Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 21/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no
caderno do aluno (copiar o texto explicativo e responder às questões), depois
tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou e-mail geisa19@hotmail.com , ou na
plataforma Classroom.
ESTUDO DOS TEXTOS JORNALÍSTICOS (COPIAR ESTE TEXTO
NO CADERNO)
São textos do tipo informativo,
veiculados pelos jornais, revistas e sites informativos. Os gêneros mais comuns
são Notícia e Reportagem. O objetivo é informar sobre um assunto de interesse
público.
Notícia: somente relata os
acontecimentos do cotidiano e exige apuração dos fatos.
Reportagem: extrapola os
limites da notícia, é mais aprofundada e longa, apresenta mais informações de
especialistas no assunto e tenta entender as causas do fato.
Estrutura do texto jornalístico:
MANCHETE (Título): resume o
que será dito e deve despertar o interesse do leitor.
LEAD (lide): pequeno
resumo, primeiro parágrafo e que apresenta “o quê aconteceu?”, “quem foi
envolvido?”, “onde aconteceu?” e “quando ocorreu o fato?”.
CORPO
DO TEXTO
(o texto da notícia): é o desenvolvimento do assunto e apresenta “como
aconteceu?” e “por quê?”.
CARACTERÍSTICAS
DO TEXTO JORNALÍSTICO:
-Linguagem
simples e clara (formal);
-Imparcialidade
(quando o jornalista não expõe suas opiniões e só relata os fatos ocorridos);
-Objetividade
(vai direto ao assunto);
-Predomínio
da linguagem denotativa (sentido real);
-Uso
dos verbos na 3ª pessoa;
-Ordem
direta das frases (sujeito, verbo, complemento). Exemplo de frase na ordem
direta: “O Presidente visitou cidades do Paraná este final de semana.”
Exemplo de frase na ordem inversa: “Neste final de semana, o Presidente
visitou cidades do Paraná.” Percebeu a mudança? Na primeira frase o sujeito
(Presidente) foi colocado na frente, na segunda frase foi colocado o tempo
(Neste final de semana) e depois uma vírgula para enfatizar, ou seja, dar
mais importância ao período.
PARA
PRODUZIR UM TEXTO JORNALÍSTICO:
Um
jornalista precisa seguir alguns pontos para dar mais credibilidade (dar
confiança sobre) nos textos que escreve. Para isso segue o roteiro:
-PAUTA (seleção do
assunto): em uma reunião os editores de um jornal ou revista decidem sobre o
que irão escrever de interesse público.
-APURAÇÃO: seleção e
verificação de informações sobre o assunto (pessoas envolvidas, veracidade de
informações).
-REDAÇÃO: planejamento,
organização e escrita dos assuntos no texto.
-EDIÇÃO: correção e revisão
do texto.
Agora,
leia o texto a seguir e responda às questões no caderno: (NÃO PRECISA COPIAR
O TEXTO E AS QUESTÕES)
1)A
qual gênero textual pertence o texto?
2)A
qual tipo textual pertence o texto?
3)Qual
a Manchete?
4) ”Um
jacaré foi encontrado nesta sexta-feira (15) nas obras de restauração do
Córrego Mané Pinto (8 de Abril), entre a Avenida 8 de Abril e Rua Barão de
Melgaço, no Bairro do Porto, em Cuiabá.” Este trecho apresenta
características do Lead da notícia, responda abaixo as informações que ele
traz:
a)O quê
aconteceu?
b)Quem?
c)Onde?
d)Quando?
5)Marque
as características dos textos jornalísticos presentes no texto (pode ser mais
de uma):
a.( ) Linguagem clara e formal.
b.( ) Uso de verbos na 3ª pessoa.
c.( ) Linguagem conotativa.
d.( ) Linguagem denotativa.
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Atividade Língua
Portuguesa
Atividade para ser
entregue até dia 14/07/2020
Atenção: Esta atividade deve ser feita no formulário
do Google no link abaixo (se conseguir abrir e enviar as respostas, não
precisa tirar foto porque suas respostas já aparecem automaticamente para a
professora).
Se não conseguir abrir o formulário do
Google, deve ser feita no caderno do aluno (gabarito com número das perguntas
e a letra das respostas), depois tire uma foto e envie no privado do
WhatsApp, ou email
geisa19@hotmail.com
, ou na plataforma Classroom.
Atividade
avaliativa mensal
A atividade
pode ser feita e enviada pelo formulário do Google acessando o link:
https://forms.gle/ffDYBj2ntg3RXtTD7
Se
não conseguir abrir o link e realizar a atividade, você pode fazer no caderno
um gabarito com número das perguntas
e a letra das respostas. Depois
enviar via WhatsApp, ou email.
1.O que
é Denotação?
a)Quando
as palavras são usadas no sentido literal (do dicionário).
b)Quando
as palavras são usadas no sentido criativo.
c)Quando
as palavras são usadas no sentido não verbal.
d)Quando
as palavras são usadas no sentido figurado.
2.Qual
o gênero textual que tem balões marcando as falas dos personagens,
interjeições e onomatopeias?
a)Fábula
b)Histórias
em quadrinhos (HQs)
c)Conto
d)Crônica
3)O que
é Conotação?
a)Quando
as palavras são usadas fora do contexto.
b)Quando
as palavras são usadas no sentido figurado (criativo).
c)Quando
as palavras são usadas no sentido não verbal.
d)Quando
as palavras são usadas no sentido literal (do dicionário).
4)Biografia
é...
a)um
texto informativo.
b)uma
poesia.
c)um
texto narrativo em que um narrador conta a história da vida de outra pessoa.
d)uma
fábula.
5)Autobiografia
é...
a)um
texto narrativo em que o narrador conta a história da sua própria vida.
b)um
texto informativo.
c)uma
poesia.
d)uma
fábula.
6)O que
são Variações Linguísticas?
a)Tipos
de palavras.
b)Tipos
de textos.
c)Mudanças
nos verbos das frases.
d)Mudanças
naturais na língua por fatores históricos e culturais.
7)”Um
dos curumins que o ouviam, perguntou ao velho de
onde vinham as estrelas que luziam no céu.” (“A
vitória-régia” – Theobaldo Miranda Santos). As palavras destacadas são verbos
e estão em que tempo verbal?
a)Presente
b)Futuro
c)Subjuntivo
d)Pretérito
8)”Transformou
o corpo da índia numa flor imensa e bela.” (“A vitória-régia” – Theobaldo
Miranda Santos). O verbo destacado está conjugado em que tempo e modo verbal,
especificamente?
a)Pretérito
Perfeito do Indicativo
b)Pretérito
Imperfeito do Indicativo
c)Presente
do Indicativo
d)Futuro
do Subjuntivo
9)Marque
a alternativa que tem todos os tipos de variações linguísticas.
a)diacrônica,
coloquial, denotativa, conotativa.
b)diacrônica,
diastrática, diatópica, diafásica.
c)diastrática,
diatópica, não verbal, conotativa.
d)diafásica,
diastrática, denotativa, coloquial.
10) ”Furaro os óio
do Assum Preto
Pra eles assim, ai, cantá
mió”
As
palavras destacadas são marcas de:
a)Linguagem
não verbal.
b)Variações
linguísticas.
c)Classes
de palavras.
d)Verbos
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Atividade para ser entregue até dia 07/07/2020
Atenção:
Esta atividade deve ser feita na Apostila (Caderno do Aluno Volume 2), depois
tire uma foto e envie no privado do WhatsApp, ou email geisa19@hotmail.com , ou na
plataforma Classroom.
Produção de texto: Biografia
Na
Apostila (Caderno do Aluno - Volume 2), página 30, Atividade 6, leia as
instruções e escreva no quadro uma pequena Biografia sobre seu super-herói
favorito e, ao lado, colocar uma figura ou fazer um desenho do seu
super-herói escolhido.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
Atividade Língua Portuguesa
Atividade para ser entregue até dia 30/06/2020
Atenção: Copie a
atividade no caderno (menos os textos 1 e 2) e as questões com suas devidas
respostas, depois tire uma foto e envie no privado do Whatsapp ou email geisa19@hotmail.com
Gêneros: Biografia X
Autobiografia
Você sabe a diferença
entre esses dois gêneros textuais?
Observe suas
características.
- Biografia:
- O autor narra cronologicamente a vida de alguém;
- Escrita em Terceira Pessoa (Ele/Ela/Eles/Elas);
- Uso de verbos no passado;
- Texto do tipo Narrativo.
-
AUTOBIOGRAFIA:
- O próprio autor narra acontecimentos da sua
vida;
- Escrita em Primeira Pessoa (Eu);
- Uso de verbos no passado;
- Texto do tipo Narrativo.
Agora
leia os textos (não precisa copiar):
Texto
1
Clarice Lispector
Clarice Lispector nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, no dia 10
de dezembro de 1920. Chegou ao Brasil em março de 1922, passou a infância na
cidade do Recife e em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em
Direito.
Clarice Lispector estreou na literatura ainda muito jovem com
o romance "Perto do Coração Selvagem" (1943), que teve calorosa
acolhida da crítica e recebeu o Prêmio Graça Aranha.
Em 1944, recém-casada com um diplomata, viajou para Nápoles,
onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois
de uma longa estada na Suíça e Estados Unidos, voltou a morar no Rio de
Janeiro.
Clarice Lispector começou a colaborar na imprensa em 1942 e,
ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo.
Trabalhou na Agência Nacional e nos jornais A Noite e Diário da Noite. Foi
colunista do Correio da Manhã e realizou diversas entrevistas para a revista
Manchete. A autora foi cronista do Jornal do Brasil. Produzidos entre 1967 e
1973, esses textos estão reunidos no volume "A Descoberta do
Mundo".
Entre suas obras mais importantes estão a reunião de contos em
"A Legião Estrangeira" (1964), "Laços de Família" (1972),
os romances "A Paixão Segundo G.H." (1964) e "A Hora da
Estrela" (1977). Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro no dia 9 de
dezembro de 1977.
Texto
2
Carlos Drummond de Andrade
“(...)
declaro que nasci em Itabira, Minas Gerais, no ano de 1902, filho de pais
burgueses, que me criaram no temor de Deus. Ao sair do grupo escolar, tomei
parte da guerra europeia (pesa-me dizê-lo) ao lado dos alemães. Quando o
primeiro navio mercante brasileiro foi torpedeado, tive que retirar a minha
posição. A esse tempo já conhecia os padres alemães do Verbo Divino (rápida
passagem pelo Colégio Arnaldo, em Belo Horizonte). Dois anos em Friburgo, com
os jesuítas. Primeiro aluno da classe, é verdade que mais velho que a maioria
dos colegas, comportava-me como um anjo, tinha saudades da família, e todos
os outros bons sentimentos, mas expulsaram-me por “insubordinação mental”. O
bom reitor que me fulminou com essa sentença condenatória morreu, alguns anos
depois, num desastre de bonde na Rua São Clemente. A saída brusca do colégio
teve influência enorme no desenvolvimento dos meus estudos e de toda minha
vida. Perdi a Fé. Perdi tempo. E ,sobretudo, perdi a confiança na justiça dos
que me julgavam. Mas ganhei vida e fiz amigos inesquecíveis.
Casado,
fui lecionar geografia no interior. Voltei a Belo Horizonte, como redator de
jornais oficiais e oficiosos. Mário Casassanta levou-me para a burocracia, de
que tenho tirado o meu sustento. De repente, a vida começou a impor-se, a
desafiar-me com seus pontos de interrogação, que se desmanchavam para dar
lugar a outros. Eu liquidava esses outros, mas apareciam novos. (...)”
Copie
as questões e responda no caderno:
1.A partir da leitura
das características da Biografia e da Autobiografia, os textos 1 e 2
pertencem a que gêneros?
Texto
1:
Texto
2:
2.A
que tempo verbal (presente, passado e futuro) pertencem os verbos presentes
nos dois textos?
3.Qual
o foco narrativo (tipo de narrador) dos textos?
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