|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
|
ATIVIDADES
https://classroom.google.com/u/0/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTU2NDEzNTgzMzY4/details
Formulário: https://forms.gle/MVkbP2np3HSP7eXd6
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 26/10
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Segunda Semana de atividades do
Quarto Bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 26 de Outubro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Neste bimestre estamos estudando o tema sobre Artes
Visuais. As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e
culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão
visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de
explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e
de apropriações da cultura cotidiana. As Artes visuais possibilitam aos
alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e
conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a
ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de
produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas.
ATIVIDADE 1 – SONDAGEM De acordo com o que você já estudou sobre
Arte, responda as questões abaixo. Se achar necessário, pode pesquisar na
Internet.
1) Quais dobraduras você sabe fazer? Que tipos
de dobradura você já viu? Você sabe o nome de algum tipo de dobradura
tradicional japonesa?
2) Os cartazes colados em postes ou paredes,
para você, são Arte ou não? Por quê?
3) O que você entende por arte do lambe-lambe?
4) Antes do computador e das gráficas
modernas, como os livros, cartazes e folhetos eram ilustrados? Ou seja, como
eram feitas essas ilustrações?
5) O que você sabe sobre gravura? O que
diferencia uma gravura de um outro tipo de desenho ou ilustração?
6) O que é animação? Que tipos de animação
(vídeos animados ou desenhos animados) você conhece? Como elas são
produzidas?
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 26/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (professor Sergio) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem,
colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira
das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de
voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.* |
6º C https://classroom.google.com/u/0/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTg3MTk5MDA4NDQ5/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 7º A https://classroom.google.com/u/0/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTg3MjA3MDk2MjIx/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 7º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTg3MjA3MDk2MTc5/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 8º A https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MTg3MjA3MDk2MTgz/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 8º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTg3MjA3MDk2MTg4/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 8º C https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTg3MjA3MDk2MjEz/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
8º D https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTg3MjA3MDk2MTk3/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTg3MjA3MDk2MjAx/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 9º B https://classroom.google.com/u/0/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTg3MjA3MDk2MjA1/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6 1ª A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MTg3MjA3MDk2MjI3/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
| |||
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 19/10
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Primeira Semana do Quarto Bimestre.
Teremos 09 Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: Entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - (14) 9 9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema sobre Artes Visuais. As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e de apropriações da cultura cotidiana. As Artes visuais possibilitam aos alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas. | |||
Dia das Crianças | |||
| |||
![]() | |||
![]() | |||
QUESTIONÁRIO Responda as questões abaixo.
| |||
1) Quais países que adotaram o dia 1 de junho como o Dia das Crianças? 2) No Brasil quando é o Dia das Crianças? 3) Em que data a ONU reconheceu como Dia Mundial da Criança? 4) Em que ano foi oficializado a data do Dia da Criança aqui no Brasil? 5) Qual foi o Presidente da República na época que oficializou a data do Dia da Criança? 6) Qual é a data que se comemora o Dia das Crianças nos Estados Unidos? 7) Qual foi o Deputado Federal que lançou a ideia do Dia das Crianças aqui no Brasil? 8) De todas as brincadeiras que você se divertiu na sua infância, quais você mais gostou de brincar?
| |||
ATIVIDADE - DESENHO EM SEU CADERNO DE ARTE, FAÇA 4 DESENHOS DE BRINCADEIRAS QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE BRINCAR NA SUA INFÂNCIA, PODE SER BRINCADEIRAS DE RUAS, JOGOS ELETRÔNICOS, BOLA, BONECAS, JOGOS DE TABULEIRO, CARTAS ETC. | |||
| |||
Fazer 4 desenhos, um em cada quadrado no seu Caderno de Arte.
1. A atividade está disponível no Blog da Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp. Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/ 2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta. 3. PRAZO DE ENTREGA: 19/10/2020. 4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 - 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário. 5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a professora diretamente pelo WhatsApp. ★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
| |||
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE
28/09 ATÉ 02/10
https://classroom.google.com/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTc2ODgwMTA5MTU0/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 7º A https://classroom.google.com/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTc2ODgwMTA5MjYw/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 7º C https://classroom.google.com/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTc2ODgwMTA5MjMy/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 8º A https://classroom.google.com/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTc2ODgwMTA5MjMy/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 8º B https://classroom.google.com/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTc2ODgwMTA5MjQw/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 8º C https://classroom.google.com/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTc2ODgwMTA5MjY0/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
8º D https://classroom.google.com/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTc2ODgwMTA5MjQ0/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 9º A https://classroom.google.com/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTc2ODgwMTA5MjQ4/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9
9º B https://classroom.google.com/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTU5NzU4MTIxMjMz/details
Formulário: https://forms.gle/rKfepcrs5hmLXN2B9 |
||||||
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER
ENTREGUE ATÉ O DIA 04/10
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a oitava semana de
atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 04 de outubro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Neste bimestre estamos estudando o tema
Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o
trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção,
divulgação, circulação e organização da atuação profissional. Também
realizamos atividades de apreciação Essa semana, a proposta da aula é ter
contato com a leitura dramática através da apreciação, de sua teoria, técnica
e prática.
TEMA:
LEITURA DRAMÁTICA
1ª AULA:
ASSISTA: Leitura Dramática - Texto: Quanto tempo? Quantos quilômetros? LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=iMEIz9cB_4s
LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR:
LEITURA
DRAMÁTICA
A leitura dramática é a apresentação em voz
alta de uma peça teatral para um público. Ao contrário da dramatização, a
prática artística enfoca especificamente o ato de ler. A entonação, a fluidez
na fala e a transposição das emoções são o cerne do trabalho, em lugar, por
exemplo, do figurino e da cenografia.
ENTONAÇÃO
A voz é uma ferramenta extremamente importante
para um ator. É com ela que ele passará as emoções de seu personagem,
repetirá o texto que passou tantas horas decorando e irá contracenar com
outros atores, ou fazer o seu monólogo. Para que a voz de um ator transmita a emoção
necessária, é importante ter uma boa entonação. Pensando nisso, trouxemos
algumas dicas para que você possa melhorar sua voz.
Relaxe
sua voz A voz, quando relaxada, deixa as palavras mais
claras e articuladas, facilitando tanto para os atores que estejam contracenando
com você como para o público, que compreenda aquilo que você está dizendo. Para relaxar sua voz, um bom exercício é
treinar a nasalização. Para isso, basta apoiar dois dedos sobre o nariz, sem
pressioná-lo, imitando sons de abelha com a boca fechada, por cerca de um
minuto.
Faça
trava-línguas Os trava-línguas são excelentes exercícios
para melhorar a entonação da voz, pois trabalham a articulação da língua e
dos músculos da boa, impedindo que você inverta sílabas ou emende o fim de
uma palavra com o começo de outra, por exemplo. Para fazer esse exercício, basta repetir, em
voz alta, frases com trava-línguas, sempre que possível aumentando o ritmo da
interpretação.
Aposte
nos movimentos faciais Como são realizados de forma automática, os
movimentos faciais que executamos durante a fala contribuem para alimentar
vícios de pronúncia. Esses vícios prejudicam a entonação de nossa voz e
dificultam que outros ouvintes compreendam o que estamos dizendo. Para melhorar a entonação e prevenir o surgimento
desses vícios de pronúncia, uma boa alternativa é realizar exercícios que
exageram esses movimentos, como abrir mais a boca, inclinar o rosto ou mover
mais a língua. Esses exercícios devem ser realizados por meia hora, sempre
durante a leitura dos textos.
Exercite
a pronúncia das sílabas Para melhorar ainda mais a entonação de sua
voz, e gerar mais empatia com o público, um bom exercício envolve a pronúncia
das sílabas. Para isso, é importante pronunciar, pausadamente e em sequência,
sílabas como “mua”, “mué”, “as”, “pra”.
A respiração é outro ponto importante para
quem deseja melhorar a entonação de sua voz. Por isso, treiná-la ajuda muito
nesse processo. Um tipo de exercício que pode favorecer a respiração é
trabalhar o diafragma.
FONTE:
https://www.macunaima.com.br/vivaarteviva/como-melhorar-entonacao-de-sua-voz/
2ª AULA: ASSISTA: Itinerário de teatro: leitura mecânica e leitura dramática LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=-XzvSh43fr0
ASSISTA: A gente se acostuma... LINK DE ACESSO: https://www.youtube.com/watch?v=ruN_LR60ZfQ
AGORA É
A SUA VEZ!
Aprendemos o que é leitura dramática e as
técnicas para realizá-la. Agora, é a sua vez de ter contato com essa forma de
manifestação teatral. Escolha um texto, uma música ou um poema, faça uma
leitura dramática e grave em vídeo. O vídeo deve ser enviado pelo formulário
no Google Classroom ou pelo WhatsApp.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade estará disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp. Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 04/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 9 9621
- 8137 (Professor Sergio).
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira
das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de
voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
https://classroom.google.com/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTY4MzIzMTYzMDc3/details
Formulário: https://forms.gle/wKNb1PRMUdy1HRx47
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 28/09
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a sétima semana de
atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 28 de setembro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Neste bimestre estamos estudando o tema
Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o
trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção,
divulgação, circulação e organização da atuação profissional. Essa semana, a
proposta da aula é realizar as atividades propostas no CM, e conhecer um
pouco mais sobre as funções teatrais que ajudam em todo o processo da criação
de uma apresentação teatral.
ATIVIDADES: Profissões teatrais
1ª AULA:
Assista atentamente a aula de Arte do Centro
de Mídias e faça anotações em seu caderno de partes que julgar importante.
14/09 -
6º ano EF - Arte – Profissões teatrais https://www.youtube.com/watch?v=Qhl9LeQAtYM&t=20s
14/09 -
9º ano EF - Arte – Profissões teatrais https://www.youtube.com/watch?v=Qi9G9heA5HQ
APRECIAÇÃO - I (ATIVIDADE DO CENTRO DE MÍDIAS)
1) O que é a Sonoplastia?
2) Escreva quatro exemplos de funções
teatrais.
3) O que é o cenógrafo?
4) A partir de que década a profissão de
Iluminador ganhou cada vez mais espaço no mundo teatral? ( )
Década de 60. ( )
Década de 70. ( )
Década de 80. ( )
Década de 90.
APRECIAÇÃO - II ("O Pequeno Príncipe e as
Flores do Jardim" é uma ópera infantil inspirada na obra do autor
francês Antoine de Saint-Exupery. O musical apresenta uma realidade concreta
tendo como personagens principais, o Aviador e a Menina moradora do Jardim
São Marcos, que juntos iniciam uma transformação na comunidade.") https://youtu.be/uWT3cbOny7s
5) Fora a determinação, boas orientações e
força de vontade, quais outros fatores podem ajudar no treinamento para que a
apresentação aconteça com muito sucesso?
2ª AULA:
APRECIAÇÃO - III (O que faz um figurinista? E é pra que mesmo
esse canal?) https://www.youtube.com/watch?v=_dbrPjX3J4I
APRECIAÇÃO - IV (Você já imaginou o que acontece por trás da
cortina de um teatro antes, durante e depois de um espetáculo teatral?) https://www.youtube.com/watch?v=NDAUAB6ltD0
6) Qual é a função do Figurinista?
7) Qual é a função do Maquiador?
8) O que é o Ator?
9) Qual é o papel do Diretor?
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 28/09/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (professor Sergio) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem, colocar
o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira
das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de
voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES 6º C
Formulário: https://forms.gle/sW5PcmUJPYn5gm7e8
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 20/09
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a sexta semana de atividades
do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 20 de setembro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professor. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - ARTE (14) 9 9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema
Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o
trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção,
divulgação, circulação e organização da atuação profissional. Essa semana, a
proposta da aula é realizar as atividades propostas no CM, e também conhecer
um pouco mais da relação do teatro com o circo através de trechos do
espetáculo do Cirque du Soleil.
ATIVIDADES:
Elementos de composição cênica
1ª AULA:
ASSISTA:
Assista atentamente a aula de Arte do Centro
de Mídias e faça anotações em seu caderno de partes que julga importante.
31/08 -
6º ano EF - Arte - Elementos de composição cênica
ATIVIDADE DO CENTRO DE MÍDIAS
1) Quando pensamos em uma peça de teatro, às
vezes apenas aparecem o texto, os atores e a história, mas em uma peça
teatral existem outros elementos. Quais seriam?
2) O que é visagismo?
( )
Técnica de iluminação.
( )
Técnica que estuda os traços do rosto.
( )
Técnica de sonoplastia.
ATIVIDADE PRÁTICA DO CENTRO DE MÍDIAS
3) Siga as instruções da aula do Centro de
Mídias para fazer uma máscara. Separe os seguintes materiais: cola, tesoura,
papelão, fita métrica ou régua (para medir o rosto) e materiais para
enfeitar. Após fazer a máscara, tire uma foto com a máscara no rosto e envie
para a professora por whatsapp.
2ª AULA:
ATIVIDADE DE APRECIAÇÃO
ASSISTA:
ALEGRIA
- Mirko | Cirque du Soleil Official Music Video
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. PRAZO DE ENTREGA: 20/09/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (professor Sergio) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem,
colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e sexta-feira
das 10h00 às 20h00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de
voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
ATIVIDADES
6º C
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
![]()
7º A
https://classroom.google.com/c/ODcxMzY4NzUwODFa/a/MTU5NzU4MTIxMjQz/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
7º C
https://classroom.google.com/c/ODcwNTg2NTEyNjla/a/MTU5NzU4MTIxMjEx/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
8º A
https://classroom.google.com/c/MTIwNDIyMTM1ODI5/a/MTU5NzU4MTIxMjE1/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
8º B
https://classroom.google.com/c/MTI1NjQ5MDg1OTEz/a/MTU5NzU4MTIxMjE5/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
8º C
https://classroom.google.com/c/ODU2OTAxNzYyNDda/a/MTU5NzU4MTIxMjM3/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
![]()
8º D
https://classroom.google.com/c/ODU2ODkzNTQwNjha/a/MTU5NzU4MTIxMjIz/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
9º A
https://classroom.google.com/c/ODU2ODMzNzI4NjVa/a/MTU5NzU4MTIxMjI5/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
9º B
https://classroom.google.com/c/MTIwNDIxMjkxMjQ3/a/MTU5NzU4MTIxMjMz/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
1ª A
https://classroom.google.com/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MTU5NzU4MTIxMjQ3/details
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
|
|||||||||||||||||||||
ATIVIDADE
DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 13/09
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Quinta Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 10
Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos
conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - (14) 9 9621 -
8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema
Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o
trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção,
divulgação, circulação e organização da atuação profissional. A partir dessa
base teórica sobre a estrutura e fisicalidades do teatro, a proposta dessa
semana é a apreciação.
|
|||||||||||||||||||||
Ao assistir as peças indicadas abaixo, devemos
buscar articular o conhecimento prévio com a experiência da apreciação.
ATIVIDADE
DE APRECIAÇÃO
1ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo
“Malala, a menina que queria ir para a escola”
RESPONDA:
1) O que você compreendeu sobre a história de
Malala?
2) Você acha que esse problema da educação
ainda existe? E como isso se mostra no Brasil?
3) O que mais lhe chamou atenção na peça
teatral da história de Malala? Como eram os figurinos? E o cenário? E as
músicas e iluminação?
2ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo
"Os Saltimbancos" - Odeon Companhia Teatral
RESPONDA:
4) O que você compreendeu sobre a peça “Os
Saltimbancos”?
5) No teatro, se utiliza de diversos recursos
para compor o espetáculo. O que mais lhe chamou atenção na peça “Os
Saltimbancos”?
6) Como é o comportamento de atrizes e atores
para atuar como animais? Eles se movimentam pelo cenário de maneiras
diferentes? Por que?
ARTE E
POLÍTICA
RESPONDA:
7) A arte teatral, para além de
entretenimento, propõe debates sobre os problemas, o cotidiano e a realidade
das pessoas e países. Nesse sentido, podemos perceber conteúdos e discussões
políticas transmitidas através das manifestações artísticas. Na sua opinião,
isso é importante para a cultura? Justifique sua resposta.
|
|||||||||||||||||||||
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom
ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME,
SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a
resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 13/09/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar
em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira
das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de
voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
6º C
Formulário: https://forms.gle/1crwKNx4SZv9gu4y7
![]() |
ATIVIDADE
DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 13/09
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Quinta Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 10
Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos
conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - (14) 9 9621 -
8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema
Teatro. Vimos em outras aulas os primeiros conceitos sobre o teatro e o
trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços,
maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção,
divulgação, circulação e organização da atuação profissional. A partir dessa
base teórica sobre a estrutura e fisicalidades do teatro, a proposta dessa
semana é a apreciação.
|
Ao assistir as peças indicadas abaixo, devemos
buscar articular o conhecimento prévio com a experiência da apreciação.
ATIVIDADE
DE APRECIAÇÃO
1ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo
“Malala, a menina que queria ir para a escola”
RESPONDA:
1) O que você compreendeu sobre a história de
Malala?
2) Você acha que esse problema da educação
ainda existe? E como isso se mostra no Brasil?
3) O que mais lhe chamou atenção na peça
teatral da história de Malala? Como eram os figurinos? E o cenário? E as
músicas e iluminação?
2ª AULA:
ASSISTA:
Espetáculo
"Os Saltimbancos" - Odeon Companhia Teatral
RESPONDA:
4) O que você compreendeu sobre a peça “Os
Saltimbancos”?
5) No teatro, se utiliza de diversos recursos
para compor o espetáculo. O que mais lhe chamou atenção na peça “Os
Saltimbancos”?
6) Como é o comportamento de atrizes e atores
para atuar como animais? Eles se movimentam pelo cenário de maneiras
diferentes? Por que?
ARTE E
POLÍTICA
RESPONDA:
7) A arte teatral, para além de
entretenimento, propõe debates sobre os problemas, o cotidiano e a realidade
das pessoas e países. Nesse sentido, podemos perceber conteúdos e discussões
políticas transmitidas através das manifestações artísticas. Na sua opinião,
isso é importante para a cultura? Justifique sua resposta.
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom
ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME,
SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a
resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 13/09/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível entrar
em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira
das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de
voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
6º C
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 05/09
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a quarta semana de atividades do terceiro bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 05 de setembro. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer dúvida estou à disposição!
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professora. Vamos conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema.
ATIVIDADES:
Elementos Formais do Teatro – II
Vimos em outra aula os primeiros conceitos sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Continuaremos a aprender mais alguns conceitos sobre o universo do Teatro. Iremos assistir mais um vídeo, façam as anotações no seu Caderno de Arte para consultar e responder as atividades.
ASSISTA AO VÍDEO SOBRE A HISTÓRIA DO TEATRO DE BONECOS
OBS: faça anotações de partes importantes e/ou que lhe chame atenção.
Para acessar copie e cole ou clique no link:
LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
O Teatro no Brasil
Uma das primeiras manifestações do teatro no Brasil ocorreu no século XVI como forma de catequização. O teatro era utilizado pelos jesuítas para instruir religiosamente os índios e colonos. O padre Anchieta é um dos principais jesuítas que utilizou estes tipos de representações que eram chamadas de teatro de catequese. Esse teatro possuía uma preocupação muito mais religiosa do que artística, os atores eram amadores e não existiam espaços destinados à atividade teatral, as peças eram encenadas em praças, ruas, colégios entre outros.
Já no século XVII, além do teatro de catequese emerge outros tipos de teatros que celebram festas populares e acontecimentos políticos, alguns lembram muito o carnaval como conhecemos hoje, as pessoas saíam às ruas para comemorações vestidas com adereços, desfilando mascaradas, dançando, cantando e tocando instrumentos.
Com a chegada da família real no Brasil, em 1808, o teatro dá um grande salto. D. João VI assina um decreto de 28 de maio de 1810 que reconhece a necessidade da construção de "teatros decentes" para a nobreza que necessitava de diversão. Grandes espetáculos começaram a chegar no Brasil porém, além de serem estrangeiros e refletirem os gostos europeus da época eram somente para os aristocratas e o povo não tinha qualquer participação, o teatro não tinha uma identidade brasileira.
No século XIX o teatro brasileiro começa a se configurar e um grande marco foi a representação da tragédia Antônio José ou O Poeta e a Inquisição de Gonçalves Magalhães em 13 de março de 1838.
Esse drama foi encenado por uma companhia genuinamente brasileira, com atores e propósitos nacionalistas formado pelo ator João Caetano. Nessa época surgem as Comédias de Costume com o escritor teatral Luíz Carlos Martins Pena que buscava em fatos da época situações para arrancar da plateia muitos risos. Muitos autores teatrais surgiram como Antônio Gonçalves Dias, Manuel Antônio Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Luís Antônio Burgain, Manuel de Araújo Porto Alegre, Joaquim Norberto da Silva, Antônio Gonçalves Teixeira e Souza, Agrário de Menezes, Barata Ribeiro, Luigi Vicenzo de Simoni e Francisco José Pinheiro Guimarães.
Em 1855 surge o teatro realista no Brasil, o teatro deixa de lado os dramalhões e visa o debate de temas atuais, problemas sociais e conflitos psicológicos tentando mostrar e revelar o cotidiano da sociedade, o amor adúltero, a falsidade e o egoísmo humanos. Um dos mais importantes autores dessa época é Joaquim Manoel de Macedo, autor da obra-prima A Moreninha, de Arthur Azevedo.
A Semana de Arte Moderna de 1922, que foi um marco para as artes não abrangeu o teatro que ficou esquecido, adormecido por longos anos. A renovação do teatro brasileiro veio em 1943, com a estreia de Vestido de Noiva, de Gianfrancesco Guarnieri e Nelson Rodrigues, sob a direção de Ziembinski, que escandalizou o público e modernizou o palco brasileiro. Vestido de Noiva fez um grande sucesso assim como o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.
Vale destacar Teatro Brasileiro de Comédia formado por grandes artistas como Cacilda Becker, Tônia Carrero, Sérgio Cardoso, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, entre outros e o Teatro de Arena que encenou a peça Eles Não Usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, em 1958, um grande sucesso. Com o golpe militar em 1964 veio a censura e um número enorme de peças foram proibidas e somente a partir dos anos 70 o teatro novamente ressurge mostrando produções constantes.
Gêneros Teatrais
Comédia
A palavra comédia tem origem grega (komoidía, de kômos, que significa festa, e oidós, cantor) e, ao contrário da tragédia visa provocar risos no espectador. Geralmente, o tema trabalhado nas peças apresentam situações da vida cotidiana, e são explorados os exageros do comportamento humano, os ridículos e a crítica aos costumes da sociedade.
Tragédia Clássica
Na tragédia, geralmente trabalham-se com temas homéricos nos quais os heróis possuem um destino traçado e sofrem ao confrontá-lo, sendo o sofrimento irrefutável. As tragédias inspiram "terror e piedade" no público que observam os heróis (pessoas justas, nobres e corajosas) caminharem sem temores para a desgraça ou morte.
Segundo Aristóteles, “É pois a tragédia imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes do drama, imitação que se efetua não por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções.” (ARISTÓTELES, 1966).
Farsa
A farsa é um gênero dramático cômico que se utiliza de personagens caricatos e excêntricos, além de mostrar situações exageradas. Na farsa não existe a preocupação com discussão de valores ou perturbação das relações sociais mesmo quando se inspira em situações do cotidiano. A farsa simplesmente expõe as situações de forma burlesca, visando apenas o humor.
Teatro de bonecos
O teatro de bonecos talvez seja mais velho do que o próprio teatro com atores de verdade. Nele, em vez de pessoas interpretando personagens, quem conta a história são bonecos controlados com as mãos.
Cada parte do mundo tem um tipo de boneco diferente. No Japão os bunraku chegam a ter o tamanho de uma criança e cada um é controlado por vários operadores a partir de mecanismos nas costas dos bonecos. Na Índia se utilizam os tradicionais bonecos de vara, que existem também na ilha de Java. Na Europa aparecem principalmente as marionetes, que são bonecos controlados por cordas presas nos seus braços, pernas e cabeça.
Também há fantoches, que são construídos em cima de luvas e controlados pela mão. No Brasil o mamulengo é um dos principais tipos de bonecos de teatro, aparecendo principalmente no estado de Pernambuco.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II).
A palavra teatro (théatron) deriva dos verbos gregos "ver, enxergar" e significa lugar de onde se vê.
Renascimento
Na Itália, no final da Idade Média e início do Renascimento, surge a Commedia Dell'Arte, que se baseava em espetáculos teatrais populares, apresentados nas ruas, com textos improvisados e personagens de destaques como Arlequim, Pierrot, Colombina, Polichinelo, Pantaleão, Briguela.
Na Inglaterra, a rainha Elizabeth I deu proteção ao teatro da época pois apreciava muito os espetáculos populares. Contava com a ajuda de alguns dramaturgos ingleses para contar a história de seus heróis reforçando o sentimento do nacionalismo. O principal deles era Sheakespeare que também idealizou e construiu o mais famoso teatro inglês: o Globe. Também vale destacar o francês Moliére, patrono dos atores franceses. Moliére foi um comediógrafo, ou seja, se dedicou a escrever comédias e, em suas histórias, explorava as fraquezas e ridículos do ser humano
Romantismo
Nos séculos XVIII e XIX a Europa teve várias revoluções. Nesse período, a burguesia tem uma ascensão e o teatro sofre influências, o drama substitui a tragédia e a comédia se desenvolve, o foco do teatro se torna muito mais individual e não é mais social. No romantismo, o teatro volta-se para o ser humano, as peças falam sobre emoção, e surge o melodrama. Liberdade, fraternidade e igualdade são os lemas desse período.
Realismo e Naturalismo no teatro
Até o século XVIII o teatro era frequentado pelo povo e essa realidade foi se modificando, a burguesia começou a ser maioria nas plateias e o teatro passou a mostrar as realidades burguesas com temas como a vida social, o casamento, o dinheiro entre outros. As representações também começaram a ser mais naturais, mostrando pessoas comuns, mais próximas da vida real.
Século XX
A partir do realismo e naturalismo o teatro evolui e se torna um instrumento de discussão e crítica da sociedade, mesmo com a falta de preocupação da reprodução da realidade nos cenários e figurinos, os temas tratados ilustram a realidade social. O teatro nessa época trabalha questões políticas e questões que refletem criticamente aspectos da sociedade vigente.
O Teatro hoje
Dá para perceber que, com tantas influências, o teatro de hoje é uma arte muito rica. Existe a ópera, o teatro de bonecos, os musicais, o teatro feito em espaços alternativos, entre outros. Quando apareceu o cinema, há mais de cem anos, muita gente previu o fim do teatro. Falavam que o cinema iria substituí-lo, porque podia criar histórias com muito mais semelhança com a realidade. Ainda bem que isso não aconteceu!
RESPONDA:
1) Porque dizemos que o teatro de bonecos "dá vida"?
2) O que são os bonecos estilo "marionetes"?
3) De acordo com o vídeo, o ator e manipulador de bonecos Hugo Picchi e comentou sobre a diferença entre boneco de teatro e boneco de TV. Qual é a diferença entre eles?
4) Em que ano surgiu o teatro realista no Brasil?
5) Quais são os gêneros teatrais citados nos textos acima?
6) O que é a "Farsa"?
7) Comente com suas palavras sobre "O Teatro Hoje".
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou
no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E
TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 06/09/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 -
8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira
das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz
ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADES |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 31/08
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a terceira semana do terceiro bimestre. Esse bimestre teremos 10 semanas de atividades.
Dia 22 de agosto é o Dia do Folclore Brasileiro e nas próximas semanas vamos estudar um pouco mais sobre esse tema.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 31. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular.
ATIVIDADES:
Leia atentamente as informações a seguir:
Folclore
O folclore constitui-se dos elementos que fazem parte da cultura popular e tem como símbolos as festas, danças, ritmos, jogos, lendas e crendices tradicionais.
Alguns Personagens do nosso Folclore
O Brasil, naturalmente, possui o seu conjunto de elementos que formam o folclore brasileiro. É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas. Alguns personagens do folclore brasileiro são o saci-pererê, a iara, o boto, o curupira, entre outros.
Parlendas
As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.
Trava-Línguas
Trava-língua é um jogo de palavras inseridas em frases curtas, rimadas e engraçadas. Fazem parte da cultura popular e são difíceis de serem recitados; daí o nome trava-língua.
Na medida em que traz uma série de benefícios no desenvolvimento das crianças, pode ser um recurso utilizado na educação infantil, auxiliando as crianças a melhorar a dicção brincando. Mas ao mesmo tempo serve para jovens e adultos também a desenvolver a dicção e a articulação em pronunciar palavras.
AGORA, VEJA OS VÍDEOS SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO
❖ Apresentação Folclore vídeo
❖ O que é Folclore - Brasil Escola
Questionário
Responda abaixo as questões.
1) O primeiro congresso realizado no Brasil sobre folclore deu-se somente em que ano?
a) 1925
b) 1936
c) 1944
d) 1951
2) Qual a lenda folclórica cujo personagem é considerado pai de todos os filhos de origem desconhecida?
a) Mula sem Cabeça
b) Lobisomem
c) Boto
d) Curupira
3) Em que data se comemora o Dia do Saci?
a) 18 de abril
b) 02 de julho
c) 11 de agosto
d) 31 de outubro
4) Menino travesso com cabelos vermelhos que protege a fauna e flora e tem os pés virados para trás. Quem ele é?
a) Saci-pererê
b) Negrinho do pastoreio
c) Curupira
d) Caipora
5) Qual personagem feminino do folclore brasileiro encanta os pescadores com sua linda voz?
a) Cuca
b) Iara
c) Vitória-Régia
d) Comadre Fulozinha
6) Comente sobre a "Popularização coletiva" como umas das características do Folclore.
7) Faça um comentário sobre os dois vídeos que você assistiu.
8) Dentre de alguns exemplos de "parlendas" mostradas aqui no formulário, qual delas que você lembra que mais cantou?
TAREFA – I
* ESCOLHA DUAS FRASES QUAISQUER DOS "TRAVA-LÍNGUAS" E GRAVE UM MINI-VÍDEO VOCÊ FALANDO E ENVIAR NO MEU WHATSAPP.
TAREFA – II
* ESCOLHA UM DESENHO DOS PERSONAGENS DO NOSSO FOLCLORE E DESENHE NO SEU CADERNO DE ARTE. NÃO ESQUECER DE POR O NOME, Nº e SÉRIE.
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou
no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E
TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 31/08/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 -
8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Se for entregar pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
6. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira
das 10h00 às 20h00. Sábado das 10h00 às 16h00.
★ As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do WhatsApp.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
6º C
Formulário: https://forms.gle/9LMq1HthB3hSQRmZA
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 17/08
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a segunda semana do terceiro bimestre.
Corrigindo a informação anterior, esse bimestre teremos 11 semanas de atividades, e
não 7 semanas de atividades.
Vamos continuar nossos estudos sobre TEATRO.
As atividades a seguir são referentes a duas aulas dessa semana. Desde já, peço que
entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular.
ATIVIDADES:
Elementos Formais do Teatro – I
Vamos aprender sobre o teatro e o trabalho que envolve uma produção teatral (figurinos, adereços, maquiagem/visagismo, cenário e sonoplastia, o processo de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional.
Para entendermos melhor vamos assistir ao vídeo. Peço que façam anotações de pontos importantes no seu caderno de arte para poder consultar e responder as atividades.
|
1. ASSISTA O VÍDEO “Fundamentos de Arte I - Elementos Formais do Teatro”
|
2. AGORA VAMOS CONHECER OS ELEMENTOS DO TEATRO, LEIA COM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES ABAIXO:
NOS BASTIDORES
Uma peça teatral não é feita apenas pelos atores que aparecem no palco, outras pessoas também participam de uma peça e, mesmo que não apareçam, são fundamentais para que o espetáculo se realize.
|
Cenografia
|
Muito mais do que decoração e ornamentação, a cenografia é técnica, técnica de organizar todo o espaço onde as ações dramáticas são encenadas. A cenografia é parte importante do espetáculo, pois ela ambienta e ilustra o espaço/tempo materializando o imaginário e aproximando o público da representação. A cenografia cria e transforma o espaço cênico.
O cenógrafo é aquele que cria o cenário.
|
Figurino
|
![]()
É um elemento importante da linguagem visual do espetáculo formado por, além das vestimentas, pelos acessórios. O figurino auxilia na compreensão do personagem, ele é carregado de simbologia e pode acentuar o perfil psicológico do personagem, objetivos e características da história. Os figurinos e acessórios utilizados em cena devem ser sempre coerentes com a época em que acontece a ação ou com o simbolismo que o diretor queira dar a ela.
O figurinista é o responsável pelas roupas e acessórios utilizados na peça teatral.
|
Iluminação
|
A iluminação pode dar ênfase a certos aspectos do cenário, pode estabelecer relações entre o ator e os objetos, pode enfatizar as expressões do ator, pode limitar o espaço de representação a um círculo de luz e muitos outros efeitos. A iluminação é muito importante para o teatro, pois através dela podemos ambientar a cena e ampliar as emoções nela exploradas. É fundamental que o iluminador conheça bem o texto e as marcações cênicas determinadas pelo diretor do espetáculo.
O iluminador é aquele que concebe e planeja a colocação das luzes em uma peça teatral.
|
Maquiagem
|
A maquiagem é parte da composição do espetáculo, é um instrumento fundamental que auxilia na criação do personagem e na transformação estética dos atores. O maquiador atua junto com toda a produção do espetáculo acompanhando sempre a concepção do mesmo, com vistas a ressaltar e/ou criar elementos que ressaltem aspectos importantes para a compreensão do personagem.
O maquiador é o responsável pela pintura do rosto ou do corpo dos atores e atrizes.
|
Sonoplastia
A sonoplastia é um som ou conjunto de sons que auxilia a enfatizar as cenas e ou as emoções dos atores. O sonoplasta trabalha os elementos sonoros ajudando a envolver o público na construção de imagens e sensações. As músicas e sons utilizados devem estar intimamente ligados ao que acontece na cena, o sonoplasta deve estudar o texto e depois acompanhá-lo passo a passo.
O sonoplasta é aquele que compõe e faz funcionar os ruídos e sons de um espetáculo teatral.
|
3. LEIA ATENTAMENTE O TEXTO A SEGUIR:
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
"A finalidade de representar, tanto no princípio quanto agora, era e é oferecer um espelho à natureza; mostrar à virtude seus próprios traços, à infâmia sua própria imagem, e dar à própria época sua forma e aparência". (HAMLET, Ato III, cena II).
|
A palavra teatro (théatron) deriva dos verbos gregos "ver, enxergar" e significa lugar de onde se vê.
|
PRÉ-HISTÓRIA
O teatro sempre esteve presente na história da humanidade e, por meio dele, o homem expressava sentimentos, contava histórias, e louvava seus deuses.
Ninguém sabe ao certo como e quando surgiu o teatro. Provavelmente nasceu junto com a curiosidade do homem, desde o tempo das cavernas, de tanto observar os animais, acabou conseguindo imitar esses bichos, para se aproximar deles sem ser visto numa caçada, por exemplo. Depois, o homem desta época deve ter encenado essa caça para seus companheiros para contar a eles como foi, já que não existia ainda a linguagem como a gente conhece hoje. Isso era teatro, mas ainda não era espetáculo.
|
ANTIGUIDADE
Quem vai assistir a peças, muitas vezes engraçadas, hoje em dia, talvez nem imagine que o teatro, há muito tempo, era sagrado. As pessoas acreditavam que por meio desses rituais era possível invocar deuses e forças da natureza para fazer chover, tornar a terra mais fértil e as caças mais fáceis, ou deixar os desastres naturais bem longe de sua comunidade. Estes rituais envolviam cantos, danças e encenações de histórias dos deuses, que assim deveriam ficar felizes com a homenagem e ser piedosos com os homens.
|
TEATRO GREGO
O teatro grego surgiu das cerimônias e rituais gregos como as Dionisíacas que eram celebrações de caráter religioso ao deus Dionísio, o deus do vinho, do entusiasmo, da fertilidade e do teatro. Os deuses gregos eram muito parecidos com os homens, pois tinham vontades e humores. Uma coisa curiosa nas encenações é que só os homens podiam atuar, já que as mulheres não eram consideradas cidadãs, por isso as peças eram encenadas com grandes máscaras.
Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia com Téspis que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator. Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro a Tragédia e a Comédia.
Nas tragédias gregas os temas eram ligados às leis, à justiça e ao destino. Nesse gênero eram contadas histórias que quase sempre terminavam com a morte do herói. Os autores de tragédia grega mais famosos foram Ésquilo, Sófocles e Eurípedes. Ao contrário da tragédia, na comédia grega as histórias visavam o riso do espectador, eram formas engraçadas de perceber a vida chamadas sátiras. Um grande autor de comédia grega foi Aristófanes.
Todos esses autores influenciaram muito o teatro que veio depois e suas peças são encenadas até hoje. As peças gregas passaram a ser representadas em espaços especiais que são parecidos com os teatros atuais. Eram construções em forma de meia-lua, cavadas no chão, com bancos parecidos com arquibancadas, chamados de teatros de arena.
|
TEATRO ROMANO
O teatro romano não é um reflexo do teatro grego. Eles importaram a cultura grega, porém tinham seu próprio estilo. O teatro romano perde o caráter de sagrado e visa à diversão e ao prazer, a comédia toma o lugar da tragédia. Os espetáculos de circo romanos eram violentos, se baseavam em competições entre os romanos e os cristãos os quais eram sacrificados publicamente.
|
IDADE MÉDIA
Período de intensa atividade católica. Durante as missas eram representadas passagens da bíblia, porém as autoridades católicas, com medo da perda do caráter sagrado da missa, proibiram as exibições e as peças foram para as praças públicas.
Também na Idade Média surgem as comédias bufas com temas políticos e sociais e a farsa com uso de estereótipos que ironizavam acontecimentos do dia a dia. Aparecem os Saltimbancos, companhias de teatro que iam de cidade em cidade apresentando seus espetáculos.
|
4. RESPONDA:
|
As questões 1, 2 e 3 são referentes ao vídeo.
1) Quais são os Elementos formais do Teatro?
2) Porque que o "Personagem" é tão fundamental no Teatro?
3) Do que praticamente o "Teatro" necessita?
|
Agora, responda as questões a seguir com base nas informações dadas anteriormente. Também é permitido consultar outras fontes (internet, livros, revistas etc.).
4) Quais são os outros profissionais que são também fundamentais na realização de uma peça teatral?
5) Qual é a responsabilidade do "Figurinista"?
6) O que faz o "Iluminador'?
7) Como surgiu o "Teatro Grego"?
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola,
no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom ou
no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME, SÉRIE E
TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 17/08/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621 -
8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira
das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito, mensagem de voz
ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
ATIVIDADES
6º C
Formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfqDZOMsjUZ_9HciwUGRtpMPWt2b7ErAiqPUiMFSJXbPTzzUQ/viewform
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE
ATÉ O DIA 10/08
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Primeira Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 7
Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Vamos pesquisar e analisar conceitos de
dramaturgia na arte contemporânea (teatral, televisiva e cinematográfica) e
espaços cênicos. Para isso, vamos usar o volume 3 do Caderno do Aluno.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana. Desde já, peço que entreguem as atividades dentro do
prazo para não acumular.
ATIVIDADES
ASSISTA:
1)
Esquete Teatral “Milho aos Pombos” – Cia. Três Paus. Festival de Cenas Curtas
de Niterói – 2012.
Para assistir clique ou copie e cole o link:
2)
Esquete de Marcos Casuo.
Para assistir clique ou copie e cole o link:
Após assistir os vídeos indicados acima,
responda as questões a seguir:
RESPONDA:
1. Você já foi ao teatro? Qual peça você
assistiu?
2. Você lembra de algum personagem?
3. O que você achou de “Milho aos Pombos” e a
“Esquete de Marcos Casuo”?
4. O que mais te chamou atenção em “Milho aos
Pombos” e a “Esquete de Marcos Casuo”? Assinale uma ou mais opções.
❏
Som e iluminação
❏
Gestos
❏
Figurinos e adereços
5. Comente sobre as opções selecionadas na
questão 4.
6. Qual a relação entre o circo e o teatro?
CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE TEATRO
Leia atentamente os fragmentos de textos a
seguir. Para saber mais sobre cada tópico, acesse o link disponível no final
de cada trecho.
●
Improviso
ou teatro de improvisação
Com o
propósito de atingir uma criação com maior espontaneidade no teatro, as peças
que utilizam este artifício simulam uma improvisação. Assim como, na música,
os instrumentistas e cantores podem improvisar com liberdade em suas
apresentações, no teatro de
improvisação, os atores e atrizes agem de forma a inventar uma história.
Fonte e
texto completo em:
● Jogos
cênicos ou jogos teatrais
Jogos Teatrais é o termo que
dá nome a qualquer estrutura de jogo
que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de
teatro), cenas, esboços ou improvisações, ou também na forma de jogos lúdicos ou brincadeiras.
Fonte e texto completo em:
● Performance
De acordo com a definição, a palavra performance significa “desempenho em uma exibição” ou “evento
geralmente improvisado em que o artista se apresenta por conta própria”. A
expressão é utilizada com maior frequência no campo artístico. Geralmente,
serve para análises de apresentações como malabarismo, mímica, mágica,
teatro, canto e dança, em referência aos performers.
Fonte e texto completo em:
● Esquete
Esquete é um pequeno fragmento
de um texto, de atuação intensa, podendo ser utilizada uma vertente cômica ou
trágica como em uma grande peça teatral.
Pode ser uma adaptação de um trecho significativo do livro. É como um filme
de curta-metragem; portanto, a dramatização deverá ter no máximo 10 minutos
de duração.
Fonte e texto completo em:
PESQUISE:
Existem diversos gêneros teatrais. Sabendo disso, faça uma pesquisa
sobre a comédia e a farsa e aponte as diferenças e semelhanças entre elas.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da Escola,
no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom
ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME,
SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a
resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 10/08/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★
PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a
sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATENÇÃO!! - COMUNICADO IMPORTANTE
Estamos na 7ª semana de atividades de um total de 8
semanas que percorrem o Segundo
Bimestre. Lembrando que o Segundo Bimestre se
encerra no dia 31/07.
Não deixem por favor acumular as atividades...
conversem com seus Professores.
Segue o link da atividade dentro do
Classroom:
Código da Turma: c2bsme7
Quem não conseguir entrar pelo Classroom,
poderá fazer a atividade
diretamente
pelo formulário:
Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo Formulário, as
perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA. Copiar as perguntas
no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar para mim.
Se for necessário eu envio as
perguntas no privado.
A atividade poderá ser enviada
diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADE
DE ARTE PARA SER ENTREGUE
ATÉ O DIA 27/07
ATIVIDADE DO
CADERNO DO ALUNO - SEÇÃO DE LINGUAGENS
DISCIPLINA:
ARTE
PÁGINA 9: AÇÃO EXPRESSIVA I
Durante a realização da atividade anterior, conseguimos perceber que nas danças folclóricas, os movimentos utilizados são bem característicos e diversos. Em se tratando dos movimentos na dança, retomaremos os quatro elementos da dança e daremos um enfoque maior nesse assunto: fluência, espaço, peso e tempo. Para ampliar a compreensão das possibilidades de uso dos elementos constitutivos da dança, veja no gráfico a seguir o estudo realizado por Rudolf Laban, no qual consta outros elementos da dança.
ASSISTA: 13/07 - 6º ano EF - Arte - Elementos constitutivos do movimento (https://www.youtube.com/watch?v=0BxtChXtrko&list=PLAdEu5NtlLkbIVNLz9eWlaM2N9GA-4XCi&index=8)
RUDOLF LABAN (1879-1958) foi dançarino, coreógrafo e artista dedicado ao estudo e sistematização da linguagem do movimento. Através de seus estudos e notações, dividiu os fatores do movimento em 4 categorias, as quais iremos comentar na sequência.
ESPAÇO – É no espaço onde a dança acontece. Os movimentos criados pelo corpo são influenciados pelo espaço e nele encontramos a cinesfera – que é o que determina a extensão dos movimentos do corpo, suas flexões e deslocamentos.
FLUÊNCIA – É o movimento contínuo, uniforme e progressivo, que parte do tronco do corpo às extremidades dos membros, de forma controlada, mas fluente ao mesmo tempo.
PESO – São forças utilizadas pelo corpo em relação aos movimentos. O peso dá o suporte à verticalidade, estabilidade e segurança. Existem duas qualificações para a denominação do peso que são “leves” (suaves) e “firmes” (resistentes).
TEMPO – É o que define na dança os movimentos rápido, lento e moderado (ritmos métricos). Com ele é possível definir a duração, o ritmo, a pulsação etc.
VEJA COM ATENÇÃO OS ESQUEMAS ABAIXO:
Após aprofundar sobre os quatro elementos principais da dança, incluindo as danças folclóricas, vamos analisar a importância do figurino para essas manifestações artísticas.
PÁGINA 12: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM II ATIVIDADE 1 – SONDAGEM
Grande parte das danças folclóricas são marcadas pelo colorido de suas roupas, como podemos ver nos desfiles de Carnaval, no maracatu, nas festas juninas ou mesmo nas demais danças vistas na Situação de Aprendizagem anterior. Mas o figurino não é o único responsável pela construção de uma dança folclórica. Vamos conhecer um pouco mais sobre isso?
Mas antes, vamos ver o que você já conhece desse assunto.
RESPONDA:
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
ATENÇÃO!! - COMUNICADO IMPORTANTE
💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢
v Estamos na 6ª semana de atividades de um total de
8 semanas que percorrem o Segundo Bimestre. Lembrando que o Segundo Bimestre
se encerra no dia 31/07.
v Não deixem por favor acumular as atividades...
conversem com seus Professores.
Segue o link da atividade dentro do
Classroom:
Código da Turma: c2bsme7
Quem não conseguir entrar pelo
Classroom, poderá fazer a atividade diretamente pelo formulário:
v Quem não conseguir entrar no Classroom e nem pelo
Formulário, as perguntas da atividade estarão presentes no BLOG DA ESCOLA.
Copiar as perguntas no Caderno e responder. Após isso tirar fotos e enviar
para mim.
v Se for necessário eu envio as perguntas no
privado.
v
A atividade
poderá ser enviada diretamente no meu privado no WhatsApp ou pelo e-mail: sergiocamposjunior@professor.educacao.sp.gov.br
Dúvidas
me procure no privado.
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 19/07
1.
Você estuda ou já estudou dança, dentro ou fora da sua
escola? Conte um pouco sobre essa experiência.
2.
O que você entende por espaço e tempo na dança?
3.
Você considera a capoeira uma luta ou uma dança? Explique
a sua resposta.
4.
A Samba de roda surgiu em qual século??
5. Quais são os tipos de
instrumentos que acompanham a dança do Jongo que é considerada uma dança de
Zona Rural?
a)
Sopro
b)
Cordas
c)
Percussão
d)
Metais
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
ATIVIDADES
6º C
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 12/07
1)
O
dançarino Rudolf Laban estudou e pesquisou os quatro fatores de movimento.
Quais são eles?
2)
Explique
um dos Benefícios da Dança.
3)
Qual
é a Origem e a Região do Brasil que surgiu a Dança do Xaxado?
4)
O
que é a Chimarrita?
5)
Dos
três tipos de Coreografias da Chimarrita, qual das opções abaixo NÃO FAZ PARTE?
v Rufado
v Arrastado
v Valsado
v Rufando
PRAZO DE ENTREGA
12/07/2020
As atividades podem ser devolvidas pelo classroom e pelo
e-mail: serggiocammpos@hotmail.com
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 04/07
1)
Os instrumentos utilizados
comumente nas manifestações culturais populares brasileiras são:
v Violino,
gaita de foles e castanholas.
v Zabumba,
saxofone e rabeca.
v Violão,
flauta e pandeiro.
v Sanfona,
apito e violoncelo.
2)
As manifestações culturais
brasileiras como Bumba Meu Boi, Carnaval e Folia de Reis articulam em sua
realização diferentes linguagens artísticas, como:
v Artes plásticas, escultura e dança.
v Artes do corpo, artes da música e colagem.
v Pintura, iluminação e cenário.
v Teatro de rua, música e dança.
3)
O
bumba meu boi, conhecido também como boi bumbá em algumas regiões
brasileiras, é uma das mais tradicionais danças do folclore brasileiro. A
tradição é uma apresentação típica das regiões Norte e Nordeste do país, que
une dança, música e teatro para contar a história da lenda de um boi. Com
base no processo histórico-social da dança no Brasil, julgue os itens a
seguir, relativos à quadrilha. Algumas composições coreográficas da
quadrilha, tais como a de reverência nos cumprimentos, ou a do cavalheiro ajoelhado
que segura a mão da dama que gira ao seu redor, são movimentos inspirados no
dia a dia do homem do campo.
v Certo.
v Errado.
4)
Quadrilha
(do francês quadrille) é uma modalidade de dança de salão que, no dizer de
Câmara Cascudo, foi "a grande dança palaciana do séc. XIX". Era
originalmente dançada por quatro pares em formação retangular. Resultado da
mistura de várias danças europeias ao longo dos séculos das quais foi
incorporando elementos, especialmente da contradança, teve seu auge no século
XIX, quando foi introduzida no Brasil e, com suas variações juninas, voltou a
ser praticada nos bailes comemorativos aos santos do mês de junho (São Pedro,
São João e Santo Antônio) realizados em cidades como Rio de Janeiro,
Salvador, Fortaleza e Recife a partir da década de 1990. Com relação às
danças e às manifestações artísticas populares da região Centro-Oeste, julgue
os itens que se seguem. Os pantaneiros, habitantes da região pantaneira do
Centro-Oeste, mantêm os seus costumes nas festas e nas danças, com a presença
do som de violas entoando guarânias e polcas, em duelos enriquecidos com os
sapateados e palmeados dos dançarinos.
v Certo.
v Errado.
5)
A
origem da Catira é múltipla, ou seja, ela reúne traços europeus, indígenas e
africanos. A verdade é que desde o período colonial já temos essa dança como
manifestação cultural. Para alguns, ela está associada às atividades dos
tropeiros, o que explica sua característica mais marcante, a qual reúne
somente homens. Estudiosos apontam que como eles faziam o transporte de gado
entre os locais, provavelmente, a dança tenha surgido nos momentos de
descanso e descontração do grupo. A
Catira, também chamada de Cateretê, é uma dança coletiva e popular do
folclore brasileiro. Hoje podemos ver essa dança em quase todas as regiões do
Brasil, com destaque para as regiões:
v Nordeste e Sul
v Sudeste e Centro-Oeste
v Norte e Sudeste
Sul e Centro-Oeste
ATIVIDADES
6º B https://classroom.google.com/c/MTIwNDIzMDkzODE3/a/MTIwOTg2ODE1NzE1/details 6º C https://classroom.google.com/c/MTMzMDU2OTA1NDU0/a/MTIwOTg2ODE1NzQx/details |
ATIVIDADE
6C
|