ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
ALUNOS
ATIVIDADES DESTA SEMANA 9º
SEMANA DE 07 Á 11/12/2020 do 4º Bimestre) ENTREGAR
ATIVIDADES EM ATRASO E A RECUPERAÇÃO ATÉ 09/12/2020 NO WHATSAAP PARTICULAR OU DE 10/12 Á 14/12
PROCURAR A COORDENAÇÃO. Whatsapp (14) 98122-3831 |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
ALUNOS
ATIVIDADES DA APOSTILA APRENDER
SEMPRE 8º
SEMANA DE 30 Á 07/12/2020 do 4º Bimestre) PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 07/12/2020 EXPLICAÇÃO NAS PAGINAS ANTERIORES......... ATIVIDADES PAGINA
59 E 60 APOSTILA APRENDER
SEMPRE Whatsapp (14) 98122-3831 |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
ALUNOS
ATIVIDADES DA APOSTILA APRENDER
SEMPRE 7º
SEMANA DE 23 Á 30/11/2020 do 4º Bimestre) PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 30/11/2020 EXPLICAÇÃO: FRAÇÕES
EQUIVALENTES E MMC e MDC
O
mínimo múltiplo comum (MMC ou M.M.C) e o máximo divisor comum (MDC ou M.D.C)
podem ser calculados simultaneamente através da decomposição em fatores
primos. Por
meio da fatoração, o MMC de dois ou mais números é determinado pela
multiplicação dos fatores. Já o MDC é obtido pela multiplicação dos números
que os dividem ao mesmo tempo. 1º passo: fatoração
dos números
A
fatoração consiste na representação em números primos, que são chamados de
fatores. Por exemplo, 2 x 2 é a forma fatorada de 4. A
forma fatorada de um número é obtida seguindo a sequência: ·
Inicia-se
com a divisão pelo menor número primo possível; ·
O
quociente da divisão anterior também é dividido pelo menor número primo
possível; ·
Repete-se
a divisão até que o resultado seja o número 1. Exemplo: fatoração do número 40. 40
| 2 → 40 : 2 = 20, pois 2 é o menor divisor primo possível e o quociente da
divisão é 20. Portanto,
a forma fatorada do número 40 é 2 x 2 x 2 x 5, que é o mesmo que 23 x 5. 2º passo: cálculo
do MMC
A
decomposição de dois números simultaneamente terá como resultado a forma
fatorada do mínimo múltiplo comum entre eles. Exemplo: fatoração dos números 40 e 60. A
multiplicação dos fatores primos 2 x 2 x 2 x 3 x 5 tem como forma fatorada 23 x 3 x 5. Portanto,
o MMC de 40 e 60 é: 23 x
3 x 5 = 120. Vale
lembrar que as divisões sempre serão feitas pelo menor número primo possível,
mesmo que esse número divida apenas um dos componentes. 3º passo: cálculo
do MDC
O
máximo divisor comum é encontrado quando multiplicamos os fatores que dividem
simultaneamente os números fatorados. Na
fatoração de 40 e 60, podemos perceber que o número 2 foi capaz de dividir
duas vezes o quociente da divisão e o número 5 uma vez. Portanto,
o MDC de 40 e 60 é: 22 x
5 = 20. Frações Equivalentes
As Frações Equivalentes são
aquelas que aparentemente são diferentes, mas que possuem o mesmo resultado.
Sendo assim, elas representam a mesma parte de um todo indicando a mesma
quantidade. Noções básicas
Antes
de mais nada, devemos lembrar que nas frações o número localizado acima é chamado
numerador e o que está abaixo é denominador: 2/4 e 4/8: se dividirmos o numerador e o
denominador por 2 na fração 2/4, obtemos o valor 1/2. Se
dividirmos 4/8 por 2, obteremos o valor de 2/4. E se dividirmos novamente por
2, temos o valor 1/2. Assim,
as frações 1/2, 2/4 e 4/8 são frações equivalentes. Representação de Frações
Equivalentes 3/4 e 9/12: se dividirmos o numerador e o
denominador da segunda por 3, obteremos o resultado da primeira: 3/4. Representação de Frações
Equivalentes Note
que as representações de cada uma são diferentes, mas o valor numérico
resultante é igual. Para encontrar frações equivalentes, basta multiplicar ou
dividir o numerador e denominador pelo mesmo número. Esse número deve ser
diferente de zero. Exemplos
5/8: multiplica-se por 3 o numerador e
o denominador da fração e obteremos: 15/24. Se multiplicarmos por 3 essa
fração teremos: 45/72. Assim,
as frações 5/8, 15/24 e 45/72 são equivalentes. Podemos confirmar, se
dividirmos o valor dos numeradores e denominadores por 3 as vezes que forem
necessárias. Por fim, obteremos o resultado 5/8 para todas. Esse
processo de obter o menor número fracionário é chamado de simplificação de frações. De
tal modo, a fração 5/8 é chamada de fração
irredutível, posto que não é possível simplificá-la mais. Por
sua vez, se podemos simplificar a fração ela é chamada de fração redutível. A
fração irredutível pode ser transformada num número decimal, ou seja, quando
se divide o 5 pelo 8 temos: 0,625. 2
- EXEMPLO 1. Escreva três frações
equivalentes a 9/10: Para realizar esse
exercício você pode escolher um número (diferente de zero) para multiplicar o
numerador e denominador, por exemplo: ·
Se multiplicar por 2, teremos as frações equivalentes :
18/20; 36/40; 72/80. ·
Se multiplicar por 3, teremos as frações equivalentes:
27/30; 81/90; 243/270. ·
Se multiplicar por 4, teremos as frações equivalentes:
36/40; 144/160; 576/640. ATIVIDADES PAGINA
57 E 58 APOSTILA APRENDER SEMPRE AULA 08 MAIS E
MENOS FAZ TODA DIERENÇA |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
ATENÇÃO
ALUNOS PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 16/11/2020 5º
SEMANA DE 09 Á 13/11/2020 do 4º Bimestre) AVISO NOSSAS
ATIVIDADES SÃO DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE” E ESTARÁ NO GRUPO DE WHATSAAP DE MATEMÁTICA EM PDF . QUEM
TIVER A APOSTILA EM MÃOS RESPONDER NA PRÓPRIA APOSTILA, SE NÃO COLOCAR
SOMENTE AS RESPOSTAS NO CADERNO. Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon ATIVIDADES DA 5ª SEMANA
DO 4º BIMESTRE PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 16/11/2020 EXPLICAÇÃO: FRAÇÕES EQUIVALENTES A equivalência
entre frações é a possibilidade de representar a mesma quantidade
em frações diferentes. Para encontrar a fração ou
as frações equivalentes, basta dividir ou multiplicar o numerador
e o denominador da fração por um mesmo número diferente de
zero. Frações equivalentes dizem
respeito a uma propriedade das frações, representantes do
conjunto dos números racionais. Essa propriedade mostra que existe uma
infinidade de frações
que representam a mesma quantidade, isto é, expressam o mesmo
número. Em matemática, quando dizermos
que dois elementos são equivalentes é o mesmo que dizer que eles são iguais.
Assim, quando dizemos que A é equivalente a B, podemos representá-los por: A
= B O que são frações?
Fração é uma forma de representar partes de um ou
mais inteiros. Por exemplo, ao dividir uma pizza em 8 fatias,
teremos que cada parte corresponde a um oitavo do total. Confira na figura: Ou
seja, se somarmos todas as partes, obteremos um inteiro, veja: O número que se encontra na parte de cima da fração chamamos
de numerador, e
o número que está na parte
de baixo chamamos de denominador. Assim,
no exemplo anterior, o número 1 é o numerador e o número 8 é o denominador. Não pare agora... Tem mais depois da
publicidade ;) O que são frações equivalentes?
Frações
equivalentes são aquelas que representam a mesma quantidade ou o mesmo
número. Veja o exemplo: Tais frações são todas equivalentes, pois
elas representam a mesma quantidade. Perceba também que se a simplificarmos encontraremos outras frações
equivalentes. Vamos dizer que duas frações são
equivalentes quando
as multiplicamos de forma
cruzada e o resultado da igualdade é verdadeiro. Veja o próximo
exemplo: Verifique
se as frações 18/24 e 3/4 são equivalentes. Como a igualdade é verdadeira, as frações
são equivalentes. ATIVIDADES
DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE” Objetivo: a) Ordenar frações utilizando os sinais > (maior
que) e < (menor que); b) Identificar frações equivalentes; c) Comparar frações com o mesmo denominador ou com
denominadores diferentes por meio da equivalência de frações. ATIVIDADES PAGINA 52, 53,54,55
E 56 ATIVIDADE
1 (pag.52) – NÃO PRECISA RECORTAR, SOMENTE OBSERVE AS BARRAS Pag. 53 a)
observe as
barras e responda se você acha se são
equivalentes. b)
responder Pag.
54 letras C e D Pag.
55 atividades 2 e 3 Pag.
56 e 57 atividade 4, 5 e 6 |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATENÇÃO
ALUNOS PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 09/11/2020 4º
SEMANA DE 03 Á 06/11/2020 do 4º Bimestre) AVISO O CADERNO DO ALUNO
REFERENTE AO 4º BIMESTRE ESTÁ DISPONÍVEL NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 8H ATÉ AS
21H OBS:
A APOSTILA CADERNO DO ALUNO VOL.04 ESTARÁ NO GRUPO DE WHATSAAP DE MATEMÁTICA Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon ATIVIDADES
DA 4ª SEMANA DO 4º BIMESTRE PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 09/11/2020 ATIVIDADES CADERNO DO ALUNO VOL. 04 ATIVIDADES SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1 - PG. 109 ATIVIDADE 1 – INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS 1.1 Sr. Antônio, responsável pela construção de uma casa,
encomendou 4,5 milheiros de tijolos na primeira
semana de trabalho, ao iniciar a construção. Na semana seguinte, encomendou
mais 2,5
milheiros para fazer o muro. Quantos tijolos foram encomendados para essa construção? a) Quem e a
personagem do problema? b) Por que os
tijolos foram encomendados? c) Quantos
milheiros de tijolos foram comprados na primeira semana? d) Na semana
seguinte, quantos milheiros de tijolos foram encomendados? e) Quantos
milheiros de tijolos foram encomendados no total para essa construção? 1.2
Joao distribuiu R$ 135,60 igualmente entre seus três filhos. Os meninos foram
a uma padaria e gastaram R$ 12,40
cada um. a) Quem e(são) a(s)
personagem(ens) do problema? b) Quantos filhos ele
tem? c) O que ele fez
com o dinheiro que tinha? d) O que significa
a palavra “igualmente” no problema? e) O que os filhos
de Joao fizeram ao receber o dinheiro? f) Juntos, quanto
os filhos de Joao gastaram na lanchonete? g) Apos o gasto na
lanchonete, quanto restou para cada um? ATIVIDADE
2 – OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS APLICADAS EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO 2.1 Fabio foi a um
passeio com os colegas e levou a quantia de R$ 90,00 para
gastar. Ele anotou todos os gastos conforme indicado a seguir: • Ônibus: R$ 8,80
(ida e volta). • Cinema: R$ 14,00. • Pipoca: R$ 16,50. • Refrigerante de 1
litro: R$ 13,80. • Espaço de jogos eletrônicos:
R$ 36,80. Sobrou algum
dinheiro da quantia que Fabio levou para o passeio? Explique como voce
resolveu esse problema. Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATENÇÃO
ALUNOS PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 03/11/2020 3º
SEMANA DE 26 Á 30/10/2020 do 4º Bimestre) AVISO O CADERNO DO ALUNO REFERENTE AO 4º BIMESTRE ESTÁ DISPONÍVEL NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 8H ATÉ AS
21H Whatsapp (14) 98122-3831 ou
Classroon EXPLICAÇÃO: GRANDEZAS
DE MEDIDA Grandeza: É tudo o que pode ser medido ou contado. Vamos estudar grandezas em que basta um número e uma unidade de medida para defini-la. Podemos citar a medida de temperatura de uma febre de 40ºC, o tempo de caminhada de 30 minutos, a capacidade de 3 litros de água e a massa presente em 5 kg de arroz, como exemplos de grandezas com essas
características. Medida: Quando comparamos duas
grandezas de mesma espécie, o resultado é uma medida. Unidades de medida são grandezas que compõem o sistema métrico decimal. Hoje, vamos rever algumas das unidades de medida mais importantes para resolver problemas matemáticos. Além disso, vamos mostrar as conversões e, ainda, vamos resolver alguns exercícios para facilitar o entendimento por parte do aluno. Conheça
as unidades de medida
Comprimento é, talvez, a medida mais utilizada no cotidiano. Por isso, acredito que todos devem ter facilidades para entender essa grandeza e sua unidade de medida. A unidade de medida
padrão: metro (m) ·
Quilômetros → 1 km =
1000 m ·
Hectômetro → 1 hm =
100 m ·
Decâmetro → 1 dam =
10 m ·
Metro → 1 m = 1 m ·
Decímetro → 1 dm =
0,1 m ·
Centímetro → 1 cm =
0,01 m ·
Milímetro → 1 mm =
0,001 m Medidas de capacidade: Medidas de capacidade também é muito importante no nossocotidiano. A unidade padrão
para essa grandeza é o litro (l).
·
Quilolitro → 1 kl =
1000 l ·
Hectolitro → 1 hl =
100 l ·
Decalitro → 1 dal =
10 l ·
Litro → 1 l = 1 l ·
Decilitro → 1 dl =
0,1 l ·
Centilitro → 1 cl =
0,01 l ·
Mililitro → 1 ml =
0,001 l Medidas de massa: A grandeza massa não é muito usual no dia a dia, mas muito comumquando nos deparamos com problemas de física. Unidade
padrão: quilograma (kg)
·
Quilograma → 1 kg =
1000 g ·
Hectograma → 1 hg =
100 g ·
Decagrama → 1 dag =
10 g ·
Grama → 1 g = 1 g ·
Decigrama → 1 dg =
0,1 g ·
Centigrama → 1 cg =
0,01 g ·
Miligrama → 1 mg =
0,001 g Medidas de superfície ou área: Medidas de superfície ou área também está presenteno
nosso dia a dia. A unidade de medida padrão é: metro quadrado (m²)
·
1 km² → 1.000.000 m²
= 106 m² ·
1 hm² → 10.000 m² =
104 m² ·
1 dam² → 100 m² = 102 m² ·
m² → 1 m² = 1 m² ·
1 dm² → 0,01 m² = 10-2 m² ·
1 cm² → 0,0001 m² =
10-4 m² ·
1 mm² → 0,000001 m² =
10-6 m² Medidas agrárias: Os fazendeiros devem conhecer essas unidades de medida muito beme, aqui, você
também vai entender. A unidade de medida padrão é: are (a)
·
1 a = 1 dam² · Hectare (ha) = 1 hm² (100 m x 100 m) ou (10m x 1000m) ou (1m x 10.000m) igual a 10.000m² ·
Centiare (ca) = 1 m² Medidas de volume: Quem nunca quis saber quanto cabe em uma caixa d’água, por exemplo. Para essa
grandeza utilizamos a unidade de medida padrão: metro cúbico (m³)
·
1 km³ = 109 m³ ·
1 hm³ = 106 m³ ·
1 dam³ = 103 m³ ·
m³ → 1 m³ = 1 m³ ·
1 dm³ = 10-3 m³
(equivale a 1 litro) ·
1 cm³ = 10-6 m³ ·
1 mm³ = 10-9 m³ Medidas de tempo: A unidade de medida de tempo é uma das mais importantesutilizadas na física e também no nosso dia a dia. No sistema internacional de medidas (SI), a medida
de tempo é o segundo (s).
1 hora (h) = 3600
segundos (s) 1 minuto (min) = 60
segundos (s) 1 hora (h) = 60
minutos (min) 1 dia = 24 horas (h) ATIVIDADES DA 3ª SEMANA DO 4º BIMESTRE PRAZO
DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 03/11/2020 ATIVIDADES PASSADAS
PELO PROFESSOR ATIVIDADES VAMOS TRABALHAR SOBRE UNIDADES DE MEDIDA: TEMPO,
COMPRIMENTO, MASSA e CAPACIDADE Atividade
01 – Escreva com suas palavras, “ O QUE É MEDIR? Atividade
02 – No dia a dia, o que podemos medir: a)
Comprimento b)
Área c)
Volume d)
Tempo
e)
Capacidade f)
Temperatura g)
Massa h)
Velocidade Atividade
03 – Descreva quais grandezas usamos para medir cada situação dada: 1-
Horário
em que acordei
_______________________ 2-
Temperatura
da água do chuveiro _______________________ 3-
Temperatura
do dia
_______________________ 4-
Quantidade
de xícaras de chá de água para o café ___________ 5-
Quantidade
de colheres de pó de café
____________________ 6-
Quantidade
de gotas de adoçante ____________________ 7-
Quantidade
de pão e de queijo
____________________ 8-
Quantidade
de combustível
_____________________ 9-
Dinheiro
gasto com o combustível
_____________________ 10- Distância _____________________ Atividade 03 – (PROVA BRASIL) Uma bióloga que estuda as características gerais dos seres dos seres vivos passou um período observando baleias em alto mar: de 5 de julho a 5 de dezembro. Baseando se na sequencia dos meses do ano, quantos meses a bióloga
ficou em alto mar estudando o comportamento das baleias? (A) 2 meses (B) 3 meses (C) 5 meses (D) 6 meses Atividade 04 – (SARESP-2009) Marcelo conseguiu atravessar o pátio, correndo, em 30 segundos. Podemos dizer que Marcelo
atravessou o pátio em: (A) Meio minuto (B) Meia hora (C) Trinta minutos (D) Uma hora Atividade 05 – Escolha a unidade mais adequada para expressar a massa dos objetos a
seguir: a)
Uma
pessoa _________________________ b)
Um
pacote de arroz
_________________________ c)
Um
carretel de linha
_________________________ d)
Um
tablete de chocolate
_________________________ e)
Um
comprimido _________________________ f)
Um
passarinho
_________________________ g)
Um
elefante
_________________________ h)
Uma
máquina de lavar
_________________________ i)
Uma
caixa de bombom
_________________________ Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon |
ATENÇÃO ALUNOS
PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 26/10/2020
2º SEMANA DE 19 Á 23/10/2020 do 4º
Bimestre)
NOSSAS ATIVIDADES SEGUEM O CADERNO DO ALUNO VOL. 3
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM
A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.
- NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “
ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
- COPIAR SOMENTE O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES PELO
WhatsApp OU Classroon , ENVIAR
A FOTO.
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
ATIVIDADES DA 2ª SEMANA DO 4º BIMESTRE
PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 26/10/2020
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
ATIVIDADES
PÁGINA
80
ATIVIDADE
3 – PROBABILIDADE DE EVENTOS SUCESSIVOS
3.1
OBS: PROXIMA SEMANA
INICIAREMOS AS ATIVIDADES DA APOSTILA
VOLUME 4
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroom
|
19/10/2020
1º SEMANA DE 13 Á 16/10/2020 (está
semana constará no 4º Bimestre)
NOSSAS ATIVIDADES SEGUEM O CADERNO DO
ALUNO VOL. 3
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM
A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.
- NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “
ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
- COPIAR SOMENTE O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES PELO
WhatsApp OU Classroon , ENVIAR
A FOTO.
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
ATIVIDADES DA 1ª SEMANA DO 4º BIMESTRE
PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES 19/10/2020
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
EXPLICAÇÃO - PROBABILIDADE
A probabilidade é
um ramo da matemática que estuda maneiras de como estimar a chance de um determinado
evento acontecer. Por exemplo, imagine que tenhamos uma urna
com 10 bolas brancas e 20 bolas vermelhas. Certamente a chance de tirarmos
uma bola vermelha é muito maior, entretanto isso não significa que vamos
tirar uma bola vermelha na primeira tentativa, pois há também bolas brancas.
O estudo da probabilidade permite medir a chance de tirar bolas vermelhas ou
bolas brancas associando essa chance a um número real. Conceitos básicos de probabilidade
Experimento aleatório
Experimentos aleatórios são aqueles
que, quando repetidos por diversas vezes e mantendo-se os processos de
execução, resultam em resultados
improváveis. Por exemplo, quando lançamos uma moeda dez vezes
seguidas, os resultados são improváveis, visto que, em cada lançamento, pode
aparecer a face cara ou a face
coroa. Espaço amostral
Vamos chamar de espaço amostral o conjunto de
todos os possíveis resultados de determinado fenômeno ou
do experimento aleatório. Exemplos a) Ao lançar uma moeda, os possíveis
resultados são cara ou coroa, logo o espaço amostral é:
E1 =
{cara, coroa} b) No lançamento de um dado
honesto, os possíveis resultados são as seis faces do dados, logo: E2 = {1, 2, 3, 4, 5, 6} c) Uma moeda é lançada duas vezes,
assim, o espaço amostral é determinado pelos pares ordenados em que o
primeiro elemento representa o resultado do primeiro lançamento e o segundo
representa o resultado do segundo lançamento, assim: E
= {(c, c), (c, k), (k, k), (k, c)} c
→ Coroa k
→ Cara Evento
Um evento é todo subconjunto de um espaço
amostral. Exemplos Considere o espaço amostral do
lançamento de um dado, logo E = {1,2,3,4,5,6}. Os casos a seguir são exemplos
de eventos: a) Evento no qual as faces são maiores
que 3. Vamos denotar tal evento por A, logo: A
= {4, 5, 6} De modo geral, podemos escrever tal
evento utilizando a notação de conjuntos: Observe que todo elemento de A é
elemento do conjunto E, logo A é subconjunto de E. b) Evento no qual as faces são números
ímpares. Nesse caso, vamos denotar tal evento por B, assim: B
= {1, 3, 5} Espaços equiprováveis
Considere um espaço amostral E e também
um experimento aleatório desse espaço. Vamos dizer que E é um espaço amostral equiprovável se
todos os eventos do experimento possuírem a mesma probabilidade de acontecer. Exemplos Imagine uma urna com apenas duas bolas,
uma branca e outra preta. A chance de tirarmos uma bola branca é a mesma de
tirarmos uma bola preta, logo o espaço amostral é equiprovável. Outro exemplo é o nascimento de um
bebê. A chance de ser menino é a mesma de ser menina, logo tal evento possui
espaço amostral equiprovável. Veja também: Probabilidade:
definições básicas Fórmula e cálculo da
probabilidade
A probabilidade de acontecer
determinado evento A, representado por P(A), é a divisão entre
o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis. Podemos
representar, então, a chance de ocorrer o evento A por: Exemplo Vamos determinar a probabilidade de
tirarmos uma bola branca em uma urna com 10 bolas brancas e 20 bolas
vermelhas. Para isso, vamos inicialmente
determinar o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis. Casos
favoráveis → 10 (bolas brancas) Casos
possíveis → 10 + 20 (bolas brancas + bolas vermelhas) Veja que os casos favoráveis são os
casos que nos interessam – nesse caso, a quantidade de bolas brancas – e
casos possíveis representam o total de elementos do espaço amostral. Vamos
chamar de A o evento em questão, assim: A chance de tirar uma bola branca é,
portanto, de 33,33%.
ATIVIDADES
PÁGINA
78
ATIVIDADE
1 – EVENTO ALEATÓRIO
1.1 PÁGINA 78/79
ATIVIDADE
2 – PROBABILIDADE
2.1
PÁGINA 79
2.2
2.3
Whatsapp
(14) 98122-3831 ou Classroom |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATENÇÃO
ALUNOS
ESTAMOS
NA 9ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
O
CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA DESDE
01/09/2020 HORÁRIO
DAS 10H ÁS 16H TERÇA
E QUINTA FEIRA ABERTO AO PÚBLICO
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO
PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA
RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.
- NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
- COPIAR SOMENTE
O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES
PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO.
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
ATIVIDADES DA 9ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
EXPLICAÇÃO - Área e
Perímetro Na geometria, os
conceitos de área e perímetro são utilizados para determinar as medidas de
alguma figura. Área: equivale a medida
da superfície de uma figura geométrica. Geralmente,
para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura
(h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura,
chamados de lados (l). Para
encontrar esses valores é importante analisar a forma da figura. Assim, se
vamos encontrar o perímetro de um triângulo, somamos as medidas dos três
lados. Se a figura for um quadrado somamos as medidas dos quatro lados. PERÍMETRO
- Observe um campo de futebol, o perímetro dele é o seu contorno que está de
vermelho. Pra
fazermos o cálculo do perímetro devemos somar todos os seus lados: OUTRO
EXEMPLO: : O perímetro da figura é a soma de todos os seus lados: P = 10 + 8 + 3 + 1 + 2 + 7 + 2 +3 P = 18 + 4 + 9 + 5 P = 22 + 14 P = 36
Veremos
que a área do campo de futebol é 70 unidades de área. Sua área será um valor aproximado. Cada ![]() No estudo da matemática calculamos áreas de figuras planas e para cada figura há uma fórmula pra calcular a sua área. ATIVIDADES SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6
PÁGINA
75
ATIVIDADE
1 - PLANTA BAIXA –
ÁREA E PERÍMETRO
1.1 PÁGINA 76
1.2
PÁGINA 77
ATIVIDADE
2 – PERÍMETROS E ÁREAS DE QUADRADOS
2.1
2.2
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATENÇÃO
ALUNOS
ESTAMOS
NA 8ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
O
CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA DESDE
01/09/2020 HORÁRIO
DAS 10H ÁS 16H TERÇA
E QUINTA FEIRA ABERTO AO PÚBLICO
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO
PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA
RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.
- NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
- COPIAR SOMENTE
O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES
PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO.
“A persistência é o caminho do êxito.”
Charles Chaplin
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
ATIVIDADES DA 8ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
EXPLICAÇÃO CONHECENDO OS POLÍGONOS
Os polígonos são formados por segmentos de retas fechados. O
encontro dos segmentos é denominado vértice do polígono, e os segmentos de
retas recebem o nome de arestas. Qualquer polígono recebe o nome de acordo com o número de
lados da figura. Veja algumas classificações de polígonos: Triângulo – possui 3 lados Triângulos Os triângulos podem ser classificados em: Equilátero: possui todos os
lados com tamanhos iguais. Isósceles: possui somente dois
lados com tamanhos iguais. Escaleno: possui todos os
lados com tamanhos diferentes. Quadriláteros Conheça mais alguns polígonos: ELEMENTOS DE UM POLIEDRO
Os poliedros são formas geométricas espaciais que apresentam
todas as faces planas. São consideradas espaciais por apresentarem três
dimensões (comprimento, largura e altura). Essas formas espaciais estão
presentes no mundo a nossa volta. Uma caixa de sabão em pó, por exemplo, é um
poliedro chamado de paralelepípedo. O dado, que faz parte de muitos jogos e
brincadeiras, também é um poliedro, chamado de cubo. Esses objetos são
estudados pela matemática através da geometria. Eles possuem características
e propriedades muito importantes para sua compreensão. A
face é um dos elementos de qualquer poliedro. Os demais elementos são:
arestas e vértices. Vamos compreender o que são esses outros dois elementos. O cubo possui 12 arestas Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro. Pela figura podemos ver que o
cubo possui 8 vértices.
Esse
poliedro é uma pirâmide. Sobre ela, podemos afirmar que: ATIVIDADES SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
PÁGINA
70 Atividade 2
– ÂNGULOS DE VISÃO
2.1 NÃO É PARA FAZER 2.2 NÃO É PARA
FAZER 2.3 NÃO É PARA
FAZER
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 5
PÁGINA
71 e 72 Atividade 1 – CONHECENDO OS POLÍGONOS E SUAS CARACTERÍSTICAS
1.1 1.2
PÁGINA 73
1.3
ATIVIDADE 2 – OS POLIEDROS
2.1 –
PÁGINA 74
2.2 2.3 2.4 Caso não
tenha a malha quadriculada, tente desenhar somente para representar.
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ou Classroon
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ATENÇÃO
ALUNOS
ESTAMOS
NA 7ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
O
CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA DESDE
01/09/2020
HORÁRIO
DAS 10H ÁS 16H
Alunos
que não fizeram a APP DO 2º BIMESTRE ,
vamos fazer, estou recebendo.
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO
PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA
RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.
- NA PRIMEIRA LINHA DA
FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
- COPIAR SOMENTE
O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES
PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO.
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ou Classroon
ATIVIDADES DA 7ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
EXPLICAÇÃO VAMOS
RELEMBRAR
FRAÇÕES: ADIÇÃO,
SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO
Primeiro caso: Frações com
denominadores iguais
Quando for
necessário somar ou subtrair frações com denominadores
iguais, some (ou subtraia) apenas os numeradores e mantenha o denominador
intacto. Observe o exemplo a seguir:
6 – 4 = 6 – 4 = 2
3 3 3 3
Segundo caso: Frações com
denominadores diferentes
Quando
as frações possuem denominadores diferentes, é necessário encontrar outras
frações equivalentes a essas que possuam denominadores iguais. Veja:
10 + 12 – 3
4 5 6
Passo 1: Calcular o mínimo múltiplo comum entre os
denominadores. O valor encontrado será o denominador comum que possibilitará
substituir as frações dadas por outras com denominadores iguais. No exemplo,
temos:
4,5,6|
2
2,5,3| 2 1,5,3| 3 1,5,1| 5 1,1,1| 60
Passo 2: Reescrever as
frações com o novo denominador, deixando o espaço do numerador para os
números que serão encontrados no passo seguinte.
10 + 12 – 3 = +
–
4 5 6 60 60 60
Passo 3: Encontre os
numeradores das novas frações. Para isso, o seguinte cálculo deverá ser
feito: Para encontrar o numerador da primeira fração, divida o MMC pelo
denominador da primeira fração e multiplique o resultado pelo seu numerador.
O resultado obtido por esse cálculo será o numerador da primeira fração que
possui denominador igual ao MMC. Repita o procedimento para todas as frações
presentes na soma ou subtração.
10 + 12 – 3 = 150 + 144 – 30
4 5 6 60 60 60
Para acharmos 150 = 60 : 4=15
x 10 = 150
Observe
que o novo numerador da primeira fração é 150, pois 60 dividido por 4 é 15, e
15 vezes 10 é 150. Repita o procedimento para cada fração separadamente: 60
dividido por 5 é 12, e 12 vezes 12 é 144 – numerador da segunda fração. Por
fim, 60 dividido por 6 é 10, e 10 vezes 3 é 30. Logo, os numeradores do lado
direito da igualdade, em ordem, são: 150, 144 e 30.
Passo 4: Somar as
novas frações utilizando o caso anterior (de denominadores iguais). Após
encontrar as novas frações, basta repetir o procedimento anterior, no qual
somamos ou subtraímos os numeradores e mantemos o denominador intacto.
10 + 12 – 3 = 150 + 144 – 30 = 150 + 144 – 30 = 264
4 5 6 60 60 60 60 60
Exemplo: Lúcio comprou uma pizza pequena. Em um primeiro momento,
comeu metade da pizza e, posteriormente, conseguiu comer mais um pedaço
equivalmente à sexta parte dessa mesma pizza. Que fração representa a
quantidade total de pizza que Lúcio comeu?
Solução:
Basta
observar que a metade é representada pela fração um meio (1/2) e que a sexta
parte é representada por um sexto (1/6). Somando essas frações, teremos a
quantidade ingerida por Lúcio.
1 + 1
2 6
Pelo
primeiro passo, teremos: MMC (2,6) = 6. De fato,
2, 6| 2
1, 3| 3 1, 1| 6
Pelo
segundo passo, teremos:
1 + 1 = +
2 6 6 6
Pelo terceiro
passo, teremos: (6:2)·1 = 3 e (6:6)·1
= 1
1 + 1 = 3 + 1
2 6 6 6
Pelo
quarto passo, teremos:
1 + 1 = 3 + 1 = 4
2 6 6 6 6
Logo,
Lúcio comeu quatro sextos, número que, simplificado, é equivalente a dois
terços (2/3) da quantidade total de pizza disponível.
ATIVIDADES
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3
PÁGINA
66 e 67 Atividade 3
– AS FRAÇÕES NO TANGRAN
3.1 3.2
PÁGINA
68 Atividade 4 – LABIRINTO DAS FRAÇÕES
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4
PÁGINA
68 Atividade 1 – DIFERENTES PERSPECTIVAS
1.1 1.2
PÁGINA 69
1.3
1.4 – Este exercício e o próximo, pede pra
vc desenhar como vc vê os cubos de diferentes ângulos, ou seja, de vários
lados.
Você vai perceber que embora todos tenham 4
cubos, dependendo do ângulo em que olhamos, nem sempre conseguimos ver todos
os cubos.
1.5 – obs: como explicado acima
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ou Classroon
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
ATENÇÃO
ALUNOS
ESTAMOS
NA 6ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
O
CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA DESDE
01/09/2020
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DAS 10H ÁS 16H
Alunos
que não fizeram a APP DO 2º BIMESTRE ,
vamos fazer, estou recebendo.
AS
ATIVIDADES SÃO DO CADERNO DO ALUNO VOL.3
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PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA
RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.
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FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
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“A persistência nos estudos realiza
o impossível.”
Profº. LEANDRO PICCINI
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ATIVIDADES DA 6ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
CONTINUAÇÃO........ EXPLICAÇÃO FOI PASSADA NA SEMANA ANTERIOR
PÁGINA
64 Atividade
1 – AS FRAÇÕES NO COTIDIANO
1.1 OBS: Está atividade será feita individualmente
Leiam
atentamente toda pergunta, não esqueçam de explicar como você chegou ao
cálculo.
1.2
PÁGINA
65 continuação
1.3 Atividade para ser feita individualmente.
1.4
1.5
Nesta atividade elabore um problema envolvendo partilhas em partes iguais e resolva
você mesmo. (não precisa trocar com um colega)
PÁGINA
65 Atividade 2 – SITUAÇÕES PROBLEMA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES
2.1
PÁGINA 66
2.2 CRIE E RESOLVA O SEU QUADRADO MÁGICO.
NÃO PRECISA TROCAR COM UM COLEGA.
2.3
2.4
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
ATENÇÃO ALUNOS
ESTAMOS NA 5ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
O CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO
DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA Á PARTIR DE 01/09/2020
(terça-feira) ATÉ DIA 04/09/2020
(sexta-feira) NO HORÁRIO DAS 10H ÁS 16H
Alunos que não fizeram a APP DO 2º BIMESTRE , vamos fazer, estou
recebendo.
AS ATIVIDADES SÃO DO CADERNO DO ALUNO
VOL.3
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES SÃO PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM
A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.
- NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “
ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
- COPIAR SOMENTE O EXERCÍCIO E RESPONDER
- ENVIAR AS ATIVIDADES PELO WhatsApp
OU Classroon , ENVIAR A FOTO.
“ O sucesso nasce do querer, da determinação
e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem
busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
JOSÉ DE ALENCAR
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ATIVIDADES DA 5ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
ATIVIDADES DA
APOSTILA VOL. 3
EXPLICAÇÃO
Problemas de Partilha em duas partes desiguais
Quando se
fala de uma divisão, a primeira ideia que vem à mente é uma divisão exata e
em partes iguais.
Esse é o tipo de divisão mais frequente.
Exemplo:
Carlos e Bruno estão participando de uma gincana de doação de
alimentos. Juntos conseguiram 60 litros de
leite para doação. Suponha que cada um tenha sido responsável por arrecadar
metade da quantidade. Quanto cada um arrecadou? Lembre-se
de que metade é a mesma coisa que dividir
por 2.
60÷2=30 30 litros
de leite cada
Dividindo em quantidades diferentes
Nem sempre a divisão será feita em partes
iguais, pode-se dividir uma quantidade em duas ou mais partes desiguais.
Exemplo:
Carlos e Bruno estão participando de uma
gincana de doação de alimentos. Juntos conseguiram 60 litros de leite para doação. Suponha que Carlos
tenha arrecadado o triplo da quantidade de litros de leite de Bruno. Quanto cada um arrecadou?
Lembre-se de que o triplo é a
mesma coisa que multiplicar por 3.
Total de 60 litros
de leite:
Pode-se afirmar que Bruno arrecadou 1 parte da
quantidade de leite e que Carlos arrecadou 3 partes. Total: 1 + 3 =
4 partes
Dividindo em 4 partes
iguais os 60 litros
de leite, temos:
60 ÷
4 = 15 15 litros de leite cada parte
Bruno arrecadou 1 parte: 15 litros de leite
Carlos arrecadou 3 partes: 15 x 3 = 45 litros de leite
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
PÁGINA 63
Atividade 1 – Problemas de
Partilha em duas partes desiguais
1.1 Ana tem uma coleção
com 60 figurinhas. Seu irmão, também, quer colecionar figurinhas, por isso
ela resolveu repartir as suas figurinhas, para que ele possa começar sua
coleção. Vamos pensar nas possíveis divisões que Ana pode fazer! Junte-se
a um colega e registrem as possibilidades dessa divisão, justificando
cada uma. Organizem uma apresentação dos seus argumentos para socializar
com a sua turma.
OBS:
ESTÁ ATIVIDADE SERÁ FEITA INDIVIDUALMENTE ( OU SÓ CONVERSE COM SEU AMIGO PELO
WHATSAAP KKK), NÃO PRECISA FAZER NENHUMA APRESENTAÇÃO.
SOMENTE
COLOQUE QUAIS POSSÍVEIS DIVISÕES, NA SUA OPINIÃO, ANA PODE FAZER
1.2 Em uma escola, duas
turmas participaram de uma gincana. Como prêmio de participação o organizador
tinha 140 bombons para dividir entre o 6º ano A e o 6º ano B. Essa divisão
está apresentada no quadro a seguir, porém alguns números não foram
preenchidos. Complete a tabela utilizando a mesma representação em cada
divisão. Explique como você fez para completar a tabela. Converse com seu
colega sobre qual seria a forma mais adequada para realizar essa divisão
redigindo um texto com seus argumentos.
Distribuição
de Bombons:
PÁGINA
64
a)
Das
divisões apresentadas, existe alguma em que as duas turmas receberiam a mesma quantidade? Justifique.
b)
A
partir da distribuição apresentada na tabela, determine a quantidade de
bombons distribuídos em cada situação.
1.2
Resolva as
situações-problema abaixo:
a)
Carlos, Mariana e Cláudia têm,
juntos, 144 figurinhas. Carlos tem o dobro de figurinhas
de Mariana e Claudia tem o triplo da quantidade de Mariana. Quantas
figurinhas tem cada um?
b)
Cláudio
e Marcelo receberão R$ 2.000,00 para colocar piso num terreno retangular e
combinaram que o valor seria dividido proporcionalmente de acordo com a área do piso que cada um assentar. A imagem a seguir mostra a
quantidade de piso que cada um
colocou. A área em azul foi executada por Cláudio e a verde por Marcelo.
c) Considerando um
quadradinho como unidade de medida,
indique a área total
do terreno.
d)
Utilizando a representação fracionária, indique a área
que cada um assentou.
e)
Quanto irá ganhar cada
um?
BOM TRABALHO A TODOS
QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
|
ATENÇÃO ALUNOS
ESTAMOS NA 3ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
AS ATIVIDADES SÃO DO CADERNO DO ALUNO
VOL.3
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
-
AS ATIVIDADES SÃO PARA SER FEITAS NO CADERNO
-
NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA
SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020
-
COPIAR SOMENTE O EXERCÍCIO E RESPONDER
-
ENVIAR AS ATIVIDADES PELO WhatsApp OU Classroon , ENVIAR A FOTO.
VAMOS
JUNTOS VENCER A DISTÂNCIA, SOMOS MAIS FORTES
Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
ATIVIDADES
DA 3ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3
EXPLICAÇÃO
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 1
FRAÇÃO:
PARTE-TODO
Fração é
a representação de uma parte de algo inteiro, como ocorre com as maçãs
mostradas na figura anterior. Assim, podemos dizer que a fração representa
uma quantidade, isto é,
uma forma numérica. Sendo essa então um número, é possível considerar as operações básicas da matemática, como adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Nomeamos a parte de cima,
aqui representada pela letra a, de numerador, e a parte de baixo,
aqui representada por b, de denominador.
EXERCÍCIO
Os 30 estudantes do 6º ano A elegeram seu representante de turma. Os candidatos que
recebeu os demais.
a) Quantos
estudantes votaram em Júlio?
b) Quantos
estudantes votaram em Anderson? Represente, por meio de uma fração, a quantidade de votos que o
Anderson recebeu.
c) Qual dos
dois candidatos foi eleito como representante dos estudantes do 6º ano A?
Enviar as
atividades pelo:
Whatsaap
particular: 98122-3831 ou pelo Classroon
|
ATENÇÃO ALUNOS
ESTAMOS NA 2ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM
ATIVIDADES, OU TEM ATIVIDADES EM ATRASO PARA SER ENTREGUE, POR FAVOR ENVIAR
COM URGENCIA.
A AAP DE MATEMÁTICA ESTÁ A DISPOSIÇÃO
DOS ALUNOS PARA SEREM RETIRADAS NA ESCOLA DAS 10H AS 16H . CASO O ALUNO
QUEIRA FAZER DE FORMA ONLINE O LINK ESTÁ DISPONÍVEL NO BLOG DA ESCOLA E NO
CLASSROON
ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
-
AS ATIVIDADES QUE TIVER ESPAÇO NA APOSTILA, RESOLVER NELA MESMA, SE NÃO
HOUVER ESPAÇO FAZER NO CADERNO (DA SEGUINTE FORMA)
- NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR:
NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 20 á 24/07/2020
-
AS ATIVIDADES PODEM SER ENTREGUES PELO WhatsApp PARTICULAR OU PELO CLASSROON
-
TANTO PELO WhatsApp OU CLASSROON ,
ENVIAR A FOTO.
- A NOTA É COMPOSTA
PELA ENTREGA DAS ATIVIDADES, PONTUALIDADE E COMPROMETIMENTO
Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
ATIVIDADES DA 2ª SEMANA
DO 3º BIMESTRE
ATIVIDADES
DA APOSTILA VOL. 2
EXPLICAÇÃO
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 6
Neste situação de aprendizagem vamos aprender a interpretar
informações em tabelas e gráficos.
Tabelas e gráficos são recursos bastante utilizados para representar
resultados de pesquisas e informações de forma organizada. Com eles, podemos
visualizar um grande número de informações numéricas em um pequeno espaço, o
que facilita a leitura, a interpretação e a utilização desses resultados.
Você já deve ter se deparado com gráficos e tabelas, como aqueles encontrados
em jornais, revistas, propagandas de banco, contas de luz e folhetos
informativos. É comum, por exemplo, a gente ver os telejornais apresentarem
gráficos, mostrando o crescimento ou diminuição da intenção de voto na época
das eleições. Ou então vermos tabelas com o demonstrativo de gastos, como no
cartão de crédito ou na conta de telefone.
Exemplo
Tabela: O quadro a seguir relaciona os nomes
dos dez maiores artilheiros do campeonato brasileiro de futebol.
Os dez maiores artilheiros do
Campeonato Brasileiro
POSIÇÃO
JOGADOR GOLS CAMPEONATOS PERÍODO MEDIA
1 Roberto
190 20 (71-92) 9,50
2 Romário 155 14 (86-07) 11,07
3 Edmundo 140 14 (92-07) 10,00
4 Zico 135 17 (71-89) 7,94
5 Túlio 125 11 (88-01) 11,36
6 Serginho 125 14 (75-88) 8,93
7 Dario 113 13 (71-85) 8,69
8 Evair 101 10 (86-03) 10,10
9 Careca 92 6 (78-86) 15,33
10 Reinaldo 90 14 (73-85) 6,43
Várias são as informações que podemos
retirar do quadro. Veja algumas delas e responda:
a)
Quem fez mais gols? O jogador 1, Roberto com 190 gols
b)
Quem fez menos gols? O jogador 10, Reinaldo com 90 gols
c)
Qual a diferença entre os dois? É de 100 gols (190-90=100)
d)
Qual a fonte dessa
tabela? (fonte é de onde esses dados
foram retirados, quem publicou) a fonte é www.netvasco.com.br
Exemplo gráfico: Observe o
gráfico a seguir e responda:
a)
Em qual dia da semana houve a maior quantidade de
visitantes? Foi na sexta-feira.
b)
Em qual dia da semana houve menos visitantes? Foi na segunda-feira.
c)
Quantas pessoas, ao todo, visitaram o Parque do
Ibirapuera nos cinco dias? Foram 3.128 visitantes ( 446+732+655+491+804= 3.128)
ATIVIDADES
DA APOSTILA VOL. 2
SITUAÇÃO DE
APRENDIZAGEM 6
ATIVIDADE 1 – PESQUISA ENTRE PARES – Pag.77 ( NÃO FAZER)
ATIVIDADE 2 – INTERPRETANDO INFORMAÇÕES EM TABELAS E
GRÁFICOS – Pag. 77
ATIVIDADE 3 – DIVULGANDO INFORMAÇÕES – Pag. 78, 79 e 80
Enviar as atividades
pelo:
Whatsaap particular:
98122-3831 ou pelo Classroon
|
ATENÇÃO
CAROS ALUNOS, ESTÁ SEMANA NOSSA ATIVIDADES SERÁ A REALIZAÇÃO DA
PROVA AAP JÁ DISPONIVÉL PARA SER
RETIRADA NA ESCOLA.
ORIENTAÇÕES:
- A PROVA
É PARA SER RETIRADA NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 10H ás 16H DE SEGUNTA A sexta-feira
-
PREENCHER O GABARITO E OS DADOS CORRETAMENTE DE FORMA LEGÍVEL.
-
ENVIAR O GABARITO PELO WHATSAAP PESSOAL OU PELO CLASSROON
- A
DATA DE ENTREGA É DIA 10/08/2020
-
QUALQUER PROBLEMA ENTRAR EM CONTATO NO WHATSAAP PARTICULAR
AVISO:
FAREI UM GRUPO SÓ DE MATEMÁTICA A
PARTIR DESTA PRIMEIRA SEMANA DO 3º BIMESTRE
REFORÇANDO
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA
RETIRAR
A PROVA AAP NA ESCOLA E FAZER ENTREGANDO ATÉ DIA 10/08/2020
OBS:
MEUS CONTATOS DESDE O 1º BIMESTRE SÃO:
Whatsapp (14) 98122-3831
|
ATENÇÃO ALUNOS
O BIMESTRE SE ENCERRA NA QUARTA-FEIRA,
DIA 29/07/2020
OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM
ATIVIDADES, OU TEM ATIVIDADES EM ATRASO PARA SER ENTREGUE, O PRAZO FINAL É
ATÉ QUARTA-FEIRA, DIA 29/07/2020
AOS ALUNOS QUE ESTÃO EM DIA COM AS
ATIVIDADES, TEMOS AULAS NO CENTRO DE MIDIA E FAREMOS AS ATIVIDADES PROPOSTAS
NAS AULAS. ESTOU TAMBÉM A DISPOSIÇÃO PARA QUE SE HOUVER DÚVIDAS EM ALGUMA
ATIVIDADE, ME CHAMAR NO WHATSAAP PARTICULAR (98122-3831)
OBS: VÁRIOS ALUNOS NÃO TEM SEGUIDO
ESTÁS ORIENTAÇÕES
SEGUIR AS ORIENTAÇÕES
- AS ATIVIDADES QUE TIVER ESPAÇO NA APOSTILA,
RESOLVER NELA MESMA, SE NÃO HOUVER ESPAÇO FAZER NO CADERNO (DA SEGUINTE
FORMA)
- NA
PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA
Ex: de 20 á 24/07/2020
- AS ATIVIDADES PODEM SER ENTREGUES PELO WhatsApp
PARTICULAR OU PELO CLASSROON
- TANTO PELO WhatsApp OU CLASSROON , ENVIAR A FOTO.
Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
|
PRAZO
DE ENTREGA
ATÉ 27/07/2020 através do whatsapp particular
ou CLASSROON
Atividades da semana 20 á 24/07/2020
OBS: EXPLIÇÃO E EXEMPLOS FORAM POSTADOS
NA SEMANA ANTERIOR
SEGUIR AS ORIENTAÇÕES
- AS ATIVIDADES QUE TIVER ESPAÇO NA APOSTILA,
RESOLVER NELA MESMA, SE NÃO HOUVER ESPAÇO FAZER NO CADERNO (DA SEGUINTE
FORMA)
- NA
PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA
Ex: de 20 á 24/07/2020
- AS ATIVIDADES PODEM SER ENTREGUES PELO WhatsApp
PARTICULAR OU PELO CLASSROON
- TANTO PELO WhatsApp OU CLASSROON , ENVIAR A FOTO.
ATIVIDADES DA APOSTILA
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 5
ATIVIDADE 3 – OS TRIÂNGULOS NAS CONSTRUÇÕES – Pag.72, 73
ATIVIDADE 4 – IDENTIFICANDO QUADRILÁTEROS – Pag. 74
ATIVIDADE 5 – EXPLORANDO QUADRILÁTEROS – Pag. 75 E 76
Whatsapp (14) 98122-3831 ou Classroon
|
TRIÂNGULOS
A classificação de triângulos é um ponto muito relevante
no estudo dessa forma geométrica, que possui três vértices, três lados e
três ângulos internos e externos. A fim
de facilitar o estudo acerca desse polígono, vamos classificá-lo em relação ao tamanho dos
lados (equilátero, isósceles e escaleno) e às medidas de seus ângulos
internos (retângulo, acutângulo e obtusângulo). Ao
classificá-lo, vamos estudar também algumas propriedades que facilitam as
resoluções de problemas.
Classificação dos triângulos
quanto aos lados
Podemos
classificar um triângulo de acordo com a medida de seus lados. Temos três possíveis
combinações em relação ao tamanho dos lados: ou todos os lados são iguais, ou
dois lados são iguais e um diferente, ou todos os lados são diferentes.
·
Triângulo
equilátero: O triângulo
equilátero possui todos os lados congruentes,
isto é, todos os lados do triângulo possuem a mesma medida.
·
Triângulo isósceles: O
triângulo isósceles possui pelo menos dois lados congruentes, ou seja, possui dois
lados iguais e um diferente.
·
Triângulo escaleno: O
triângulo escaleno possui todos
os seus lados diferentes, ou seja, cada lado tem uma medida
diferente.
Classificação dos
triângulos quanto aos ângulos
·
Triângulo
acutângulo: O triângulo
acutângulo possui todos
os seus ângulos internos menores que 90°, ou seja, a medida
de cada ângulo interno é um ângulo agudo.
·
Triângulo
retângulo: O triângulo
retângulo apresenta, em um
de seus ângulos internos, um ângulo de 90°, ou seja, um
ângulo reto. Além disso, é válido destacar que o lado oposto ao ângulo reto é
chamado de hipotenusa e os demais lados são chamados de catetos. Nesse
triângulo, é válido o teorema
de Pitágoras.
·
Triângulo
obtusângulo: O triângulo
obtusângulo possui um
dos seus ângulos internos com medida maior que 90° e
menor que 180°, ou seja, um ângulo obtuso.
ATIVIDADES
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 5
ATIVIDADE 1 –EXPLORANDO TRIÂNGULOS – Pag.70
ATIVIDADE 2 –OS TRIÂNGULOS E A ARTE – Pag.
71
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ATIVIDADES
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 3
ATIVIDADE 1 – ÂNGULOS NO COTIDIANO – Pag.65
*NESTA
ATIVIDADE ESCOLHA UM ESPAÇO EM SUA CASA, OU UM AMBIENTE DE SUA PREFERENCIA .
OLHE O AMBIENTE E REGISTRE ONDE ENCONTROU ÂNGULOS PRESENTES.
APENAS
DESCREVA, POR EXEMPLO: Tem ângulo na porta do armário
ATIVIDADE 2 – JOGO DA BATALHA DOS ÂNGULOS –
Pag.65
NÃO PRECISA FAZER
2.2
2.3
OBS: PARA REALIZAR ESTÁS ATIVIDADES PRECISAMOS UTILIZAR O TRANSFERIDOR.
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM 4
Atividade 1 – LOCALIZAÇÃO NO PLANO
– Pag. 67, 68, 69 e 70
1.1
OBS: exemplo: na linha horizontal
(linha deitada -----------), está no 4 e na linha vertical (linha em pé |
) está no 6. É onde se cruzam.
Alberto tem que colocar estes
pontos, onde as linhas se encontram
1.2
OBS: este exercício vc vai marcar
no plano onde Carlos está, e onde seus amigos estão de acordo com as
coordenadas dadas no exercício. NÃO ESQUEÇA, EXEMPLO: dada uma coordenada
(4,5) e (5,2) o primeiro número, no caso o 4 e o 5 corresponde a linha
horizontal e o segundo número, no caso o 5 e 2 pertençe a linha vertical.
ATIVIDADE 2 – POLÍGONOS NO PLANO
CARTESIANO
2.1
2.2
2.3
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EXPLICAÇÃO
DAS ATIVIDADES PROPOSTAS
Frações Equivalentes - são
aquelas que aparentemente são diferentes, mas que possuem o mesmo resultado.
Sendo assim, elas representam a mesma parte de um todo indicando a mesma
quantidade.
Ex. Antes de
mais nada, devemos lembrar que nas frações o número localizado acima é
chamado numerador e o que está abaixo é denominador:
2/4 e 4/8: se
dividirmos o numerador e o denominador por 2 na fração 2/4, obtemos o valor
1/2.
Se dividirmos 4/8 por 2, obteremos o valor de 2/4. E
se dividirmos novamente por 2, temos o valor 1/2.
Assim, as frações 1/2, 2/4 e 4/8 são frações
equivalentes.
ATIVIDADES
ATIVIDADE 3 – FRAÇÕES EQUIVALENTES – Pag.62
Responda as atividades
da apostila:
3.1
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
Atividade 1 – Números
Racionais: As diferentes representações – Pag. 62, 63, 64 e 65
1.1
1.2
1.3
1.4
1.5
PRAZO DE ENTREGA
ATÉ 06/07/2020 através
do whatsapp particular ou CLASSROON
Whatsapp (14) 98122-3831
ou Classroon
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05
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