terça-feira, 8 de dezembro de 2020

MATEMÁTICA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

ALUNOS ATIVIDADES DESTA SEMANA

 

 

9º SEMANA DE 07 Á 11/12/2020 do 4º Bimestre)

 

 

ENTREGAR ATIVIDADES EM ATRASO E A RECUPERAÇÃO

 

 

 ATÉ  09/12/2020 NO WHATSAAP PARTICULAR

 

 

OU DE 10/12 Á 14/12 PROCURAR A COORDENAÇÃO.

 

 

 

 

 

Whatsapp (14) 98122-3831

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

ALUNOS ATIVIDADES DA APOSTILA

APRENDER SEMPRE

 

8º SEMANA DE 30 Á 07/12/2020 do 4º Bimestre)

 

 

 

PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

07/12/2020

 

 

EXPLICAÇÃO NAS PAGINAS ANTERIORES.........

 

 

 

ATIVIDADES

 

PAGINA 59 E 60        APOSTILA  APRENDER  SEMPRE




Whatsapp (14) 98122-3831 


 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

ALUNOS ATIVIDADES DA APOSTILA

APRENDER SEMPRE

 

7º SEMANA DE 23 Á 30/11/2020 do 4º Bimestre)

 

 

 

PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

30/11/2020

 

EXPLICAÇÃO: FRAÇÕES EQUIVALENTES E

MMC e MDC

O mínimo múltiplo comum (MMC ou M.M.C) e o máximo divisor comum (MDC ou M.D.C) podem ser calculados simultaneamente através da decomposição em fatores primos.

Por meio da fatoração, o MMC de dois ou mais números é determinado pela multiplicação dos fatores. Já o MDC é obtido pela multiplicação dos números que os dividem ao mesmo tempo.

1º passo: fatoração dos números

A fatoração consiste na representação em números primos, que são chamados de fatores. Por exemplo, 2 x 2 é a forma fatorada de 4.

A forma fatorada de um número é obtida seguindo a sequência:

·         Inicia-se com a divisão pelo menor número primo possível;

·         O quociente da divisão anterior também é dividido pelo menor número primo possível;

·         Repete-se a divisão até que o resultado seja o número 1.

Exemplo: fatoração do número 40.

40 | 2 → 40 : 2 = 20, pois 2 é o menor divisor primo possível e o quociente da divisão é 20.
20 | 2 → 20 : 2 = 10, pois 2 é o menor divisor primo possível e o quociente da divisão é 10.
10 | 2 → 10 : 2 = 5, pois 5 é o menor divisor primo possível e o quociente da divisão é 5.
5 | 5 → 5 : 5 = 1, pois 5 é o menor divisor primo possível e o quociente da divisão é 1.
1

Portanto, a forma fatorada do número 40 é 2 x 2 x 2 x 5, que é o mesmo que 23 x 5.

2º passo: cálculo do MMC

A decomposição de dois números simultaneamente terá como resultado a forma fatorada do mínimo múltiplo comum entre eles.

Exemplo: fatoração dos números 40 e 60.

 

A multiplicação dos fatores primos 2 x 2 x 2 x 3 x 5 tem como forma fatorada 23 x 3 x 5.

Portanto, o MMC de 40 e 60 é: 23 x 3 x 5 = 120.

Vale lembrar que as divisões sempre serão feitas pelo menor número primo possível, mesmo que esse número divida apenas um dos componentes.

3º passo: cálculo do MDC

O máximo divisor comum é encontrado quando multiplicamos os fatores que dividem simultaneamente os números fatorados.

Na fatoração de 40 e 60, podemos perceber que o número 2 foi capaz de dividir duas vezes o quociente da divisão e o número 5 uma vez.

 

Portanto, o MDC de 40 e 60 é: 22 x 5 = 20.

Frações Equivalentes

 

As Frações Equivalentes são aquelas que aparentemente são diferentes, mas que possuem o mesmo resultado. Sendo assim, elas representam a mesma parte de um todo indicando a mesma quantidade.

Noções básicas

Antes de mais nada, devemos lembrar que nas frações o número localizado acima é chamado numerador e o que está abaixo é denominador:




2/4 e 4/8: se dividirmos o numerador e o denominador por 2 na fração 2/4, obtemos o valor 1/2.

Se dividirmos 4/8 por 2, obteremos o valor de 2/4. E se dividirmos novamente por 2, temos o valor 1/2.

Assim, as frações 1/2, 2/4 e 4/8 são frações equivalentes.




 

Representação de Frações Equivalentes

3/4 e 9/12: se dividirmos o numerador e o denominador da segunda por 3, obteremos o resultado da primeira: 3/4.




 

Representação de Frações Equivalentes

Note que as representações de cada uma são diferentes, mas o valor numérico resultante é igual. Para encontrar frações equivalentes, basta multiplicar ou dividir o numerador e denominador pelo mesmo número. Esse número deve ser diferente de zero.

Exemplos

5/8: multiplica-se por 3 o numerador e o denominador da fração e obteremos: 15/24. Se multiplicarmos por 3 essa fração teremos: 45/72.

Assim, as frações 5/8, 15/24 e 45/72 são equivalentes. Podemos confirmar, se dividirmos o valor dos numeradores e denominadores por 3 as vezes que forem necessárias. Por fim, obteremos o resultado 5/8 para todas.

Esse processo de obter o menor número fracionário é chamado de simplificação de frações.

De tal modo, a fração 5/8 é chamada de fração irredutível, posto que não é possível simplificá-la mais. Por sua vez, se podemos simplificar a fração ela é chamada de fração redutível.

A fração irredutível pode ser transformada num número decimal, ou seja, quando se divide o 5 pelo 8 temos: 0,625.

2 - EXEMPLO

1. Escreva três frações equivalentes a 9/10:

Para realizar esse exercício você pode escolher um número (diferente de zero) para multiplicar o numerador e denominador, por exemplo:

·         Se multiplicar por 2, teremos as frações equivalentes : 18/20; 36/40; 72/80.

·         Se multiplicar por 3, teremos as frações equivalentes: 27/30; 81/90; 243/270.

·         Se multiplicar por 4, teremos as frações equivalentes: 36/40; 144/160; 576/640.

 

 

 

ATIVIDADES

 

PAGINA 57 E 58        APOSTILA  APRENDER  SEMPRE

 

 

 

AULA 08

MAIS E MENOS FAZ TODA DIERENÇA

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

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-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

ATENÇÃO ALUNOS

 

 

PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

16/11/2020

 

 

5º SEMANA DE 09 Á 13/11/2020 do 4º Bimestre)

 

 

AVISO

 

 

NOSSAS ATIVIDADES SÃO DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE” E  ESTARÁ NO GRUPO DE WHATSAAP  DE MATEMÁTICA EM PDF .

 

QUEM TIVER A APOSTILA EM MÃOS RESPONDER NA PRÓPRIA APOSTILA, SE NÃO COLOCAR SOMENTE AS RESPOSTAS NO CADERNO.

 

 

 

 

Whatsapp (14) 98122-3831 ou   Classroon

 

 

ATIVIDADES DA 5ª SEMANA DO 4º BIMESTRE

 

PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

16/11/2020

EXPLICAÇÃO: FRAÇÕES EQUIVALENTES

A equivalência entre frações é a possibilidade de representar a mesma quantidade em frações diferentes. Para encontrar a fração ou as frações equivalentes, basta dividir ou multiplicar o numerador e o denominador da fração por um mesmo número diferente de zero.

Frações equivalentes dizem respeito a uma propriedade das frações, representantes do conjunto dos números racionais. Essa propriedade mostra que existe uma infinidade de frações que representam a mesma quantidade, isto é, expressam o mesmo número.

Em matemática, quando dizermos que dois elementos são equivalentes é o mesmo que dizer que eles são iguais. Assim, quando dizemos que A é equivalente a B, podemos representá-los por:

A = B

O que são frações?

Fração é uma forma de representar partes de um ou mais inteiros. Por exemplo, ao dividir uma pizza em 8 fatias, teremos que cada parte corresponde a um oitavo do total. Confira na figura:




Ou seja, se somarmos todas as partes, obteremos um inteiro, veja:


O número que se encontra na parte de cima da fração chamamos de numerador, e o número que está na parte de baixo chamamos de denominador. Assim, no exemplo anterior, o número 1 é o numerador e o número 8 é o denominador.

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O que são frações equivalentes?

Frações equivalentes são aquelas que representam a mesma quantidade ou o mesmo número. Veja o exemplo:








Tais frações são todas equivalentes, pois elas representam a mesma quantidade. Perceba também que se a simplificarmos encontraremos outras frações equivalentes.

Vamos dizer que duas frações são equivalentes quando as multiplicamos de forma cruzada e o resultado da igualdade é verdadeiro. Veja o próximo exemplo:

Verifique se as frações 18/24 e 3/4 são equivalentes.



Como a igualdade é verdadeira, as frações são equivalentes.

 

 

ATIVIDADES DA APOSTILA “APRENDER SEMPRE”

 

Objetivo:

 

a)    Ordenar frações utilizando os sinais > (maior que) e < (menor que);

b)    Identificar frações equivalentes;

c)    Comparar frações com o mesmo denominador ou com denominadores diferentes por meio da equivalência de frações.

 

 

 

ATIVIDADES

 

PAGINA 52, 53,54,55 E 56

 

ATIVIDADE 1 (pag.52) – NÃO PRECISA RECORTAR, SOMENTE OBSERVE AS BARRAS

 

Pag. 53

a)    observe as barras e responda  se você acha se são equivalentes.

b)    responder

 

Pag. 54  letras C e D

 

Pag. 55   atividades 2 e 3

 

Pag. 56 e 57  atividade 4, 5 e 6

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATENÇÃO ALUNOS

 

 

PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

09/11/2020

 

 

4º SEMANA DE 03 Á 06/11/2020 do 4º Bimestre)

 

 

AVISO

O CADERNO DO ALUNO REFERENTE AO 4º BIMESTRE ESTÁ DISPONÍVEL NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 8H ATÉ AS 21H

 

 

OBS: A APOSTILA CADERNO DO ALUNO VOL.04 ESTARÁ NO GRUPO DE WHATSAAP  DE MATEMÁTICA

 

 

 

 

 

 

Whatsapp (14) 98122-3831 ou   Classroon

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADES DA 4ª SEMANA DO 4º BIMESTRE

 

 

PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

09/11/2020

 

ATIVIDADES CADERNO DO ALUNO VOL. 04

 

ATIVIDADES

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1  - PG. 109

 

ATIVIDADE 1 – INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS

 

1.1 Sr. Antônio, responsável pela construção de uma casa, encomendou 4,5 milheiros de tijolos na

primeira semana de trabalho, ao iniciar a construção. Na semana seguinte, encomendou mais

2,5 milheiros para fazer o muro. Quantos tijolos foram encomendados para essa construção?

a) Quem e a personagem do problema?

b) Por que os tijolos foram encomendados?

c) Quantos milheiros de tijolos foram comprados na primeira semana?

d) Na semana seguinte, quantos milheiros de tijolos foram encomendados?

e) Quantos milheiros de tijolos foram encomendados no total para essa construção?

 

1.2 Joao distribuiu R$ 135,60 igualmente entre seus três filhos. Os meninos foram a uma padaria

e gastaram R$ 12,40 cada um.

a) Quem e(são) a(s) personagem(ens) do problema?

b) Quantos filhos ele tem?

c) O que ele fez com o dinheiro que tinha?

d) O que significa a palavra “igualmente” no problema?

e) O que os filhos de Joao fizeram ao receber o dinheiro?

f) Juntos, quanto os filhos de Joao gastaram na lanchonete?

g) Apos o gasto na lanchonete, quanto restou para cada um?

 

ATIVIDADE 2 – OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS APLICADAS EM SITUAÇÕES DO COTIDIANO

 

2.1 Fabio foi a um passeio com os colegas e levou a quantia de

R$ 90,00 para gastar. Ele anotou todos os gastos conforme indicado

a seguir:

• Ônibus: R$ 8,80 (ida e volta).

• Cinema: R$ 14,00.

• Pipoca: R$ 16,50.

• Refrigerante de 1 litro: R$ 13,80.

• Espaço de jogos eletrônicos: R$ 36,80.

Sobrou algum dinheiro da quantia que Fabio levou para o passeio? Explique como voce resolveu esse problema.

 

 

 

 

 

 

 

 

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 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATENÇÃO ALUNOS

 

 

PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

03/11/2020

 

 

3º SEMANA DE 26 Á 30/10/2020 do 4º Bimestre)

 

 

AVISO

O CADERNO DO ALUNO REFERENTE AO 4º BIMESTRE ESTÁ DISPONÍVEL

 NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 8H ATÉ AS 21H

 

 

 

 

 

 

 

 

Whatsapp (14) 98122-3831 ou   Classroon

 

 

 

 

 

 

 

 

EXPLICAÇÃO: GRANDEZAS DE MEDIDA

 

Grandeza: É tudo o que pode ser medido ou contado. Vamos estudar grandezas em que basta 

um número e uma unidade de medida para defini-la. Podemos citar a medida de temperatura de

 uma febre de 40ºC, o tempo de caminhada de 30 minutos, a capacidade de 3 litros de água e a 

massa presente em 5 kg de arroz, como exemplos de grandezas com essas características.

 

Medida: Quando comparamos duas grandezas de mesma espécie, o resultado é uma medida.

 

Unidades de medida são grandezas que compõem o sistema métrico decimal. Hoje,

 vamos rever algumas das unidades de medida mais importantes para resolver problemas 

 matemáticos. Além disso, vamos mostrar as conversões e, ainda, vamos resolver alguns

 exercícios para facilitar o entendimento por parte do aluno.

 

Conheça as unidades de medida

GRANDEZA

NOME DA UNIDADE

SÍMBOLO (SI)

comprimento

metro

m

capacidade

litro

l

massa

quilograma

kg

superfície/área

metro quadrado

medidas agrárias

are

a

volume

metro cúbico

tempo

segundos

s

 

Comprimento é, talvez, a medida mais utilizada no cotidiano.

 Por isso, acredito que todos devem ter facilidades para entender

 essa grandeza e sua unidade de medida.




 

A unidade de medida padrão: metro (m)

·         Quilômetros → 1 km = 1000 m

·         Hectômetro → 1 hm = 100 m

·         Decâmetro → 1 dam = 10 m

·         Metro → 1 m = 1 m

·         Decímetro → 1 dm = 0,1 m

·         Centímetro → 1 cm = 0,01 m

·         Milímetro → 1 mm = 0,001 m

 

Medidas de capacidade: Medidas de capacidade também é muito importante no nosso 

cotidiano. A unidade padrão para essa grandeza é o litro (l).

·         Quilolitro → 1 kl = 1000 l

·         Hectolitro → 1 hl = 100 l

·         Decalitro → 1 dal = 10 l

·         Litro → 1 l = 1 l

·         Decilitro → 1 dl = 0,1 l

·         Centilitro → 1 cl = 0,01 l

·         Mililitro → 1 ml = 0,001 l

Medidas de massa: A grandeza massa não é muito usual no dia a dia, mas muito comum 

quando nos deparamos com problemas de física. Unidade padrão: quilograma (kg)

·         Quilograma → 1 kg = 1000 g

·         Hectograma → 1 hg = 100 g

·         Decagrama → 1 dag = 10 g

·         Grama → 1 g = 1 g

·         Decigrama → 1 dg = 0,1 g

·         Centigrama → 1 cg = 0,01 g

·         Miligrama → 1 mg = 0,001 g

 

Medidas de superfície ou área: Medidas de superfície ou área também está presente 

no nosso dia a dia. A unidade de medida padrão é: metro quadrado (m²)

·         1 km² → 1.000.000 m² = 106 m²

·         1 hm² → 10.000 m² = 104 m²

·         1 dam² → 100 m² = 102 m²

·         m² → 1 m² = 1 m²

·         1 dm² → 0,01 m² = 10-2 m²

·         1 cm² → 0,0001 m² = 10-4 m²

·         1 mm² → 0,000001 m² = 10-6 m²

 

Medidas agrárias: Os fazendeiros devem conhecer essas unidades de medida muito bem 

e, aqui, você também vai entender. A unidade de medida padrão é: are (a)

·         1 a = 1 dam²

·         Hectare (ha) = 1 hm² (100 m x 100 m) ou (10m x 1000m) ou (1m x 10.000m)

 igual a 10.000m²

·         Centiare (ca) = 1 m²

 

Medidas de volume: Quem nunca quis saber quanto cabe em uma caixa d’água,

 por exemplo. Para essa grandeza utilizamos a unidade de medida padrão: metro cúbico (m³)

·         1 km³ = 109 m³

·         1 hm³ = 106 m³

·         1 dam³ = 103 m³

·         m³ → 1 m³ = 1 m³

·         1 dm³ = 10-3 m³ (equivale a 1 litro)

·         1 cm³ = 10-6 m³

·         1 mm³ = 10-9 m³

Medidas de tempo: A unidade de medida de tempo é uma das mais importantes 

utilizadas na física e também no nosso dia a dia. No sistema internacional de medidas

 (SI), a medida de tempo é o segundo (s).

1 hora (h) = 3600 segundos (s)

1 minuto (min) = 60 segundos (s)

1 hora (h) = 60 minutos (min)

1 dia = 24 horas (h)

 

 

 

ATIVIDADES DA 3ª SEMANA DO 4º BIMESTRE

 

 

PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

03/11/2020

 

ATIVIDADES PASSADAS PELO PROFESSOR

ATIVIDADES

 

 

VAMOS TRABALHAR SOBRE UNIDADES DE MEDIDA: 

TEMPO, COMPRIMENTO, MASSA e CAPACIDADE

 

Atividade 01 – Escreva com suas palavras, “ O QUE É MEDIR?

 

Atividade 02 – No dia a dia, o que podemos medir:

 

a)    Comprimento

b)   Área

c)    Volume

d)   Tempo

e)    Capacidade

f)     Temperatura

g)   Massa

h)   Velocidade

 

 

 

Atividade 03 – Descreva quais grandezas usamos para medir cada situação dada:

 

1-    Horário em que acordei                   _______________________

2-    Temperatura da água do chuveiro _______________________

3-    Temperatura do dia                         _______________________

4-    Quantidade de xícaras de chá de água para o café  ___________

5-    Quantidade de colheres de pó de café      ____________________

6-    Quantidade de gotas de adoçante             ____________________

7-    Quantidade de pão e de queijo                  ____________________

8-    Quantidade de combustível                       _____________________

9-    Dinheiro gasto com o combustível           _____________________

10-  Distância                                                    _____________________

 

 

Atividade 03 – (PROVA BRASIL) Uma bióloga que estuda as características gerais

 dos seres dos seres vivos passou um período observando baleias em alto mar: de 5 de

 julho a 5 de dezembro. Baseando se na sequencia dos meses do ano, quantos 

meses a bióloga ficou em alto mar estudando o comportamento das baleias?

(A) 2 meses

(B) 3 meses

(C) 5 meses

(D) 6 meses

 

 

 

Atividade 04 – (SARESP-2009)  Marcelo conseguiu atravessar o pátio, correndo, em 

30 segundos. Podemos dizer que Marcelo atravessou o pátio em:

 

(A) Meio minuto

(B) Meia hora

(C) Trinta minutos

(D) Uma hora

 

 

Atividade 05 – Escolha a unidade mais adequada para expressar a massa dos objetos 

a seguir:

 

a)    Uma pessoa                                   _________________________

b)   Um pacote de arroz                       _________________________

c)    Um carretel de linha                      _________________________

d)   Um tablete de chocolate               _________________________

e)    Um comprimido                             _________________________

f)     Um passarinho                              _________________________

g)   Um elefante                                    _________________________

h)   Uma máquina de lavar                  _________________________

i)     Uma caixa de bombom                 _________________________

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATENÇÃO ALUNOS

 

PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

26/10/2020

 

2º SEMANA DE 19 Á 23/10/2020 do 4º Bimestre)

 

NOSSAS ATIVIDADES SEGUEM O CADERNO DO ALUNO

 VOL. 3

 

ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS

 

- AS ATIVIDADES SÃO PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.

 

- NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020

 

- COPIAR SOMENTE O EXERCÍCIO E RESPONDER

 

- ENVIAR AS ATIVIDADES PELO  WhatsApp  OU Classroon , ENVIAR A FOTO.

     

 

 

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ATIVIDADES DA 2ª SEMANA DO 4º BIMESTRE

 

PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

26/10/2020

 

ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3

 

 

 

ATIVIDADES

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7

 

PÁGINA 80      

 

ATIVIDADE 3 – PROBABILIDADE DE EVENTOS SUCESSIVOS

 

3.1

                

 

 

OBS: PROXIMA SEMANA INICIAREMOS AS ATIVIDADES DA APOSTILA  VOLUME 4

 

 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ16/10

19/10/2020

 

1º SEMANA DE 13 Á 16/10/2020 (está semana constará no 4º Bimestre)

 

NOSSAS ATIVIDADES SEGUEM O CADERNO DO ALUNO

 VOL. 3

 

ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS

 

- AS ATIVIDADES SÃO PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.

 

- NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020

 

- COPIAR SOMENTE O EXERCÍCIO E RESPONDER

 

- ENVIAR AS ATIVIDADES PELO  WhatsApp  OU Classroon , ENVIAR A FOTO.

   

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ATIVIDADES DA 1ª SEMANA DO 4º BIMESTRE

 

PRAZO DE ENTREGA DAS ATIVIDADES

19/10/2020

 

ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3

 

EXPLICAÇÃO -  PROBABILIDADE

 

probabilidade é um ramo da matemática que estuda maneiras de como estimar a chance de um determinado evento acontecer. Por exemplo, imagine que tenhamos uma urna com 10 bolas brancas e 20 bolas vermelhas. Certamente a chance de tirarmos uma bola vermelha é muito maior, entretanto isso não significa que vamos tirar uma bola vermelha na primeira tentativa, pois há também bolas brancas. O estudo da probabilidade permite medir a chance de tirar bolas vermelhas ou bolas brancas associando essa chance a um número real.

Conceitos básicos de probabilidade

Experimento aleatório

Experimentos aleatórios são aqueles que, quando repetidos por diversas vezes e mantendo-se os processos de execução, resultam em resultados improváveis. Por exemplo, quando lançamos uma moeda dez vezes seguidas, os resultados são improváveis, visto que, em cada lançamento, pode aparecer a face cara ou a face coroa.           

Espaço amostral

Vamos chamar de espaço amostral o conjunto de todos os possíveis resultados de determinado fenômeno ou do experimento aleatório.

Exemplos

a) Ao lançar uma moeda, os possíveis resultados são cara ou coroa, logo o espaço amostral é:

          E1 = {cara, coroa}           

b) No lançamento de um dado honesto, os possíveis resultados são as seis faces do dados, logo:

E2 = {1, 2, 3, 4, 5, 6}

c) Uma moeda é lançada duas vezes, assim, o espaço amostral é determinado pelos pares ordenados em que o primeiro elemento representa o resultado do primeiro lançamento e o segundo representa o resultado do segundo lançamento, assim:

E = {(c, c), (c, k), (k, k), (k, c)}

c → Coroa

k → Cara

Evento

Um evento é todo subconjunto de um espaço amostral.

Exemplos

Considere o espaço amostral do lançamento de um dado, logo E = {1,2,3,4,5,6}. Os casos a seguir são exemplos de eventos:

a) Evento no qual as faces são maiores que 3. Vamos denotar tal evento por A, logo:

A = {4, 5, 6}

De modo geral, podemos escrever tal evento utilizando a notação de conjuntos:


Observe que todo elemento de A é elemento do conjunto E, logo A é subconjunto de E.

b) Evento no qual as faces são números ímpares. Nesse caso, vamos denotar tal evento por B, assim:

B = {1, 3, 5}

Espaços equiprováveis

Considere um espaço amostral E e também um experimento aleatório desse espaço. Vamos dizer que E é um espaço amostral equiprovável se todos os eventos do experimento possuírem a mesma probabilidade de acontecer.

Exemplos

Imagine uma urna com apenas duas bolas, uma branca e outra preta. A chance de tirarmos uma bola branca é a mesma de tirarmos uma bola preta, logo o espaço amostral é equiprovável.

Outro exemplo é o nascimento de um bebê. A chance de ser menino é a mesma de ser menina, logo tal evento possui espaço amostral equiprovável.

Veja também: Probabilidade: definições básicas

Fórmula e cálculo da probabilidade

A probabilidade de acontecer determinado evento A, representado por P(A), é a divisão entre o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis. Podemos representar, então, a chance de ocorrer o evento A por:



Exemplo

Vamos determinar a probabilidade de tirarmos uma bola branca em uma urna com 10 bolas brancas e 20 bolas vermelhas.

Para isso, vamos inicialmente determinar o número de casos favoráveis e o número de casos possíveis.

Casos favoráveis → 10 (bolas brancas)

Casos possíveis → 10 + 20 (bolas brancas + bolas vermelhas)

Veja que os casos favoráveis são os casos que nos interessam – nesse caso, a quantidade de bolas brancas – e casos possíveis representam o total de elementos do espaço amostral. Vamos chamar de A o evento em questão, assim:

A chance de tirar uma bola branca é, portanto, de 33,33%.

 


 

ATIVIDADES

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7

 

PÁGINA 78      

 

ATIVIDADE 1EVENTO ALEATÓRIO

 

1.1

                

PÁGINA 78/79         

 

ATIVIDADE 2PROBABILIDADE

 

2.1

 

PÁGINA 79

 

2.2          

 

2.3

 

 

 

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ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

ATENÇÃO ALUNOS

 

ESTAMOS NA 9ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

 

O CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA DESDE 01/09/2020

HORÁRIO DAS 10H ÁS 16H

TERÇA E QUINTA FEIRA ABERTO AO PÚBLICO

 

ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS

 

- AS ATIVIDADES SÃO PARA SER FEITAS NO CADERNO, AQUELES QUE PEGAREM A APOSTILA E TIVER ESPAÇO PARA RESOLVER AS ATIVIDADES NELA PODE FAZER.

 

- NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 17 á 24/08/2020

 

- COPIAR SOMENTE O EXERCÍCIO E RESPONDER

 

- ENVIAR AS ATIVIDADES PELO  WhatsApp  OU Classroon , ENVIAR A FOTO.

 

     

 

 

 

 

 

 

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ATIVIDADES DA 9ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

 

ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3

 

EXPLICAÇÃO -  Área e Perímetro

Na geometria, os conceitos de área e perímetro são utilizados para determinar as medidas de alguma figura.

Área: equivale a medida da superfície de uma figura geométrica.
Perímetro: soma das medidas de todos lados de uma figura.

Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l).

Para encontrar esses valores é importante analisar a forma da figura. Assim, se vamos encontrar o perímetro de um triângulo, somamos as medidas dos três lados. Se a figura for um quadrado somamos as medidas dos quatro lados.

PERÍMETRO - Observe um campo de futebol, o perímetro dele é o seu contorno que está de vermelho.




 

Pra fazermos o cálculo do perímetro devemos somar todos os seus lados:
P = 100 + 70 + 100 + 70
P = 340 m

 

 

OUTRO EXEMPLO: :



O perímetro da figura é a soma de todos os seus lados:

P = 10 + 8 + 3 + 1 + 2 + 7 + 2 +3

P = 18 + 4 + 9 + 5

P = 22 + 14

P = 36


ÁREA é a medida de uma superfície.

A área do campo de futebol é a medida de sua superfície (gramado).

Se pegarmos outro campo de futebol e colocarmos em uma malha quadriculada, a sua área será equivalente à quantidade de quadradinho. Se cada quadrado for uma unidade de área:




 Veremos que a área do campo de futebol é 70 unidades de área.

A unidade de medida da área é: m2 (metros quadrados), cm2 (centímetros quadrados), e outros.

Se tivermos uma figura do tipo:





Sua área será um valor aproximado. Cada 
 é uma unidade, então a área aproximada dessa figura será de 4 unidades.

No estudo da matemática calculamos áreas de figuras planas e para cada figura há uma fórmula pra calcular a sua área.

ATIVIDADES

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6

 

PÁGINA 75      

 

ATIVIDADE 1 - PLANTA BAIXA – ÁREA E PERÍMETRO

 

1.1

                

PÁGINA 76             

 

1.2

 

PÁGINA 77

 

ATIVIDADE 2 – PERÍMETROS E ÁREAS DE QUADRADOS

 

2.1          

 

2.2

 

 

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09


ATENÇÃO ALUNOS

 

ESTAMOS NA 8ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

 

O CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA DESDE 01/09/2020

HORÁRIO DAS 10H ÁS 16H

TERÇA E QUINTA FEIRA ABERTO AO PÚBLICO

 

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      “A persistência é o caminho do êxito.”

 

                                                                     Charles Chaplin

 

 

 

 

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ATIVIDADES DA 8ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

 

ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3

 

EXPLICAÇÃO

CONHECENDO OS POLÍGONOS

Os polígonos são formados por segmentos de retas fechados. O encontro dos segmentos é denominado vértice do polígono, e os segmentos de retas recebem o nome de arestas.

Qualquer polígono recebe o nome de acordo com o número de lados da figura. Veja algumas classificações de polígonos:

Triângulo  – possui 3 lados
Quadrilátero – possui 4 lados
Pentágono – possui 5 lados
Hexágono – possui 6 lados
Heptágono – possui 7 lados
Octógono – possui 8 lados
Eneágono – possui 9 lados
Decágono – possui 10 lados
Undecágono – possui 11 lados
Dodecágono – possui 12 lados
Pentadecágono – possui 15 lados
Icoságono – possui 20 lados

Triângulos

Os triângulos podem ser classificados em:

Equilátero: possui todos os lados com tamanhos iguais.








Isósceles: possui somente dois lados com tamanhos iguais.


Escaleno: possui todos os lados com tamanhos diferentes.


Quadriláteros

Os quadriláteros são os polígonos que possuem 4 lados, 4 vértice e 4 ângulos. Conheça os principais quadriláteros: retângulo, quadrado, losango, paralelogramo, trapézio.




Conheça mais alguns polígonos:




ELEMENTOS DE UM POLIEDRO

Os poliedros são formas geométricas espaciais que apresentam todas as faces planas. São consideradas espaciais por apresentarem três dimensões (comprimento, largura e altura). Essas formas espaciais estão presentes no mundo a nossa volta. Uma caixa de sabão em pó, por exemplo, é um poliedro chamado de paralelepípedo. O dado, que faz parte de muitos jogos e brincadeiras, também é um poliedro, chamado de cubo. Esses objetos são estudados pela matemática através da geometria. Eles possuem características e propriedades muito importantes para sua compreensão.

Vamos conhecer os elementos de um poliedro.

Como foi dito anteriormente, os poliedros são formas geométricas espaciais que apresentam as faces planas. Mas o que são as faces de um poliedro?

Imagine um dado. Cada quantidade representada no dado está em um “lado” desse objeto. Cada “lado” do dado é chamado de face. Assim, podemos dizer que o dado possui seis faces 








A face é um dos elementos de qualquer poliedro. Os demais elementos são: arestas e vértices. Vamos compreender o que são esses outros dois elementos.

Arestas são as linhas resultantes do encontro de duas faces. Ou seja, quando duas faces se encontram elas formam uma linha e essa linha é chamada de aresta.

O cubo possui 12 arestas

Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro. 

Pela figura podemos ver que o cubo possui 8 vértices.
Podemos fazer uma pequena tabela com os elementos do cubo:




Vamos determinar quantas faces, quantas arestas e quantos vértices o poliedro abaixo apresenta.







Esse poliedro é uma pirâmide. Sobre ela, podemos afirmar que:





ATIVIDADES

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

 

PÁGINA 70      Atividade 2 – ÂNGULOS DE VISÃO

 

2.1 NÃO É PARA FAZER                               

2.2 NÃO É PARA FAZER

2.3 NÃO É PARA FAZER

 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5

 

PÁGINA 71 e 72   Atividade 1 – CONHECENDO OS POLÍGONOS E SUAS CARACTERÍSTICAS

 

1.1                                            1.2

 

PÁGINA 73

 

1.3

 

ATIVIDADE 2 – OS POLIEDROS

 

2.1 –

 

PÁGINA 74

 

2.2

2.3

2.4 Caso não tenha a malha quadriculada, tente desenhar somente para representar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 14/09  ATÉ  18/09


ATENÇÃO ALUNOS

ESTAMOS NA 7ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

O CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA DESDE 01/09/2020
HORÁRIO DAS 10H ÁS 16H

Alunos que não fizeram  a APP DO 2º BIMESTRE , vamos fazer, estou recebendo.

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ATIVIDADES DA 7ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3

EXPLICAÇÃO VAMOS RELEMBRAR

FRAÇÕES: ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO

Primeiro caso: Frações com denominadores iguais

Quando for necessário somar ou subtrair frações com denominadores iguais, some (ou subtraia) apenas os numeradores e mantenha o denominador intacto. Observe o exemplo a seguir:

6 – 4 = 6 – 4 = 2
3    3      3       3

Segundo caso: Frações com denominadores diferentes
Quando as frações possuem denominadores diferentes, é necessário encontrar outras frações equivalentes a essas que possuam denominadores iguais. Veja:
10 + 12 – 3
 4      5    6

Passo 1: Calcular o mínimo múltiplo comum entre os denominadores. O valor encontrado será o denominador comum que possibilitará substituir as frações dadas por outras com denominadores iguais. No exemplo, temos:
4,5,6| 2
2,5,3| 2
1,5,3| 3
1,5,1| 5
 1,1,1| 60
Passo 2: Reescrever as frações com o novo denominador, deixando o espaço do numerador para os números que serão encontrados no passo seguinte.
10 + 12 – 3 =       +      –      
 4     5     6      60    60     60

Passo 3: Encontre os numeradores das novas frações. Para isso, o seguinte cálculo deverá ser feito: Para encontrar o numerador da primeira fração, divida o MMC pelo denominador da primeira fração e multiplique o resultado pelo seu numerador. O resultado obtido por esse cálculo será o numerador da primeira fração que possui denominador igual ao MMC. Repita o procedimento para todas as frações presentes na soma ou subtração.

10 12 – 3 = 150 + 144 – 30
 
4      5    6     60      60    60

Para acharmos 150 =   60 : 4=15  x 10 = 150

Observe que o novo numerador da primeira fração é 150, pois 60 dividido por 4 é 15, e 15 vezes 10 é 150. Repita o procedimento para cada fração separadamente: 60 dividido por 5 é 12, e 12 vezes 12 é 144 – numerador da segunda fração. Por fim, 60 dividido por 6 é 10, e 10 vezes 3 é 30. Logo, os numeradores do lado direito da igualdade, em ordem, são: 150, 144 e 30.
Passo 4: Somar as novas frações utilizando o caso anterior (de denominadores iguais). Após encontrar as novas frações, basta repetir o procedimento anterior, no qual somamos ou subtraímos os numeradores e mantemos o denominador intacto.

10 + 12 – 3 = 150 + 144 – 30 = 150 + 144 – 30 = 264
 4      5    6      60      60    60               60            60 

Exemplo: Lúcio comprou uma pizza pequena. Em um primeiro momento, comeu metade da pizza e, posteriormente, conseguiu comer mais um pedaço equivalmente à sexta parte dessa mesma pizza. Que fração representa a quantidade total de pizza que Lúcio comeu?
Solução:
Basta observar que a metade é representada pela fração um meio (1/2) e que a sexta parte é representada por um sexto (1/6). Somando essas frações, teremos a quantidade ingerida por Lúcio.

1 + 1
2    6

Pelo primeiro passo, teremos: MMC (2,6) = 6. De fato,
2, 6| 2
1, 3| 3
1, 1| 6
Pelo segundo passo, teremos:
1 + 1 =      +     
2    6     6      6

Pelo terceiro passo, teremos: (6:2)·1 = 3 e (6:6)·1 = 1

1 + 1 = 1
2    6    6    6
Pelo quarto passo, teremos:
1 + 1 = 4
2    6    6    6    6
Logo, Lúcio comeu quatro sextos, número que, simplificado, é equivalente a dois terços (2/3) da quantidade total de pizza disponível.
ATIVIDADES
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

PÁGINA 66 e 67      Atividade 3 – AS FRAÇÕES NO TANGRAN

3.1                                             3.2

PÁGINA 68   Atividade 4 – LABIRINTO DAS FRAÇÕES

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

PÁGINA 68     Atividade 1DIFERENTES PERSPECTIVAS

1.1                                            1.2

PÁGINA 69

1.3

1.4 – Este exercício e o próximo, pede pra vc desenhar como vc vê os cubos de diferentes ângulos, ou seja, de vários lados.
Você vai perceber que embora todos tenham 4 cubos, dependendo do ângulo em que olhamos, nem sempre conseguimos ver todos os cubos.


1.5 – obs: como explicado acima


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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09  ATÉ  11/09
ATENÇÃO ALUNOS

ESTAMOS NA 6ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

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AS ATIVIDADES SÃO DO CADERNO DO ALUNO VOL.3

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      “A persistência nos estudos realiza o impossível.”
                                               Profº. LEANDRO PICCINI



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ATIVIDADES DA 6ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3

CONTINUAÇÃO........  EXPLICAÇÃO FOI PASSADA NA SEMANA ANTERIOR

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

PÁGINA 64      Atividade 1 – AS FRAÇÕES NO COTIDIANO

1.1       OBS: Está atividade  será feita individualmente

Leiam atentamente toda pergunta, não esqueçam de explicar como você chegou ao cálculo.

1.2

PÁGINA 65   continuação

1.3 Atividade para ser feita individualmente.
1.4
1.5 Nesta atividade elabore um problema envolvendo partilhas em partes iguais e resolva você mesmo. (não precisa trocar com um colega)

PÁGINA 65     Atividade 2 – SITUAÇÕES PROBLEMA DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE FRAÇÕES

2.1

PÁGINA 66

2.2 CRIE E RESOLVA O SEU QUADRADO MÁGICO. NÃO PRECISA TROCAR COM UM COLEGA.
2.3

2.4

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09


ATENÇÃO ALUNOS

ESTAMOS NA 5ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

O CADERNO DO ALUNO VOL. 03 ESTÃO DISPONIVÉIS PARA SEREM RETIRADOS NA ESCOLA Á PARTIR DE 01/09/2020 (terça-feira)  ATÉ DIA 04/09/2020 (sexta-feira) NO HORÁRIO DAS 10H ÁS 16H

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AS ATIVIDADES SÃO DO CADERNO DO ALUNO VOL.3

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      “ O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”
                                                                                  JOSÉ DE ALENCAR



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ATIVIDADES DA 5ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3

EXPLICAÇÃO
Problemas de Partilha em duas partes desiguais

Quando se fala de uma divisão, a primeira ideia que vem à mente é uma divisão exata e em partes iguais. Esse é o tipo de divisão mais frequente.

Exemplo:
Carlos e Bruno estão participando de uma gincana de doação de alimentos. Juntos conseguiram 60 litros de leite para doação. Suponha que cada um tenha sido responsável por arrecadar metade da quantidade. Quanto cada um arrecadou? Lembre-se de que metade é a mesma coisa que dividir por 2.
                      60÷2=30       30 litros de leite cada

Dividindo em quantidades diferentes
Nem sempre a divisão será feita em partes iguais, pode-se dividir uma quantidade em duas ou mais partes desiguais.
Exemplo:
Carlos e Bruno estão participando de uma gincana de doação de alimentos. Juntos conseguiram 60 litros de leite para doação. Suponha que Carlos tenha arrecadado o triplo da quantidade de litros de leite de Bruno. Quanto cada um arrecadou?
Lembre-se de que o triplo é a mesma coisa que multiplicar por 3.
Total de 60 litros de leite:
Pode-se afirmar que Bruno arrecadou 1  parte da quantidade de leite e que Carlos arrecadou 3 partes. Total:  1 + 3 = 4 partes

Dividindo em 4 partes iguais os 60 litros de leite, temos:
60 ÷ 4 = 15               15 litros de leite cada parte 
Bruno arrecadou  1 parte: 15 litros de leite 
Carlos arrecadou  3 partes:    15 x 3 = 45  litros  de leite 

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
PÁGINA 63


Atividade 1 – Problemas de Partilha em duas partes desiguais


1.1 Ana tem uma coleção com 60 figurinhas. Seu irmão, também, quer colecionar figurinhas, por isso ela resolveu repartir as suas figurinhas, para que ele possa começar sua coleção. Vamos pensar nas possíveis divisões que Ana pode fazer! Junte-se a um colega e registrem as possibilidades dessa divisão, justificando cada uma. Organizem uma apresentação dos seus argumentos para socializar com a sua turma.

OBS: ESTÁ ATIVIDADE SERÁ FEITA INDIVIDUALMENTE ( OU SÓ CONVERSE COM SEU AMIGO PELO WHATSAAP KKK), NÃO PRECISA FAZER NENHUMA APRESENTAÇÃO.

SOMENTE COLOQUE QUAIS POSSÍVEIS DIVISÕES, NA SUA OPINIÃO, ANA PODE FAZER





1.2 Em uma escola, duas turmas participaram de uma gincana. Como prêmio de participação o organizador tinha 140 bombons para dividir entre o 6º ano A e o 6º ano B. Essa divisão está apresentada no quadro a seguir, porém alguns números não foram preenchidos. Complete a tabela utilizando a mesma representação em cada divisão. Explique como você fez para completar a tabela. Converse com seu colega sobre qual seria a forma mais adequada para realizar essa divisão redigindo um texto com seus argumentos.





Distribuição de Bombons:


6º ano A
6º Ano B
Divisão 1
50%
50%
Divisão 2

  1
4
Divisão 3
  6
14

Divisão 4

55%
Divisão 5
  4
8



PÁGINA 64

a)    Das divisões apresentadas, existe alguma em que as duas turmas receberiam a mesma quantidade? Justifique.
b)    A partir da distribuição apresentada na tabela, determine a quantidade de bombons distribuídos em cada situação.

1.2        Resolva as situações-problema abaixo:

a)    Carlos, Mariana e Cláudia têm, juntos, 144 figurinhas. Carlos tem o dobro de figurinhas de Mariana e Claudia tem o triplo da quantidade de Mariana. Quantas figurinhas tem cada um?
b)    Cláudio e Marcelo receberão R$ 2.000,00 para colocar piso num terreno retangular e combinaram que o valor seria dividido proporcionalmente de acordo com a área do piso que cada um assentar. A imagem a seguir mostra a quantidade de piso que cada um colocou. A área em azul foi executada por Cláudio e a verde por Marcelo.


























c)     Considerando um quadradinho como unidade de medida, indique a área total do terreno.
d)    Utilizando a representação fracionária, indique a área que cada um assentou.
e)    Quanto irá ganhar cada um?







BOM TRABALHO A TODOS

QUALQUER DÚVIDA, ENTRE EM CONTATO

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


ATENÇÃO ALUNOS

ESTAMOS NA 3ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

AS ATIVIDADES SÃO DO CADERNO DO ALUNO VOL.3

ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
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      VAMOS JUNTOS VENCER A DISTÂNCIA, SOMOS MAIS FORTES



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ATIVIDADES DA 3ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 3

EXPLICAÇÃO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1
FRAÇÃO: PARTE-TODO

Fração é a representação de uma parte de algo inteiro, como ocorre com as maçãs mostradas na figura anterior. Assim, podemos dizer que a fração representa uma quantidade, isto é,

uma forma numérica. Sendo essa então um número, é possível considerar as operações básicas da matemática, como adiçãosubtraçãomultiplicação, divisão, potenciação e radiciação.
Nomeamos a parte de cima, aqui representada pela letra a, de numerador, e a parte de baixo, aqui representada por b, de denominador.





EXERCÍCIO

Os 30 estudantes do  ano A elegeram seu representante de turma. Os candidatos que
5
concorreram foram Júlio e Anderson. Júlio recebeu 2 dos votos da turma e Anderson
recebeu os demais.
a)   Quantos estudantes votaram em Júlio?
b)   Quantos estudantes votaram em Anderson? Represente, por meio de uma fração, a quantidade de votos que o Anderson recebeu.
c)   Qual dos dois candidatos foi eleito como representante dos estudantes do 6º ano A?


Enviar as atividades pelo:
Whatsaap particular: 98122-3831 ou pelo Classroon




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
ATENÇÃO ALUNOS

ESTAMOS NA 2ª SEMANA DO 3º BIMESTRE
OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM ATIVIDADES, OU TEM ATIVIDADES EM ATRASO PARA SER ENTREGUE, POR FAVOR ENVIAR COM URGENCIA.


A AAP DE MATEMÁTICA ESTÁ A DISPOSIÇÃO DOS ALUNOS PARA SEREM RETIRADAS NA ESCOLA DAS 10H AS 16H . CASO O ALUNO QUEIRA FAZER DE FORMA ONLINE O LINK ESTÁ DISPONÍVEL NO BLOG DA ESCOLA E NO CLASSROON



ORIENTAÇÕES A SEREM SEGUIDAS
- AS ATIVIDADES QUE TIVER ESPAÇO NA APOSTILA, RESOLVER NELA MESMA, SE NÃO HOUVER ESPAÇO FAZER NO CADERNO (DA SEGUINTE FORMA)
      - NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 20 á 24/07/2020
- AS ATIVIDADES PODEM SER ENTREGUES PELO WhatsApp PARTICULAR OU PELO CLASSROON
- TANTO PELO WhatsApp  OU CLASSROON , ENVIAR A FOTO.
- A NOTA É COMPOSTA PELA ENTREGA DAS ATIVIDADES, PONTUALIDADE E COMPROMETIMENTO



Whatsapp (14) 98122-3831 ou   Classroon



ATIVIDADES DA 2ª SEMANA DO 3º BIMESTRE

ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 2

EXPLICAÇÃO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6
Neste situação de aprendizagem vamos aprender a interpretar informações em tabelas e gráficos.
Tabelas e gráficos são recursos bastante utilizados para representar resultados de pesquisas e informações de forma organizada. Com eles, podemos visualizar um grande número de informações numéricas em um pequeno espaço, o que facilita a leitura, a interpretação e a utilização desses resultados. Você já deve ter se deparado com gráficos e tabelas, como aqueles encontrados em jornais, revistas, propagandas de banco, contas de luz e folhetos informativos. É comum, por exemplo, a gente ver os telejornais apresentarem gráficos, mostrando o crescimento ou diminuição da intenção de voto na época das eleições. Ou então vermos tabelas com o demonstrativo de gastos, como no cartão de crédito ou na conta de telefone.
Exemplo Tabela: O quadro a seguir relaciona os nomes dos dez maiores artilheiros do campeonato brasileiro de futebol.

Os dez maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro

POSIÇÃO JOGADOR  GOLS CAMPEONATOS   PERÍODO       MEDIA
1                  Roberto      190             20                   (71-92)            9,50
2                  Romário     155             14                   (86-07)          11,07
3                  Edmundo   140             14                   (92-07)          10,00
4                  Zico            135             17                   (71-89)            7,94
5                  Túlio           125             11                   (88-01)          11,36
6                  Serginho     125             14                  (75-88)            8,93
7                  Dario           113             13                  (71-85)            8,69
8                  Evair            101             10                 (86-03)           10,10
9                  Careca           92               6                 (78-86)           15,33
10                Reinaldo        90              14                (73-85)              6,43

Várias são as informações que podemos retirar do quadro. Veja algumas delas e responda:
a)    Quem fez mais gols? O jogador 1, Roberto com 190 gols
b)    Quem fez menos gols? O jogador 10, Reinaldo com 90 gols
c)     Qual a diferença entre os dois? É de 100 gols (190-90=100)
d)   Qual a fonte dessa tabela? (fonte é de onde esses dados foram retirados, quem publicou) a fonte é www.netvasco.com.br

Exemplo gráfico: Observe o gráfico a seguir e responda:

a)    Em qual dia da semana houve a maior quantidade de visitantes? Foi na sexta-feira.
b)    Em qual dia da semana houve menos visitantes? Foi na segunda-feira.
c)    Quantas pessoas, ao todo, visitaram o Parque do Ibirapuera nos cinco dias?  Foram 3.128 visitantes    ( 446+732+655+491+804= 3.128)

ATIVIDADES DA APOSTILA VOL. 2

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6


ATIVIDADE 1 – PESQUISA ENTRE PARES  – Pag.77 ( NÃO FAZER)

ATIVIDADE 2 – INTERPRETANDO INFORMAÇÕES EM TABELAS E GRÁFICOS –  Pag. 77

ATIVIDADE 3 – DIVULGANDO INFORMAÇÕES –  Pag. 78, 79 e 80




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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATENÇÃO

CAROS ALUNOS, ESTÁ SEMANA NOSSA ATIVIDADES SERÁ A REALIZAÇÃO DA PROVA AAP JÁ DISPONIVÉL PARA SER RETIRADA NA ESCOLA.

ORIENTAÇÕES:

- A PROVA É PARA SER RETIRADA NA ESCOLA NO HORÁRIO DAS 10H ás 16H DE SEGUNTA  A sexta-feira
- PREENCHER O GABARITO E OS DADOS CORRETAMENTE DE FORMA LEGÍVEL.
- ENVIAR O GABARITO PELO WHATSAAP PESSOAL OU PELO CLASSROON
- A DATA DE ENTREGA É DIA 10/08/2020
- QUALQUER PROBLEMA ENTRAR EM CONTATO NO WHATSAAP PARTICULAR

AVISO: FAREI UM  GRUPO SÓ DE MATEMÁTICA A PARTIR DESTA PRIMEIRA SEMANA DO 3º BIMESTRE

REFORÇANDO AS ATIVIDADES DESTA SEMANA

RETIRAR A PROVA AAP NA ESCOLA E FAZER ENTREGANDO ATÉ DIA 10/08/2020

OBS: MEUS CONTATOS DESDE O 1º BIMESTRE SÃO:

Whatsapp (14) 98122-3831
 e-mail: neia637@hotmail.com  E CLASSROOM







                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATENÇÃO ALUNOS
O BIMESTRE SE ENCERRA NA QUARTA-FEIRA, DIA 29/07/2020
OS ALUNOS QUE NÃO ENTREGARAM ATIVIDADES, OU TEM ATIVIDADES EM ATRASO PARA SER ENTREGUE, O PRAZO FINAL É ATÉ QUARTA-FEIRA, DIA 29/07/2020

AOS ALUNOS QUE ESTÃO EM DIA COM AS ATIVIDADES, TEMOS AULAS NO CENTRO DE MIDIA E FAREMOS AS ATIVIDADES PROPOSTAS NAS AULAS. ESTOU TAMBÉM A DISPOSIÇÃO PARA QUE SE HOUVER DÚVIDAS EM ALGUMA ATIVIDADE, ME CHAMAR NO WHATSAAP PARTICULAR (98122-3831)

OBS: VÁRIOS ALUNOS NÃO TEM SEGUIDO ESTÁS ORIENTAÇÕES
SEGUIR AS ORIENTAÇÕES
- AS ATIVIDADES QUE TIVER ESPAÇO NA APOSTILA, RESOLVER NELA MESMA, SE NÃO HOUVER ESPAÇO FAZER NO CADERNO (DA SEGUINTE FORMA)
      - NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 20 á 24/07/2020
- AS ATIVIDADES PODEM SER ENTREGUES PELO WhatsApp PARTICULAR OU PELO CLASSROON
- TANTO PELO WhatsApp  OU CLASSROON , ENVIAR A FOTO.

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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
PRAZO DE ENTREGA

ATÉ 27/07/2020 através do whatsapp particular ou CLASSROON

Atividades da semana 20 á 24/07/2020

OBS: EXPLIÇÃO E EXEMPLOS FORAM POSTADOS NA SEMANA  ANTERIOR
SEGUIR AS ORIENTAÇÕES
- AS ATIVIDADES QUE TIVER ESPAÇO NA APOSTILA, RESOLVER NELA MESMA, SE NÃO HOUVER ESPAÇO FAZER NO CADERNO (DA SEGUINTE FORMA)
      - NA PRIMEIRA LINHA DA FOLHA CONSTAR: NOME, SÉRIE E COLOCAR “ ATIVIDADES DA SEMANA Ex: de 20 á 24/07/2020
- AS ATIVIDADES PODEM SER ENTREGUES PELO WhatsApp PARTICULAR OU PELO CLASSROON
- TANTO PELO WhatsApp  OU CLASSROON , ENVIAR A FOTO.

ATIVIDADES DA APOSTILA

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5

ATIVIDADE 3 – OS TRIÂNGULOS NAS CONSTRUÇÕES  – Pag.72, 73

ATIVIDADE 4 – IDENTIFICANDO QUADRILÁTEROS –  Pag. 74

ATIVIDADE 5 – EXPLORANDO QUADRILÁTEROS –  Pag. 75 E 76


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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

TRIÂNGULOS

classificação de triângulos é um ponto muito relevante no estudo dessa forma geométrica, que possui três vértices, três lados e três ângulos internos e externos. A fim de facilitar o estudo acerca desse polígono, vamos classificá-lo em relação ao tamanho dos lados (equilátero, isósceles e escaleno) e às medidas de seus ângulos internos (retângulo, acutângulo e obtusângulo). Ao classificá-lo, vamos estudar também algumas propriedades que facilitam as resoluções de problemas.

Classificação dos triângulos quanto aos lados

Podemos classificar um triângulo de acordo com a medida de seus lados. Temos três possíveis combinações em relação ao tamanho dos lados: ou todos os lados são iguais, ou dois lados são iguais e um diferente, ou todos os lados são diferentes.

·         Triângulo equilátero: O triângulo equilátero possui todos os lados congruentes, isto é, todos os lados do triângulo possuem a mesma medida.



·         Triângulo isósceles: O triângulo isósceles possui pelo menos dois lados congruentes, ou seja, possui dois lados iguais e um diferente.



·         Triângulo escaleno: O triângulo escaleno possui todos os seus lados diferentes, ou seja, cada lado tem uma medida diferente.



Classificação dos triângulos quanto aos ângulos


·         Triângulo acutângulo: O triângulo acutângulo possui todos os seus ângulos internos menores que 90°, ou seja, a medida de cada ângulo interno é um ângulo agudo.



·         Triângulo retângulo: O triângulo retângulo apresenta, em um de seus ângulos internos, um ângulo de 90°, ou seja, um ângulo reto. Além disso, é válido destacar que o lado oposto ao ângulo reto é chamado de hipotenusa e os demais lados são chamados de catetos. Nesse triângulo, é válido o teorema de Pitágoras.


·         Triângulo obtusângulo: O triângulo obtusângulo possui um dos seus ângulos internos com medida maior que 90° e menor que 180°, ou seja, um ângulo obtuso.



ATIVIDADES

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5

ATIVIDADE 1 –EXPLORANDO TRIÂNGULOS – Pag.70

ATIVIDADE 2 –OS TRIÂNGULOS E A ARTE  –  Pag. 71


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 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
ATIVIDADES
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3

ATIVIDADE 1 – ÂNGULOS NO COTIDIANO – Pag.65

*NESTA ATIVIDADE ESCOLHA UM ESPAÇO EM SUA CASA, OU UM AMBIENTE DE SUA PREFERENCIA . OLHE O AMBIENTE E REGISTRE ONDE ENCONTROU ÂNGULOS PRESENTES.
APENAS DESCREVA, POR EXEMPLO: Tem ângulo na porta do armário


ATIVIDADE 2 – JOGO DA BATALHA DOS ÂNGULOS – Pag.65
NÃO PRECISA FAZER


2.2
2.3
 OBS: PARA REALIZAR ESTÁS  ATIVIDADES  PRECISAMOS UTILIZAR O TRANSFERIDOR.













SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4

Atividade 1 – LOCALIZAÇÃO NO PLANO – Pag. 67, 68, 69 e 70

1.1
OBS: exemplo: na linha horizontal (linha deitada -----------), está no 4 e na linha vertical (linha em pé  | ) está no 6. É onde se cruzam.
Alberto tem que colocar estes pontos, onde as linhas se encontram

1.2
OBS: este exercício vc vai marcar no plano onde Carlos está, e onde seus amigos estão de acordo com as coordenadas dadas no exercício. NÃO ESQUEÇA, EXEMPLO: dada uma coordenada (4,5) e (5,2) o primeiro número, no caso o 4 e o 5 corresponde a linha horizontal e o segundo número, no caso o 5 e 2  pertençe a linha vertical.




ATIVIDADE 2 – POLÍGONOS NO PLANO CARTESIANO

2.1
2.2
2.3

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

EXPLICAÇÃO

DAS ATIVIDADES PROPOSTAS

Frações Equivalentes - são aquelas que aparentemente são diferentes, mas que possuem o mesmo resultado. Sendo assim, elas representam a mesma parte de um todo indicando a mesma quantidade.
 Ex. Antes de mais nada, devemos lembrar que nas frações o número localizado acima é chamado numerador e o que está abaixo é denominador:





2/4 e 4/8: se dividirmos o numerador e o denominador por 2 na fração 2/4, obtemos o valor 1/2.
Se dividirmos 4/8 por 2, obteremos o valor de 2/4. E se dividirmos novamente por 2, temos o valor 1/2.
Assim, as frações 1/2, 2/4 e 4/8 são frações equivalentes.









ATIVIDADES

ATIVIDADE 3 – FRAÇÕES EQUIVALENTES – Pag.62

Responda as atividades da apostila:

3.1

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2

Atividade 1 – Números Racionais: As diferentes representações – Pag. 62, 63, 64 e 65

1.1
1.2
1.3
1.4
1.5



PRAZO DE ENTREGA

ATÉ 06/07/2020 através do whatsapp particular ou CLASSROON

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05

EXPLICAÇÃO

DAS ATIVIDADES PROPOSTAS

NA SEMANA DE 8 Á 12/06 FIZEMOS ALGUMAS ATIVIDADES  DE FRAÇÃO.
E AGORA VAMOS FAZER AS ATIVIDADES DA APOSTILA DA PAGINA 61


ATIVIDADE 2 – OS DESAFIOS DAS FRAÇÕES

Representação escrita de frações

Uma fração é representada, de forma escrita, por dois números inteiros, sendo um o numerador e o outro o denominador.
Exemplo:
1       NUMERADOR
____
4      DENOMINADOR

onde 1 é o numerador, o número que fica acima, e 4, o denominador, o número que fica embaixo.

Representação gráfica de frações

As frações também são representadas de forma gráfica. O aluno pode encontrar outra forma de representação gráfica, como, por exemplo, retângulos. Nós vamos mostrar a forma mais usual de representação gráfica, que são os gráficos de pizza.
Vejas alguns exemplos:



(leia-se: “um sobre dois” ou “um meio”)
















ATIVIDADES

ATIVIDADE 2 – OS DESAFIOS DAS FRAÇÕES

Responda as atividades da apostila:

2.1
2.2


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 e-mail: neia637@hotmail.com


RESPONDER O LINK ABAIXO



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
EXPLICAÇÃO

Olá meus queridos alunos, vamos iniciar nossa apostila Vol. 2. Para isso vamos para uma breve explicação antes de fazermos as atividades propostas.

ATIVIDADE 1 – ARREDONDAMENTO: COMO FAZ?

Muitas situações cotidianas envolvendo valores destinados à contagem, podem ser facilitadas utilizando o arredondamento. Por exemplo:
R$ 12,99 podemos arredondar para R$ 13,00
Você também pode arredondar os números para uma casa mais próxima, utilizando dezenas, centenas e milhar, evidenciando uma margem de erro menor.
EX:
29 → 30                                13 → 10
91 → 90                                78 → 80
231 → 230                            459 → 460
999 → 1000                          853 → 850
1994 → 2000                        2108 → 2100

ATIVIDADES

ATIVIDADE 1 – ARREDONDAMENTO: COMO FAZ

Responda as atividades da apostila:

1.1
1.2
1.3
1.4



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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

ATIVIDADES

Exercícios sobre frações


1) Antes de fazer os exercícios faça uma pesquisa e responda o que você entende  sobre frações.

2) Escreva a fração que indica a parte que está pintada de cada figura:
















3) Uma prova de matemática tem 20 questões e Maria só  respondeu 14   da prova.
a) Quantas questões ela resolveu?

b) Indique na forma de fração quanto faltou Maria fazer da prova.

c) Que porcentagem representa a parte da prova que Maria resolveu?

d) Maria já resolveu a metade da prova?

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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05


ATENÇÃO ALUNOS

ESTÁ SEMANA ESTAREMOS DANDO UMA OLHA NOS CONTEÚDOS ESTUDADOS PARA TIRAR AS DÚVIDAS E TERMINANDO AS ATIVIDADES PARA SEREM ENVIADAS ATÉ AMANHÃ DIA 27/05/2020 PARA FECHAMENTO DO 1º BIMENSTRE.

Obs: APROVEITEM PARA SE ORGANIZAR SEUS HORÁRIOS E AS ATIVIDADES PARA O 2º BIMESTRE. NÃO DEIXE ACOMULAR RESPEITANDO OS PRAZOS DE ENTREGA.


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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05




ATENÇÃO ALUNOS

ESTÁ SEMANA FAREMOS A AVALIAÇÃO QUE ESTÁ DISPONIVEL JUNTO COM O KIT PARA TODOS NA ESCOLA. QUEM NÃO RETIROU É SÓ COMPARECER E RETIRAR NA ESCOLA.

Obs: Se vocês tiverem conhecimento de  algum colega que não está no grupo de whatsapp da escola, ou não está conseguindo entrar no Blog da escola, ou mesmo com dificuldades de acesso de internet,  peça para entrar em contado que estaremos vendo com a direção como podemos ajudar. Pode passar o meu telefone ou ligar na escola.

ATIVIDADES

RESOLVER A AVALIAÇÃO AAP E ENVIAR O GABARITO PELO :

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 e-mail: neia637@hotmail.com

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


Multiplos e Divisores: Compreender o conceito de múltiplo e divisor de um número inteiro é muito importante para resolver grande parte dos cálculos matemáticos. Esses conceitos são válidos tanto para os números naturais quanto para os números inteiros, visto que os números naturais estão contidos nos números inteiros.

Múltiplos de um número inteiro: Conhecidos os números inteiros m e n, o número m será múltiplo de n se, e somente se, existir um número inteiro k, de modo que:


m = n ∙ k

Para verificar se um número é múltiplo de outro, basta encontrar um número inteiro de modo que a multiplicação entre eles resulte no primeiro número.
Exemplos:
a) 35 é múltiplo de 7, pois 35 é igual a 7 multiplicado pelo número inteiro 5.
b) 63 é múltiplo de 21, pois 63 é igual a 21 multiplicado pelo número inteiro 3.
c) 22 não é múltiplo de 3, pois não existe número inteiro que, multiplicado por 3, resulte em 22.
Do exemplo a, perceba que m = 35n = 7 e que o número a determinar a existência é k = 5. O mesmo vale para os demais exemplos. Perceba também que, caso não encontremos o valor de k, podemos afirmar que os números não são múltiplos.

·         Múltiplos de 2

2 ∙ 1 = 2
2 ∙ 2 = 4
2 ∙ 3 = 6
2 ∙ 4 = 8
2 ∙ 5 = 10
2 ∙ 6 = 12
2 ∙ 7 = 14
2 ∙ 8 = 16
2 ∙ 9 = 18
2 ∙ 10 = 20
Da definição de múltiplos, podemos perceber que os números que resultam da multiplicação por 2 são os múltiplos do número inteiro 2. Então, os múltiplos do número 2, que chamamos por M(2), são:
M(2) = {2;4;6;8;10;12;14;16;18;20;...}

Divisor de um número inteiro: Conhecidos os números m e n, dizemos que n é divisor de m se n for múltiplo de m, em outras palavras, a divisão de por m deve deixar resto 0.



Exemplos:
a) 21 é múltiplo de 7, então 7 é divisor de 21.
b) 99 é múltiplo de 11, então 11 é divisor de 99.
c) 12 não é múltiplo de 5, então 5 não é divisor de 12.
Nos exemplos e b, que trazem as divisões de 21 por 7 e 99 por 11, o resto é igual a 0.
Representamos os divisores de um número da seguinte maneira:
a) Divisores de 2: D(2) = {1;2}
b) Divisores de 3: D(3) = {1;3}
c) Divisores de 20: D(20) = {1;2;4;5;10;20}

ATIVIDADES

Atividade 1 – Associe V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:

a) 42 é divisível por 6 .  (    )
b) 30 é divisível por 5 .  (    )
c) 32 é divisível por 8.  (    )
d) 54 é divisível por 8.  (    )
e) 12 é divisível por 7.  (    )
f) 50 é divisível por 10. (    )
g) 11 é divisor de 121.  (    )
h) 6 é divisor de 14.      (    )
i) 12 é divisor de 120.   (    )


Atividade 2) Usando os critérios de divisibilidade, assinale os números que são divisível por 2.

a) 107  (    )        c) 555  (    )
b) 210  (    )        d) 624  (    )
c) 328  (    )        e) 1024 (    )

Atividade 3) Usando os critérios de divisibilidade, assinale os números que são divisível por 3.

a) 207  (    )        c) 913   (    )
b) 403  (    )        d) 1011 (    )
c) 504  (    )        e) 837   (    )


Atividade 4 – Classifique em V ( verdadeiro ) ou F ( Falso)

a) 160 é múltiplo de 80.  (   )
b) 120 é múltiplo de 9.    (   )
c) 255 é múltiplo de 17.   (   )
d) 87 é múltiplo de 3.      (   )
e) 94 é múltiplo de 7.      (   )
Atividade 5 - O número 88 é múltiplo de: 

a) 9
b) 11
c) 14 
d) 24 




ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05



Porcentagem :  As frações (ou razões) que possuem denominadores (o número de baixo da fração) iguais a 100, são conhecidas por razões centesimais e podem ser representadas pelo símbolo "%".

Se você achar mais fácil, você pode simplesmente multiplicar 25% na sua forma decimal, que é 0,25 por 200:

0,25 . 200 = 50
       
EXEMPLOS:
1)    4% de 32  =  0,04 . 32 = 1,28
2)    15% de 180  =  0,15 . 180 = 27
3)    18% de 150  =  0,18 . 150 = 27

Expressões Numericas: Expressões numéricas são sequências de duas ou mais operações que devem ser realizadas respeitando determinada ordem. Para encontrar sempre um mesmo valor quando calculamos uma expressão numérica, usamos regras que definem a ordem que as operações serão feitas.
Devemos resolver as operações que aparecem em uma expressão numérica, na seguinte ordem:
1º) Potenciação e Radiciação (Não tem exercícios com essa ordem)
2º) Multiplicação e Divisão
3º) Soma e Subtração
Se a expressão apresentar mais de uma operação com a mesma prioridade, deve-se começar com a que aparece primeiro (da esquerda para a direita).
Confira abaixo o exemplo:
a) 87 + 7 . 85 - 120 =
87 + 595 - 120 =
682 - 120 = 562

ATIVIDADES



Atividade 1 –  Calcule as porcentagens


4)    Quanto é 15% de 80?
5)    Quanto é 70% de 30?
6)    Quanto é 100% de 40?
7)    Ao comprar um produto que custava R$ 1.500,00, obtive um desconto de 12%. Qual o valor do desconto obtido.
8)    Quanto é 50% de 200?
9)    25
10) 50
11) 75
12) 100
13) 125








Atividade 2 – Resolva as expressões abaixo:
a)    18 : 2 x 5 + 6 – 4 =
b)    240 : 3 + 5 – 19 =
c)    270 : 9 – 3 + (11 + 25 x 2) =
d)    (640 – 50 x 8) : 6 – 32 =
e)    3 + (16 – 4 x 3) – 6 : 2 =
f)     78 : 2 + (9 x 5) – 33 =
g)    2 x (7 – 4) – 12 : 3 + 25 =
h)    15 + 3 x 7 – 2 x 3 + 8 : 2 =



ATIVIDADES DA SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Atividade 1 – Sistema de numeração egípcio





Através dos símbolos da numeração egípcio descreva os números a seguir:


    a)    17                                                            b) 42

   c)    60                                                            d) 144

   e)    258                                                           f) 791

   g)    1036                                                         h) 5389


Atividade 2 –  Fazendo uso da reta numérica, localize os números





Na reta numérica a seguir, o número 2532 está marcado no ponto que tem a letra C. A letra D corresponde ao número 2535.

Qual a letra correspondente ao número 2544?

Quais os números correspondentes às letras A e B?




 Atividade 3 –  De acordo com o quadro de valor posicional responda:




 a)      Quantas classes e ondens tem no numero que consta no quadro?

      b)     Escreva um número com 9 ordens e que tenha 3 algarismos repetidos.


     c)      Faça um quadro de valor posicional e registre os números 20.356.787; 1.983.006; 500.987.021; 60.029. Agora, leia e escreva por extenso esses números.   

Atividade 4

Ao realizar agrupamentos de acordo com o Sistema de Numeração Decimal é possível representar a decomposição de um número, como:


EX:  1592 = 1 x 1000 + 5 x 100 + 9 x 10 + 2.


Faça a decomposição dos números

a)      598 =

b)     962 =  

c)      75895 =

d)     89 =

e)      173 =

f)       1098 =                     

MATEMÁTICA – Profª. Sidnéia
REVISÃO
1 - Represente as frações abaixo:
a)      Sete décimos:
b)      Quatro oitavos:
c)      Um quinto
d)      Cinco décimos
e)      Dez doze avos
f)       Três nonos

2. No número 10.060, o algarismo 6 ocupa a ordem da:
a- Centena simples
b- Dezena simples
c- Unidade simples
d- Dezena de milhar

3. Assinale a alternativa que corresponde à decomposição de 1.754:
a- 1 unidade de milhar, 7 centenas, 2 dezenas e 5 unidades
b- 1 unidade de milhar, 7 centenas, 5 dezenas e 4 unidades
c- 1 unidade de milhar, 3 centenas, 6 dezenas,1 unidad e
d- 5 unidades de milhar, 2 centenas, 4 dezenas, 5 unidades

4 – Os antigos romanos tinham um sistema de numeração formado por sete símbolos. Pesquise este sistema e descreva os números romanos de 1 ao 9; 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 200, 300, 400, 500, 600, 700, 800, 900 e 1000.
5 - Resolva as expressões númericas abaixo:
a)      51 + 24 + 32 =
b)      261 - ( 45 + 54 ) =
c)      ( 57 – 24 ) + ( 43 – 34 ) =
d)      7 • ( 12 + 8 ) =
e)      ( 1,5 + 5 •7 ) • 2 =
f)       1 + 6 • 10 : 5 =
g)      2 • 50 + 30 – 60 : 4 =
h)      45 : 3 + 15 : 10 =
i)        23 + 32 • ( 8 – 3 ) =
j)        25 : 5 - ( 12 – 7 ) =
k)      18 : 2 x 5 + 6 – 4 =
l)        240 : 3 + 5 – 19 =
m)   270 : 9 – 3 + (11 + 25 x 2) =
n)      (640 – 50 x 8) : 6 – 32 =


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