ATIVIDADES 📚RECUPERAÇÃO- 6º
ANO📚
Atv 22: https://forms.gle/KTTuSog9izjNGS1bA Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com ou pelo
whatsapp: 014 9 99684 4567 |
ATIVIDADES 📚ATIVIDADE
SUGERIDA- 6º ANO📚 OBJETIVOS: -Recuperação.
Atv 22: https://forms.gle/KTTuSog9izjNGS1bA Me manda
pelo email: theusmansano@gmail.com ou pelo whatsapp: 014 9
99684 4567 |
PRAZO
DE ENTREGA 04/12 ATIVIDADES 📚ATIVIDADE SUGERIDA
23- 6º ANO📚 OBJETIVOS: -Entender o papel das mulheres e seus lugares
sociais no período medieval.
Lá, estão as atividades e os lugares para você
responder. ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar
quando mandar mensagem) ou pelo Classroom!
Junto com as
imagens, temos um texto de apoio. Abril, extraído de “As riquíssimas horas do Duque de Berry”, Irmãos de Limbourg, Barthélemy d’Eyck, Jean Colombe, têmpera e folha de ouro sobre papel, 29x21cm, século XV. Encadernação do século XVIII. Musée Condé, Château de Chantilly, França. Fonte: Commons Wikipedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Les_ Tr%C3%A8s_Riches_Heures_du_duc_de_Berry_avril.jpg>
Acesso em: 04 mar. 2020.Junho, extraído de “As riquíssimas horas do Duque de Berry”, Irmãos de
Limbourg, Barthélemy d’Eyck, Jean Colombe, têmpera e folha de ouro sobre
papel, 29x21cm, século XV. Encadernação do século XVIII. Musée Condé, Château
de Chantilly, França. Fonte: Commons Wikipedia. Disponível em:
<https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Les_Tr% C3%A8s_Riches_Heures_du_duc_de_Berry_juin.jpg>
Acesso em: 04 mar. 2020. 10. O texto acima compara a situação das mulheres do mundo antigo com as mulheres do mundo medieval. Ao longo dessa atividade, você aprendeu sobre a condição social das mulheres durante a Idade média e pensou um pouco sobre a situação das mulheres na atualidade lá nas primeiras perguntas. Agora, após ter lido o texto acima, você responda: qual a semelhanças e diferenças do papel das mulheres do mundo antigo e medieval com a das mulheres da atualidade? (ou seja, identifique as RUPTURAS e PERMANÊNCIAS, que aprendemos lá no início do ano). |
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
|
ATIVIDADES 📚ATIVIDADE SUGERIDA 22- 6º
ANO📚 OBJETIVOS: -Entender as dinâmicas de trabalho da Idade
Média.
Lá, estão as atividades e os lugares para você
responder. ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar
quando mandar mensagem) ou pelo Classroom!
PRAZO
DE ENTREGA Até
16/11
Château de Chantilly, França. Fonte: Wikimedia. Imagem 2: Janeiro, extraído de “As riquíssimas horas do Duque de Berry”, Irmãos de Limbourg, Barthélemy d’Eyck, Jean Colombe, têmpera e folha de ouro sobre papel, 29x21cm, século XV. Encadernação do século XVIII. Musée Condé, Château de Chantilly, França. Fonte: Wikimedia. Através das imagens podemos perceber diferenças entre o cotidiano dos nobres e dos servos durante uma mesma estação do ano, o Inverno. Analise as imagens e descreva: 4. Os elementos presentes nas imagens (ex. pessoas, animais e construções); 5. Os espaços em que elas acontecem (ex. o que está em primeiro plano, mais à frente, e em segundo plano, mais atrás); 6. Quais são as principais ações que estão acontecendo em cada imagem; 7. Qual é o assunto de cada imagem; 8. Após ter descrito as imagens, o que podemos falar sobre as formas de vida dos nobres e membros do clero nas terras do duque de Berry? E sobre a vida dos servos? Agora vamos entender melhor essa dinâmica de vida, social, económica da idade média, lendo o texto abaixo, dividido em duas imagens: 9. Complete o parágrafo abaixo utilizando os termos corretos: Na época do Feudalismo, os servos (camponeses) tinham várias
obrigações; entre elas estavam a ,que implicava que o
servo passasse para o senhor feudal grande parte de tudo aquilo que
produzisse nas suas terras; |
ATIVIDADES 📚ATIVIDADE
SUGERIDA - 6º ANO EF📚 OBJETIVOS: -Recuperação:identificar os diferentes tipos
de fonte.
Boa semana
pessoal! |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES 📚ATIVIDADE SUGERIDA 21- 6º ANO📚 OBJETIVOS: -Entender
a Idade Média.
Lá,
estão as atividades e os lugares para você responder. ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567
(lembre de se identificar quando mandar mensagem) ou
pelo Classroom!
Quais são
então,as 5 coisas que não podemos esquecer da Idade Média? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES 📚ATIVIDADE
SUGERIDA- 6º ANO📚 OBJETIVOS: -Entender o comércio e as cidades:a passagem
da Idade Antiga para Idade Média.
ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 Pessoal, para essa semana: |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
ATIVIDADES 📚ATIVIDADE SUGERIDA 20- 6º ANO📚 OBJETIVOS: -Entender o comércio e as cidades:a passagem da Idade Antiga para
Idade Média.
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567
(lembre de se identificar quando mandar mensagem) ou pelo Classroom!
Cidade de Dubrovnik, Croácia Panorâmica da cidade de Carcassonne, França Cidade de São Paulo, Brasil 3. Essas imagens são fotografias de cidades localizadas em países
diferentes. O que há de diferente em cada cidade? Por que, sendo diferentes,
ainda assim são definidas pelo mesmo termo, “cidade”?
5. Quais as diferenças entre o comércio na Idade Antiga e na Idade
Média?
Este manuscrito de cerca de 1350 é uma das
cópias existentes mais antigas de Les voyages de Marco Polo (As viagens
de Marco Polo).
Fonte: Biblioteca
Digital Mundial.
|
ATIVIDADES PARA A
SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADES 📚ATIVIDADE SUGERIDA 19- 6º ANO📚
-Entender as migrações: passagem da Idade Antiga para Idade Média.
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567
(lembre de se identificar quando mandar mensagem) ou pelo Classroom!
Agora, assista esse vídeo que vai ajudar você a entender sobre o fim
do Império Romano:
6. Escreva com suas palavras porque aconteceu o fim do Império Romano
do Ocidente. 8. Além dos povos bárbaros podemos considerar os cristãos como um novo
grupo social, um novo “povo” no Império Romano. Explique. O choque entre culturas causou estranheza na época e, assim, os povos
não romanos foram denominados bárbaros, mas o principal desafio foi a disputa
de poder e do território, já que os romanos já tinham tido contato com povos
de culturas bastante diferentes da sua. Há, ainda, na atualidade, relações em
que povos se referem a outros como bárbaros, ou agem da mesma forma. Veja o
exemplo:
|
ATIVIDADES
📚ATIVIDADE SUGERIDA 18- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Entender as heranças e importância da Cultura Helenística.
ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima! https://forms.gle/aS5CgJothHFz2S4q9
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com
ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567
(lembre de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!
Pessoal, nesta atividade, vamos entender as influências do Império Macedônio e Cultura Helenística, principal herança desse império. Para essa atividade, tenha em mente o que já aprendemos sobre Grécia e Roma Antiga ok? A atividade de hoje foi retirada e adaptada do Caderno do Aluno, vol 3, parte 2. Situação de Aprendizagem 2, pág 40 a 45. Vamos lá! Para começar, observe a imagem: 1. Você conhece o lugar retratado na imagem abaixo? Que lugar é esse e o que se faz nele? Você já foi em um lugar parecido ou costuma frequentar? Gostou? 2. Para você qual é a importância da preservação da cultura de um povo? Leia o texto abaixo: ![]() 3. A partir da leitura, identifique como a integração cultural pode ter contribuído para que o Império Macedônico, sob o domínio de Alexandre Magno, tenha sido o maior até aquele momento histórico. ![]()
3. Qual o tema do texto?
4. Quais as principais informações do texto? 5. Segundo o texto, qual a relação entre gregos, macedônios e persas? Outro texto agora! Em cada a imagem a explicação de algumas palavras e termos mais difíceis. Só ligar a palavra com número na frente, ao número da legenda. ![]() 5 Ásia Menor: território em que a Europa se liga a Ásia. Atualmente, pertence à Turquia. 6 Alexandre III da Macedônia, ficou conhecido também como: Alexandre Magno; Alexandre, o Grande, Faraó do Egito (332 A.C. até 323 A.C.) e Rei da Pérsia (330 A.C. até 323 A.C.). 7 Guerra da Macedônia contra as cidades-Estados gregas. 8 Tebas: cidade-Estado grega. ![]() 9 Moeda persa que sobreviveu até o domínio de Alexandre que a substituiu pelos Tetradracma de Alexandre. 10 Alexandre III, enviava estudiosos aos territórios recém incorporados para realizarem o registro e o estudo sobre a cultura, a fauna e flora local, além de cartografar os novos territórios. 6. Quem foi Alexandre Magno? Quais foram os seus feitos? 7. O que aconteceu com os povos dominados pelo Império Macedônico? 8. Por que era tão importante para os Macedônios conquistar o Império Persa? O que havia de especial? 9. O que é “cultura helenística”? A partir da realização dos textos que já vimos, analise com atenção os documentos a seguir. Fonte 3: “Aristóteles e seu aluno, Alexandre”,1866. Por Charles Laplante (1837-1903). ![]() Fonte 4: Detalhe do Mosaico de Alexandre, Casa do Fauno, Pompeia. Autor desconhecido, cerca de 100 A.C. A imagem é uma representação da Batalha de Isso (333 A.C.), onde Alexandre conquista o exército persa. 10. A partir do que você leu e analisou nas fontes acima, responda se é possível dizer que Alexandre Magno foi um homem muito diferente no seu tempo? 11. Identifique nos documentos os elementos que contribuíram na formação de Alexandre e o fizeram ser conhecido como “O Grande”. |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
ATIVIDADES
📚ATIVIDADE SUGERIDA 17- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Entender o conceito de Império.
ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima! https://forms.gle/GSo51hMyMVDK8HhY9
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com
ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567
(lembre de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!
Nesta atividade, vamos entender um conceito, ou seja, uma ideia importante na História. Com essa atividade finalizamos os estudos sobre Roma Antiga e já nos conectamos com a próxima atividade sobre Cultura Helenística. Semana passada vimos que Roma teve três períodos: Monarquia, República e Império. Vimos principalmente os dois primeiros mas faltou entender um pouco sobre o Império Romano. Mas o que é um Império. Vamos descobrir? Vamos entender o conceito tanto para Roma mas para a atualidade também. 1. Procure no Dicionário o significado de Império e escreva aqui. ![]()
2. Descreva a imagem: quando ela foi produzida? quem são os personagens, ou seja, quem é retratado? o que eles transportam? 3. Sobre o Texto: o que ele descreve, ou seja, o que ele nos conta? 4. Quais são as semelhanças das duas fontes? Agora leia o texto abaixo, retirado do Caderno do Aluno, vol 3, Situação de Aprendizagem 1, atividade 5.
5. Conforme o texto qual é a definição de império? 6. Segundo o texto, o modelo mais utilizado de império foi o romano. Por que? ![]() 7. O mapa mostra a extensão máxima do Império Romano. Como podemos ligar o mapa com as primeiras fontes que vimos? 8. Como as fontes e o mapa são mostrados no texto acima, sobre a explicação do Império Romano? Para resumir:
9. Vimos então que o Império Romano foi uma referência para outros países se tornarem impérios. Atualmente, temos algum país que é um Império? Quais? Faça uma pesquisa rápida. |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADES
📚ATIVIDADE SUGERIDA
15- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Entender a Grécia: a noção e prática da
cidadania.
ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima! https://forms.gle/P3pVY3iWrRkuSPuv7
Lá, estão as atividades e os lugares para você
responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com
ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar
quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!
Pessoal, nesta atividade vamos continuar estudando a Grécia Antiga. Nós ja entendemos como se formou a sociedade grega: na pólis. Entendemos também como eles possuíam diversas formas de governo, cada cidade-estado tendo sua independência. Mas todos tinham direito? Como era a sociedade, o dia a dia das pessoas? É isso que veremos hoje! Para começar, vamos entender essa tal dessa palavra e ideia “CIDADANIA”.
1. Para você o que é cidadania? 2. Na atualidade, quem são considerados cidadãos?
Agora leia o texto abaixo para responder às questões de 3 a 8.
3. Quem era considerado cidadão na cidade de Atenas? 4.Quem eram as pessoas que não podiam participar das decisões políticas? ![]() 5. A qual grupo da sociedade ateniense o último trecho do texto e imagem se refere? 6.Como o texto descreve esse grupo? 7.Essas pessoas do grupo eram consideradas cidadãs? 8. Na imagem, quem é o escravo? O que ele está fazendo? Explique o que você pensou com base nos elementos da imagem.
9. Quais
atividades eram realizadas pelas mulheres atenienses?
10. Qual era o critério utilizado para definir a atuação das mulheres em Atenas? |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
ATIVIDADES
📚ATIVIDADE SUGERIDA
14- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Entender a Grécia: a formação da pólis e as
formas políticas.
ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima! https://forms.gle/LQbPaPtbx4BoBa9dA
Lá, estão as atividades e os lugares para você
responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com
ou
pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar quando mandar
mensagem)
ou pelo Classroom!
ANTES DE TUDO... AVISOS
IMPORTANTES!!
⇒ DEVOLUTIVAS: Para todos que realizaram as atividades do bimestre anterior, as correções e comentários estão no email que vocês deixaram para mim. De alguns também foi para o email institucional! SE NÃO RECEBEU E QUER RECEBER: Entre em contato comigo! LEIA A DEVOLUTIVA COM ATENÇÃO E CARINHO!
⇒ OUTRO AVISO: VOU
COMEÇAR A SER MAIS INTOLERANTE COM COPIA E COLA PRINCIPALMENTE OS SEM SENTIDO
ALGUM OU NAS QUESTÕES QUE PEÇO PARA VOCÊ UMA INTERPRETAÇÃO PRÓPRIA!
Vocês só precisam pesquisar fora do formulário quando eu disser "pesquise" ⇒ LEMBRANDO TAMBÉM QUE: Na atividade anterior estou recolhendo as respostas sobre nossas reuniões/plantões online semanais. Responda lá com carinho!
Pessoal, nesta atividade vamos
continuar estudando a Grécia Antiga.
Semana passada nós vimos as heranças dessa sociedade, sua influência no nosso cotidiano ainda hoje. Mas de onde veio essa influência? Como se formou essa sociedade? É isso que veremos hoje! Lembrando: se está com pressa, não faça essa atividade agora. Separe um tempo para realiza-lá! Leia com calma as pergunta, observe as imagens e assista os vídeos mais de uma vez. Em caso de dúvida, pode entrar em contato comigo! Para começar… 1. Na sua cidade, como são as ruas, construções? Como a cidade de organiza e se divide? 2. O que há na sua cidade que é antigo? E o que é recente? Sabia que a cidade como conhecemos hoje se iniciou na Grécia Antiga? Observe as imagens, a primeira uma representação de como era uma cidade grega e na segunda imagem o que conseguimos ver atualmente: ![]() ![]() 3. Qual a organização que você consegue ver nas imagens? (Só olhando as imagens, coloque suas impressões…) Vamos entender essa cidade e essa sociedade grega antiga? Assista o vídeo: ele traz várias informações. Lembre-se que será preciso voltar nele durante a atividade. Ele é nossa fonte de informação nesta atividade! https://youtu.be/WCrGVW8_QZ4 ANTES DAS PÓLIS Observe o mapa para responder às questões de 4 a 6. 4. O mapa mostra diferentes povos entre 2000 a.C. e 1200 a.C. Quais são eles? 5. Quais são os mares que estão em torno da área destacada? 6. Complete a frase: O mapa mostra então os povos… a) … que invadiram a Grécia Antiga. b) … que formaram a Grécia Antiga. c) … que foram colonizados pela Grécia Antiga. A PÓLIS
7. Pesquise as palavras que você não entendeu do texto. 8. O texto fala sobre o que uma pólis, nome grego para cidade, deveria ter. O autor defende que a cidade deveria ser organizada, de acordo com seu governo. Mas para que? O que isso melhoraria? 9. Como essa divisão é mostrada nas imagens do começo da atividade? (depois das questões 1 e 2). Explique o que são as seguintes partes da pólis (veja o vídeo): 10. ÁGORA 11. ACRÓPOLE 12. PARTENON Leia o quadro abaixo com as formas de governo citadas no texto: 13. PESQUISE: O que é uma cidade-estado? 14. Ligando o texto com o quadro: por que a democracia devia ter uma cidade plana e as monarquias e oligarquias cidades altas e baixas? Para terminar, vamos analisar uma fonte com todo o conhecimento que adquirimos: ![]() 15. Observe a imagem e descreva cada número da imagem, explique o que mostra. 16. Essa cena representa uma forma de governo da Grécia Antiga, qual? a) Monarquia b) Democracia c) Oligarquia 17. Justifique a resposta anterior. |
ATIVIDADES
📚ATIVIDADE SUGERIDA 13- 6º
ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Entender a Grécia: primeiras impressões,
análise e heranças culturais
ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima! https://forms.gle/ig2KAvxKN1Ea36eh8
Lá, estão as atividades e os lugares para você
responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com
ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar
quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!
Pessoal, nesta atividade vamos para uma outra etapa do nosso conteúdo. Vamos iniciar nosso conteúdo sobre as duas civilizações clássicas: Grécia e Roma. Mas por que elas são chamadas de Clássicas? Por que estudamos ela em destaque? O que elas têm de diferentes ou iguais às outras que já estudamos? Bora seguir esse caminho e entender? Nessa atividade vamos começar a entender a Grécia antiga. Vamos analisar algumas fontes e ver as heranças culturais dessa sociedade para entender como ela é importante.
Bora lá começar essa nova jornada!
(A ATIVIDADE A SEGUIR FOI ADAPTADA DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - 2º BIM - CADERNO DO ALUNO) Analise a imagem abaixo: Hércules e Atena. Fonte: Python (ceramista) e Douris (pintor) / Heracles e Atena, aC. / User:Bibi Saint-Pol, own work, / domínio público
Veja o
vídeo abaixo que é um trecho do filme de Hércules, semideus e herói da
mitologia Grega, filho de Zeus (principal Deus Grego):
MATEMÁTICA
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ 31/07
ATIVIDADES
📚SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
ALUNOS(AS),
SEGUEM AVISOS PARA ESSA SEMANA!
NO
FINAL ESTÃO TODOS OS LINKS DAS ATIVIDADES DO BIMESTRE!
=> Se você já fez as atividades, aproveite nosso Plantão de Dúvidas para conversarmos sobre as atividades e tirarmos dúvidas.
LINKS DAS ATIVIDADES - 2º
BIM:
ATIVIDADE 7: https://forms.gle/apuJAfzbya5zYyFY6 ATIVIDADE 8: https://forms.gle/VhfWW3udEsZWP5tR9 ATIVIDADE 9: https://forms.gle/RgB9XD4Yqj5LD7ug9 ATIVIDADE 1o: https://forms.gle/edqG55dYW7u65gaj8 ATIVIDADE 11: https://forms.gle/yy68kLNK6G8dtnKj8 ATIVIDADE 12: https://forms.gle/oGSMZWYAKWWTp4xn6 |
📚ATIVIDADE SUGERIDA 12- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS OBJETIVOS: -Entender como viviam os primeiros habitantes da Mesopotâmia ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima! https://forms.gle/jpLWmreaL1duhRXS7 Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. -Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar quando mandar mensagem) ou pelo Classroom! Pessoal, com esta atividade chegamos ao fim os estudos dos povos antigos. Fizemos um caminho pelos primeiros habitantes do Brasil, da América e da África. Chegamos agora no Oriente Médio, ou como chamamos, Mesopotâmia. Essa região ficou por último, pois vamos ver nelas avanços que influenciaram diretamente nossos próximos assuntos: Grécia e Roma antiga. Para essa atividade vamos ter em mente os dois pontos principais das últimas semanas: ⇒ Entender as diferentes culturas e povos da região da Mesopotâmia. ⇒ Entender as diferentes formas de registro (escrita) desses povos. Vamos lá! Observe o mapa da Mesopotâmia. Mesopotâmia quer dizer “no meio dos rios”.
Observe a imagem a seguir. Ela é um
relevo em pedra do século VII a.C. encontrado na região da Mesopotâmia. Nele,
o rei foi representado em uma caçada. Observe-a e, depois, responda às
questões 7 e 8.
Os
sumérios e acádios desenvolveram a escrita cuneiforme. Esse nome vem da
“cuna” um instrumento de ferro que eles usavam para escrever na pedra.
Observe as imagens abaixo para fazer os exercícios.
Observe a Estela de Hamurabi, peça arqueológica que
contém o Código de Hamurabi, um dos primeiros conjuntos de lei escritas e um
dos mais famosos da antiguidade. Depois trouxe um trecho para conhecermos um
pouco dessas leis.
ATIVIDADE
COMPLEMENTAR:
Vamos ver agora os Fenícios, povo mesopotâmico um pouco diferente. Observe o mapa
.
Vamos ver agora os Fenícios, povo mesopotâmico um pouco diferente. Observe o mapa
Veja a
imagem abaixo com o alfabeto fenício e como ele influenciou nosso.
Os
Hebreus foram outro povo mesopotâmico, que deram origem ao povo judeu. Sua
principal contribuição foi a Torá, livro sagrado do Judaísmo e também o
Antigo Testamento da Bíblia Cristã. Veja a imagem da Torá e dois trechos dos
escritos hebreus.
O povo Persa foi o último grande povo
mesopotâmico, dominando todos os outros povos e criando um grande império.
|
📚ATIVIDADE SUGERIDA
11- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Entender como viviam os primeiros habitantes
da África: Egito e Kush.
ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/DugWJXCuYmpZv7KUA
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. -Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com
ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar
quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!
Pessoal, vamos continuar a estudar os povos antigos.
Nessa atividade, vamos estudar a África Antiga!
Nas atividades anteriores, vimos as primeiras civilizações da América no Brasil e no resto do continente. Agora vamos mudar de lugar! Para essa atividade o principal ponto segue sendo o mesmo da semana anterior: entender as diferentes culturas e povos. Para começar, analise essas duas imagens:
Vamos para mais uma análise,
agora dos mapas dos dois reinos:
Veja abaixo o vídeo sobre o Egito
Antigo.
https://youtu.be/qytoTGSy8qI
⇒ SUGESTÃO: Infelizmente os sites estão em inglês, mas dá pra “fuçar” bastante e entender como funciona. ⇒ Coleção sobre egito: ⇒ Diversas reportagens e temas sobre egito antigo: Para saber mais sobre os museus virtuais: https://www.melhoresdestinos.com.br/museus-virtuais.html |
📚ATIVIDADE SUGERIDA
10- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Entender como viviam os primeiros habitantes
da América: Mesoamérica e Andes.
ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/WetjiWnYfX5r42798
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. -Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com Nesta atividade vamos continuar estudando os primeiros grandes grupos humanos, ou seja, as primeiras civilizações. Na atividade anterior, vimos os primeiros habitantes do Brasil: os diferentes grupos indígenas que aqui viveram, suas diferenças e semelhanças. Na atividade de hoje, vamos permanecer falando do continente americano, mas discutindo sobre outros grupos que viveram na América Central e América do Sul e focando em 3 grupos: Maias, Astecas e Incas. Para essa atividade o principal ponto é o mesmo da semana anterior: entender as diferentes culturas e povos. Para entendermos esses povos, primeiramente temos que entender duas regiões culturais e geográficas diferentes: mesoamericana e andina. Observe o mapa:
Vamos ver
agora, um outro mapa. Observe atentamente a legenda do mapa, ou seja, aquele
quadro branco do lado que explica o mapa.
Observe a
imagem abaixo:
Vamos para mais um mapa, observe ele e
atente-se para os 3 povos em destaque. Depois veja o vídeo.
Veja agora o vídeo abaixo: https://youtu.be/sDF2EBS4OYg 7. Divida os 3 povos destacados (Maias, Astecas e Incas) nas duas regiões que vimos no primeiro mapa: Mesoamérica e Andes. 8. Compare esse mapa com o mapa anterior. Qual civilização foi influenciada pela cultura Chavin e Mochica? Qual civilização foi influenciada pela cultura Olmeca? 9. Vimos que esses povos possuem muitas semelhanças, mas diferenças. Qual o mais antigo deles? E quais povos tiveram contato, ou seja, se desenvolveram perto um do outro e qual não? 10. Quais as semelhança nas religiões desses povos? 11. Somente um desses povos possui uma grande estruturação, ou seja, possuía um grande líder que comandava todo território. Qual era? 12. Como era o governo dos outros dois povos?
Vamos
comparar agora as formas de registro, contar e escrever, desses povos.
13. Identifique cada registro com sua civilização. 14. Quais as semelhanças e diferenças entre eles? 15. De acordo com a fonte, qual dos personagens representados é o líder asteca? E qual é a pessoa que está pagando tributos? 16. Como você chegou a essa conclusão? 17. Que tipos de produtos eram oferecidos como tributos aos astecas? Utilize elementos da imagem para responder a questão.
18. Qual foram os criadores dos
seres humanos e da Terra, segundo o mito asteca? Quais são os nomes deles?
19. Esse mito pertence qual das teorias de origem do ser humano, criacionista ou evolucionista? 20. O que conseguimos saber sobre a cultura asteca através desse mito?
Vestígios da antiga cidade maia de Palenque,
atual México. Foto de 2017.
21. Que parte da construção poderia ser um observatória astronômico maia? 22. Os observatórios indicam que a grande observação dos maias ao céu. Isso possibilitou uma grande inovação na organização dessa sociedade? Qual é essa inovação? |
ATIVIDADE SUGERIDA 9
História- Profº Matheus Pessoal, seguem as atividades dessa semana. Ainda estou recebendo as atividades 7 e 8 das últimas semanas, até 06/07. A atividade 9, dessa semana, me entreguem até 13/07. Lembrando, que é só clicar no link abaixo, para abrir o formulário e fazer a atividade. Lembrando, também, que as atividades também estão no Classroom e podem entrar em contato por lá ou pelo email: theusmansano@gmail.com Atividade 9: https://forms.gle/KBZ5R6KP4967Uu3M7
ATIVIDADES
📚ATIVIDADE
SUGERIDA 8- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Entender como viviam os primeiros habitantes
do Brasil.
ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima! Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. -Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com
Pessoal, a partir de agora vamos conhecer as sociedades antigas.
Conhecemos, nas últimas atividades
Vamos, a partir de agora nesse bimestre, estudar essas primeiras sociedades humanas, que chamamos de sociedades antigas. Faremos da seguinte forma: 1º As sociedades antigas da América; 2º As sociedades antigas na Ásia (Mesopotâmia) e em 3º lugar, na África. Lembre-se do nosso foco: A PARTIR DAS FONTES QUE CONHECEREMOS AS AÇÕES DO SER HUMANO NO TEMPO. Nesta atividade da semana falaremos sobre os primeiros grupos indígenas no brasil. Observe as imagens, retiradas do nosso livro didático: 1. O que se pode dizer desses indígenas observando os traços físicos, os cortes de cabelo e os enfeites que usam? Veja o vídeo abaixo, depois observe a imagem e leia o trecho: https://youtu.be/oBbX28eeWMw
2. O que mostra a imagem?
3. Os
dados do censo realizado pelo IBGE e o vídeo, falam sobre os indígenas
atualmente, mas podemos considerá-los como fontes. O que eles nos indicam o
que sobre os primeiros habitantes
do Brasil?
Assista agora um outro vídeo sobre os indígenas. Assista SOMENTE ATÉ os 5min e 04segundos (5:04). As informações que vem depois disso vamos ver depois. (O moço do vídeo fala bem rápido e fala bastante coisa, não se preocupa em entender tudo de primeira. Vou destacar os pontos mais importantes e, se preciso, veja o vídeo mais de uma vez)
4. Como
era a divisão das tarefas em uma tribo?
5. Eles eram, na maioria, semi-nômades. O que isso quer dizer? 6. O vídeo cita várias heranças indígenas para nós. Cite-as aqui. Observe a imagem, leia o trecho e responda:
7. O objeto da foto é que tipo de fonte?
8. Como ele nos ajuda a entender os primeiros indígenas do Brasil? 9. A fonte nos indica que esses grupos possuíam certa espiritualidade, rituais, modos de pensar e cultuar. Como era esse modo? |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADES SUGERIDAS 7 e 8
História- Profº Matheus Pessoal, seguem as atividades dessa semana e das semanas anteriores. Tive um problema e não consegui postar antes, então acumularam duas atividades. NÃO SE PREOCUPEM. Vocês podem realizar as atividades até 06/07, ok? Desculpas por esse problema! Lembrando, que é só clicar no link abaixo, para abrir o formulário e fazer a atividade. Lembrando, também, que as atividades também estão no Classroom. Atividade 7: https://forms.gle/ishPvZjSHcMTFguW8 Atividade 8: https://forms.gle/shrEkCUh1gyMbDD19 |
ATIVIDADES
ATIVIDADES
SUGERIDAS - HISTÓRIA📚
6º ano C- PROFº MATHEUS Documento com todas as atividades
de
História até o momento.
ORIENTAÇÕES: Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com ATIVIDADES:Atividade 1: está no blog, você pode fazer no caderno, tirar uma foto e me enviar por email, mas não contarei ela para a nota. Vou corrigir ela na volta às aulas. (Atividade 2 eu acabei fazendo mas, por erro meu, não foi postada no blog, então vamos ignorá-la)
Atividade 3! Da semana de 27/04 à 30/04https://forms.gle/K3gJ3g5kA2REz2We9
Atividade 4! Da semana de 03/05 à 08/05https://forms.gle/t6hLgjKfnZj72Lpj8
Atividade 5! Da semana de 11/05 à 15/05https://forms.gle/G7pRvJjEmtrnhs757
Atividade 6! Da semana passada, de 18/05 à 22/05https://forms.gle/dwf4uPLCVNV2jcqT9 |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
📚ATIVIDADE SUGERIDA 6- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Entender a história oral, fontes orais e a cultura material.
-Começar a entender a origem do ser humano e as rotas de povoamento. ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/8ocU6dYFpv7a2nkK9
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. -Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com
Antes de tudo: ATENÇÃO!
Se você ainda não fez alguma das atividades anteriores, faça elas antes. Deixa essa por último. Ainda estou recebendo as atividades anteriores. Vou deixar o link para elas aqui embaixo: Atividade 1: está no blog, você pode fazer no caderno, tirar uma foto e me enviar por email, mas não contarei ela para a nota. Vou corrigir ela na volta às aulas. (Atividade 2 eu acabei fazendo mas, por erro meu, não foi postada no blog, então vamos ignorá-la)
Atividade 3! Da semana de 27/04 à 30/04
https://forms.gle/K3gJ3g5kA2REz2We9 Atividade 4! Da semana de 03/05 à 08/05 https://forms.gle/t6hLgjKfnZj72Lpj8
Fez
todas essas? Se sim, faça essa sexta atividade. Se não, prefiro que você faça
as anteriores e deixamos essa para depois.
=> Na
primeira parte mais um exercício sobre fontes, principalmente os relatos.
Percebi algumas dificuldades de vocês nas últimas atividades.
Na segunda parte vamos começar a discutir sobre a origem do ser humano, seus ancestrais e sua trajetória. Assista somente os primeiros 2 minutos ( até, somente, 2:11) que conta sobre as xícaras da Tia de Rosa Werneck. Link do vídeo: https://youtu.be/6YKgNgLoq_g
1.Como sabemos a história destas xícaras?
2.Quem relatou este acontecimento de colecionar
xícaras?
3.Como ela contou este acontecimento?
4.Quem era a dona desta coleção?De que lugar
estas xícaras vieram?
5. Se apenas víssemos o objeto, a xícara, sem
qualquer relato oral, saberíamos sua história? Saberíamos o que aconteceu
para que aquela coleção existisse?
6. O relato de Rosa para a repórter então, é uma fonte. Mas de quais tipos?
Manchete 1:
Manchete 2:
Manchete 3:
7.A maioria dos achados
arqueológicos foram encontrados em qual continente?
8.Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos? 9. Geralmente ouvimos a seguinte frase “A África é o berço da humanidade”. A partir das 3 manchetes, por que as pessoas acreditam nisso? |
📚ATIVIDADE
SUGERIDA 5- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Trabalhar com fontes orais, mitos de criação e cultura indígena. ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima! https://forms.gle/F3TpRbRyUy2NBCcp8 Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. -Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com Mas vamos trabalhar com uma cultura específica, que é a cultura indígena. Para lembrar dos assuntos sobre fonte e tempo, utilize as anotações do caderno. Bora começar! ⇒ Primeiro, vamos falar sobre fonte! Leia o texto abaixo e depois assista o vídeo.
2. Como conseguimos conhecer a história
indígena, explicada no texto?
3. Podemos considerar o vídeo como uma fonte histórica, afinal são índios contando sua própria história. Mas à qual tipo pertence a fonte? (Pode ser mais de um tipo) 4. O texto traz uma visão dos próprios indígenas sobre sua história.Porque isso é importante? Essa visão sempre foi levada em conta ou era ignorada pelos europeus?
5. Quais atividades os povos indígenas realizam no mês de janeiro? E em abril? 6. Com base na análise desse calendário, como a natureza influencia as atividades dos povos no xingu? Como podemos chamar esse tipo de tempo? Vamos ouvir ele falar sobre a teoria de criação do ser humano, segundo o povo kutano. Agora, leia o seguinte texto:
7. Como foi a criação do mundo, segundo o vídeo do indígena? 8. O texto fala que os índios ligam as coisas da natureza com a criação. Como isso é mostrado no vídeo? 9. O mito é uma teoria criacionista ou evolucionista? Justifique. 10. Podemos considerar o relato do índio no vídeo como uma fonte? De qual tipo? (Pode ser mais de um) |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05
ATIVIDADES
📚ATIVIDADE SUGERIDA 3- 6º ANO📚 HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Revisão dos conteúdos anteriormente apresentados. -Familiarização com o nova forma para responder atividades: Google Forms. ORIENTAÇÕES: -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima! https://forms.gle/Cai6NJpWXu8SwrFj7 Lá, estão as atividades e os lugares para você responder. -Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo. -Essa nova atividade servirá para você se acostumar com os formulários. (O nome da ferramenta chama Google Forms). Faremos um teste, ver se dá certo. Se não der certo, tentaremos outras maneiras. -Por que vamos usá-lo? Porque assim consigo receber as respostas de vocês na mesma hora, corrigir, tirar dúvidas depois e avaliar. -Não se preocupem com a nota, por enquanto. Se preocupem em conseguir usar o formulário e responder as atividades. -Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com
1.Assinale a alternativa CORRETA que completa a frase.
História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) usa apenas fontes escritas.
c) estuda a ação do ser humano no tempo, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da
humanidade;
2. Entre as opções abaixo,
qual delas mostra apenas exemplos de fontes escritas?
a) Revistas, livros e vestimentas.
b) Cartões-postais, fósseis e lendas.
c) Diários, jornais e leis. d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Pinturas, utensílios domésticos e certidões
de nascimento.
3. A imagem abaixo apresenta uma fonte de que tipo: Artefatos Indígienas
a)
Fonte
Material
b)
Fonte
Escrita
c)
Fonte
Audiovisual
d)
Fonte
Oral
4. Sabia que as formas de ensinar, a nossa própria escola pode ser uma fonte histórica? A educação nos diz muito sobre como funciona e pensa uma sociedade.
Observe as imagens:
Responda, com base nas imagens e até mesmo com a ajuda dos seus pais e
família:
a)- Quais são as permanências entre a forma de educar? b)- Quais são as rupturas? 5.Leia o texto abaixo depois responda às perguntas:
Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o
historiador estará utilizando uma fonte:
a) Audiovisual
b) Textual
c) Oral
d) Material
6. A qual século pertencem
as datas abaixo?
a)1789:
b)1889:
c) 4000 a.C.:
d) 476:
e) 1500:
7.Leia o trecho a seguir, observe a imagem e responda: FONTE 1
FONTE 2
Afresco A Criação do Homem, de Michelangelo, c.1508-1515. Capela Sistina, Cidade do Vaticano
a)
A visão
da vida da fonte 1, é criacionista ou evolucionista? Justifique.
b)
A
imagem, fonte 2, confirma ou nega o que está escrito na fonte 1?
c)
Observando
a imagem é possível concluir que o pintor acreditava que Deus criou o homem à
sua imagem e semelhança? Justifique.
8. Em oposição ao criacionismo, a _______________ ________________
parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de
alterações (mudanças). Essa teoria foi proposta por Darwin e Wallace.
A alternativa que melhor completa o texto é: a) Teoria Divina b) Teoria Evolucionista c) Teoria Darwinística d) Teoria Wallaciana
9. Assinale a alternativa INCORRETA.
a) O principal teórico do evolucionismo, o cientista Charles Darwin, afirmou, no século XIX, que o ser humano e todos os seres vivos são o resultado de um longo processo de evolução. b) Segundo Darwin, os seres vivos passaram por um processo de seleção natural; exemplo isso é o urso polar. Esta espécie de urso teria conseguido sobreviver em seu ambiente por apresentar características como pele espessa e pelagem branca. c) Outras espécies animais não apresentavam características para enfrentar as mudanças que, de tempos em tempos, ocorriam no ambiente. E, como não conseguiam chegar a fase da reprodução, eles foram desaparecendo.
d) Darwin afirmou que o ser humano descende do macaco.
10. Corrija a alternativa que você assinalou no exercício 9 anteriormente como incorreta. |
ATIVIDADE SUGERIDA 6º ANO
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
-Entender que a história busca entender as ações de ruptura e permanência (o que muda e não muda) através de exemplos práticos e reais do contexto atual.
-Exercitar a forma da notação dos séculos: os números romanos.
-Entender a importância das fontes históricas e seus diferentes tipos.
ORIENTAÇÕES:
-Copie as perguntas e responda NO CADERNO. Não precisa copiar as perguntas!
-Coloque como título “Atividades de 23 a 27 de Abril”.
-Depois escreva, sempre, o número do exercício e a letra que você está respondendo.Assim, fica mais fácil de estudarmos e corrigirmos as questões depois, além de você e eu não nos perdermos! 😀
Observe, Leia e Analise as Imagens a Seguir.
Considerando o que aprendemos em sala, sobre as ações históricas de ruptura e permanência e sobre as fontes históricas, responda NO CADERNO.
b)- Quais são as rupturas (o que mudou) entre as duas imagens?
c)- Podemos considerar, então, que as doenças também são fatos históricos? Por que?
d)- Ambas as imagens podem ser consideradas como fontes históricas? De quais tipos?
(Lembrando os tipos de fontes históricas: escritas, audiovisuais, orais, materiais).
e)- Se precisarmos estudar o Coronavírus daqui a 50 anos, mais ou menos, quais fontes históricas poderemos usar? (De exemplos e classifique-as dentre os tipos)
Exercício Complementar
Leia esse artigo de Orlando Brito, fotógrafo. Ele traz várias comparações de imagens, como essa do exercício anterior,além de informações sobre as doenças.
https://osdivergentes.com.br/orlando-brito/tres-pandemias-febre-negra-no-ano-1343-a-gripe-espanhola-ha-um-seculo-e-agora-a-coronavirus/
f)- Escreva o que você achou e sentiu ao ler o blog e observar principalmentes das imagens.
(Para essas atividades, copie as tabelas no caderno de caneta e complete a lápis).
a)- Complete a tabela dos séculos com os números romanos e diga a quais anos pertence, como nos exemplos:
1- I- vai do ano 1 até o ano 100
2 – II – vai do ano 101 até o
ano 200
3 –
4 –
5 – V -
6 –
7 –
8 –
9 –
10 – X -
|
11 –
12 –
13 – XIII -
14 –
15 –
16 –
17 –
18 –
19 – XIX -
20 – XX -
21 – XXI -
|
b)- Agora, a partir dos anos da tabela, encontre os séculos que eles pertencem.
335 -
700
999
1001
1114
1235
1300
1500
1419
1618 |
1
70
800
1780
1800
1889
1919
1900
2000
2020
|
c)- Escreva no espaço a seguir o ano do seu nascimento e em seguida passe-o para o século correspondente.
a)-Você conhece este documento?
Nenhum comentário:
Postar um comentário