terça-feira, 15 de dezembro de 2020

HISTÓRIA

         ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

ATIVIDADES

📚RECUPERAÇÃO- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS



ORIENTAÇÕES:

Observem os dois tipos de recuperação!
Se tiver dúvida com as suas notas ou numeração pergunte ao professor!

PARA ALUNOS AINDA SEM NENHUMA NOTA:
Segue relação de alunos, por número, sem nota em nenhum bimestre:
6ºC: 4-10-14-17-19-21-28-30-33-40


Vocês terão até 16/12 para entrega de atividades.


Esses alunos devem realizar duas atividades em formulário: uma do 2º e uma do 3º bimestre.
Caso não consiga realizar pelo formulário, entre em contato comigo!


PARA ALUNOS COM NOTA DOS BIMESTRES ANTERIORES , FALTANDO APENAS 4º BIMESTRE:
Vocês terão até 16/12 para entrega de atividades.

Segue os links das atividades do 4ºbimestre, como sempre, para facilitar:

Atv 21:
https://forms.gle/QUdTCnTELeLX6aa58

Atv 22: https://forms.gle/KTTuSog9izjNGS1bA
Atv 23:
https://forms.gle/dD4KuktHdKo8rXLs9

Além disso os Resumos do Centro de Mídias das aulas de História dos dias 28/10 e 02/12.

Qualquer coisa já sabem:
-Tá com alguma dúvida?

Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com

ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567

  ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

ATIVIDADES

📚ATIVIDADE SUGERIDA- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:

-Recuperação.


ORIENTAÇÕES:
⇒ Pessoal, já chegamos na SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS (SEI) do 4º BImestre.
É AGORA OU NUNCA!

Vocês terão até 16/12 para entrega de atividades.

Segue os links das atividades do 4ºbimestre, como sempre, para facilitar:

Atv 21:
https://forms.gle/QUdTCnTELeLX6aa58

Atv 22: https://forms.gle/KTTuSog9izjNGS1bA
Atv 23:
https://forms.gle/dD4KuktHdKo8rXLs9

Além disso os Resumos do Centro de Mídias das aulas de HIstória dos dias 28/10 e 02/12.

Qualquer coisa já sabem:
-Tá com alguma dúvida?

Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com

ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567

  ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

PRAZO DE ENTREGA

04/12

 

ATIVIDADES

📚ATIVIDADE SUGERIDA 23- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:

-Entender o papel das mulheres e seus lugares sociais no período medieval.


ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/UgiGx9VgwTQnXX9R7

Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com

ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar quando mandar mensagem)

ou pelo Classroom!



Pessoal, vamos seguir com os assuntos sobre idade média!

Na atividade de hoje, vamos entender o papel da mulher durante a Idade Média.

A atividade é retirada e adaptada da Situação de Aprendizagem 2, do Caderno do Aluno, do SP Faz Escola, volume 4.

Vamos lá!

Para iniciar, vamos refletir:

1. Como são divididas as responsabilidades na sua casa?
2. Você considera justa a forma como estão divididas as responsabilidades da sua casa?
3. Na sua opinião, homens e mulheres têm os mesmos direitos?
4. Você acredita que há igualdade entre homens e mulheres atualmente?




Vamos agora para a Idade Média? Vamos analisar algumas fontes? 

Junto com as imagens, temos um texto de apoio.

Para entender:







Abril, extraído de “As riquíssimas horas do Duque de Berry”, Irmãos de
 Limbourg, Barthélemy d’Eyck, Jean Colombe, têmpera e folha de ouro sobre papel, 29x21cm, século XV. Encadernação do século XVIII. Musée Condé, Château de Chantilly, França. Fonte: Commons Wikipedia. Disponível em:

 <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c6/Les_

Tr%C3%A8s_Riches_Heures_du_duc_de_Berry_avril.jpg> Acesso em: 04 mar. 2020.Junho, extraído de “As riquíssimas horas do Duque de Berry”, Irmãos de Limbourg, Barthélemy d’Eyck, Jean Colombe, têmpera e folha de ouro sobre papel, 29x21cm, século XV. Encadernação do século XVIII. Musée Condé, Château de Chantilly, França. Fonte: Commons Wikipedia. Disponível em: <https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/Les_Tr%

C3%A8s_Riches_Heures_du_duc_de_Berry_juin.jpg> Acesso em: 04 mar. 2020.

As imagens acima correspondem aos meses de abril e junho do calendário presente no livro “As riquíssimas horas do duque de Berry”, que citamos na atividade anterior.

5. Descreva as cenas que observam nas duas imagens, identificando: ✔ Os elementos presentes nas imagens (por exemplo, pessoas, animais, construções); / Os espaços em que elas acontecem (por exemplo, o que está em primeiro plano e em segundo plano); / Quais as principais ações que estão acontecendo em cada imagem; / Qual é o assunto de cada imagem.

6. Após ter realizado a descrição acima, você consegue identificar quais são as mulheres e quais são os homens representados em cada imagem? Quais elementos da imagem permitiram que você fizesse essa diferenciação?
7. Descreva as mulheres apresentadas em cada imagem. Fale sobre as ações que estão fazendo e sobre a forma como estão vestidas.
8. O texto fala sobre certas diferenças entre o cotidiano das mulheres casadas da Idade Média. Após ter analisado as imagens, você consegue identificar qual delas representa mulheres da camada senhorial e qual representa mulheres servas? Como você chegou a essa conclusão?
9. De acordo com o texto, de que forma a Igreja justificava a submissão da mulher na sociedade feudal?

O lugar social da mulher na passagem da Antiguidade para a Idade Média






10. O texto acima compara a situação das mulheres do mundo antigo com as mulheres do mundo medieval. Ao longo dessa atividade, você aprendeu sobre a condição social das mulheres durante a Idade média e pensou um pouco sobre a situação das mulheres na atualidade lá nas primeiras perguntas. Agora, após ter lido o texto acima, você responda:  qual a semelhanças e diferenças do papel das mulheres do mundo antigo e medieval com a das mulheres da atualidade? (ou seja, identifique as RUPTURAS e PERMANÊNCIAS, que aprendemos lá no início do ano).

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

  ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

PRAZO DE ENTREGA

16/11

ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA - 6º ANO 📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:

-Recuperação: os legados dos povos antigos (Mesopotâmia).


ORIENTAÇÕES:
⇒ Pessoal para essa semana vocês deverão assistir a aula de História do Centro de Mídias e fazer um resumo no caderno, destacar os principais pontos. Me enviem uma foto pelo Classroom, pelo whatsapp, ou pelo email:
theusmansano@gmail.com.

HORÁRIO DA AULA: Quarta às 9h


Faremos isso, nesta semana para que vocês realizem a atividade anterior com mais tempo e cuidado e também realizem a recuperação proposta pelo Centro de Mídias.

⇒ ATENÇÃO, APROVEITE PARA REALIZAR AS ATIVIDADES DA SEMANAS ANTERIORES!!!! NÃO DEIXE ACUMULAR!
SEGUEM OS LINKS:
Atv 21:
https://forms.gle/FV6kpvme1cdYTYg37
Atv 22:
https://forms.gle/gkp7SgFEkzW3pTQT6

Boa semana pessoal!

 

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

ATIVIDADES

📚ATIVIDADE SUGERIDA 22- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:

-Entender as dinâmicas de trabalho da Idade Média.


ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/TT4XqiXFG8BsQTKMA

Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com

ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar quando mandar mensagem)

ou pelo Classroom!

 

PRAZO DE ENTREGA

Até 16/11



Pessoal, vamos seguir com os assuntos sobre idade média!

Na atividade de hoje, vamos entender diferentes formas de trabalho.
Até a idade antiga, vimos muito sobre a escravidão. Mas na Idade Média uma nova forma de trabalho surge: a servidão.

Qual a diferença entre essas duas? Nossa forma de trabalho atual são como essas ou também mudou?

Vamos tentar responder essas perguntas nesta atividade!

A atividade é retirada e adaptada da Situação de Aprendizagem 1, do Caderno do Aluno, do SP Faz Escola, volume 4.

Vamos lá!

1. O que você entende por trabalho?
2. Você sabe o que é trabalho infantil? Por que esse tipo de prática é condenada nos dias atuais? Justifique.
3. Por quais motivos algumas crianças trabalham atualmente?

Para continuar, observe as fontes abaixo e um texto que as explica:
Imagem 1:
Fevereiro, extraído de “As riquíssimas horas do Duque de Berry”, Irmãos de Limbourg, Barthélemy d’Eyck, Jean Colombe, têmpera e folha de ouro sobre papel, 29x21cm, século XV. Encadernação do século XVIII. Musée Condé, 



Château de Chantilly, França. Fonte: Wikimedia.

Imagem 2: Janeiro, extraído de “As riquíssimas horas do Duque de Berry”, Irmãos de Limbourg, Barthélemy d’Eyck, Jean Colombe, têmpera e folha de ouro sobre papel, 29x21cm, século XV. Encadernação do século XVIII. Musée Condé, Château de Chantilly, França. Fonte: Wikimedia.








Através das imagens podemos perceber diferenças entre o cotidiano dos nobres e dos servos durante uma mesma estação do ano, o Inverno. Analise as imagens e descreva:

4. Os elementos presentes nas imagens (ex. pessoas, animais e construções);
5. Os espaços em que elas acontecem (ex. o que está em primeiro plano, mais à frente, e em segundo plano, mais atrás);
6. Quais são as principais ações que estão acontecendo em cada imagem;
7.  Qual é o assunto de cada imagem;

8. Após ter descrito as imagens, o que podemos falar sobre as formas de vida dos nobres e membros do clero nas terras do duque de Berry? E sobre a vida dos servos?

Agora vamos entender melhor essa dinâmica de vida, social, económica da idade média, lendo o texto abaixo, dividido em duas imagens:







9. Complete o parágrafo abaixo utilizando os termos corretos:

Na época do Feudalismo, os servos (camponeses) tinham várias obrigações; entre elas estavam a                   ,que implicava que o servo passasse para o senhor feudal grande parte de tudo aquilo que produzisse nas suas terras;
a                             , pagamento por meio de serviços prestados na terra ou nas instalações do senhor;
e as                             , pagamento em produtos pelo uso de instalações do feudo, como fornos e moinhos.

10. De acordo com o texto, qual era a função do feudo? Quais eram os grupos sociais que costumavam habitar um feudo?

11. PARA REFLETIR E ESCREVER COM SUAS PALAVRAS: Partindo do que você já analisou do texto e das imagens, responda: todos os grupos sociais que habitavam os feudos tinham a mesma importância social, ou haviam grupos mais importantes que outros? Justifique sua resposta.

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA - 6º ANO EF📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:

-Recuperação:identificar os diferentes tipos de fonte.


ORIENTAÇÕES:
⇒ Pessoal para essa semana vocês deverão assistir a aula de História do Centro de Mídias e fazer um resumo no caderno, destacar os principais pontos. Me enviem uma foto pelo Classroom, pelo whatsapp, ou pelo email:
theusmansano@gmail.com.

Link da aula da semana:
https://youtu.be/LzabdfBWjA4

Faremos isso, nesta semana para que vocês realizem a atividade anterior com mais tempo e cuidado e também realizem a recuperação proposta pelo Centro de Mídias.

⇒ ATENÇÃO, APROVEITE PARA REALIZAR A ATIVIDADE DA SEMANA ANTERIOR!!!! NÃO DEIXE ACUMULAR!
SEGUE O LINK: Atv 21:
https://forms.gle/FV6kpvme1cdYTYg37

Boa semana pessoal!


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

ATIVIDADES

📚ATIVIDADE SUGERIDA 21- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:

-Entender a Idade Média.


ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/1pidRmc4d8WRQJKD8

Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com

ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar quando mandar mensagem)

ou pelo Classroom!



Pessoal, nesta atividade vamos nos aprofundar um pouco sobre alguns temas da Idade Média.
Durante esse bimestre, também, vamos recuperando alguns temas e conceitos dos bimestres anteriores, como está sendo proposto pelo Centro de Mídias.

Essa primeira atividade, vamos fazer uma introdução sobre o tema.
Nas próximas semanas, vamos trabalhar melhor os diferentes temas.

Vamos lá!

Para começar, veja um vídeo resumo:

https://youtu.be/8bQWNQUBJPI

  1. Do que você entendeu, explique: por que o nome “Idade Média”? SEM COPIA E COLA DA INTERNET.
  2. Na Idade Antiga, tivemos grande impérios, como vimos com Roma e Alexandre o Grande. Agora, na Idade Média, vai ser diferente. Como será?
  3. Quais são os 3 grupos da Sociedade Feudal?
  4. Qual a relação entre a Nobreza e os Camponeses?
  5. Lembra que na última atividade vimos que o comércio e cidades foram importantes? Como isso é mostrado no vídeo?

Quais são então,as 5 coisas que não podemos esquecer da Idade Média?

ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

ATIVIDADES

📚ATIVIDADE SUGERIDA- 6º ANO📚
Semana de Estudos Intensivos
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:

-Entender o comércio e as cidades:a passagem da Idade Antiga para Idade Média.


ORIENTAÇÕES:
-ATENÇÃO!!! FORMATO DIFERENTE, MAIS SIMPLES, ESSA SEMANA: Realize a atividade NO CADERNO e envie a foto por whatsapp, ou email, ou pelo Classroom. Numero e email estão abaixo.

-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com

ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567
ou pelo Classroom!


Pessoal, para essa semana:

1º. ASSISTAM A AULA DO CMSP, Centro de Mídias desta semana.
⇒ A AULA DO 6º ANO SERÁ NESTA QUARTA, 14/10, às 9h.

2º. Faça um resumo da aula no caderno, anote suas dúvidas e responda os exercícios feitos durante a aula.
Lembre-se de anotar: a habilidade da aula, qual o tema que está sendo discutido.

As aulas dessa semana serão de revisão, então elas nos ajudarão a relembrar os conteúdos que já vimos e iniciar os conteúdos do 4 bimestre.

Usaremos esse resumo para nossas próximas atividades e formulários ok? Então façam com carinho!

Um bom final de bimestre para nós! <3

 

ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10 

ATIVIDADES

📚ATIVIDADE SUGERIDA 20- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:

-Entender o comércio e as cidades:a passagem da Idade Antiga para Idade Média.


ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/cpZewqV6s6PobPmm6

Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com

ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar quando mandar mensagem)

ou pelo Classroom!



Pessoal, semana passada entendemos como as pessoas começaram a migrar, ou seja, ir de um lado para o outro, em diferentes lugares, diferentes povos.

Hoje vamos entender mais uma coisa: o comércio e as cidades nessa transição entre a Idade Antiga e Idade Média.

Essas duas atividades nos ajudam a entender essa transição e vão ajudar a entender a formação da Idade Média.

Vamos lá!

A atividade a seguir é adaptada da Situação de Aprendizagem 3, atividades 3 à 7 do vol 3, do Caderno do Aluno.

Para começar:

1. Escreva o que lhe vem à mente quando você ouve as palavras “cidade” e “comércio”.

2.  Busque em um dicionário o significado dos dois termos. Escreva, também, se houve divergência entre o que você escreveu na questão anterior com o que você pesquisou no dicionário.

Agora observe as imagens:

Cidade de Dubrovnik, Croácia




 
Panorâmica da cidade de Carcassonne, França

Cidade de São Paulo, Brasil



3. Essas imagens são fotografias de cidades localizadas em países diferentes. O que há de diferente em cada cidade? Por que, sendo diferentes, ainda assim são definidas pelo mesmo termo, “cidade”?

4. Por que você acha que as cidades medievais foram muradas?

Texto: O comércio e as cidades

     No auge do Império Romano as cidades eram centros populosos onde diferentes transações comerciais ocorriam. O comércio das mercadorias promoveu construções de estradas e de faróis para os caminhos navegáveis, sendo que nos barcos se levavam quantidades superiores de itens em relação àqueles possíveis nos caminhos terrestres. Tantas rotas, inclusive, facilitaram a ocupação de outros povos nesses territórios, que provocaram o fim do Império Romano do Ocidente.

     Os motivos que levaram a crise do Império Romano foram os mesmos que fizeram as cidades e o comércio perderem força. Com a ruralização e com feudos autossuficientes, as trocas comerciais, durante muitos séculos, tornaram-se ínfimas em boa parte da Europa, baseando-se muitas vezes no escambo. O Renascimento Comercial (a partir do século XI), foi possível em função de inovações no campo que permitiram a produção de excedentes e de aumento populacional que estimulou algumas pessoas a saírem dos feudos. Na maior parte da Europa, durante a Idade Média, o comércio foi uma prática errante, em que os mercadores faziam venda de produtos pela exposição direta nas famosas feiras medievais em locais fortificados e sob proteção feudal. Essas freiras aconteciam algumas vezes no ano em troca de valores pagos pelos comerciantes aos senhores. Os mercadores associavam-se em grupos para realizar as viagens com maior segurança e trazerem mercadorias de lugares distantes como do Oriente.

     As feiras medievais tiveram o seu apogeu entre os séculos XII e XIII, tendo como centro a cidade de Champagne na França. Esse Renascimento do comércio trouxe as moedas de volta e, como cada região havia cunhado as suas, dentro das feiras os cambistas ou banqueiros faziam transações financeiras de câmbio e empréstimo. Com a sedentarização dos mercadores nas cidades, as feiras medievais foram perdendo a sua importância.

     A região do Mediterrâneo, durante todo esse período, foi espaço de disputa como entreposto comercial. A importância do Mediterrâneo está em sua localização geográfica, que, permitiu por meio da navegação a relação entre regiões da Europa, desde a Península Ibérica até a Turquia, com acesso ao norte da África e, também, às regiões do atual Oriente Médio. Essa localização privilegiada foi valorizada e disputada desde a Antiguidade, conforme vimos nas primeiras Situações de Aprendizagem deste caderno com o Império de Alexandre, com o avanço dos persas e com o Império Romano, que o chamou de Nosso Mar.

     Foi em suas margens que as principais cidades da Antiguidade e, depois da Baixa Idade Média foram construídas. Com o final do Império Romano do Ocidente, o Mediterrâneo teve parte de seu território sob o domínio do Império Bizantino (que o defendia com uma forte marinha), como também de povos germanos, posteriormente, de Àrabes e, no final do período medieval, de turcos.

     Com o Renascimento Comercial (a partir do século XI), as Cruzadas, deram impulso às atividades comerciais de longa distância e a importância do Mar Mediterrâneo foi retomada sobretudo para as cidades de Veneza e de Gênova que, praticamente, monopolizaram o comércio com o Oriente. As Cruzadas foram apoiadas por essas duas

cidades desde o início com o objetivo de que esse empreendimento livrasse o Mediterrâneo dos árabes e vikings. No caso de Veneza, chegou-se a patrocinar uma das

expedições para que ocupasse Constantinopla e a saqueasse, isso visando o aumento do poderio veneziano. As Cruzadas não venceram os árabes, mas proporcionaram o retorno das cidades e o aumento do comércio. Durante esse período, os comerciantes venezianos e genoveses já haviam criado laços comerciais com os árabes, retomando as rotas de mercadorias vindas da China, Índia e África Oriental.

 

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

 

5. Quais as diferenças entre o comércio na Idade Antiga e na Idade Média?

6. Faça uma pesquisa sobre o comércio durante a Idade Média, sobretudo sobre as feiras medievais. Depois escreva um pequeno texto sobre os desafios dessa prática econômica nesse período.
Link de apoio:
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/feiras-medievais.htm

ANÁLISE DE FONTES

Texto: Mercadores e aventureiros: o caso de Marco Polo.

 

     Durante a Idade Média, os perigos e dificuldades de locomoção não impediram que viajantes mercadores e explorações percorressem territórios longínquos e com culturas muito diferentes das suas. Assim, o relato que ganhou mais fama foi o do mercador veneziano Marco Polo (1254 – 1324), que teria vivido na China, à época do império de Klubai Khan (1215 – 1294), neto de Genghis Khan. Marco Polo esteve no Oriente acompanhado de seu pai Niccolò e de seu tio Maffeo, onde viveram por 24 anos até retornarem à Veneza. Em Veneza, Marco Polo acabou sendo preso em 1296 ao se envolver na guerra contra Gênova. Teria sido na prisão que narrou suas histórias a Rustichello da Pisa, que as teria escrito no francês antigo. Liberto em 1299, tornou-se um rico mercador.

     Não sabemos com certeza quais elementos dos relatos de viajantes como Marco Polo foram reais, mesmo assim os relatos são fontes históricas porque trazem elementos, se não reais, presentes no imaginário medieval, influenciando exploradores posteriores que criaram mapas e planejaram as suas viagens a partir desses relatos. Apesar de ter havido viajantes que foram a China antes de Marco Polo, foi o seu relato o mais conhecido pela riqueza de detalhes. Eles abordavam aspectos administrativos, econômicos, fantásticos, mas também técnicos e práticos, que encontramos também nas cartas de mercadores. Esses relatos contribuíram para a Idade Média ainda alimentar o imaginário do tempo

presente, sendo cenário de filmes, jogos e grandes eventos como as chamadas feiras medievais com cosplayers

 

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

 

¹ Cosplayers: são pessoas que se caracterizam como determinado personagem. No caso das feiras medievais essas pessoas se vestem como se fossem personagens históricos para vivenciarem situações como se estivessem no passado, tais como jogos e disputas.




Este manuscrito de cerca de 1350 é uma das cópias existentes mais antigas de Les voyages de Marco Polo (As viagens de    Marco    Polo).    Fonte: Biblioteca       Digital       Mundial.

 

A VIAGEM DE MARCO POLO CAPÍTULO XX

Da nobre cidade de Toris

 

Toris é uma cidade grande, localizada em uma província chamada Arac, na qual possui ainda mais cidades e mais castelos. Mas vou contar como Toris é o mais bonito e o melhor que há na província. Os homens de Toris vivem de mercadorias e arte, isto é, de trabalhar cortinas de seda e ouro; e é um lugar tão bom que muitos mercados e muitos outros lugares vêm da Índia e Baudac e de Mosul e Cremo; e os comerciantes latinos vão lá pelas mercadorias de Istrana, que vêm de partes distantes e ganham muito com isso. Lá você encontrará muitas pedras preciosas. Os homens têm pouco negócio e têm muitos tipos de pessoas. (...) Ao redor da cidade tem belos jardins e delícias de todas as frutas. Os sarracenos de Toris são muito maus e desleais.

 

Tradução livre de F. Le Monnier. I viaggi di Marco Polo (1863). Do original: Les voyages de Marco Polo de Venise (1350). Fonte: Biblioteca Nacional


7.  A partir da leitura do texto e da análise das fontes históricas, explique com suas palavras sobre a importância da figura do mercador e dos relatos que registravam.

8. A partir das suas leituras, o que se pode dizer sobre os caminhos percorridos e os desafios enfrentados por essas pessoas?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09


ATIVIDADES

📚ATIVIDADE SUGERIDA 19- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS



OBJETIVOS:

-Entender as migrações: passagem da Idade Antiga para Idade Média.


ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/FCxXmpRwDRVvubgg6

Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com

ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar quando mandar mensagem)

ou pelo Classroom!



Pessoal, nesta atividade, vamos começar a entender uma grande mudança: a passagem da Idade Antiga para a Idade Média. Essa mudança ocorre quando o Império Romano do Ocidente acaba.

Foi uma época de muitas migrações, trocas comerciais e culturais.

Vamos começar!

A atividade a seguir é baseada na Situação de Aprendizagem 3, volume 3 do Caderno do Aluno.

Nos volumes anteriores estudamos sobre povos diferentes que, muitas vezes, se relacionavam e migravam.
Pesquise no dicionário:

1. O significado de Migração.

2. O significado de Povo.

3. O significado de Cultura.

Agora, pense e responda com AS SUAS PALAVRAS:

4. Por que as pessoas migram?

5. O que marca a diferença entre os povos?

Agora, assista esse vídeo que vai ajudar você a entender sobre o fim do Império Romano:

https://youtu.be/1JUHVpzGe04

Agora leia o texto:

Texto: A transição da Idade Antiga para a Idade Média

 

     No período chamado pelos historiadores de Baixo Império, os romanos buscaram impedir a destruição das suas conquistas. O Império Romano havia entrado em crise desde 235 por conta das dificuldades políticas (com seguidas disputas pelo trono); do colapso do sistema escravista (originário pelo fim da expansão territorial), em decorrência das dificuldades econômicas e dos desafios de manter as fronteiras de um vasto império, sem recursos para pagar soldados; dos levantes dos povos anexados pelos romanos e da expansão do cristianismo, que pregava valores que não dialogavam com aqueles que alimentavam o poderio dos imperadores. Esses elementos foram enfraquecendo o comércio e esvaziando aos poucos a cidade, processo que foi intensificado a partir das invasões dos povos chamados pelos romanos de “bárbaros”, nome pelo qual designavam

os povos com cultura diferente da sua.

     Apesar das tentativas de manutenção do Império, como a sua divisão administrativa em Ocidente e Oriente promovida por Diocleciano (284-312) e depois retomada por Teodósio (378-395), não foi possível segurar a desfragmentação do Império do Ocidente diante das sucessivas ondas de imigração dos povos estrangeiros, como os germânicos, que passaram a invadir o território romano após terem as suas terras incorporadas pelos

hunos, e os asiáticos originários da atual Mongólia. Apesar dos desafios e, também, das invasões dos árabes e venezianos, o Império Romano do Oriente ainda se manteria por cerca de mil anos até 1453, quando foi conquistado pelos turcos otomanos. Durante a Idade Média, a Europa ainda passaria por uma segunda onda de invasões provocada pelos vikings (normandos), eslavos, húngaros e a ocupação árabe da Península Ibérica.

     Já vimos que na Antiguidade a disputa por territórios provocou, em outros momentos, confronto entre povos diferentes, mas, por outro lado, o comércio permitia relações de trocas de mercadoria que levavam também a trocas culturais, de modo que nem todo o encontro ocasionou conflitos, mas todos os encontros resultaram na mistura de culturas e técnicas, transformando os modos de se viver.
     Como podemos observar, esse período foi intenso no aspecto das relações sociais. Entre conflitos e alianças, fundaram-se as bases da sociedade feudal, período fortemente marcado pela desfragmentação política, pela ruralização e diminuição da importância das cidades e do fluxo comercial, pelas relações de lealdade, honra e obediência e pela hegemonia do cristianismo.

 

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

 

6. Escreva com suas palavras porque aconteceu o fim do Império Romano do Ocidente.

7.Quem eram os povos bárbaros? Por que eles migraram para os domínios romanos?

8. Além dos povos bárbaros podemos considerar os cristãos como um novo grupo social, um novo “povo” no Império Romano. Explique.

O choque entre culturas causou estranheza na época e, assim, os povos não romanos foram denominados bárbaros, mas o principal desafio foi a disputa de poder e do território, já que os romanos já tinham tido contato com povos de culturas bastante diferentes da sua. Há, ainda, na atualidade, relações em que povos se referem a outros como bárbaros, ou agem da mesma forma. Veja o exemplo:

À espera dos bárbaros

 

     Ei-los que chegam. Ilegais, clandestinos, irregulares, imigrantes e refugiados têm sido formas de designar aqueles que desde o sul procuram chegar à Europa. (...) todos eles procuram fugir da miséria, da guerra e da ausência de perspetivas, em direção ao espaço europeu idealizado como lugar de bem-estar, segurança e futuro.
     A Europa, (...) a única política que desenvolveu foi a edificação de um espaço fechado (...) qual condomínio privado, (...) cujas fronteiras são policiadas (...). Em locais críticos essas fronteiras são reforçadas com muros, o que acontece em Ceuta e Melilla, na fronteira entre a Grécia e a Turquia, e agora na Hungria (...). Muros que mais parecem reminiscências contemporâneas (...) do Muro de Adriano*, construído no século II d.C. na Britânia, que marcava o limite do império romano para além do qual se encontravam os bárbaros.
    Todas estas fronteiras são linhas abissais, erguidas por quem está “deste lado” para impedir a entrada dos que estão “do outro lado”. “Deste lado” está a ordem, o controle, a estabilidade, a racionalidade, a liberdade e a democracia; “do outro lado” nada existe, há apenas um espaço de abandono, caótico, violento e irracional (...) confrontando (...) preconceitos que se lhe impõe.
     Entre a disponibilidade para aceitar a chegada destas pessoas e a recusa em as receber, revelam-se as contradições da Europa. Quando perante uma crise humanitária como a atual, os líderes decidem adiar em semanas uma solução de acolhimento, estão à espera de quê? As vidas não se podem suspender como as decisões. A urgência da situação requer ações decididas e rápidas, senão as mesmas deixam de ser necessárias.

NOLASCO, Carlos. À espera dos bárbaros. Público, 21 set. 2015. Disponível em: <https://www.publico.pt/2015/09/21/mundo/opiniao/a-espera-dos-barbaros-1708199>. Acesso em: 21 set. 2020.


*ADRIANO: imperador romano que reinou de 177 a 138.





9. Por quais motivos os imigrantes, clandestinos e os refugiados tês buscado a chegar à Europa?
10. Segundo o autor, como a Europa tem reagido à tentativa de os imigrantes entrarem em seu território?
11. O autor do texto é a favor ou contra o acolhimento de imigrantes pela Europa?
12. Pesquise: existem muros atuais que foram erguidos para impedir a movimentação de povos de um país para outro?


ATIVIDADES
📚ATIVIDADE SUGERIDA 18- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender as heranças e importância da Cultura Helenística.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/aS5CgJothHFz2S4q9
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com
ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!


Pessoal, nesta atividade, vamos entender as influências do Império Macedônio e Cultura Helenística, principal herança desse império.

Para essa atividade, tenha em mente o que já aprendemos sobre Grécia e Roma Antiga ok?

A atividade de hoje foi retirada e adaptada do Caderno do Aluno, vol 3, parte 2. Situação de Aprendizagem 2, pág 40 a 45.

Vamos lá!

Para começar, observe a imagem:


1. Você conhece o lugar retratado na imagem abaixo? Que lugar é esse e o que se faz nele? Você já foi em um lugar parecido ou costuma frequentar? Gostou?

2. Para você qual é a importância da preservação da cultura de um povo?

Leia o texto abaixo:



3. A partir da leitura, identifique como a integração cultural pode ter contribuído para que o Império Macedônico, sob o domínio de Alexandre Magno, tenha sido o maior até aquele momento histórico.
3. Qual o tema do texto?

4. Quais as principais informações do texto?

5. Segundo o texto, qual a relação entre  gregos, macedônios e persas?

Outro texto agora!
Em cada a imagem a explicação de algumas palavras e termos mais difíceis.
Só ligar a palavra com número na frente, ao número da legenda.


5 Ásia Menor: território em que a Europa se liga a Ásia. Atualmente, pertence à Turquia.
6 Alexandre III da Macedônia, ficou conhecido também como: Alexandre Magno; Alexandre, o Grande, Faraó do Egito (332 A.C. até 323 A.C.) e Rei da Pérsia (330 A.C. até 323 A.C.).
7 Guerra da Macedônia contra as cidades-Estados gregas.
8 Tebas: cidade-Estado grega.


9 Moeda persa que sobreviveu até o domínio de Alexandre que a substituiu pelos Tetradracma de Alexandre.
10 Alexandre III, enviava estudiosos aos territórios recém incorporados para realizarem o registro e o estudo sobre a cultura, a fauna e flora local, além de cartografar os novos territórios.

6. Quem foi Alexandre Magno? Quais foram os seus feitos?

7. O que aconteceu com os povos dominados pelo Império Macedônico?

8. Por que era tão importante para os Macedônios conquistar o Império Persa? O que havia de especial?

9. O que é “cultura helenística”?

A partir da realização dos textos que já vimos, analise com atenção os documentos a seguir.




Fonte 3: “Aristóteles e seu aluno, Alexandre”,1866. Por Charles Laplante (1837-1903).


Fonte 4:  Detalhe do Mosaico de Alexandre, Casa do Fauno, Pompeia. Autor desconhecido, cerca de 100 A.C. A imagem é uma representação da Batalha de Isso (333 A.C.), onde Alexandre conquista o exército persa.

10. A partir do que você leu e analisou nas fontes acima, responda se é possível dizer que Alexandre Magno foi um homem muito diferente no seu tempo?

11. Identifique nos documentos os elementos que contribuíram na formação de Alexandre e o fizeram ser conhecido como “O Grande”.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ  11/09
ATIVIDADES
📚ATIVIDADE SUGERIDA 17- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender o conceito de Império.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/GSo51hMyMVDK8HhY9
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
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-Tá com alguma dúvida?
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ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar quando mandar mensagem)
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Nesta atividade, vamos entender um conceito, ou seja, uma ideia importante na História. Com essa atividade finalizamos os estudos sobre Roma Antiga e já nos conectamos com a próxima atividade sobre Cultura Helenística.

Semana passada vimos que Roma teve três períodos: Monarquia, República e Império.
Vimos principalmente os dois primeiros mas faltou entender um pouco sobre o Império Romano.

Mas o que é um Império. Vamos descobrir? Vamos entender o conceito tanto para Roma mas para a atualidade também.

1. Procure no Dicionário o significado de Império e escreva aqui.



Descrição do cortejo triunfal do cônsul Paulo Emílio depois de ter derrotado
os Macedônios (167 a.C.):

“Em seguida aos carros cheios de armas, marchavam 300 homens levando
750 vasos que continham, cada um, 3 talentos (talento: aproximadamente 30
quilos.) de moedas de prata;... as moedas de ouro eram conduzidas em 77
vasos, cada um do peso de também 3 talentos e carregado por quatro
homens... e, por fim, a taça sagrada, de ouro maciço, enriquecido de pedras
preciosas, pesando 10 talentos.”

Fonte: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Plátano Editora. Lisboa,Portugal.

2. Descreva a imagem: quando ela foi produzida? quem são os personagens, ou seja, quem é retratado? o que eles transportam?

3. Sobre o Texto: o que ele descreve, ou seja, o que ele nos conta?

4. Quais são as semelhanças das duas fontes?

Agora leia o texto abaixo, retirado do Caderno do Aluno, vol 3, Situação de Aprendizagem 1, atividade 5.


Império Romano

     Na Antiguidade o império foi um modelo de instituição que funcionava de forma centralizadora para conciliar e unificar as unidades administrativas menores que estavam sob um mesmo domínio territorial.
     Embora já tivessem existido outros impérios antes do Romano, foi esse que se transformou em um exemplo para muitos governantes europeus, pois sua forma administrativa ficou historicamente conhecida como exemplo de domínio, inclusive dos costumes étnicos e político-culturais. No entanto, esse modelo trouxe problemas justamente no aspecto da sua centralização: sendo gestor único de todos aspectos da vida dos povos dominados, para garantir a sua manutenção também precisava da aprovação popular. Todo esse poder era revertido na figura do imperador, que era considerado superior a qualquer outro no plano terrestre.
     O modelo romano passou a ser revisto apenas no período napoleônico, no século XIX, quando a diversidade se tornou uma alternativa e a gestão por alianças políticas uma realidade. De todo modo, o modelo da administração imperial só foi possível em contextos históricos determinados, onde as condições culturais, econômicas e sociais assim o permitiam. Atualmente, o “imperialismo” ganhou novos significados, apresentando-se diferente da sua definição inicial.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista a partir do verbete “Império” de BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola e PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de Política. 11ªed. Brasília: Editora Universidade de Brasília - UNB, 1998. p. 622/623.

5. Conforme o texto qual é a definição de império?

6. Segundo o texto, o modelo mais utilizado de império foi o romano. Por que?



7. O mapa mostra a extensão máxima do Império Romano. Como podemos ligar o mapa com as primeiras fontes que vimos?

8. Como as fontes e o mapa são mostrados no texto acima, sobre a explicação do Império Romano?

Para resumir:
Impérios

A história da humanidade pode ser contada a partir da perspectiva da disputa de poder entre povos. Desde a Antiguidade, os povos assim que se organizavam, muitas vezes, entendiam que tinham como missão ampliar seus domínios territoriais e culturais. Havia muitos motivos para isso: desde os religiosos, mas, principalmente, os de acúmulo de recursos financeiros e de poder. Os impérios costumam influenciar política e culturalmente a população dos territórios conquistados.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

9. Vimos então que o Império Romano foi uma referência para outros países se tornarem impérios. Atualmente, temos algum país que é um Império? Quais? Faça uma pesquisa rápida.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08


ATIVIDADES

📚ATIVIDADE SUGERIDA 15- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender a Grécia: a noção e prática da cidadania.

ORIENTAÇÕES:
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Pessoal, nesta atividade vamos continuar estudando a Grécia Antiga.

Nós ja entendemos como se formou a sociedade grega: na pólis. Entendemos também como eles possuíam diversas formas de governo, cada cidade-estado tendo sua independência.

Mas todos tinham direito? Como era a sociedade, o dia a dia das pessoas?
É isso que veremos hoje!

Para começar, vamos entender essa tal dessa palavra e ideia “CIDADANIA”.


Cidadania é o exercício dos direitos civis, políticos e sociais. Esses direitos variaram de acordo com cada nação e tempo histórico, bem como a definição de quem é cidadão também foi historicamente sendo alterada.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

1. Para você o que é cidadania?
2. Na atualidade, quem são considerados cidadãos?
Agora leia o texto abaixo para responder às questões de 3 a 8.





3. Quem era considerado cidadão na cidade de Atenas?
4.Quem eram as pessoas que não podiam participar das decisões políticas?




5. A qual grupo da sociedade ateniense o último trecho do texto e imagem se refere?
6.Como o texto descreve esse grupo?
7.Essas pessoas do grupo eram consideradas cidadãs?
8. Na imagem, quem é o escravo? O que ele está fazendo? Explique o que você pensou com base nos elementos da imagem.

9. Quais atividades eram realizadas pelas mulheres atenienses?
10. Qual era o critério utilizado para definir a atuação das mulheres em Atenas?

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08

ATIVIDADES

📚ATIVIDADE SUGERIDA 14- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender a Grécia: a formação da pólis e as formas políticas.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/LQbPaPtbx4BoBa9dA
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
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-Tá com alguma dúvida?
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ANTES DE TUDO... AVISOS IMPORTANTES!!
⇒ DEVOLUTIVAS: Para todos que realizaram as atividades do bimestre anterior, as correções e comentários estão no email que vocês deixaram para mim. De alguns também foi para o email institucional!
SE NÃO RECEBEU E QUER RECEBER: Entre em contato comigo!
LEIA A DEVOLUTIVA COM ATENÇÃO E CARINHO!

⇒ OUTRO AVISO: VOU COMEÇAR A SER MAIS INTOLERANTE COM COPIA E COLA PRINCIPALMENTE OS SEM SENTIDO ALGUM OU NAS QUESTÕES QUE PEÇO PARA VOCÊ UMA INTERPRETAÇÃO PRÓPRIA!
Vocês só precisam pesquisar fora do formulário quando eu disser "pesquise"

⇒ LEMBRANDO TAMBÉM QUE: Na atividade anterior estou recolhendo as respostas sobre nossas reuniões/plantões online semanais. Responda lá com carinho!


Pessoal, nesta atividade vamos continuar estudando a Grécia Antiga.

Semana passada nós vimos as heranças dessa sociedade, sua influência no nosso cotidiano ainda hoje. Mas de onde veio essa influência?
Como se formou essa sociedade?

É isso que veremos hoje!

Lembrando: se está com pressa, não faça essa atividade agora. Separe um tempo para realiza-lá! Leia com calma as pergunta, observe as imagens e assista os vídeos mais de uma vez.
Em caso de dúvida, pode entrar em contato comigo!

Para começar…

1. Na sua cidade, como são as ruas, construções? Como a cidade de organiza e se divide?

2. O que há na sua cidade que é antigo? E o que é recente?

Sabia que a cidade como conhecemos hoje se iniciou na Grécia Antiga? Observe as imagens, a primeira uma representação de como era uma cidade grega e na segunda imagem o que conseguimos ver atualmente:






3. Qual a organização que você consegue ver nas imagens? (Só olhando as imagens, coloque suas impressões…)

Vamos entender essa cidade e essa sociedade grega antiga?

Assista o vídeo: ele traz várias informações. Lembre-se que será preciso voltar nele durante a atividade.
Ele é nossa fonte de informação nesta atividade!

https://youtu.be/WCrGVW8_QZ4


ANTES DAS PÓLIS
Observe o mapa para responder às questões de 4 a 6.


4. O mapa mostra diferentes povos entre 2000 a.C. e 1200 a.C. Quais são eles?

5. Quais são os mares que estão em torno da área destacada?

6. Complete a frase: O mapa mostra então os povos…
a) … que invadiram a Grécia Antiga.
b) … que formaram a Grécia Antiga.
c) … que foram colonizados pela Grécia Antiga.

A PÓLIS
Aristóteles: os elementos indispensáveis a existência da cidade. Dentro do possível, a cidade deve se comunicar, ao mesmo tempo, do interior do país ao mar, em sua totalidade territorial. Para sua localização, é recomendável que a cidade esteja num lugar íngreme, levando em conta algumas considerações. (...) Um lugar escarpado é favorável para a atividade política e militar. Tendo em vista os trabalhos de guerra, a cidade deve oferecer uma saída fácil, assim como dificultar o acesso e seu ataque (...) Quanto às fortificações, a solução não deve ser adotada em todas as formas de constituição: uma cidadela convém para a oligarquia ou monarquia, uma região plana a uma democracia, já a aristocracia não escolherá nenhum dos dois, mas um grande número de praças fortes.

Aristóteles. Política. Capítulo VII: Os elementos indispensáveis a existência da cidade. Tradução livre. Disponível em: < http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bk000426.pdf>. Acesso em 4 mar.2020

7. Pesquise as palavras que você não entendeu do texto.
8. O texto fala sobre o que uma pólis, nome grego para cidade, deveria ter. O autor defende que a cidade deveria ser organizada, de acordo com seu governo. Mas para que? O que isso melhoraria?

9. Como essa divisão é mostrada nas imagens do começo da atividade? (depois das questões 1 e 2).

Explique o que são as seguintes partes da pólis (veja o vídeo):
10. ÁGORA
11. ACRÓPOLE
12. PARTENON

Leia o quadro abaixo com as formas de governo citadas no texto:




13. PESQUISE: O que é uma cidade-estado?
14. Ligando o texto com o quadro: por que a democracia devia ter uma cidade plana e as monarquias e oligarquias cidades altas e baixas?

Para terminar, vamos analisar uma fonte com todo o conhecimento que adquirimos:



15. Observe a imagem e descreva cada número da imagem, explique o que mostra.

16. Essa cena representa uma forma de governo da Grécia Antiga, qual?
a) Monarquia
b) Democracia
c) Oligarquia

17. Justifique a resposta anterior.








 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
ATIVIDADES

📚ATIVIDADE SUGERIDA 13- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender a Grécia: primeiras impressões, análise e heranças culturais

ORIENTAÇÕES:
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https://forms.gle/ig2KAvxKN1Ea36eh8
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Pessoal, nesta atividade vamos para uma outra etapa do nosso conteúdo. Vamos iniciar nosso conteúdo sobre as duas civilizações clássicas: Grécia e Roma.

Mas por que elas são chamadas de Clássicas? Por que estudamos ela em destaque? O que elas têm de diferentes ou iguais às outras que já estudamos?

Bora seguir esse caminho e entender?

Nessa atividade vamos começar a entender a Grécia antiga. Vamos analisar algumas fontes e ver as heranças culturais dessa sociedade para entender como ela é importante.
Bora lá começar essa nova jornada!

(A ATIVIDADE A SEGUIR FOI ADAPTADA DA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 3 - 2º BIM - CADERNO DO ALUNO)

Analise a imagem abaixo:



Hércules e Atena. Fonte: Python (ceramista) e Douris (pintor) / Heracles e Atena, aC. / User:Bibi Saint-Pol, own work, / domínio público
  1. Como estão vestidos?
  2. O que acha que eles estão fazendo?
  3. Já ouviu falar sobre Hércules?
  4. De quem seria o capacete (à direita)?
  5.  Você já assistiu a algum desenho animado ou filme sobre os gregos antigos? Se sim, qual? Explique a história.
Veja o vídeo abaixo que é um trecho do filme de Hércules, semideus e herói da mitologia Grega, filho de Zeus (principal Deus Grego):
  1. O que você achou?
  2. Como você acha que podemos ligar esse desenho à Grécia Antiga?
Contribuições da cultura grega

  
 Os gregos nos legaram uma infinidade de conhecimentos, na arte da dramaturgia com a criação de comédias e tragédia até hoje representadas nos teatros de todo mundo. Dentre os dramaturgos do período clássico, destacam-se Ésquilo autor de Prometeu Acorrentado, Sófocles cuja obra mais importante é Édipo Rei, Eurípedes com As Troianas e Aristófanes, considerado o maior comediólogo daquele tempo. O teatro, a princípio, tinha uma função religiosa e posteriormente social, quando ressalta aspectos filosóficos e críticos à sociedade da época além de falar sobre crenças, desejos, paixões e harmonia.
    A escultura grega foi caracterizada pela harmonia, proporção e beleza dos corpos tanto de deuses como de homens. Os deuses gregos eram concebidos à imagem e semelhança do homem, com ações, emoções e pensamentos humanos. Na arquitetura grega, destacam-se os templos construídos para seus deuses, cujos projetos são ainda estudados pela sua relevância histórica e singularidade. Na política, o legado da cultura grega, especificamente da Cidade-Estado de Atenas, foi a democracia, que possibilitou a participação dos cidadãos na escolha dos rumos políticos, sociais e econômicos de sua cidade.

Fonte: Elaborado Especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

  1. Quais as principais heranças culturais da grécia destacadas pelo texto?
  2. O texto destaca a arte e escultura grega como importantes heranças. Como elas são mostradas no vídeo do desenho?
  3.  A Influência política grega foi a Democracia, sistema de governo que a maioria dos países adota, inclusive o Brasil. Pesquise qual o princípio básico da Democracia.

    A palavra História tem como origem o termo grego "historie", que significa "conhecimento através da investigação". É uma ciência que investiga o passado da humanidade e o seu processo de evolução e transformação.

    Pesquise e escreva a origem e o significado das palavras abaixo que também possuem origem grega. Faça conforme o exemplo acima.

  4. TELEFONE
  5. GEOGRAFIA
MATEMÁTICA

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
ATIVIDADES

 📚SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
ALUNOS(AS), SEGUEM AVISOS PARA ESSA SEMANA!
NO FINAL ESTÃO TODOS OS LINKS DAS ATIVIDADES DO BIMESTRE!

=> Se você já fez as atividades, aproveite nosso Plantão de Dúvidas para conversarmos sobre as atividades e tirarmos dúvidas.




 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
📚ATIVIDADE SUGERIDA 12- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS

OBJETIVOS:
-Entender como viviam os primeiros habitantes da Mesopotâmia

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/jpLWmreaL1duhRXS7
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
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Pessoal, com esta atividade chegamos ao fim os estudos dos povos antigos. Fizemos um caminho pelos primeiros habitantes do Brasil, da América e da África. Chegamos agora no Oriente Médio, ou como chamamos, Mesopotâmia.

Essa região ficou por último, pois vamos ver nelas avanços que influenciaram diretamente nossos próximos assuntos: Grécia e Roma antiga.

Para essa atividade vamos ter em mente os dois pontos principais das últimas semanas:
⇒  Entender as diferentes culturas e povos da região da Mesopotâmia.
⇒  Entender as diferentes formas de registro (escrita) desses povos.

Vamos lá!

Observe o mapa da Mesopotâmia.

Mesopotâmia quer dizer “no meio dos rios”. 

  1. Por que os rios eram tão importantes para essas primeiras civilizações?     Observe a linha do tempo abaixo.
    Esta linha do tempo mostra domínios, ou seja, o período principal que cada povo dominou essa região da Mesopotâmia. Ela nos servirá como guia para as   questões. 


Observe a imagem a seguir. Ela é um relevo em pedra do século VII a.C. encontrado na região da Mesopotâmia. Nele, o rei foi representado em uma caçada. Observe-a e, depois, responda às questões 7 e 8.

  1. Identifique o Rei na imagem. De que maneira foi representado?
  2. O que a maneira como o rei foi representado indica sobre o seu papel na sociedade mesopotâmica?
  3. As disputas e dominações foram importantes esses povos. Como isso é mostrado na linha do tempo e no relevo em pedra?
Os sumérios e acádios desenvolveram a escrita cuneiforme. Esse nome vem da “cuna” um instrumento de ferro que eles usavam para escrever na pedra. Observe as imagens abaixo para fazer os exercícios.


  1. Note que, para escrever a palavra “Sol” eles desenhavam algo parecido com um círculo. Como você imagina que eles escreviam a palavra estrela? Para escrever a palavra “beber” eles juntavam boca e água. Como será que eles escreviam a palavra comer? (com quais palavras).
  2. Como você chegou a essas conclusões?
Observe  a Estela de Hamurabi, peça arqueológica que contém o Código de Hamurabi, um dos primeiros conjuntos de lei escritas e um dos mais famosos da antiguidade. Depois trouxe um trecho para conhecermos um pouco dessas leis. 




  1. Lendo o parágrafo 8 percebe-se que pessoas de diferentes grupos sociais eram tratadas de modo desigual. Como vemos isso no texto?
  2. O código de hamurabi tem o princípio “olho por olho e dente por dente”. Consegue dizer o que isso significa?


ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

Vamos ver agora os Fenícios, povo mesopotâmico um pouco diferente. Observe o mapa
.

  1. A partir do mapa vemos que ao invés dos rios, o mar era importante para os fenícios. Qual era o principal Mar que eles navegavam? Qual atividade econômica era importante?


Vamos ver agora os Fenícios, povo mesopotâmico um pouco diferente. Observe o mapa
Veja a imagem abaixo com o alfabeto fenício e como ele influenciou  nosso.

  1. Quais letras usadas no alfabeto latino atual foram adaptadas do fenício?
  2. Qual a diferença da escrita fenícia e da escrita cuneiforme, dos sumérios?


Os Hebreus foram outro povo mesopotâmico, que deram origem ao povo judeu. Sua principal contribuição foi a Torá, livro sagrado do Judaísmo e também o Antigo Testamento da Bíblia Cristã. Veja a imagem da Torá e dois trechos dos escritos hebreus.

  1. Qual dos trechos acima podemos considerar como históricos e qual não? Justifique.
O povo Persa foi o último grande povo mesopotâmico, dominando todos os outros povos e criando um grande império.

  1. O império persa se manteve firme por muito tempo por diversos motivos, como a cobrança de impostos. O mapa mostra um outro motivo. Qual é? Por que isso é importante?

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
📚ATIVIDADE SUGERIDA 11- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender como viviam os primeiros habitantes da África: Egito e Kush.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/DugWJXCuYmpZv7KUA
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
-Tá com alguma dúvida?
Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com
ou pelo whatsapp: 014 9 99684 4567 (lembre de se identificar quando mandar mensagem)
ou pelo Classroom!




Pessoal, vamos continuar a estudar os povos antigos. 
Nessa atividade, vamos estudar a África Antiga!

Nas atividades anteriores, vimos as primeiras civilizações da América no Brasil e no resto do continente. Agora vamos mudar de lugar!

Para essa atividade o principal ponto segue sendo o mesmo da semana anterior: entender as diferentes culturas e povos.

Para começar, analise essas duas imagens:










  1. Você conhece alguma dessas construções? Quais?
  2. Quais as semelhanças e diferenças entre elas?
  3. Os egípcios e os cuxitas construíram as pirâmides. Você sabe para que essas construções eram utilizadas?
Vamos para mais uma análise, agora dos mapas dos dois reinos:


  1. Os dois reinos se desenvolveram na mesma região?
  2. O mapa mostra dois períodos de tempo diferentes ou iguais?
  3. O que podemos dizer que era de muita importância para esses reinos, olhando o mapa?
Veja abaixo o vídeo sobre o Egito Antigo.
https://youtu.be/qytoTGSy8qI

⇒ SUGESTÃO:

Hoje em dia está disponível online diversos museus, suas obras, visitas e reportagens. Vou colocar aqui alguns links para vocês se divertirem.
Infelizmente os sites estão em inglês, mas dá pra “fuçar” bastante e entender como funciona.

⇒ Coleção sobre egito:
https://g.co/arts/GvexUubzr7dpU2aU7
⇒ Diversas reportagens e temas sobre egito antigo:
https://g.co/arts/wwxbEcRo5ML8vKcr8

Para saber mais sobre os museus virtuais:
https://www.melhoresdestinos.com.br/museus-virtuais.html

                                                                               
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
📚ATIVIDADE SUGERIDA 10- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender como viviam os primeiros habitantes da América: Mesoamérica e Andes.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/WetjiWnYfX5r42798
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com



Nesta atividade vamos continuar estudando os primeiros grandes grupos humanos, ou seja, as primeiras civilizações.

Na atividade anterior, vimos os primeiros habitantes do Brasil: os diferentes grupos indígenas que aqui viveram, suas diferenças e semelhanças.

Na atividade de hoje, vamos permanecer falando do continente americano, mas discutindo sobre outros grupos que viveram na América Central e América do Sul e focando em 3 grupos: Maias, Astecas e Incas.

Para essa atividade o principal ponto é o mesmo da semana anterior: entender as diferentes culturas e povos.

Para entendermos esses povos, primeiramente temos que entender duas regiões culturais e geográficas diferentes: mesoamericana e andina.
Observe o mapa:



  1. Identifique qual a região da Mesoamérica e quais países que estão na região atualmente.
  2. Identifique qual a região dos Andes e quais países que estão na região atualmente.
Vamos ver agora, um outro mapa. Observe atentamente a legenda do mapa, ou seja, aquele quadro branco do lado que explica o mapa.  


  1. Como o mapa diferencia a região dos andes e mesoamérica?
  2. Os centros culturais estavam próximos às regiões que desenvolveram agricultura primeiro, ou as práticas mais tardias?
  3. Quais são as 3 principais culturas apresentadas no mapa?
Observe a imagem abaixo:
A Pirâmide do Sol é uma das maiores construções dos mochicas. Ela tinha cerca de 40 metros de altura e foi feita com mais de 140 milhões de tijolos. Abaixo, fotografia das ruínas da Pirâmide do Sol em Trujillo, Peru, 2018.


  1. Ligando as informações do mapa e da imagem o que podemos concluir da sobre a Pirâmide do Sol? Qual sua finalidade? À qual região pertencia (mesoamérica ou andes)?
Vamos para mais um mapa, observe ele e atente-se para os 3 povos em destaque. Depois veja o vídeo.
 

Veja agora o vídeo abaixo:

https://youtu.be/sDF2EBS4OYg

7. Divida os 3 povos destacados (Maias, Astecas e Incas) nas duas regiões que vimos no primeiro mapa: Mesoamérica e Andes.
8. Compare esse mapa com o mapa anterior. Qual civilização foi influenciada pela cultura Chavin e Mochica? Qual civilização foi influenciada pela cultura Olmeca?
9. Vimos que esses povos possuem muitas semelhanças, mas diferenças. Qual o mais antigo deles? E quais povos tiveram contato, ou seja, se desenvolveram perto um do outro e qual não?
10. Quais as semelhança nas religiões desses povos?
11. Somente um desses povos possui uma grande estruturação, ou seja, possuía um grande líder que comandava todo território. Qual era?
12. Como era o governo dos outros dois povos?
Vamos comparar agora as formas de registro, contar e escrever, desses povos.





13. Identifique cada registro com sua civilização.
14. Quais as semelhanças e diferenças entre eles?



Vamos analisar algumas fontes.

15. De acordo com a fonte, qual dos personagens representados é o líder asteca?
 E qual é a pessoa que está pagando tributos?
16. Como você chegou a essa conclusão?
17. Que tipos de produtos eram oferecidos como tributos aos astecas?
Utilize elementos da imagem para responder a questão.

18. Qual foram os criadores dos seres humanos e da Terra, segundo o mito asteca? Quais são os nomes deles?
19. Esse mito pertence qual das teorias de origem do ser humano, criacionista ou evolucionista?
20. O que conseguimos saber sobre a cultura asteca através desse mito?

Vestígios da antiga cidade maia de Palenque, atual México. Foto de 2017.

21. Que parte da construção poderia ser um observatória astronômico maia?
22. Os observatórios indicam que a grande observação dos maias ao céu. Isso possibilitou uma grande inovação na organização dessa sociedade? Qual é essa inovação?
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

ATIVIDADE SUGERIDA 9
 História- Profº Matheus

Pessoal, seguem as atividades dessa semana.
Ainda estou recebendo as atividades 7 e 8 das últimas semanas, até 06/07.
A atividade 9, dessa semana, me entreguem até 13/07.

Lembrando, que é só clicar no link abaixo, para abrir o formulário e fazer a atividade.
Lembrando, também, que as atividades também estão no Classroom e podem entrar em contato por lá ou pelo email: theusmansano@gmail.com

Atividade 9: https://forms.gle/KBZ5R6KP4967Uu3M7

ATIVIDADES

 📚ATIVIDADE SUGERIDA 8- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender como viviam os primeiros habitantes do Brasil.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!

Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com



Pessoal, a partir de agora vamos conhecer as sociedades antigas. 
Conhecemos, nas últimas atividades 
como agiram os primeiros seres humanos e como eles evoluíram, foram fazendo suas descobertas, mudando seu modo de vida, se reunindo e criando os primeiros grupos, aldeias e sociedades.

Vamos, a partir de agora nesse bimestre, estudar essas primeiras sociedades humanas, que chamamos de sociedades antigas. Faremos da seguinte forma:
1º As sociedades antigas da América; 2º As sociedades antigas na Ásia (Mesopotâmia) e em 3º lugar, na África.

Lembre-se do nosso foco: A PARTIR DAS FONTES QUE CONHECEREMOS AS AÇÕES DO SER HUMANO NO TEMPO.

Nesta atividade da semana falaremos sobre os primeiros grupos indígenas no brasil.


Observe as imagens, retiradas do nosso livro didático: 




1. O que se pode dizer desses indígenas observando os traços físicos, os cortes de cabelo e os enfeites que usam?

Veja o vídeo abaixo, depois observe a imagem e leia o trecho:
https://youtu.be/oBbX28eeWMw

O Censo 2010 revelou também que um total de 37,4% dos indígenas de 5 anos ou mais falavam no domicílio uma língua indígena. Observou-se também um percentual de 17,5% que não falava o português.[...]
            Os resultados do Censo 2010 apontam para 274 línguas indígenas faladas por indivíduos pertencentes a 305 etnias diferentes. [...]
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Brasil indígena: língua falada. Disponível em: &lt;https://indigenas.ibge.gov.br/estudos-especiais-3/o-brasil-indigena/lingua-falada&gt;.
Acesso em: 1º out. 2018.

2. O que mostra a imagem?
3. Os dados do censo realizado pelo IBGE e o vídeo, falam sobre os indígenas atualmente, mas podemos considerá-los como fontes. O que eles nos indicam o que sobre os primeiros habitantes do Brasil?

Assista agora um outro vídeo sobre os indígenas. Assista SOMENTE ATÉ os 5min e 04segundos (5:04). As informações que vem depois disso vamos ver depois.
(O moço do vídeo fala bem rápido e fala bastante coisa, não se preocupa em entender tudo de primeira. Vou destacar os pontos mais importantes e, se preciso, veja o vídeo mais de uma vez)
4. Como era a divisão das tarefas em uma tribo?

5. Eles eram, na maioria, semi-nômades. O que isso quer dizer?

6. O vídeo cita várias heranças indígenas para nós. Cite-as aqui.

Observe a imagem, leia o trecho e responda:





Urna funerária indígena, com opérculo tipo Brocotó Simples, da tradição ceramista, com datação de aproximadamente 1500 anos atrás. Foi encontrada durante as escavações arqueológicas controladas, entre 1972 e 1973, coordenadas pelo doador da peça, arqueólogo e professor Armand François Laroche, na Fazenda Campinas Monte do Angico, na cidade de Bom Jardim - PE. Incorporada ao acervo Museu do Homem do Nordeste na década de 1980.
As urnas funerárias se faziam presentes nas culturas indígenas brasileiras, no período pré-colonial. Esses vasilhames de cerâmica podiam ser feitos em vários tamanhos, dependendo da finalidade, que geralmente eram duas: o sepultamento primário, quando a utilizavam para conter o corpo do morto, realizado com o cadáver na íntegra, ou sepultamento secundário, quando era utilizada para conter os ossos do morto, sendo esse definitivo.
Larissa Queiroz e Marília Bivar
7. O objeto da foto é que tipo de fonte?

8. Como ele nos ajuda a entender os primeiros indígenas do Brasil?

9. A fonte nos indica que esses grupos possuíam certa espiritualidade, rituais, modos de pensar e cultuar. Como era esse modo?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADES SUGERIDAS 7 e 8
 História- Profº Matheus


Pessoal, seguem as atividades dessa semana e das semanas anteriores.
Tive um problema e não consegui postar antes, então acumularam duas atividades.
NÃO SE PREOCUPEM. Vocês podem realizar as atividades até 06/07, ok?
Desculpas por esse problema!

Lembrando, que é só clicar no link abaixo, para abrir o formulário e fazer a atividade.
Lembrando, também, que as atividades também estão no Classroom.

Atividade 7: https://forms.gle/ishPvZjSHcMTFguW8
Atividade 8:
https://forms.gle/shrEkCUh1gyMbDD19

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 26/05 ATÉ 29/05
ATIVIDADES
ATIVIDADES SUGERIDAS - HISTÓRIA📚
 6º ano C- PROFº MATHEUS
 Documento com todas as atividades
de História até o momento.

ORIENTAÇÕES:
⇒ Estamos na SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVAS. Para quem não fez, faça as atividades anteriores listadas abaixo.PRAZO PARA ENTREGA: Quarta, 27/05, até as 18 horas. -Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com
ATIVIDADES:Atividade 1: está no blog, você pode fazer no caderno, tirar uma foto e me enviar por email, mas não contarei ela para a nota. Vou corrigir ela na volta às aulas.
(Atividade 2 eu acabei fazendo mas, por erro meu,  não foi postada no blog, então vamos ignorá-la)

Atividade 3! Da semana de 27/04 à 30/04https://forms.gle/K3gJ3g5kA2REz2We9

Atividade 4! Da semana de 03/05 à 08/05
https://forms.gle/t6hLgjKfnZj72Lpj8

Atividade 5! Da semana de 11/05 à 15/05https://forms.gle/G7pRvJjEmtrnhs757

Atividade 6! Da semana passada, de 18/05 à 22/05
https://forms.gle/dwf4uPLCVNV2jcqT9



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
 📚ATIVIDADE SUGERIDA 6- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender a história oral, fontes orais e a cultura material.
-Começar a entender a origem do ser humano e as rotas de povoamento.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/8ocU6dYFpv7a2nkK9
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email:
theusmansano@gmail.com

Antes de tudo: ATENÇÃO!

Se você ainda não fez alguma das atividades anteriores, faça elas antes. Deixa essa por último. Ainda estou recebendo as atividades anteriores. Vou deixar o link para elas aqui embaixo:

Atividade 1: está no blog, você pode fazer no caderno, tirar uma foto e me enviar por email, mas não contarei ela para a nota. Vou corrigir ela na volta às aulas.
(Atividade 2 eu acabei fazendo mas, por erro meu,  não foi postada no blog, então vamos ignorá-la)

Atividade 3! Da semana de 27/04 à 30/04
https://forms.gle/K3gJ3g5kA2REz2We9

Atividade 4! Da semana de 03/05 à 08/05
https://forms.gle/t6hLgjKfnZj72Lpj8

Atividade 5! Da semana passada, de 11/05 à 15/05
https://forms.gle/G7pRvJjEmtrnhs757

Fez todas essas? Se sim, faça essa sexta atividade. Se não, prefiro que você faça as anteriores e deixamos essa para depois.


=> Na primeira parte mais um exercício sobre fontes, principalmente os relatos. Percebi algumas dificuldades de vocês nas últimas atividades.
Na segunda parte vamos começar a discutir sobre a origem do ser humano, seus ancestrais e sua trajetória.

⇒ Assista o vídeo sobre o museu de Santa Luzia, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Assista somente os primeiros 2 minutos ( até, somente, 2:11) que conta sobre as xícaras da Tia de Rosa Werneck.

Link do vídeo:
https://youtu.be/6YKgNgLoq_g

1.Como sabemos a história destas xícaras?
2.Quem relatou este acontecimento de colecionar xícaras?
3.Como ela contou este acontecimento?
4.Quem era a dona desta coleção?De que lugar estas xícaras vieram?
5. Se apenas víssemos o objeto, a xícara, sem qualquer relato oral, saberíamos sua história? Saberíamos o que aconteceu para que aquela coleção existisse?
6. O relato de Rosa para a repórter então, é uma fonte. Mas de quais tipos?


⇒ Observe agora as imagens abaixo, que são manchetes (o título principal) de 3 notícias sobre achados arqueológicos. E depois responda.
Manchete 1:


Manchete 2:

Manchete 3:


7.A maioria dos achados arqueológicos foram encontrados em qual continente?
8.Qual a datação mais antiga dos achados arqueológicos?
9. Geralmente ouvimos a seguinte frase “A África é o berço da humanidade”. A partir das 3 manchetes, por que as pessoas acreditam nisso?


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


 📚ATIVIDADE SUGERIDA 5- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS
OBJETIVOS:
-Trabalhar com fontes orais, mitos de criação e cultura indígena.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
https://forms.gle/F3TpRbRyUy2NBCcp8
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Coloquei uma opção para vocês colocarem o email, para receber a correção das atividades e orientações.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com


⇒ Pessoal, nessa atividade vamos continuar trabalhando um pouco sobre as fontes históricas, tempo histórico  e também sobre os mitos de criação do ser humano.
Mas vamos trabalhar com uma cultura específica, que é a cultura indígena.
Para lembrar dos assuntos sobre fonte e tempo, utilize as anotações do caderno.
Bora começar!

⇒ Primeiro, vamos falar sobre fonte!

Leia o texto abaixo e depois assista o vídeo.
A história indígena se divide em duas partes: a primeira são os mitos, as histórias de antigamente. Cada povo explica de maneira diferente como foi que nasceu o mundo, os homens, o sol e a lua, os nomes das coisas, os bichos, os legumes, as festas, os remédios da mata, o cipó e todas as ciências. A segunda parte explica o que aconteceu em diferentes momentos da vida de cada nação indígena: as mudanças na organização, no governo e na economia, os conflitos entre famílias, as guerras com outras nações.

 BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Brasília, 1998, p.209.
Link vídeo: https://youtu.be/_6wqqpk_qF4

1. Os índios são sujeitos históricos? Explique.
2. Como conseguimos conhecer a história indígena, explicada no texto?
3. Podemos considerar o vídeo como uma fonte histórica, afinal são índios contando sua própria história. Mas à qual tipo pertence a fonte? (Pode ser mais de um tipo)
4. O texto traz uma visão dos próprios indígenas sobre sua história.Porque isso é importante? Essa visão sempre foi levada em conta ou era ignorada pelos europeus?

⇒ Nesta segunda parte, vamos falar agora sobre a visão do tempo para os indígenas.
Observe a imagem abaixo:




Os fenômenos cíclicos, isto é, que se repetem periodicamente, podem ser representados em um calendário de formato circular. Muitos povos indígenas que habitam o Brasil, utilizam, além do calendário gregoriano, um calendário de suas atividades cíclicas anuais. Observe o calendário criado por alguns professores indígenas no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso.

5. Quais atividades os povos indígenas realizam no mês de janeiro? E em abril?
6. Com base na análise desse calendário, como a natureza influencia as atividades dos povos no xingu? Como podemos chamar esse tipo de tempo?

⇒ Nesta terceira, e última parte, vamos ver um vídeo de um indígena youtuber! hahaha
Vamos ouvir ele falar sobre a teoria de criação do ser humano, segundo o povo kutano.
Link do vídeo: https://youtu.be/__cSobZwa0U

Agora, leia o seguinte texto:
Ao contar a sua história, um índio, um clã, uma tribo parte do momento em que sua essência-espírito permeou a terra e relata a passagem dessa essência-espírito pelos reinos vegetal, mineral e animal. Há tribos que começam a sua história desde quando o clã eram seres do espírito das águas. Outros trazem a sua memória animal como início da história, assim como há aqueles que iniciam a sua história a partir da árvore que foram.

 JECUPÉ, Kaka Werá. A terra dos mil povos: história indígena do Brasil contada por um índio.
São Paulo: Peirópolis, 1998, p.14.

7. Como foi a criação do mundo, segundo o vídeo do indígena?
8. O texto fala que os índios ligam as coisas da natureza com a criação. Como isso é mostrado no vídeo?
9. O mito é uma teoria criacionista ou evolucionista? Justifique.
10. Podemos considerar o relato do índio no vídeo como uma fonte? De qual tipo? (Pode ser mais de um)



ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05



ATIVIDADES
 📚ATIVIDADE SUGERIDA 3- 6º ANO📚
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Revisão dos conteúdos anteriormente apresentados.
-Familiarização com o nova forma para responder atividades: Google Forms.

ORIENTAÇÕES:
-Responda as atividades através desse link, só clicar em cima!
 https://forms.gle/Cai6NJpWXu8SwrFj7
Lá, estão as atividades e os lugares para você responder.
-Lembre de na primeira página colocar seu nome e turma, para eu poder identificar quem está respondendo.
-Essa nova atividade servirá para você se acostumar com os formulários.
(O nome da ferramenta chama Google Forms). Faremos um teste, ver se dá certo.
Se não der certo, tentaremos outras maneiras.
-Por que vamos usá-lo? Porque assim consigo receber as respostas de vocês na mesma hora, corrigir, tirar dúvidas depois e avaliar.
-Não se preocupem com a nota, por enquanto. Se preocupem em conseguir usar o formulário e responder as atividades.
-Tá com alguma dúvida? Me manda pelo email: theusmansano@gmail.com

1.Assinale a alternativa CORRETA que completa a frase.
História é a ciência que:
a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b) usa apenas fontes escritas.
c) estuda a ação do ser humano no tempo, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade;

2. Entre as opções abaixo, qual delas mostra apenas exemplos de fontes escritas?
a)  Revistas, livros e vestimentas.
b) Cartões-postais, fósseis e lendas.
c) Diários, jornais e leis.
d) Brinquedos, documentos e móveis.
e) Pinturas, utensílios domésticos e certidões de nascimento.

3. A imagem abaixo apresenta uma fonte de que tipo:
 
Artefatos Indígienas

a)    Fonte Material
b)    Fonte Escrita
c)    Fonte Audiovisual
d)    Fonte Oral

4. Sabia que as formas de ensinar, a nossa própria escola pode ser uma fonte histórica? A educação nos diz muito sobre como funciona e pensa uma sociedade.
Observe as imagens:








Responda, com base nas imagens e até mesmo com a ajuda dos seus pais e família:
a)- Quais são as permanências entre a forma de educar?
b)- Quais são as rupturas?

5.Leia o texto abaixo depois responda às perguntas:
Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.

Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Audiovisual
b) Textual
c) Oral
d) Material

6. A qual século pertencem as datas abaixo?
a)1789:
b)1889:
c) 4000 a.C.:
d) 476:
e) 1500:

7.Leia o trecho a seguir, observe a imagem e responda:

FONTE 1
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Gênesis 1:27-31. In: BIBLIA on-line. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/1/27-31. Acesso em 27 abr. 2020.

FONTE 2



Afresco A Criação do Homem, de Michelangelo, c.1508-1515. Capela Sistina, Cidade do Vaticano

a)    A visão da vida da fonte 1, é criacionista ou evolucionista? Justifique.
b)    A imagem, fonte 2, confirma ou nega o que está escrito na fonte 1?
c)    Observando a imagem é possível concluir que o pintor acreditava que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança? Justifique.

8. Em oposição ao criacionismo, a _______________ ________________ parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Essa teoria foi proposta por Darwin e Wallace.
A alternativa que melhor completa o texto é:
a) Teoria Divina
b) Teoria Evolucionista
c) Teoria Darwinística
d) Teoria Wallaciana


9. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) O principal teórico do evolucionismo, o cientista Charles Darwin, afirmou, no século XIX, que o ser humano e todos os seres vivos são o resultado de um longo processo de evolução.
b) Segundo Darwin, os seres vivos passaram por um processo de seleção natural; exemplo isso é o urso polar. Esta espécie de urso teria conseguido sobreviver em seu ambiente por apresentar características como pele espessa e pelagem branca.
c) Outras espécies animais não apresentavam características para enfrentar as mudanças que, de tempos em tempos, ocorriam no ambiente. E, como não conseguiam chegar a fase da reprodução, eles foram desaparecendo.
d) Darwin afirmou que o ser humano descende do macaco.

10. Corrija a alternativa que você assinalou no exercício 9 anteriormente como incorreta.



 ATIVIDADE SUGERIDA 6º ANO
HISTÓRIA - PROFº MATHEUS


OBJETIVOS:
-Entender que a história busca entender as ações de ruptura e permanência (o que muda e não muda) através de exemplos práticos e reais do contexto atual.
-Exercitar a forma da notação dos séculos: os números romanos.
-Entender a importância das fontes históricas e seus diferentes tipos.

ORIENTAÇÕES:
-Copie as perguntas e responda NO CADERNO. Não precisa copiar as perguntas!
-Coloque como título “Atividades de 23 a 27 de Abril”.
-São 3 exercícios, todos com conteúdos já trabalhados em sala de aula.
-Depois escreva, sempre, o número do exercício e a letra que você está respondendo.Assim, fica mais fácil de estudarmos e corrigirmos as questões depois, além de você e eu não nos perdermos!
😀
-Quer tirar dúvidas? Pode me mandar email: theusmansano@gmail.com



ATIVIDADE  1🔍👀
Observe, Leia e Analise as Imagens a Seguir.






A primeira imagem é da notícia de um jornal brasileiro de 1918, enquanto ocorria a epidemia da Gripe Espanhola, que ocorreu entre 1918 e 1919, deixando inúmeras vítimas em todo o mundo. 
A segunda imagem foi retirada do site do ministério da saúde, durante esta última semana de 2020, em meio ao surto do Coronavírus. (Para além da imagem, você pode ver esse vídeo rápido do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=aQCnF1yY7Uc)

Considerando o que aprendemos em sala, sobre as ações históricas de ruptura e permanência e sobre as fontes históricas, responda NO CADERNO.

a)- Quais são as permanências (o que não muda) ao observarmos as duas imagens?
b)- Quais são as rupturas (o que mudou) entre as duas imagens?
c)- Podemos considerar, então, que as doenças também são fatos históricos? Por que?
d)- Ambas as imagens podem ser consideradas como fontes históricas? De quais tipos?
(Lembrando os tipos de fontes históricas: escritas, audiovisuais, orais, materiais).
e)- Se precisarmos estudar o Coronavírus daqui a 50 anos, mais ou menos, quais fontes históricas poderemos usar? (De exemplos e classifique-as dentre os tipos)

Exercício Complementar
Leia esse artigo de Orlando Brito, fotógrafo. Ele traz várias comparações de imagens, como essa do exercício anterior,além de informações sobre as doenças.

https://osdivergentes.com.br/orlando-brito/tres-pandemias-febre-negra-no-ano-1343-a-gripe-espanhola-ha-um-seculo-e-agora-a-coronavirus/
 
f)- Escreva o que você achou e sentiu ao ler o blog e observar principalmentes das imagens.
g)- Podemos entender melhor para que serve história através desse artigo? Como?


ATIVIDADE 2 📅🕑
(Para essas atividades, copie as tabelas no caderno de caneta e complete a lápis).

a)
- Complete a tabela dos séculos com os números romanos e diga a quais anos pertence, como nos exemplos:
1- I- vai do ano 1 até o ano 100
2 – II – vai do ano 101 até o ano 200
3 –
4 –
5 – V -
6 –
7 –
 8 –
 9 –
10 – X -
11 –
12 –
13 – XIII -
14 –
15 –
16 –
17 –
18 –
19 – XIX -
20 – XX -
21 – XXI -

b)- Agora, a partir dos anos da tabela, encontre os séculos que eles pertencem.
335 -
700
999
1001
1114
1235
1300
1500
1419
1618
1
70
800
1780
1800
1889
1919
1900
2000
2020

c)- Escreva no espaço a seguir o ano do seu nascimento e em seguida passe-o para o século correspondente.
Ano:__________  século:__________

 ATIVIDADE 3 🔍👀
Analise a fonte e, responda às questões abaixo.




a)-Você conhece este documento?
b)-Ele é uma fonte histórica?
c)-O que você entende por “fonte histórica”?
d)-Qual o nome do documento?
e)-Para que serve o documento? Qual a sua finalidade?
f)-Quais outros dados podemos reconhecer no documento?
g)-É possível ter informações de outras pessoas por esse documento? Quais?

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